Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Troca de ar e níveis de CO2 (redução da contaminação)

tiagohi

Esporo
Cadastrado
17/10/2020
11
2
41
Prezadas e Prezados,

Sou um cultivador de cogumelos psicoativos a pouco tempo (Psilocybe cubensis diversos e P. galindoi), apesar de já fazer uso destes desde a minha adolescência e acredito que esse recurso da natureza tem potencial importante para ajudar no desenvolvimento de nós seres humanos para algo melhor. 🍄

Ultimamente venho aprimorando o meu cultivo e gostaria de abordar aqui a questão da troca de ar, concentrações de CO2 e contaminação relativa a ventilação do terrário.

Após acrescentar mais bomba de ar (aquário) ao meu terrário (são duas) a produção de cogumelos aumentou bastante e os eventos de contaminação diminuirão. Bem como, para mim, "cold dunk" sempre é bom, aumentou a produção. Posteriormente vou compartilhar imagens das colheitas.



(as manchas pretas são esporos da frutificação anterior)

CARACTERÍSTICAS DO TERRÁRIO:

- Recipiente plástico de 40 litros
- Duas bombas Aquaking MB-9001 ( Potência: 2.5 W / Fluxo máximo de água: 1.2 l/min)
- Duas mangueiras de silicone (troca de ar)
- Pedra porosa de aquário (colocadas nas pontas das mangueiras de silicone)
- Sem iluminação (apenas a luz do ambiente - luzes esquentam o terrário)
- Argila expandida
- Garrafa de vidro de 1,5 l
- Algodão
- TNT

MANEJO DA TROCA DE AR

- Após instalar as duas bombas posicionando a garrafa com as mangueiras que trazer o ar e as pedras porosas no lado oposto das saídas de ar, na imagem fica dificil de observar a garrafa, pois ela esta localizada atrás do tufo enorme de algodão que tem na porção frontal do recipiente. Bom, aos poucos fui realizando mais furos na estrutura de plástico com uma solda elétrica, sempre do lado oposto da entradas de ar dentro do recipiente (garrafa), sempre monitorando a umidade para que está não fique abaixo de 90 %. Depois fui "aniversariando" bolos e casing's, sendo que, a medida que as frutificações ocorriam fui realizando mais furos e percebendo que quanto melhor a troca de ar, sem reduzir a umidade, maior a produção.

MATERIAL CIENTÍFICO RELATIVO AO CULTIVO DE COGUMELOS

Por fim, gostaria de compartilhar aqui um artigo científico relacionado ao cultivo de Pleurotus sp. (famoso shimeji), porque achei muito interessante os ensaios de comparação do cultivo com diferentes níveis de CO2. Segue abaixo. Vocês conhecem algum trabalho semelhante realizado com Psilocybe cubensis ou Galindoi, Panaeolus cyanescens, etc (cogumelos psicoativos)?




Interessante observar que existe diferença de tolerância entre os Pleurotus (shimeji) em relação aos níveis de CO2.

Fonte: https://www.fungifun.org/mushworld/...rowers-handbook-1-mushworld-com-chapter-4.pdf
 

Anexos

  • mushroom-growers-handbook-1-mushworld-com-chapter-4.pdf
    702.5 KB · Visualizações: 3
Eu não gosto dessas bombas porque fazem barulho.
Duas então, eu morreria de raiva hahaha (minha mente é de idoso rabugento).
A sua ainda é bonitinha pelo menos.

Algodão permite passar ar?

Impressão minha ou a umidade está estragando o gesso? Ou é outro fator?

Uma vez deixei o terrário em um armário de madeira, estufou por causa da alta umidade. (Era MDF, é menos resistente a água).

A diminuição de contaminação é por o micélio estar mais saudável.
A frutificação não é um processo estéril, pode cultivar com a tampa aberta, se quiser.
Mas se a concentração de CO2 estiver alta, o micélio perde vigor, enquanto alguns outros organismos se desenvolvem melhor nesse ambiente.

Aliás, a maioria das Bombinhas pode estragar se ficar abaixo do nível da água, mas apenas caso caia a luz ou algo semelhante.
A água volta para dentro da bombinha, por causa da pressão.
O ideal é deixar mais alto ou válvula anti-refluxo, porém, provavelmente não exista real necessidade. A chance é muito pequena.

Outra dica, é que com duas bombinhas, poderia ter trocado por um Fan de computador, mas precisaria comprar um timer também.
 
Por fim, gostaria de compartilhar aqui um artigo científico relacionado ao cultivo de Pleurotus sp. (famoso shimeji), porque achei muito interessante os ensaios de comparação do cultivo com diferentes níveis de CO2. Segue abaixo. Vocês conhecem algum trabalho semelhante realizado com Psilocybe cubensis ou Galindoi, Panaeolus cyanescens, etc (cogumelos psicoativos)?
O Blue Oysters são muito exigente quanto a troca de ar. Excesso de CO2 faz com que os talos ficam longos, grosso e chápeu pequenos como na imagem C. que você postou. O Cubensis não são tao exigentes, mais requere um controle para ter bons resultados.
 
Eu não gosto dessas bombas porque fazem barulho.
Duas então, eu morreria de raiva hahaha (minha mente é de idoso rabugento).
A sua ainda é bonitinha pelo menos.

Algodão permite passar ar?

Impressão minha ou a umidade está estragando o gesso? Ou é outro fator?

Uma vez deixei o terrário em um armário de madeira, estufou por causa da alta umidade. (Era MDF, é menos resistente a água).

A diminuição de contaminação é por o micélio estar mais saudável.
A frutificação não é um processo estéril, pode cultivar com a tampa aberta, se quiser.
Mas se a concentração de CO2 estiver alta, o micélio perde vigor, enquanto alguns outros organismos se desenvolvem melhor nesse ambiente.

Aliás, a maioria das Bombinhas pode estragar se ficar abaixo do nível da água, mas apenas caso caia a luz ou algo semelhante.
A água volta para dentro da bombinha, por causa da pressão.
O ideal é deixar mais alto ou válvula anti-refluxo, porém, provavelmente não exista real necessidade. A chance é muito pequena.

Outra dica, é que com duas bombinhas, poderia ter trocado por um Fan de computador, mas precisaria comprar um timer também.




Também me sinto incomodado com o barulho. Por isso instalei o terrário no banheiro e comprei essas bombas de ar Aquaking MB-9001 que possui pezinhos de borracha que reduzem consideravelmente o barulho, bem como ela tem um filtro na entrada de ar que retém a sujeira. Eu tenho vários aquários e já testei diversas bombas. Essa foi a que eu avaliei como o melhor custo benefício.

Sim, o algodão permite a passagem de ar se você não prensar ele muito. Tem que ser um meio termo para não deixar passar particulas mas não vedar a passagem de ar. Os demais buracos estão tampados com TNT.

O gesso não esta estragado. A tinta do teto do banheiro esta descascando já faz uns três anos e eu estou com preguiça de providenciar a pintura.

MDF geralmente é uma madeira de baixa qualidade. Estufa fácil.

Concordo que diminuição de contaminação é porque micélio esta mais saudável. Eu sei que não é estéril e que na verdade o esquema é favorecem o máximo possível o micélio do Psilocybe para ele ganhar a competição com os demais organismos presentes no subtrato. Eu percebi que quanto mais ventilação sem baixar a umidade melhor ele se desenvolve.

Eu já vi essa questão que você relatou das "bombinhas pode estragar se ficar abaixo do nível da água" e do "o ideal é deixar mais alto ou válvula anti-refluxo", entretanto, nunca liguei para isso e tenho aquários a mais de 28 anos. A impressão que eu tenho é que o ar não deixa a água entrar. Não sei ao certo em qual ocasião ocorreria da água entrar dentro da bomba. Tenho um monte de bombinhas aqui em casa e percebo que elas estragam principalmente quando a borracha que puxa o ar dentro delas resseca, uma espécie de embolo, não sei se você já viu. Mesmo assim é difícil elas estragarem, pelo menos as minhas. Tenho umas bombinhas aqui com pelo meno três anos de funcionamento direto, estão aqui firme e fortes. inclusive já sei até abrir elas para consertar e repor peças.

Tenho receio de colocar uma hélice (fan) de resfriamento de computador ou um mini ventilador ou cooler e a umidade baixar muito. O meu terrário esta no limite da umidade por causa da alta "injeção" de ar dentro do recipiente (Fluxo máximo: 1.2 l/min vezes 2) com as saídas para a ventilação.

Obrigado pela dicas e pela atenção.
 
Última edição:
O Blue Oysters são muito exigente quanto a troca de ar. Excesso de CO2 faz com que os talos ficam longos, grosso e chápeu pequenos como na imagem C. que você postou. O Cubensis não são tao exigentes, mais requere um controle para ter bons resultados.

Entendi. Eu também tenho essa impressão de que os Pleurotus sp são mais sensíveis ao CO2, mas queria evidências mais concretas. Você conhece algum artigo cientifico que avalia os níveis de CO2 com o psilocybes sp.?
 
Eu também tenho essa impressão de que os Pleurotus sp são mais sensíveis ao CO2, mas queria evidências mais concretas
Não creio que você vai encontrar nada cientifico sobre o CO2 e Psilocybe. A verdade é que cada specie de cogumelos tem um requerimento de CO2 diferente e ainda depende de outro fatores como por exemplo o tamanho da area de cultivo, etc..
 
Back
Top