Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Trigo + Vermiculita

Diário de cultivo problemático.
Olá pessoal,

Fiz uma busca no fórum quanto a substrato de TRIGO + VERMICULITA e achei várias postagem que falam de Trigo com Milho, ou com outro grão, como Alpiste, mas nenhum só com trigo.

Inoculei alguns copos há três dias somente com trigo e vermiculita. A dúvida é: há chance de vingar ou já posso desistir?

Valeu!
 
Fiz uma busca no fórum quanto a substrato de TRIGO + VERMICULITA e achei várias postagem que falam de Trigo com Milho, ou com outro grão, como Alpiste, mas nenhum só com trigo.


Acho que você não pesquisou o suficiente. Há cultivos somente com trigo, sem outro grão. E dão certo.

Se você fez tudo certo há boas chances de irem adiante.
 
Acho que você não pesquisou o suficiente. Há cultivos somente com trigo, sem outro grão. E dão certo.

Se você fez tudo certo há boas chances de irem adiante.

Valeu Ecuador! Espero ter feito tudo certo. Na verdade, da minha última tentativa, havia sobrado uma seringa de esporos. Guardei-a por cerca de 4 meses na geladeira e usei-a agora em dois dos 3 copos que preparei. Será que ainda estão vivos?

Na minha última inoculação, usei uma seringa que havia guardado por cerca de 2 meses e me pareceu até que o micélio cresceu mais rápido.
 
Na verdade, da minha última tentativa, havia sobrado uma seringa de esporos. Guardei-a por cerca de 4 meses na geladeira e usei-a agora em dois dos 3 copos que preparei. Será que ainda estão vivos?


Provavelmente os esporos ainda estão viáveis.
 
Alguma novidade, Math?

Olá Ecuador! Pois é, os três copos que fiz estão assim:

Um a passos de tartaruga não colonizou nem 20% do total.

Outro está com 70% de colonização.

Por último o ultra veloz com 90% de colonização.

O engraçado é que a aparência do micélio no trigo ficou diferente. Somente alguns poucos pontos ficaram totalmente brancos (algodoados). De resto, está um branco sólido meio amarelado (o amarelado é da vermiculita, ao que parece). Isso achei bem estranho, essa forma diferente. Vou tirar uma foto e posto em breve.

Sabe se isso é normal?

Eu estou no Centro-oeste e só agora começa a chover, mas a temperatura está muito alta, de 29 a 32º. Por isso passei a colocar uma garrafa de água congelada junto aos micélios. Parece que influenciou um pouco no desenvolvimento deles (ao menos do mais rápido, que ficou mais rápido ainda).

O que acha? Eu já ando com medo de não ter cogus essa temporada :(

Valeu!
 


Os copos estão com furos para aeração? Se não estão faça furos com algum objeto estéril e cubra com micropore.

Pode ser também que o meio tenha algum problema que está impedindo a colonização total. Nesse caso só resta esperar e torcer.
 
Amigo Math, me conta como você preparou esse trigo?
O trigo é bem mais complicado que o milho de pipoca na produção de spawn, você tem que encontrar o ponto exato de amolecimento do grão sem que o mesmo ecloda, senão o micélio estagna por fermentação do grão, diferente do milho, que mesmo com grãos passados do ponto a colonização completa do micélio acontece quase que em 100% dos casos.

Eu sigo esse procedimento:
Grão de trigo submerso em água 24 horas para amolecimento do mesmo, ápos esse periodo fervo ele em fogo baixo por aprocimadamente 30 minutos (o grão tem que ficar mole e de preferência não eclodir) , espero esfriar e passo ao escorredor até o ponto em que o grão esteje seco na parte externa , distribuo em potes e levo a esterelização por 45 minutos em panela de pressão.
Obs: é crucial a troca gasosa no processo de incubação quando se trabalha com grãos de trigo.

TrigoTek.jpg100_5291.jpg100_5294.jpg100_5295.jpg100_5296.jpg

Noix :)
 
Os copos estão com furos para aeração? Se não estão faça furos com algum objeto estéril e cubra com micropore.

Pode ser também que o meio tenha algum problema que está impedindo a colonização total. Nesse caso só resta esperar e torcer.

Vou fazer isso, pois não havia feito os furos.

Valeu!

Amigo Math, me conta como você preparou esse trigo?
O trigo é bem mais complicado que o milho de pipoca na produção de spawn, você tem que encontrar o ponto exato de amolecimento do grão sem que o mesmo ecloda, senão o micélio estagna por fermentação do grão, diferente do milho, que mesmo com grãos passados do ponto a colonização completa do micélio acontece quase que em 100% dos casos.

Eu sigo esse procedimento:
Grão de trigo submerso em água 24 horas para amolecimento do mesmo, ápos esse periodo fervo ele em fogo baixo por aprocimadamente 30 minutos (o grão tem que ficar mole e de preferência não eclodir) , espero esfriar e passo ao escorredor até o ponto em que o grão esteje seco na parte externa , distribuo em potes e levo a esterelização por 45 minutos em panela de pressão.
Obs: é crucial a troca gasosa no processo de incubação quando se trabalha com grãos de trigo.

View attachment 43027View attachment 43028View attachment 43029View attachment 43030View attachment 43031

Noix :)

Fala AmaralGpuava;

Tem uma diferença aqui que acho não ter falado: fiz com o trigo moído, usado para fazer quibe. Assim, ele está bastante diferente desse que você mostrou. Eu fiz o procedimento igual quando se faz com arroz integral e vermiculita. Não mudei nada, na verdade.

Ainda não tirei as fotos, mas prometo fazer em breve, para poderem ver como está.

Valeu!
 
O substrato não ficou muito compactado?

Então, não parece estar, eu coloquei bem solto no copo, mas depois de passar pela panela de pressão, os grãos incharam e houve sim uma expansão. No entanto não sei se ao ponto de compactar, pois ele desenvolveu relativamente bem.
 
Galera!

Para mante-los informados, o bolo mais desenvolvido, da foto acima, foi para o terrário hoje. Ontem coloquei-o em cold shock. A água em que estava ficou levemente amarelada, como se tivesse um pouco de urina. Por outro lado, o micélio aparenta estar bem saudável, branco e vivo.

Vamos ver o que vira.

Qualquer novidade aviso.

Valeu!
 
Back
Top