Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

E-Book Tratado de Psicologia Revolucionária

Só para aumentar a curiosidade, meus caros amigos, assim começa o capítulo 1.

Capítulo 1 - Os níveis de ser

— Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Para que vivemos? Por que vivemos?

Sem dúvida, o pobre animal intelectual, equivocadamente chamado homem, não só não sabe, como nem sequer sabe que não sabe.
O pior de tudo é a situação, bastante difícil e bastante estranha, em que nos encontramos. Ignoramos o segredo de todas as nossas tragédias e, no entanto, estamos convencidos de que sabemos tudo.

Levemos um mamífero racional, uma dessas pessoas que na vida se diz influente, ao meio do deserto do Saara. Deixemo-la aí, longe de qualquer oásis e observemos de uma nave aérea tudo que irá acontecer.

Os fatos falarão por si mesmos. O humanoide intelectual, ainda que se julgue forte e se considere homem, no fundo é espantosamente fraco.




Irei aproveitar esse tópico, sem fugir do assunto, como o autor do livro é o patriarca da Gnosis nos tempos modernos, Samael Aun Weor, aprovetarei o espaço para falar um pouco sobre o que é Gnosis. Espero que esteja tudo bem.


Gnosis é uma palavra de origem grega, quer dizer conhecimento, mas não o conhecimento que se obtém lendo um livro, mas um conhecimento acerca de nós mesmos, que parte de dentro, do nosso coração, é um autoconhecimento...

A Gnosis busca estudar as leis que regem o universo, o funcionalismo da natureza, buscando compreender o complexo mecanismo humano. É chamada de philosophia perennis et universalis, porque sempre existiu e sempre irá existir. É um funcionalismo natural da consciência humana, um processo muito íntimo e profundo. É fácil entender isso.

Por exemplo: O que é consciência? basicamente é ter ciência sobre si próprio e ao seu redor, saber quem é, o que está fazendo, onde está, o que sabe e o que desconhece...

Então porque é perene? Em qualquer lugar da vastidão do nosso universo, onde haja um ser vivo que tenha consciência, essa é a parte legal, se esse ser vivo parar para refletir, para questionar, cedo ou tarde, indiscutivelmente, ele vai chegar nessas questões: quem eu sou, de onde eu vim, o que estou fazendo aqui, pra onde eu vou....

Isso é a Gnosis, é esse conhecimento que nós estudamos, pra responder essas perguntas, e o único lugar onde podemos encontrá-las é dentro de nós mesmos. Aristóteles dizia que toda a sabedoria do mundo está dentro de nós mesmos, só precisamos aprender a acessá-la. Na Grécia tem um templo, chamado Templo de Delfos, lá está escrito. Homem, conhece-te a ti mesmo, e conhecerá os Deuses e o Universo. Hermes Trismegisto, grande místico e sábio, dizia que o que está dentro é igual ao que está fora.

Devido aos dogmas, ao fanatismo, as perseguições, esses ensinamentos foram ocultados, passados por linguagem simbólica, mitos, analogia...em Lucas 8: 10 fala mais ou menos assim: a vós é permitido conhecer os mistérios do reino dos céus, porém aos outros vos passo em parábolas, para que vendo não vejam e ouvindo não compreendam.

No Egito por exemplo, houve tempo que os mistérios eram passados de lábios a ouvidos, diretamente do mestre à discípulo, desde que este tivesse comprovado o merecimento, e mesmo assim, o conhecimento era passado gradativamente.

Mas agora, na era atual, com a internet, a velocidade da informação, esse conhecimento voltou e está aberto a todos os públicos, quem procura acha, quem pedir, recebe...Então a Gnosis vem nessa época como um autêntico colégio iniciático. Nosso maior anelo é que cada um siga a si mesmo, a sua consciência, o seu sagrado íntimo. E para tanto o Curso de Gnosis vem como um curso extremamente prático, onde são passados práticas esotéricas e exercícios especiais onde o estudante vai podendo comprovar e vivenciar por si mesmo o que ele aprende, tornando-o em uma dura rocha, para permanecer firme frente a tudo que lhe queira tirar do caminho, por que ele estará comprovando, vivenciando, experimentando na prática.

Existem dois tipos de conhecimento, a doutrina do olho e a do coração. A do olho enriquece o intelecto, é aquela que leva a sabedoria humana, robustece a mente, nos torna buscadores de escola. A doutrina do coração é direta, seu guia é a intuição, nela nós buscamos realidades vivas, que são alimentos para nossa consciência.

Por exemplo: Já se perguntou para que serve os sonhos? O livro de Daniel nos ensina a interpretar os sonhos... os sonhos também são mais uma maneira de buscar conhecer a nós mesmos, tudo que tem lá, faz parte do que nós somos. É possível nos tornarmos investigadores desse mundo dos sonhos, através de sonhos lúcidos, que é quando tu sabe que está sonhando e faz o que quiser lá... Essa é uma experiência direta, real, que alimenta nossa essência, é diferente de ler um livro que fala sobre sonhos.

Platão dizia que o homem se conhece por seus sonhos, os sonhos são como um termômetro que nos falam como estamos no caminho

Reflita sobre isso.

O Curso de Gnosis está presente em mais de 30 países, nas principais cidades e todas as capitais do país. Ele é aberto a todos os públicos e é oferecido de forma inteiramente gratuita. São 23 temas que abordam entre outros, psicologia, metafisica, mundo das relações, transformação das energias, meditação... Geralmente é realizado uma conferência por semana, com duração aproximada de uma hora, então o curso deve durar uns 4 meses, possibilitando tempo para cada um ir experimentando as práticas oferecidas e tirando suas próprias conclusões...



Conheça o site: www.GnosisBrasil.com, na aba locais você pode verificar se possuímos sede onde você mora...

Eu estou aqui tentando oferecer um conhecimento muito útil para quem busca estar sempre melhorando, se superando, sabemos que os cogumelos não são apenas para recreação, sabemos que eles são sagrados e que nos oferecem um mundo com infinitas possibilidades, que são uma excelente ferramenta para autoconhecimento e que abrem as portas da percepção... Estou aqui como um amigo porque sei que esses conhecimentos podem ser úteis e que poucos tem ciência da existência dos mesmos. Um abraço!
 
Última edição por um moderador:
Back
Top