Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Toxinas dos cogumelos.

Cygnus X 1

Cogumelo maduro
Cultivador confiável
21/01/2005
270
76
Toxinas Dos Cogumelos

Muito bom o texto, mas ainda não resolve o NOSSO (q intimidade) problema.

Ou será q nós nos encaixamos na classificação "pessoas com pretextos religiosos"??


O q é bom saber é q no caso de intoxicação por amanitas e similares (q são bem violentas) existem bons remédios. A parte ruim é nunca encontrar nenhum tipo de orientação médica sobre como agir na clássica situação: "quando ingeridos produzem uma síndrome similar às intoxicações por álcool (algumas vezes acompanhada por alucinações e feitos psicodélicos)". O q no caso dos psilocybes é uma convenção muito idiota; primeiro pq não tem NADA a ver com álcool, nem se vc misturar com álcool; e segundo pq dizer q algumas vezes vem acompanhada de alucinações e efeitos psicodélicos é dar um crédito muito baixo a eficiencia dos fungos, quando alguém toma cogumelos conscientemente e não sente alucinações e efeitos psicodélicos fica muito desapontada, e com justiça, ocorreu algum erro... o sucesso (e fracasso) é claro e óbvio pro observador quando está alucinando e sentindo efeitos psicodélicos. Tbm vale lembrar q no brasil, até onde eu sei, não existem cultos reconhecidos q fazer esse tipo de uso dos cogumelos, devem ter vários projetos, eu não duvido, mas religiões?

Definitivamente estou mais tranquilo quanto ao consumo de amanitas, diria q estou até seguro, basta andar com uma folha com esse texto no caso de um "surto" de intoxicação de Amanitas (estarei estatisticamente presente), apesar de sentir q o texto corrobora o q estava dizendo sobre os participantes desse site educando os médicos... até alguém provar o contrário (me indicar um médico informado ou virar um).



Em devaneios, visualizei um centro terapêutico gratuito onde pessoas teriam todo o suporte imaginável em termos de terapia psicodélica e acompanhantes treinados, suplantados por uma equipe médica e uma equipe de arte/interativa, onde qualquer pessoa q não se encontra em condições de consumir seus psicodélicos em casa ou seja onde mais for, teriam a oportunidade de escolher um destes centros conforme lhe agradar estetica e filosoficamente, para q dentro destes possa, com muito conforto e segurança, consumir, digamos cogumelos, na dose q achar necessário, conforme recomendação dos médicos ou ainda conforme estipulados por limites convencionais de consumo. Dentro de um contexto como este, consumir psicodélicos não é muito diferente do q ter uma profunda experiência religiosa ou artística, em casos violentos existiriam medidas médicas de contenção previamente aprovadas pelo louco, podem existir áreas de socialização, salas de dança, workshops de criação, padded rooms, quem sabe uma agrofloresta... enfim a junta administrativa e médica estaria preparada para customizar o serviço de acordo com as especificações dos indivíduos (por exemplo: sala escura, cd-player, puff e um poncho). É só um sonho, não precisa ser verdade. Bem melhor centros psicodélicos do q cirurgia plástica pop.
 
Toxinas Dos Cogumelos

O problema é a parte financeira, nossos governantes dificilmente arcariam com tais despesas. Eles veem enteógenos como drogas, não se dão conta que algumas drogas vendidas em farmácias são infinitamente fais destrutivas que cogumelos por exemplo. Um exemplo típico disso é meu tio, passa o dia todo dopado com anti-depressivos e pela sociedade ele é considerado um exemplo a ser seguido pois é bem sucedido no mundo capitalista, eu apesar de ama-lo vejo-o como lixo, um exemplo que eu jamais seguiria.

Tenho forte convicção, baseado em inúmeras experiências minhas com cogumelos, com dosagens variadas, sozinho e com ajuda que o indivíduo pode se curar de doenças como a depressão de meu tio.
Um centro terapeutico seria um excelente modo de ver na pratica tais convicções. A sociedade pode facilmente treinar médicos para "curar" possiveis intoxicações, o problema é ter pessoas treinadas para guiar os paciêntes pelos mundos psicodelicos estabelecendo a cura no plano físico.

Uma ong seria o caminho, o problema é arrumar pessoas realmente honestas para lidar com o grande mau da humanidade, manipulação de verbas.

Ps: tbm achei ridicula a comparação de psilocibina com o alcool, creio que deva existir alguns médicos que ja tomaram muito chá de cogu, e esses ao lidar com intoxicações por cogumelos irão saber muito melhor como lidar com tais paciêntes, ao menos na parte psicologica!
 
Toxinas Dos Cogumelos

Eu descrevi o centro mais numa visão futurista, onde a sociedade já passou pela aceitação destas substâncias e estabeleceu uma convenção do consumo delas (como fazer isso é tema de doutorado de ciência política).

Quanto à questão financeira, dificilmente seria um fator q impediria algo do tipo de acontecer, a mesma questão financeira nunca impediu a existência de psicólogos e terapeutas (de fato, é uma profissão q rende bem para os profissionais) e vale considerar q esse tipo de tratamento é extremamente caro, mais caro do q consumir muitas drogas psicodélicas mensalmente.
 
Toxinas Dos Cogumelos

Cygnus, lendo seu post anterior me veio na cabeça na hora um centro que conheci em minas gerais, ou melhor, uma comunidade alternativa.

Ia ser feito um "trabalho" de quatro dias com uso de cogumelos, com "instrutores psicodélicos", pessoas especializadas em primeiros socorros, todos aparatos necessários para uma pessoa comum se sentir segura.

Estava eu deitado em meu quarto depois do primeiro dia de trabalho, não estava me sentindo muito bem, com náuseas e meio deprimido. Deu o horario que a janta seria servida, todos foram para o refeitório, eu não fui comer pois estava sem fome alguma e fiquei deitado na cama olhando as estrelas por uma janela alta na parede do meu quarto.
Foi qdo escutei alguem chamando o nome de um dos instrutores no corredor que dava acesso aos quartos: -Fulano, espera deixa eu dar uma bola desse basiado.
O instrutor respondeu: - fume ai camarada.
Depois de um tempinho escutei algo que me fez perder o tesão de estar ali:
- Vc trouxe aquele negocinho pra fazermos um mescladinho? Disse o instrutor.
- Acha que eu viria pra cá sem trazer, respondeu o mané!
Obiviamente eles ja se conheciam. Me senti um tolo por confiar em pessoas tão mesquinhas.

Estava animado e confiante nas coisas que nos ensinariam, escutar aquilo foi como levar uma facada pelas costas.
No dia seguinte, ainda faltando 3 dias pra terminarem os trabalhos arrumei minhas coisas e me mandei.
Fui falar com os organizadores que eu estava indo embora pois não estava me sentindo bem e a unica coisa que me falaram foi que não poderiam devolver meu dinheiro, aquilo foi a gota d´agua.
Sem dizer mais nenhuma palavra me virei e fui embora.

Meu sonho é encontrar um grupo de estudos sério com foco no estudo das possibilidades de ação/reação nos mundos que contemplamos em estado de consciência ampliada por cogumelos mágicos. Por isso me identifiquei de imediato com sua ideia!

Liberdade Aventura e Vida Longa!

-----------------------------------

Jhony, mandou muito bem com essas imagens.
Me dou a liberdade (risos) de te agradecer em nome de toda comunidade cm, valeu!

--------------------------------------

Aproveitando o mesmo post:
Alguem ja foi parar no hospital ou pronto-socorro por engerir cogumelos? Qual foi o precedimento utilizado pelos médicos?
 
Toxinas Dos Cogumelos

Alma disse:
Aproveitando o mesmo post:
Alguem ja foi parar no hospital ou pronto-socorro por engerir cogumelos? Qual foi o precedimento utilizado pelos médicos?

olá Alma,

foda este centro alternativo de Minas heim ?

um conhecido meu certa vez, tomou uma quantidade alta de cogumelos, entrou em pânico e com taquicardia alta.
ele pediu que o levassem ao hospital.

No hospital os médicos perguntaram se ele havia comido cogumelos venenosos e ele prontamente garantiu que não e que eles eram "uma coisa espiritual", e que já os tinha usado antes.
uma lavagem estomacal foi cogitada mas como já havia passado algum tempo (+ - 2 horas) isto foi descartado. Então lhe aplicaram na veia diazepam(valium) diluido em soro glicosado, que ia pingando naquela manguerinha.

este procedimento de se usar benzodiazepínicos (em vez de antipsicóticos) em pessoas em estados como este é o mais comum nos Estados Unidos atualmente, e talvez aqui também :?:

abrs.
 
Toxinas Dos Cogumelos

Alma disse:
A) VENENOS PROTOPLASMÁTICOS:

Amatoxinas: várias espécies de cogumelos, incluindo os cogumelos popularmente conhecidos como "chapéu da morte" ou o "anjo da destruição" (Amanita phalloides, A. virosa), "cogumelo bobo" (A. verna) e suas diversas variedades, e outros da espécie Galerina autumnali) e suas variedades, produzem uma família de octapeptídeos cíclicos chamada de amanitina. A intoxicação pelas amanitinas é caracterizada por um período latente longo (variando de 6 a 48 horas, em média de 6 a 15 horas), no qual o paciente não apresenta sintomas. Os sintomas aparecem no final desse período, na forma de repentinos e severos ataques de dor abdominal, vômitos persistentes e diarréia líquida, sede extrema e oligúria. Nesta fase precoce, o paciente pode se recuperar em um curto período, mas, geralmente, este período é seguido de uma rápida e grave perda de peso, prostração e dor que causa agitação. A morte pode ocorrer em 50 a 90% dos casos que apresentam danos hepáticos, renais, cardíacos e de músculos esqueléticos, que são progressivos e irreversíveis, e que aparecem após 48 horas da ingestão do veneno (quando em grandes doses). A doença dura, mais tipicamente, de 6 a 8 dias em adultos e de 4 a 6 dias em crianças. Dois ou três dias depois do início da última fase da doença surgem icterícia, cianose e frialdade da pele. Mortes ocorrem geralmente após um período de coma e ocasionalmente de convulsões. Se ocorrer a recuperação, esta requer pelo menos 1 mês e é acompanhada por hepatomegalia. A autópsia revela degeneração gordurosa e necrose de fígado e rim.

estas são talvez as toxinas mais sérias, elas inibem as relações do DNA/RNA, quando a intoxicação é alta só um transplante de fígado poderá (talvez) impedir que o desafortunado(a) venha a óbito. :!:
 
Toxinas Dos Cogumelos

Fico imaginando a cara do médico quando seu amigo disse "uma coisa espiritual" :eek:

Sobre os centros, com certeza existem os bons e verdadeiros, por um erro besta cai nas garras de minha vaidade e por isso meu caminho se cruzou com dessas pessoas, foi bom para aprender.
A ideia que tentei passar é que centros que envolvem enteogenos são como um imã que atrai drogados que buscam diversões psicodelicas e para se escapar disso só com um projeto muito bem elaborado, e acima de tudo com pessoas verdadeiramente honestas.

Abraços!
 
Toxinas Dos Cogumelos

"Meu sonho é encontrar um grupo de estudos sério com foco no estudo das possibilidades de ação/reação nos mundos que contemplamos em estado de consciência ampliada por cogumelos mágicos. Por isso me identifiquei de imediato com sua ideia!"

A meu ver vc já faz parte ativa de um grupo de estudos (quase)sério.

Isto É uma zona temporária autonoma, ilha de piratas, vc está entre irmãos, só não conte com o serviço médico...


Eu não sou participador ativo de centros espirituais enteogenicos por diversas razões. Não vejo como um imã de junkies, apesar de acontecer dessa forma, não é a maioria. O meu maior argumento contra é por causa da natureza contato imediato de terceiro grau dos enteógenos, creio q seja um fim por si só e possível de ser atingido de formas pessoais, a meta é: cada homem vivo um shamã bem formado.
 
Toxinas Dos Cogumelos

Porra, Alma, que foda! Fico muito triste com isso... O pior é que o cara não tem muito o que fazer, né? Pensei se eu iria dedurar pra todo mundo na cara dura no outro dia. Mas talvez apontar o dedo nessa área delicada possa complicar ainda mais a vida dos enteógenos... Fui em um grupo esses dias onde senti uma energia não muito boa em certas atitudes dos coordenadores também... O lance é cultivo próprio pra não ficar sujeito às más fluências dos outros... :(
 
Toxinas Dos Cogumelos

:confused: Diazepan é apenas calmante, não ajudaria caso fosse uma intoxicação mais seria... :!:
 
Toxinas Dos Cogumelos

jhony disse:
:confused: Diazepan é apenas calmante, não ajudaria caso fosse uma intoxicação mais seria... :!:

olá Jhony,

estou me referindo ao tratamento usado para ajudar alguém numa bad trip, alguém que esteja sobre o efeito de algum psicodélico.


abrs.
 
Back
Top