Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tipos de lâmpada

Avatar

Cogumelo maduro
Membro Ativo
27/03/2006
141
73
Gostaria de saber mais sobre o tipo de lampada para iluminação dos cogus, de certo eles não fazem fotossintese, mas será que a luz pode influenciar em algo mais do que o crescimento? uma variaçao de cor talvez ou talvez a concentração de principios ativos ?

Acho que a maioria aqui deve usar lampada flourescente né ?

Então fica ai o topico quem puder relatar alguma coisa sobre essas lampadas ai:

Iluminação com:

:luz:Lampada flourescente

:luz:L. Incandescente

:luz:L. especial para agricultura

:luz:L. neon ( luz negra )

Eu gostaria muito de tentar a lampada neon, já li , não me recordo onde que a cor que mais favorece o desenvolvimento as plantas são os raios azuis. talvez essa gama possa tbm favorecer os cogumelos.

Oque voces acham?
 
Luz negra não é neon, é UV-A.

Do mais acho que a melhor lâmpada pra se utilizar é a fluorescente mesmo. A incandescente além de ser totalmente ineficiente em iluminação, gera muito calor.
As lâmpadas para agricultura em geral também geram bastante calor.

Já cultivei cogumelos no escuro que não tiveram alteração de potência alguma.
 
Luz negra não é neon, é UV-A.

Do mais acho que a melhor lâmpada pra se utilizar é a fluorescente mesmo. A incandescente além de ser totalmente ineficiente em iluminação, gera muito calor.
As lâmpadas para agricultura em geral também geram bastante calor.

Já cultivei cogumelos no escuro que não tiveram alteração de potência alguma.
E a frutificação é a mesma no escuro, ou notou diferença?
Qual é a melhor opção é fazer o casing ter 12h de luz, e mais 12h de escuridão?
E deixar a luz direto, dá errado, se fizer assim
 
:luz:L. neon ( luz negra )

Eu gostaria muito de tentar a lampada neon, já li , não me recordo onde que a cor que mais favorece o desenvolvimento as plantas são os raios azuis. talvez essa gama possa tbm favorecer os cogumelos.

Oque voces acham?

A luz negra faz os pins se tornarem albinos.

Nao faz bem pro micleio de alguma forma.

Gringos utilizam-na como fator desencadeador de mutaçoes para partir prum isolamento.

Tem várias propriedades, mas nao pesquisei o suficiente pra ajudar mais.
(beneficas nao, Mutagenas)

Nao utilizo iluminaçao além do que entra pela janela do meu quarto durante o dia.
Coloquei um espelho atras dos terrários pra refletir a luz dos dois lados do bolos, porque ants eles pinavam tudo de um lado só.
 
A luz negra faz os pins se tornarem albinos.

Nao faz bem pro micleio de alguma forma.

O micelio continua frutificando normalmente apesar disso ? ou morre ?


Radiação ultravioleta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A radiação ultravioleta (UB) é a radiação eletromagnética ou os raios ultravioletas com um comprimento de onda menor que a da luz visível e maior que a dos raios X, de 380 a 1 nm. O nome significa mais alta que (além do) violeta (do latim ultra), pelo fato que o violeta é a cor visível com comprimento de onda mais curto.

A radiação UV pode ser subdividida em UV próximo (comprimento de onda de 380 até 200 nm - mais próximo da luz visível), UV distante (de 200 até 10 nm) e UV extremo (de 1 a 31 nm).

No que se refere aos efeitos à saúde humana e ao meio ambiente, classifica-se como UVA (400 – 320 nm, também chamada de "luz negra" ou onda longa), UVB (320–280 nm, também chamada de onda média) e UVC (280 - 100 nm, também chamada de UV curta ou "germicida"). A maior parte da radiação UV emitida pelo sol é absorvida pela atmosfera terrestre. A quase totalidade (99%) dos raios ultravioletas que efetivamente chegam a superfície da Terra são do tipo UV-A. A radiação UV-B é parcialmente absorvida pelo ozônio da atmosfera e sua parcela que chega à terra é responsavel por danos à pele.Já a radiação UV-C é totalmente absorvida pelo oxigênio e o ozônio da atmosfera.

Interessante que as faixas de radiação não são exatas. Como exemplo podemos ver que o UVA começa em torno de 410nm e termina em 315 nm. O UVB começa 330 nm e termina em 270 aproximadamente. Os picos das faixas estão em suas médias.

Seu efeito bactericida faz com que seja utilizada em dispositivos com o objetivo de manter a assepsia de certos estabelecimentos comerciais.

Outro uso é a aceleração da polimerização de certos compostos.

Muitas substâncias ao serem expostas à radiação UV, estas se comportam de modo diferente de quando expostas à luz visível, tornando-se fluorescente. Este fenômeno se da pela excitação dos elétrons nos átomos e moléculas dessa substância ao absorver a energia da luz invisível. E ao retornarem aos seus níveis normais(níveis de energia), o excesso de energia é reemetido sob a forma de luz visível.


[editar] Luz negra
Existem certas lâmpadas ultravioleta que emitem comprimentos de onda próximos à luz visível, inicialmente eram utilizadas em silos de armazenamento de cereais pois têm um efeito fungicida. Estas são chamadas de lâmpadas de "luz negra" e também são utilizadas para obter efeitos decorativos em certos ambientes. O UV destas lâmpadas é obtido principalmente através de uma lâmpada fluorescente sem a proteção do componente (fósforo) que a faz emitir luz visível.

A chamada lâmpada de luz branca não conta com o revestimento de cálcio, deixando assim passar toda radiação ultravioleta. É muito usada em boates noturnas, rodas automotivas e utilidades diversas.

A luz negra basicamente é uma lâmpada fluorescente sem a proteção do componente que a faz emitir luz visível. Dentro da lâmpada há um gás inerte (mercúrio) que, na passagem de elétrons, emite radiação no comprimento de onda do ultravioleta. Esta radiação liberada "bate" na borda da lâmpada que é revestida internamente por fósforo. O fósforo excitado com a energia recebida reemite a energia em comprimentos de onda do visível (branco). A diferênça para a luz negra, é que esta não possui o revestimento de fósforo, deixando, assim, passar toda radiação ultravioleta. Um efeito fluorescente interessante, a partir da radiação ultravioleta, pode ser obtido em qualquer superfície que seja revestida com branqueador ótico (presente na maioria das marcas de sabão em pó). Faz-se uma solução de sabão em pó e água, usa esta "tinta" para escrever ou desenhar qualquer coisa na sua roupa (de preferência escura, para que o efeito seja maior) e na presença de radiação ultravioleta (numa boate por exemplo) as marcas ficarão visíveis
 
E lâmpadas de LED ou as Grow Lights que usam cultivo de cannabis, será que não seria uma boa opção para substituir a luz do sol?

Ainda mais que o consumo de energias delas é ridiculamente baixo.

ayardsurfer.com_wp_content_uploads_2010_03_led_grow_lights.jpg
 
Também servem.

Só que os cogumelos precisam de muito menos luz. É apenas para orientação.
 
Aproveitando que o tópico foi ressuscitado... Tenho uma luz negra (UVA) de 20W e com o pico de 352 nanômetros, e segundo este post do Gl, Paul Stamets recomenda meio milissegundo por dia.

1 segundo por dia seria muito? E após usar a UVA é necessário ligar a fluor? Ou usa-se apenas a UVA e o resto do dia é escuridão total?
 
Não sei.

Mas, sinceramente? Use uma lâmpada normal. Ou então estude muito sobre o assunto.
 
Obrigado Ecuador.

Vou pesquisar mais sobre o assunto. E quem sabe faço uns experimentos. :)
 
Fiquei pensando outro dia que mecanismo biológico define a direção dos cogumelos pela luz. Nos vegetais, são auxinas, que se não me enganam se acumulam na parte oposta à iluminada, fazendo com que o crescimento se dê para o lado oposto, direcionando-os. Já nos cogumelos... Especulo que seja algo parecido.
 
Eu estou fazendo uma estufa, e ela é feita de plastico branco então eu iria colocar uma iluminação por Led dentro dela, tem algum problema? ele precisa de UV? tem alguma outra lampada de baixa potencia mais indicada?
 
Eu estou fazendo uma estufa, e ela é feita de plastico branco então eu iria colocar uma iluminação por Led dentro dela, tem algum problema?
Não tem problema, alguns cultivadores utilizam LEDs. Uma lâmpada fluorescente acesa no cômodo em uma luminária também funciona bem, Se colocar num cômodo que recebe luz do dia então nem precisa se preocupar com lâmpadas.
 
A luz negra faz os pins se tornarem albinos.

Nao faz bem pro micleio de alguma forma.

Gringos utilizam-na como fator desencadeador de mutaçoes para partir prum isolamento.

Tem várias propriedades, mas nao pesquisei o suficiente pra ajudar mais.
(beneficas nao, Mutagenas)

Nao utilizo iluminaçao além do que entra pela janela do meu quarto durante o dia.
Coloquei um espelho atras dos terrários pra refletir a luz dos dois lados do bolos, porque ants eles pinavam tudo de um lado só.



QUE IDEIA SENSACIONAL
 
Eu estou fazendo uma estufa, e ela é feita de plastico branco então eu iria colocar uma iluminação por Led dentro dela, tem algum problema? ele precisa de UV? tem alguma outra lampada de baixa potencia mais indicada?
Comprei e coloquei as de led hj em cima da casing, pois só pinou de um lado só.. vamos ver se desse jeito agora pina o casing inteiro 🙏🍄
 
Back
Top