Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Testes em monotube

Rickarddin

Hifa
Membro Ativo
06/02/2021
98
9
45
Salve, cogumeleiros.

Galera, na minha saga com os monotubes, rolou um lance aqui.

Além dos baldes, fiz uns testes numas caixas de papelão que sobraram de umas compras aqui.
Montei com sacos plásticos desses grandes, que vem da padaria. Limpei direitinho, coloque o substrato (esterculita), fechei com plástico filme/assar churrasco e selei com esses elásticos de dinheiro.
Com a ponta do estilete e a tampa plástica bem esticada, cortei um retângulo e coloquei micropore para garantir o ar dentro da caixa.
A ideia é fazer algo simples e barato. Ficou bacana, vejam as fotos:

IMG_20220405_015435114.jpg
IMG_20220405_015450680.jpg
Estão funcionando bem.
Usando strain MDK, os cogus cresceram bem, em tamanhos gigantescos (fiquei surpreso)...
Ainda estou buscando entender/aprender o pq do rendimento pequeno (2 a 4 cogus por caixa), mas eu fiz um procedimento aqui que não vi nada a respeito no fórum.

Depois que fiz a colheita, fiquei na dúvida sobre a rede micelial (não sei se é o esse o nome, mas depois que embranquece, o susbtrato pina o que tiver que pinar e os cogus surgem nela).
Colhi, e na hora de tirar alguns abortos, resolvi remover essa rede (fica parecendo pele de peixe assado, vc puxa e vai saindo) e tirei tudo, deixei o substrato sem essa camada e borrifei por cima.
Removi pq havia um pouco de esporos, e pensei que seria uma forma de limpar. Em outros tubes em baldes menores, percebi que essa camada meio que vira o tal do overlay, e o substrato fica um tanto quanto impermeável. Tirando essa camada, o substrato fica meio "nu"

Sobram 2 questões:

1 - O que fazer depois dessa colheita?

2 - Tá errado remover essa "pele"?

Seguem as fotos dos frutos colhidos.
 

Anexos

  • IMG_20220405_160449924.jpg
    IMG_20220405_160449924.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 19
  • IMG_20220405_195909462.jpg
    IMG_20220405_195909462.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 18
  • IMG_20220406_131857944.jpg
    IMG_20220406_131857944.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 14
  • IMG_20220406_142123124.jpg
    IMG_20220406_142123124.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 15
  • IMG_20220405_160313478.jpg
    IMG_20220405_160313478.jpg
    1.8 MB · Visualizações: 14
  • IMG_20220406_131308445.jpg
    IMG_20220406_131308445.jpg
    2 MB · Visualizações: 14
Usando strain MDK, os cogus cresceram bem, em tamanhos gigantescos (fiquei surpreso)...


Um dos fatores que influencia o tamanho dos cogumelos é a profundidade do substrato. Como estava nesse caso?
 
tamanhos gigantescos (fiquei surpreso)...
Ainda estou buscando entender/aprender o pq do rendimento pequeno (2 a 4 cogus por caixa)

Complementando o mestre @Ecuador, o que importa é o total de biomassa produzido, e não a quantidade de cogumelos. Vê-se na primeira foto que esses poucos cogus vão render 10g secas. ;)
 
Complementando o mestre @Ecuador, o que importa é o total de biomassa produzido, e não a quantidade de cogumelos. Vê-se na primeira foto que esses poucos cogus vão render 10g secas. ;)
Exatamente, deu aproximadamente isso.
A minha questão é como fazer o substrato produzir mais. Pq deu 4, 5 cogus em cada tube, tem espaço sobrando.
E a dúvida sobre a pele/película que removi.
 
Exatamente, deu aproximadamente isso.
A minha questão é como fazer o substrato produzir mais. Pq deu 4, 5 cogus em cada tube, tem espaço sobrando.
E a dúvida sobre a pele/película que removi.

Frutificação homogênea só com isolamentos.

E acho que fez bem em tirar a película. Mas não cultivo fora de Pf Tek e casing de PF Tek... eu tiraria e colocaria vermiculita em cima.

Lidar com overlay é chato.
 
Salve, cogumeleiros.

Galera, na minha saga com os monotubes, rolou um lance aqui.

Além dos baldes, fiz uns testes numas caixas de papelão que sobraram de umas compras aqui.
Montei com sacos plásticos desses grandes, que vem da padaria. Limpei direitinho, coloque o substrato (esterculita), fechei com plástico filme/assar churrasco e selei com esses elásticos de dinheiro.
Com a ponta do estilete e a tampa plástica bem esticada, cortei um retângulo e coloquei micropore para garantir o ar dentro da caixa.
A ideia é fazer algo simples e barato. Ficou bacana, vejam as fotos:

View attachment 204230
View attachment 204231
Estão funcionando bem.
Usando strain MDK, os cogus cresceram bem, em tamanhos gigantescos (fiquei surpreso)...
Ainda estou buscando entender/aprender o pq do rendimento pequeno (2 a 4 cogus por caixa), mas eu fiz um procedimento aqui que não vi nada a respeito no fórum.

Depois que fiz a colheita, fiquei na dúvida sobre a rede micelial (não sei se é o esse o nome, mas depois que embranquece, o susbtrato pina o que tiver que pinar e os cogus surgem nela).
Colhi, e na hora de tirar alguns abortos, resolvi remover essa rede (fica parecendo pele de peixe assado, vc puxa e vai saindo) e tirei tudo, deixei o substrato sem essa camada e borrifei por cima.
Removi pq havia um pouco de esporos, e pensei que seria uma forma de limpar. Em outros tubes em baldes menores, percebi que essa camada meio que vira o tal do overlay, e o substrato fica um tanto quanto impermeável. Tirando essa camada, o substrato fica meio "nu"

Sobram 2 questões:

1 - O que fazer depois dessa colheita?

2 - Tá errado remover essa "pele"?

Seguem as fotos dos frutos colhidos.
Lindo demais irmão.

Parabéns pelo cultivo.

Não vejo a hora de começar os monotubes.

Subindo todo dia um degrau. 🙏👽
 
Back
Top