Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Teste para a panela de pressão

Dandy

Cogumelo maduro
Membro Ativo
25/01/2005
62
74
Teste para a Panela de Pressão

Uma maneira simples de verificares se a tua panela de pressão está a funcionar correctamente:

Deixa cair uma gota de água na panela de pressão quando estiveres a esterilizar algo.

Se a gota evapora como na imagem em baixo, a temperatura encontra-se perto de 121ºC e isto significa que a panela de pressão está a funcionar correctamente.



Porque é que isto acontece?
Uma panela de pressão em funcionamento está quente. Muito quente para ser honesto. Está mais quente que o ponto de ebulição da agua a 1 atmosfera (100ºC).
Se é uma panela de pressão "standard", estará com a temperatura a 121ºC.


Assim, se meteres uma pequena quantidade de água (1 gota) na tampa da panela (quando esta estiver sob pressão), a gota irá começar a ferver vigorosamente até acabar por evaporar em 3-4 segundos, isto porque a superfície da panela de pressão está mais quente que o ponto de ebulição da água na atmosfera terrestre.

Se a panela de pressão não estiver a funcionar correctamente, devido à má acumulação de pressão no seu interior, a temperatura da panela será igual à da água em ebulição na atmosfera terrestre ou ligeiramente acima.
Se metermos uma gota de água numa panela de pressão com este tipo de características, a gota de água iria ficar lá e evaporar lentamente com o decorrer do tempo.

Só deves de contar como tempo real de esterelização os minutos após a panela atingir este tipo de funcionamento.

Nota: A utilização inadequada da panela de pressão pode gerar acidentes muito graves. Para evitar qualquer tipo de acidente é sempre recomendado que leias com atenção o manual da panela. Caso seja uma panela usada e não tenhas o manual, procura obtê-lo contactando um representante da marca da panela.
pc_water_drop_boiling.gif
 
Elementar meu caro !

Watson!!!! ;)

Borracha panela de pressão: ~R$ 2,50
Peso da válvula central: ~R$ 5,00
Válvula de segurança: ~R$ 2,00
válvula de segurança rosca: ~R$ 1,50

Exitem coisas que o dinheiro não compra, para todos os efeitos, COGUMELOS MÁGICOS !

:eek:
 
Ah galera mas agora eu tenho algo pra colocar nessa roda, precisaremos quebrar a cuca um pouco pra tentar ver o que aconteceu. Iniciei um cultivo normal, pf na panela de pressão; esterelizei 5 copos americanos aqui em casa, com uma panela Clock, com água até metade dos copos, tempo de 1 hora. Fui à casa de uma amiga fazer o mesmo procedimento mas numa panela de outra marca (perdão, esqueci _\|/_ o nome) E SURPREENDENTEMENTE O FUNDO DA PANELA SE ARREDONDOU, AFUNDOU MESMO, QUASE EXPLODINDO. Nós cometemos a imprudência de deixar a panela no fogo sem vigiá-la, e depois de uma hora o substrato estava lá todo seco, a água tinha sumido e o pano que estava embaixo dos copos havia sido carbonizado. A panela estava com borrachas, válvulas etc tudo em ordem (era até relativamente nova)... A mãe desta amiga disse que o problema era a marca das panelas, mas eu tenho dúvidas... e vocês, o que acham? Valeu galera até mais!
 
Ah galera mas agora eu tenho algo pra colocar nessa roda, precisaremos quebrar a cuca um pouco pra tentar ver o que aconteceu. Iniciei um cultivo normal, pf na panela de pressão; esterelizei 5 copos americanos aqui em casa, com uma panela Clock, com água até metade dos copos, tempo de 1 hora. Fui à casa de uma amiga fazer o mesmo procedimento mas numa panela de outra marca (perdão, esqueci _\|/_ o nome) E SURPREENDENTEMENTE O FUNDO DA PANELA SE ARREDONDOU, AFUNDOU MESMO, QUASE EXPLODINDO. Nós cometemos a imprudência de deixar a panela no fogo sem vigiá-la, e depois de uma hora o substrato estava lá todo seco, a água tinha sumido e o pano que estava embaixo dos copos havia sido carbonizado. A panela estava com borrachas, válvulas etc tudo em ordem (era até relativamente nova)... A mãe desta amiga disse que o problema era a marca das panelas, mas eu tenho dúvidas... e vocês, o que acham? Valeu galera até mais!

Fala Viniciusc

O que ocorreu neste caso foi que a água secou. Então, pano, substrato, tudo queima, a pressão aumenta, a panela tende a explodir.

Poderia ter ocorrido o rompimento da válvula de segurança, mas talvez uma pressão maior fosse necessária para isso ocorrer.

Não é problema de marca de panela ou qualidade, o problema mesmo foi que a água secou.

Muito cuidado, na próxima vez utilize um despertador para controlar melhor o tempo, assim você não esqueçe mais. Muita cautela, pois uma explosão dessas pode causar um belo acidente.

Good vibes:pos:
 
Mas Muilok, o tempo nas duas foi o mesmo: uma hora... mas na minha panela a água estava sobrando, e na segunda queimou tudo antes dos 45 min...ainda nao sei viu:confused: ... em todo caso vou usar só a da minha mamãe :D Até :pos:!
 
Pegando o gancho da penela de pressão, é meio complicado. E se eu quiser esterelizar numa panela normal, é só deixar os copos ferver na água por mais de uma hora?
mais ou menos isso? :D
 
Na verdade não, Bada, porque o que mata os endosporos e demais 'problemas' é a própria pressão...entao nao adianta muito deixar os copos em 'banho-maria' mas sem pressão... mesma coisa para uma autoclave que não pega pressão, já vi um problema parecido...

Estive pensando mais sobre meu caso da panela de pressão e vi que há outra variável: o fogão. No primeiro caso usei o da minha mamãe, um pouco menos 'avançado' tecnologicamente do que o segundo... Daí talvez a diferença: o segundo, por ser mais 'forte', ajudou a água a secar mais rápido... Acho que pode ter isso também... Valeu galera :pos:!
 
Mas Muilok, o tempo nas duas foi o mesmo: uma hora... mas na minha panela a água estava sobrando, e na segunda queimou tudo antes dos 45 min...ainda nao sei viu:confused: ... em todo caso vou usar só a da minha mamãe :D Até :pos:!


Há um outro fator a ser considerado aí, que é a intensidade da chama do fogão.
 
Quando esterilizei meus bolos
em 45 minutos a panela do nada
parou de fazer barulho, corri para
desligar, até minha mãe não tinha
visto acontecer isso ainda...
2 horas depois quando abri ela estava
sequinha! Por pouco não esplodi tudo...
 
Estive pensando mais sobre meu caso da panela de pressão e vi que há outra variável: o fogão. No primeiro caso usei o da minha mamãe, um pouco menos 'avançado' tecnologicamente do que o segundo... Daí talvez a diferença: o segundo, por ser mais 'forte', ajudou a água a secar mais rápido... Acho que pode ter isso também... Valeu galera :pos:!

pode crer ecuador :pos: Esterilização só em casa hehe
 
https://teonanacatl.org/threads/suporte-para-esterilização-em-pp.1890/

Então, além de todas as variáveis envolvidas no processo, o fato que entortou o fundo da panela, foi a falta de água.

Uma panela que não opera em condições ótimas de funcionamento, pode ter deixado escapar mais vapor do que o normal, por isso secou em tão pouco tempo.

No link lá em cima, está indicado como fazer um suporte para sua panela de pressão e eliminar este problema de secagem de água.

Utilizando o tal suporte, eu adiciono água até chegar ao fundo dos potes, no máximo 1cm de água atinge o pote. Com isso, o substrato não é cozido em água fervente, apenas vapor e pressão circulam pelos potes, e a medida de água é suficiente para até 90 minutos de chama acesa.

Não utilizo mais panos dentro da panela, apenas disponho os copos ou potes, adiciono água e esterilizo. Após deixo esfriar dentro da panela, lacro os potes. Para nova esterilização, só adiciono mais água.

Segurança é muito importante:)
ótima semana e muita paz interior à todos irmãos do CM
 
Ja esterilizei meus copos com substrato por 90 min em fogo baixo;

Quando abri a panela, tive uns problemas, os copos ficaram muito expostos e, decidi por nova esterilização. Foram para o fogo novamente. Suporte no fundo (pano mesmo) e somente 1cm de água encostando nos copos, deixando assim, como já falaram, somente a pressão trabalhar.

Então, meus substratos acabaram sofrendo 2 processos de esterilização, de 90 minutos cada, o micélio cresce forte e sem contaminantes.

Detalhe, enquanto a panela de pressão estiver fechada, o ambiente é inócuo, porque tive que deixar já os copos dentro da panela descansando por 2 dias e não tive problemas no substrato também.
 
Back
Top