Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrário - Black Mesa

Trip_

Primórdia
Membro Ativo
12/07/2013
96
23
29
Salve, criei esse tópico p/ manter a organização, somente os gamers hardcore irão entender o nome desse terrário '-'
Pretendo fazer um esquema legal e que funcione sem dar dor de cabeça. Pretendo fazer o terrario completamente em USB
-----------------------------------------------------
Material:
Caixa Organizadora - 50LT
2 Mini Humidificadores USB
1 Cooler Grande entrada de ar
1 Cooler Pequeno saida de ar
1 Higrometro
1 Esquema de ligação com 10 portas USB
1 Jogo de luz de Led (parecido com aqueles de saída de emergência
Argila Expandida
------------------------------------------------------
Duvidas:
Deixo o cooler trabalhando o dia inteiro ou uso um timmer só p/ usa-lo em intervalos?
O que posso usar p/ filtrar o ar que entra e sai dos coolers?
Posso deixar os humidificadores trabalhando o dia inteiro ou faço o esquema do timmer?
Preciso fazer mais saidas de ar?
-----------------------------------------------------
Começando os trampos hoje | Obrigado <3
 
Não me leve a mal, mas a maioria dos que começam com cultivos "High Tek" aqui no CM sem aos menos ter experiências no cultivo básico, ou acabam desistindo (abandonando o diário ou somem do fórum) ou acabam seguindo o caminho tradicional e simples.

Eu penso que quanto maior é a complexidade, maior é a dor de cabeça.

Referente as suas dúvidas, acho que só você poderá respondê-las conforme for adaptando os seus equipamentos e fazendo testes. De qualquer forma, acho desnecessário deixar o cooler ligado o dia inteiro. Basta lembrar que no cultivo tradicional fazemos a troca de ar umas 3x ao dia. Cogumelos não requerem tanta trocar de ar assim. Caso contrário, não seria possível frutificá-los dentro de sacos plásticos, por exemplo.

Boa sorte!
 
Cosmik, também não me leve a mal, mais já tive minhas experiencias básicas, tudo arquivado aqui na cm e você inclusive sabe disso.
Não comecei este terrario da noite pro dia, faz meses que estou planejando ele, e se eu achar um tempo posso até escanear meus projetos malucos
desenhados por mim.
Já ouviu aquela frase: Se for fazer algo faça bem feito, ou não faça. ? . Então, acho que essa frase se adapta muito bem a mim.
Só tenho algumas duvidas com pequenos detalhes, fora isso não tem nada de "muito complexo".
Obrigado, tamo ae.
 
Oi Trip! Seguinte cara...eu uso umidificador (aquele nebulizador, por ultrasom e tal), não deixe ele ligado direto! Tipo, nem o teu sistema de umidificação e nem o cooler. Por mais que a névoa do nebulizador seja muito fina, ela acaba depositando no bolo e sinceramente fica ruim d+, chega até a inviabilizar! Usa um timer que vc não vai ter problemas! Para vc ter uma ideia eu programei o meu para intervalo de 10 minutos a cada 1:30H. Está funcionando bem até com esse calor e baixa umidade do ar. Um sistema de automação muito bom para cultivo é com placa arduino (tendo a placa de relés, funciona bem legalzinho).

NAMASTE
 
@Angkor Wat, boa noite!
Então cara, meu umidificador é bem fraquinho e pa, tô pensando em deixar 1 só no terrario e deixar ligado o umidificador direto por 6 horas, dando um intervalo de 2 horas por ae.
Me deram uma idéia boa de usar aquele tecido de véu de noiva que deve servir muito bom p/ vedar as ventoinhas. Melhor que roubar um pedaço da cortina da minha avó :fumar:

ai01.i.aliimg.com_wsphoto_v0_1585377269_1_White_Color_USB_mini7c08944ffbf32747d585c051725488f8.jpg
esse ae é meu umidificador, like a china.
 
Olá Trip_! Eu tinha visto esse umidificador ai para vender no ebay, mas nunca testei um. Esse ai realmente não tem como te dar precisão de tempo, mas 6 horas é muito. O ideal é você montar o terrário e ir ajustando o tempo. Para ter ideia de condensação da névoa coloca uma xícara vazia dentro e um pratinho com um pedaço de papel toalha. O ideal é umedecer bem o papel, sem condensar dentro da xícara. Para a ventoinha eu uso perlon (manta acrílica), funciona bem, até no túnel de secagem eu coloquei perlon para filtrar o ar. Suas ideias estão muito legais cara, vai fundo que da certo teu projeto! No Shroomery tem relato de um pessoal que fez isso.
Tenta colocar teu nebulizador fora do terrário, bola um duto e tal! Facilita pq ele gasta bastante água (com esta seca o meu tá usando uns 150 mL por dia), ai ter que abrir o terrário todo dia para completar o nível é tenso...Não sei se a qualidade da imagem vai ajudar, mas vou postar uma foto da névoa para vc ver (é bem fina, densa, e não da um turbilhão de vento dentro do terrário), e uma foto da entrada da mangueira. O equipamento em si depende mais do tempo e criatividade, a gente vai adaptando até chegar em um sistema funcional (não que o convencional não seja, mas adaptado a nossas necessidades e gosto). O mais legal de tudo é ver o pessoal do fórum postando, mostrando como monta, como adaptou, erros e acertos! Tipo, cada cultivador cria sua identidade no cultivo, na técnica, no equip! É show!

Boa Sorte ai, sucesso no projeto!

NAMASTE!

29012014361[1].jpg12022014375[1].jpg
 
Curti muito teu esquema ae cara!
Bem caprichado, 10.
Logo posto fotos do andamento do terrario, obrigado pela ajuda. abraço.
 
bem interessante, ansioso pra ver o resultado e funcionalidade, projetos de terrários são sempre bem vindos.
 
Esta ficando legal hein!!! Você vai colocar um cooler para entrada e um para saída? Como vai colocar o filtro para o ar?

NAMASTE!
 
@Angkor Wat , sim um pra entrada e outro pra saida, já puis o filtro, é um tecido tipo velcro que eu envolvi sob a ventoinha.
Tô esperando o timmer chegar, logo posto as fotos. :)
 
Toma cuidado com o Cooler da saída! É bem provável que ele funcione um tempo depois começe a dar problema. Ele vai retirar ar do terrário, e o ar que esta ali tem muita umidade...acaba diminuindo o isolamento, trancando mancal. Sinceramente não consegui grandes resultados com cooler. Até no meu sistema com o nebulizador tinha dado problema (e olha que o cooler ficava do lado de fora)! Vai testando ai e posta os resultados!

:)

NAMASTE
 
Bom, parece que hoje o universo está conspirando contra mim, sei lá '-'
Hoje os 2 humidificadores quebraram, deram pal, não funcionam.
Comprei um timmer, estou pensando em deixar as ventoinhas rodarem 5 minutos a cada 1 hora.
Desse jeito vô conseguir a umidade 100%? Tô loco da vida ._.
01.jpg 02.jpg
 
Caramba, os dois! Sem umidificador você tem que deixar pouco tempo para cooler (Uns 5 minutos a cada 3 horas da certo), até pq o seu sistema de ventoinhas da uma grande troca de ar no terrário. Para melhorar a umidade ai usa perlita (ou argila expandida, caso não ache a perlita), deixa o fundo com água até a metade...oxigenador de aquário ajuda um pouco também. Se essa configuração não der conta borrifa água na parede interna do terrário. O pessoal aqui do fórum tem uns relatos muito bons de terrários nestes moldes, da uma olhada mais a fundo que você consegue acertar o seu.
 
Angor, fui te dar um like cliquei errado, to pelo cell. Mal cara ;/
kkkk, Sem crise! Acontece as vezes...via celular é complicado! Tenta pelo menos conseguir em loja de jardinagem perlita, ou argila expandida que é mais comum. Eu paguei R$14 no saco com 5 kg de argila na leroy. Achei bem bacana de usar, a sanitização prévia com hipoclorito e colocar umas 10 gotinhas de água oxigenada com a água que fica a argila no terrário fazem um verdadeiro milagre. Tenta montar ai e posta os resultados, o seu terrário vai forçar mais a troca gasosa, seria bem bacana ver em ação!
Sucesso ai Trip_!

NAMASTE
 
Agua oxigenada, seria essa aqui?
a3.bp.blogspot.com__pYgBHCDyK_M_UW7CiGjbavI_AAAAAAAABmk_hu7BeJN7F_A_s1600_foto_4342.jpg
Deixei a argila expandida 3 dias de molho em agua sanitaria, depois vô ferver ela antes de mandar p/ terrario.
Hoje 24/02/14
Dunk nos outros bolos
 
Essa mesma! Tem um relato do Tupy sobre a fervura em um tópico sobre esterelização da argila expandida. Todo mundo usa hipoclorito e dai no terrário água oxigenada...talvez a fervura te de uma ajuda maior na retenção de água na argila, como o pessoal disse no tópico que eu te falei.
 
Back
Top