Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrario utilizando caixa plástica.

Sanscritus

Hifa
Cadastrado
14/07/2014
8
12
Primeiramente gostaria de agradecer à todos do fórum que já postaram sobre este assunto, pois me auxiliou na criação e desenvolvimento do terrario a seguir.

Materiais
1xCaixa plástica média. Organizador Alto 36L 48,7x33,1x33,6 cm
1xTermostasto de aquário de 50W
1xGarrafa plástica de caldo de cana (compra em qualquer feira)
1xArgila expandida - 0,5 Kg
Pistola de Cola Plástica

Procedimento
  • colocar a pistola de cola plástica para aquecer.
  • cortar a tampa da garrafa plástica até o centro. No centro da tampa cortar o espaço no formato do fio do termostato do aquário.
  • colocar o aquecedor de aquário dentro da garrafa e passar o fio no orifício cortado da tampa.
  • antes de fechar e encher a garrafa com agua, utilizar a cola plástica para fixar o corte feito anteriormente na tampa e deixa-la no mesmo formato, para facilitar o fechamento.
  • passar cola plástica selando a saída do fio do aquecedor. Deixe a distancia correta do fio do aquecedor para hora que a garrafa for fechada (cuidado para não deixar muito fio, senão a garrafa não vai fechar - teste a distancia correta antes para somente passar a cola plástica na distancia certa).
  • Depois da tampa preparada, encher a garrafa com água e fechar a tampa.
  • Selar com cola plástica em volta de toda tampa para não haverem vazamentos de água.
  • Para ter certeza que está selada, aperte levemente a garrafa. não pode vazar nada. se vazar, verificar o local e reforçar com mais cola plástica.
  • adicionei um termômetro adesivo que acompanhava o aquecedor.
  • lavar bem a garrafa.
Visualizar item de mídia 1375
  • enquanto isso - enxaguar a argila expandida na água para tirar toda a terra e sujeiras. Depois de bem enxaguadas podem ser deixadas de molho na água com duas tampas de cloro por 30 min. Depois enxaguar novamente.
  • Colocar uma camada da argila expandida no fundo do organizador plástico.
  • Colocar água no fundo do organizador plástico até preencher 3/4 da argila expandida que serão a base dos recipientes para colonização/frutificação.
  • Tampar.
  • Ligar na tomada o aquecedor.
  • Colocar os recipientes com o micelio/terra (explicado nos outros excelentes tutoriais aqui do CM).
O resultado será:
Visualizar item de mídia 1379Visualizar item de mídia 1378Visualizar item de mídia 1377
e após alguns dias...

Última edição:
Ainda acho que a resistência submersa na água do fundo do caixa plastica é mais eficiente tanto no aquecimento quanto a manter as pedras aquecidas pra ajudar na umidade (pedras frias não produzem tanta umidade), alem do que não fica tomando espaço no terrário como é o caso da garrafa.

Ainda acho que a resistência submersa na água do fundo do caixa plastica é mais eficiente tanto no aquecimento quanto a manter as pedras aquecidas pra ajudar na umidade (pedras frias não produzem tanta umidade), alem do que não fica tomando espaço no terrário como é o caso da garrafa.
Concordo, mas é mais perigoso de quebrar também. gera bastante umidade. depende da temperatura que deixa o termostato. Considerando a perda de calor coloquei 2 a 3 graus a mais no termostato que do que desejo na estufa.

O meu aquecedor de aquario é daqueles que pode ficar submerso também, você disse que não tem problemas quanto ao contato com as pedras. Mas fiquei com dúvida: a quantidade de água no fundo do terrário vai evaporar e diminuir um pouco de volume, será suficiente para cobrir todo o aquecedor ? Tenho medo que ele fique exposto sem água cobrindo-o por completo e queime. E esse calor será bem distribuído para todo o terrário baseado que ele estará no fundo? Eu ia colocar em uma garrafa pet de 2l, mas estou reconsiderando depois desse tópico... :unsure:

Cuidado com essa condensação aí, se ela for excessiva irá acumular água nos casings/bulks, o que favorece bactérias.

Acho que está tendo muita variação de temperatura, o que colabora pra esse acúmulo.

1xCaixa plástica média. Organizador Alto 36L 48,7x33,1x33,6 cm

33 cm de altura?! Achei sua caixa um pouco pequena para o esquema de terrário que você está implementando. Sério, às vezes o tamanho dos frutos podem surpreender, e com o pouco espaço ficarão deformados. Talvez seja mais benéfico se você usar essa caixa para monotub. :)

Obrigado Arcturus, RainSpirit e Cosmik. Está correndo tudo bem. Ao contrario do que li, reguei com spray (5 a 10 borrifadas) de 2 em 2 dias.
O sistema de aquecimento com a garrafa cheia de água hermeticamente fechada (com cola plastica) e com o aquecedor de aquário dentro funciona muito bem. Houveram mudanças de temperatura externas apenas, quando fez mais frio, mais condensação, mas esta foi benéfica no terrario.
Também não fiz os furos embaixo e nas laterais para saída de ar, e lembrando que a tampa, apesar de fechada, não era hermética, permitindo alguma troca de ar.
Em breve postarei mais fotos do desenvolvimento.
muito grato!

Ao contrario do que li, reguei com spray (5 a 10 borrifadas) de 2 em 2 dias.

Regue apenas se estiver secando a camada, casing e bulk excessivamente molhados inibe a pinagem, pois o micélio fica ralo. Se você tiver feito a camada de casing ou bulk com a umidade adequada não ha necessidade de regar até a pinagem visivelmente formada, uma vez que sua argila expandida estaja oferecendo a umidade relativa do ar adequada para a pinagem.

Concordo, mas é mais perigoso de quebrar também. gera bastante umidade. depende da temperatura que deixa o termostato. Considerando a perda de calor coloquei 2 a 3 graus a mais no termostato que do que desejo na estufa.

Uma vez preparei um terrário como o seu, usando um aquecedor de aquário e argila expandida por cima. Para evitar quebrar o aquecedor, cortei uma garrafa pet de 500 ml pela metade, longitudinalmente, cobri o aquecedor com ela e depois fiquei tranquilo em relação à água e à argila expandida.

Back