Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrario de vidro

shakti

Hifa
Cadastrado
20/03/2013
6
17
Olá pessoal,
Estou querendo montar um terrário de vidro,
porém estou preocupada com a temperatura, que atualmente anda bem baixa,
alguém ja usuou lâmpada infravermelho como fonte de calor no cultivo? recomenda ou não recomenda?
já quanto a luz ultravioleta, qual tipo de lâmpada seria mais aconselhavel?
Espero que possam me ajudar,
Estou anciosa para começar meu cultivo,

Obrigada

Shakti
 
Eu utilizo esse, bom e barato, 50 watts: View attachment 50568
Obrigada Amaral! Eu pensei mesmo em usar um deste, mas fiquei na dúvida quanto a forma, eu imaginava colocar o termostato em um recipiente de agua dentro do terrario, mas nao sabia se seria suficiente para aquecer todo o terrario e principalmente de forma homogenea. Tambem imaginei que poderia colocar agua no fundo do terrário, mas achei esse processo complicado. Como você o utiliza?
 
Eu utilizo uma camada de água ao fundo do terrário, o termostato submerso e travado em algo ao fundo, para por os fungos eu utilizo escorredores de louça, formando um degrau longe da água.

Noix.
 
Hum.... terrário de vidro?

Eu iria de terrário de isopor mesmo! Terrários de vidro são pesados, frágeis e péssimos para conservar a temperatura.

Digo por experiência própria, no inverno eles dificultam muito o cultivo, além de serem bem mais caros!
 
RainSpirit, posso estar errada, mas a ideia do vidro me parece algo mais esterilizavel. Tambem tem a questao da durabilidade e sem contar que deve ser muito legal ver eles crescendo.. Mas realmente estou tentando resolver a questao do calor.. A luz infravermelho faz muito bem para os animais, queria muito saber como funcionaria no caso... De qualquer forma agradeço o toque! No final coloco tudo na balança!

Desculpe pelo mermão, não notei que se tratava de uma moça :oops:
Liga não, meninas são raras por aqui! hehe

No problem!! rs

vejam só o alcance da lâmpada: http://www.exo-terra.com/en/products/infrared_basking_spot_heating.php
 
sem contar que também teria que impedir a entrada de luz nas laterais e centralizar na parte de cima... realmente a caixa de isopor mantem bem melhor a temperatura, mas se der certo nos avise... falando em frio, aqui no paraná temos previsão de neve para semana que vem!
 
Terrário de vidro não é a opção mais adequada. Conforme colocou o Rain, a melhor opção é isopor.
Valeu pelo toque Mauricio! Mas entao com o isopor nao precisamos de nenhuma fonte de calor?

sem contar que também teria que impedir a entrada de luz nas laterais e centralizar na parte de cima... realmente a caixa de isopor mantem bem melhor a temperatura, mas se der certo nos avise... falando em frio, aqui no paraná temos previsão de neve para semana que vem!

Deus me livre de neve! rs.. Aqui em minas ja esta frio o suficiente.. E por ai vc precisa usar alguma fonte de calor no isopor? Os cogus também precisam de luz. Ou nao? Um kit que comprei uma vez mandava deixar eles por umas 10 horas na luz fluorescente. Claro que as colheitas só foram piorando e os coitadinhos vinham cada vez mais deformados, mas nao sei qual a causa, eu e o meu namorado desconfiamos que era por causa da falta de oxigenio.
 
Valeu pelo toque Mauricio! Mas entao com o isopor nao precisamos de nenhuma fonte de calor?



Deus me livre de neve! rs.. Aqui em minas ja esta frio o suficiente.. E por ai vc precisa usar alguma fonte de calor no isopor? Os cogus também precisam de luz. Ou nao? Um kit que comprei uma vez mandava deixar eles por umas 10 horas na luz fluorescente. Claro que as colheitas só foram piorando e os coitadinhos vinham cada vez mais deformados, mas nao sei qual a causa, eu e o meu namorado desconfiamos que era por causa da falta de oxigenio.

as causas podem ser muitas, tem que estudar muito mesmo e ir praticando.
aqui o frio tá pegando!
eu centralizo na tampa de cima da caixa de isopor uma lâmpada fluorecente de uns 10wts, a luz é necessária sim, e o bocal faz um calor pelo fato da lâmpada estar acessa, já que ela por si só não esquenta; desta forma eu dou luz aos cogus e ao mesmo tempo o calor, em uma caixa média o bocal esquenta e gera exatamente 28º que creio seja uma temperatura ideal, essa é minha experiência, tem outras formas de fazer, estude ai e faça seu experimento. boa sorte!:)
 
Valeu pelo toque Mauricio! Mas entao com o isopor nao precisamos de nenhuma fonte de calor?



Deus me livre de neve! rs.. Aqui em minas ja esta frio o suficiente.. E por ai vc precisa usar alguma fonte de calor no isopor? Os cogus também precisam de luz. Ou nao? Um kit que comprei uma vez mandava deixar eles por umas 10 horas na luz fluorescente. Claro que as colheitas só foram piorando e os coitadinhos vinham cada vez mais deformados, mas nao sei qual a causa, eu e o meu namorado desconfiamos que era por causa da falta de oxigenio.


Discussões sobre kits são proibidas no forum.

Quanto a luz ser necessário ou não é bem polêmico. Ja cansei de ver cogu pinando na incubadora.
Essa semana, por motivos pessoais, atrasei a frutificação de 4 bulks. Os 4 pinaram dentro da incubadora, escuro total.
Tem a corrente que diz que a luz é apenas para dar direção e tem a corrente que diz que a luz ajuda na formacao de pins.
Mesmo se assumir que a luz ajuda os pins, você esta indo na contra-mão. A luz ideal seria fluorescente com temperaturas de cor mais próxima do Azul. Lembra das aulas de física Básica? Vermelho e azul são totalmente opostos. Voce pode usar uma luz fluorescente branca que esta na faixa de cor ideal.
Lembro que quando do entrei no forum, há uns bons 8 anos, tinha uma frase bem famosa: " Cogumelos não são plantas". Agora pensei em outra: "COGUMELOS NÃO SÃO ANIMAIS" kkk

Se for usar vidro ou caixa plastica, não precisa fechar as laterais. É so conferir os cultivos do Ash...
A temperatura voce pode manter com aquecedor de aquario e um termostato.

E como ja dito, reconsidere a opçao do vidro.

No mais, boa sorte e bom cultivo
 
Última edição:
Eu vou meu terrário em um aquário grande de vidro, de uns 40 x 80 x 40 cm. Eu vou comprar placas de isopor e colar cartolina preta para forrar 3 das 4 paredes laterais do aquário. A quarta vou fazer a mesma coisa, só que com uma "dobradiça" feita de fita crepe, ai quando eu quiser ver como eles estão, é só abrir a parte da frente :)
Em cima vou colocar um acrílico com uma lâmpada pra direcionar os cubensis. Se der certo eu te aviso, provavelmente daqui a umas 2 semanas...
 
Eu vou meu terrário em um aquário grande de vidro, de uns 40 x 80 x 40 cm. Eu vou comprar placas de isopor e colar cartolina preta para forrar 3 das 4 paredes laterais do aquário. A quarta vou fazer a mesma coisa, só que com uma "dobradiça" feita de fita crepe, ai quando eu quiser ver como eles estão, é só abrir a parte da frente :)
Em cima vou colocar um acrílico com uma lâmpada pra direcionar os cubensis. Se der certo eu te aviso, provavelmente daqui a umas 2 semanas...

Ótima ideia essa de juntar as dificuldades de manuseio e manutenção de temperatura do vidro com as facilidades de contaminação do isopor. O pior dos dois mundos em um só terrário!

mas pode dar certo.
Volte daqui 1 mês para relatar.
 
Se não quer usar isopor, use uma caixa plastica então...
fácil de limpar e manusear. Não atrai tanta contaminação como o isopor.

O problema será o controle de temperatura, mas com um pouco de esforço você consegue.
 
Back
Top