Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrário Shotgun

kalenji

Primórdia
Cadastrado
21/08/2010
23
38
43
Olá!

Nessa página do Shroomery.org tem um projeto de terrario bem simples, que não usa equipamentos para aquarismo. Montei aqui em casa usando argila expandida fina ao invés de perlita, e, umidecendo a argila todo dia pela manhã, consigo manter a umidade relativa do ar dentro da caixa em 30 pontos acima da do ambiente.
Nesses dias de verão, isso significa manter no terrário umidade de 85% a 95%. Será que é suficiente? (Os bolos ainda estão incubando).

Abraços!
 
Não é nada limpo mesmo dependendo da onde...

Fui inventar de fazer esses furinhos ai pra arejar o dióxido da perlita e ganhei um novo enemigo:
300px-Drosophila_melanogaster_-_side_(aka).jpg

Esses safadinhos colonizaram meus bolos, e trouxeram um fungo cinzento que nunca vi na vida, tive que jogar tudo fora por causa deles. É um spot perfeito pra eles porem ovos e se reproduzirem, quentinho e úmido.
 
Tapei todos os furos com esparadrapo micropore. A perlita chegou essa semana. Umideci-a e coloquei na caixa uma camada de uns 6 cm. A caixa fica dentro de uma bandeja. A ideia é manter o nível da água na bandeja em uns 2 ou 3 cm. Estou pensando em abastecer o sistema com uma mistura de água e peróxido de hidrogênio. Só achei pra vender um frasco de 1l de água oxigenada em solução de 3%. Será que posso dissolver essa daí mais ainda em água, digamos a 1% ou mesmo 0,5% sem perder o poder antisséptico?

Abraços!
 
Somente utilize peroxido como meio de profilaxia, nunca como meio de prevencao asseptica.
(cloro tambem.)
senao tu cria fungos mega resistentes ao peroxido/hipoclorito e nada nesse mundo vai dar fim aos contaminantes que porventura surjam ae.
 
O objetivo ou utilidade do terrário shotgun fica mantido com o uso de material para filtrar a troca de ar em cada um dos seus vários furos, ou fica prejudicado? :bigode:

A resposta pode ser tanto na teoria quanto na prática de quem já tenha feito das duas formas...

Observo no fórum que não se apresenta esta opção, de tapar os furinhos com material filtrante, com muita frequência.
 
O objetivo ou utilidade do terrário shotgun fica mantido com o uso de material para filtrar a troca de ar em cada um dos seus vários furos, ou fica prejudicado? :bigode:

A resposta pode ser tanto na teoria quanto na prática de quem já tenha feito das duas formas...

Observo no fórum que não se apresenta esta opção, de tapar os furinhos com material filtrante, com muita frequência.

4 anos depois e eu tô me perguntando a mesma coisa @ExPoro :unsure:
Tu chegaste a encontrar a resposta?

Gracias!!
 
Não, nunca usei esse tipo de terrário até hoje e nem vi ninguém usar com elementos filtrantes. :)
Pois eu pensava q era oq todo mundo usava, a alternativa dele eh um todo fexado o que acho seja meio ilogico ja que cubensis sao um fungo aerobico e que o co2 necessario em reacoes de carboxilacao e algumas siteses de acidos graxos porem inime o crescimento do mesmo em grandes quantidades e pelo fato do co2 se difundir muito mais rapido no meio que o o2 que eh necessario abanar para ocorrer uma agitacao no sitema e o o2 se difunda no meio.
 
Back
Top