Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrário Shotgun Shy: Furos, tapar ou abrir?

Entusiasmo

Hifa
Cadastrado
03/12/2019
8
12
30
Olá galera! Tudo bem?

No início do mês montei um terrário shotgun “tímido” (tive medo de fazer furos demais) para uma colônia que havia comprado.
imagem2.jpg

No meio desse caminho, enquanto meus próprios bolos iam incubando, me falaram que eu deveria era tapar os furos para conservar a umidade dentro dele. Achei estranho mas fiz.
imagem7.jpeg

Está chegando a hora de eu colocar meus bolos para frutificar e gostaria de saber se deixo os furos tapados ou destapo eles, e também gostaria de entender o porquê. (tipo: pois a ventilação é mais importante que a umidade, blá. Ou até: Terrário shotgun é uma frescura desnecessária)

Li diversos posts desta sessão sobre Terrários, este foi o mais perto que chegou, mas nenhum sanou de fato minha dúvida.

Agradeço muito a ajuda de vocês!
 
Isso tudo depende de onde você mora e qual seu estilo de cultivo. Usa-se a shotgun chamber, se não me engano, para não precisar abanar, para manter a ventilação constante.

No geral o terrário precisa de alguns furos para poder manter troca de ar.

Se você usar micropore nos furos você vai precisar abanar, creio, mas isso depende também da quantidade de furos.

Eu faço 2 furos médios no meu terrário o que equivale a vários furos pequenos para manter troca de ar. Tampo com micropore, pq aqui na região tropical há infinitos forideos que poem larvas nos bolos. Qualquer inseto além de comer o bolo carrega esporos de fungos contaminantes. Lá nas gringas de regiões temperadas eles não precisam ter esse cuidado de tampar com micropore, tem muito menos insetos lá. Achar o equilibrio de umidade é melhor borrifando e abanando, então não tem necessidade de ter tantos furos. Apenas alguns pra manter troca de ar.

Acredito que talvez furos nem sejam necessários, se houver abano 3 ou 4x por dia, mas não tenho experiência pra dizer, eu deixo alguns furos médios um de frente pros outro nas paredes do terrário para ter ventilação cruzada e tampo com micropore só pra não estagnar o ar dentro. O melhor é borrifar e abanar pra mim.
 
Só pra complementar, atualmente tô utilizando a caixa organizadora no original, sem furos.

Abano quando acordo, depois do almoço e antes de dormir e tá indo bem.

Os cogumelos parecem crescer um pouco mais finos e altos até agora (Faz 3 semanas que comecei esse cultivo e é a primeira vez com fibra de coco e nessa cidade, então não posso afirmar muita coisa sobre isso).

Acabei de tirar essas fotos:
1 flush

IMG_20200331_123502.jpgIMG_20200331_123628.jpg
 
Olá galera! Tudo bem?

No início do mês montei um terrário shotgun “tímido” (tive medo de fazer furos demais) para uma colônia que havia comprado.
View attachment 112701

No meio desse caminho, enquanto meus próprios bolos iam incubando, me falaram que eu deveria era tapar os furos para conservar a umidade dentro dele. Achei estranho mas fiz.
View attachment 112702

Está chegando a hora de eu colocar meus bolos para frutificar e gostaria de saber se deixo os furos tapados ou destapo eles, e também gostaria de entender o porquê. (tipo: pois a ventilação é mais importante que a umidade, blá. Ou até: Terrário shotgun é uma frescura desnecessária)

Li diversos posts desta sessão sobre Terrários, este foi o mais perto que chegou, mas nenhum sanou de fato minha dúvida.

Agradeço muito a ajuda de vocês!
Desculpa a falta de conhecimento mais oque significa uma shotgun
Olá galera! Tudo bem?

No início do mês montei um terrário shotgun “tímido” (tive medo de fazer furos demais) para uma colônia que havia comprado.
View attachment 112701

No meio desse caminho, enquanto meus próprios bolos iam incubando, me falaram que eu deveria era tapar os furos para conservar a umidade dentro dele. Achei estranho mas fiz.
View attachment 112702

Está chegando a hora de eu colocar meus bolos para frutificar e gostaria de saber se deixo os furos tapados ou destapo eles, e também gostaria de entender o porquê. (tipo: pois a ventilação é mais importante que a umidade, blá. Ou até: Terrário shotgun é uma frescura desnecessária)

Li diversos posts desta sessão sobre Terrários, este foi o mais perto que chegou, mas nenhum sanou de fato minha dúvida.

Agradeço muito a ajuda de vocês!
Oi Irmão desculpa a minha falta de conhecimento mais oque significa um shotgun
 
Back
Top