- 27/03/2006
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Meu primeiro terrário era um galão de 30l. de plástico e deixou muito a desejar ( difícil observação interna, ruim de limpar, sobrava pouco espaço interno devido ao formato interno do plástico que cabia só 3 bolos ). Então resolvi projetar um novo terrário simples, barato e eficiente. Pesquisando os materiais e os terrários, com a grana que eu tinha disponível para aplicar, me inspirei nas fotos dessa sessão do shroomery e resolvi utilizar o VIDRO
http://www.shroomery.org/8409/PF-Tek
Vou registrar os passos aqui pra quem gostar da idéia, foi bem simples e barato:
Considerações:
O vidro é um material perigoso de se trabalhar, mas não é nenhuma coisa impossível de se fazer, planeje os passos e siga os procedimentos. Tenha sempre em mente a SEGURANÇA, use luvas para manuseai-lo, transporte sempre bem acomodado em folhas de jornal e cuidado com as arestas são muito afiadas.
Vidros de grande espessura custumam ser caros como a intenção é economizar saí garimpando a cidade. Consegui todo o vidro em "ferro-velho", não gastei um centavo e ainda reciclei material que iria poluir a natureza.
Obs: Caso vá seguir essa idéia o vidro não pode ser temperado, não dá pra cortar em casa.
Todos os passos da construção estão nesse artigo:
http://www.ultramix.com.br/aquarismo/construcao.php
Cortando o Vidro:
São duas as opções: comprar o vidro já cortado no tamanho certo ou cortá-lo com um diamante. Sendo o projeto: "faça o maximo gaste o minimo", cortei com diamante. Para isso é preciso ter alguns cuidados:
Escolha uma bancada ou mesa o mais lisa possível, e com arrestas bem definidas (quinas a 90°), não pode ser mesa com arrestas curvas, senão o vidro não "quebra" na hora do corte.
Não faça isso no seu quarto ou na cozinha, o vidro na hora do corte estilhaça pó e pequenos pedaços pra todo lugar e pode cair na cama ou nas panelas. Se for o caso, o quarto é melhor, cubra cobertores e lugares onde os caquinhos de vidro possam ficar presos, limpe bem depois e se certifique que nenhuma farpa de vidro ficou pra trás.
Coloque as luvas, óculos de proteção e mascara ou uma camisa pra te proteger a respiração contra o pó de vidro.
Limpe os vidros com bombril seco e pano seco até estarem totalmente translúcidos e as bordas limpas
Meça com exatidão o vidro, posicione a régua e dê o traço com o diamante, a linha tem que passar por toda a face de ponta a ponta, dê umas 4 riscadas na linha pra garantir.
Esses vídeos ilustram como se deve cortar:
http://www.fazfacil.com.br/vidro4.htm
É bom praticar um pouco antes de se arriscar em um vidro grande, pegue alguns caquinhos de tamanhos razoáveis e tente.
Riscar o vidro é muito simples, só que depois de riscado é preciso quebrar o vidro na risca. então veja os vídeos com atenção e siga essas dicas:
Posicione a parte que não será quebrada para dentro da mesa.
Alinhe a risca exatamente com a quina da mesa
Coloque uns livros para fazer peso em cima do vidro que está na mesa e dar maior firmeza
Não aperte demais o alicate, dá até pra quebrar na mão se achar melhor ( USE SEMPRE A LUVA NESSE PASSO )
Na hora da quebra voa muito caquinho de vidro e o vidro não quebra por inteiro, tem que ir tirando as partes dele aos pedaços, é só ter firmeza na mão que ele quebra certinho na risca sem ultrapassar a marcação, se for com delicadeza demais o vidro vai se partindo igual aquelas cenas de quando alguém está sobre um lago de gelo quebradiço e ultrapassa a risca com as trincas, ai já era..
O macete é puxar pra baixo como se fosse "debruçar" no pedaço a ser cortado.
Treine e vai ver que é bem fácil. Existem colas de contato para o vidro, mais o ideal nesse caso é o silicone antifungo um tubo de 50g. aqui foi: R$ 4,00. É bom lembrar também que vidro é uma merda de fazer furos em casa então escolha uma das laterais do terrário e quebre a ponta de um dos lados, abrindo assim um espaço para passar fios e mangueiras.
Na hora de colar não aperte demais um vidro contra o outro a camada de silicone tem que ficar visível uns 2 mm +/- para que a vedação seja eficiente procure a maior perfeição nesse passo pra evitar os vazamentos depois que são chatos de se consertar.
Então é isso a parte de montagem da estrutura é essa, agora vou falar sobre como montei os componentes do terrário ( que até agora é só um aquário )
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Bom os componentes básicos do poor´s man tem ai no fórum não vou entrar em muitos detalhes de funcionamento.
Escolhi a posição deitada do terrário e não em pé, porque devido a não ter um umidificador o sistema ficaria mais eficiente nessa posição.
No fundo, colei um grande pedaço de isopor, utilizando cola de isopor, e nas laterais coloquei um reforço de isopor de 8 cm, passei silicone nas frestas pra garantir a hipermeabiçlização. O isopor tem duas funções: A primeira é manter a temperatura da água e da argila, já que o vidro dissipa o calor muito rapidamente, e a segunda é evitar o barulho e possíveis rachaduras provenientes da vibração da argila causadas pelo borbulhador em contato direto com o vidro. O fio do aquecedor de aquário e a mangueira do borbulhador entram pela fresta deixada na lateral que é vedada por cola quente. Nessa vedação deixei um pequenino furo para troca gasosa devidamente protegido com acrilon.
Na tampa do terrario colei duas camadas de isopor com a largura de 4 cm, pela parte que corresponde ao teto do terrário,na medida exata da boca, fazendo um selo contra a perda indevida de umidade através do contato não-vedante vidro a vidro.
Ainda dentro do terrário colei utilizando super bonder um corredor de plástico para fazer uma prateleira que vai servir de segundo andar para bolos.
Nesse sistema a condensação da água no teto do terrario seria obvia e seria um problema, para sana-lo instalei um cooler de pc no teto e cortei sua lateral de maneira que o fluxo de ar formaria uma lamina de ar na tampa, por dentro do terrario, impedindo assim a formação de gotículas.
O terrário conta com um aquecedor de 30w ligado a um reostato, um borbulhador de aquário, um termômetro e 3 coolers, um para evitar a condensação e outros 2 para aumentar a eficiência de evaporação da argila, eles ficam diretamente ligados soprando a argila o tempo inteiro e servem para um sistema de resfriamento quando o aquecedor está desligado.
Depois vou postar os testes de eficiência.
Meu terrário tem a medida de:
30cm de largura, 30 cm de altura e 40 de comprimento, cabem ~ 10 bolos.
Gastei na confecção dele
6 vidros ---- R$ 0,00 reais, reciclei.
1 tubo de silicone ---- R$ 4,00
1 aquecedor de aquário e um termômetro ---- R$ 9,00
2 pacotes de argila expandida ---- R$ 3,00
3 fontes de computador para retirar sucata ---- R$ 1,50
1 folha de isopor ---- R$ 1,50
1 borbulhador --- Já possuía, o preço é só pra constar: R$12 reais
Total: R$ 18,00. Se já tivesse os componentes teria gastado só o silicone o isopor e as fontes, logo o total real da construção seria: R$ 7,00
O antigo terrário ruim, se transformou em uma ótima incubadora, a incubadora antiga se transformou em uma glove box . Tudo se reciclou sem nenhum gasto.
Infelizmente não tenho maquina digital, queria colocar umas fotos, mas acho que deu pra explicar como se faz né ? espero ter dado uma boa contribuição aqui para o forúm . qq duvida é só postar
http://www.shroomery.org/8409/PF-Tek
Vou registrar os passos aqui pra quem gostar da idéia, foi bem simples e barato:
Considerações:
O vidro é um material perigoso de se trabalhar, mas não é nenhuma coisa impossível de se fazer, planeje os passos e siga os procedimentos. Tenha sempre em mente a SEGURANÇA, use luvas para manuseai-lo, transporte sempre bem acomodado em folhas de jornal e cuidado com as arestas são muito afiadas.
Vidros de grande espessura custumam ser caros como a intenção é economizar saí garimpando a cidade. Consegui todo o vidro em "ferro-velho", não gastei um centavo e ainda reciclei material que iria poluir a natureza.
Obs: Caso vá seguir essa idéia o vidro não pode ser temperado, não dá pra cortar em casa.
Todos os passos da construção estão nesse artigo:
http://www.ultramix.com.br/aquarismo/construcao.php
Cortando o Vidro:
São duas as opções: comprar o vidro já cortado no tamanho certo ou cortá-lo com um diamante. Sendo o projeto: "faça o maximo gaste o minimo", cortei com diamante. Para isso é preciso ter alguns cuidados:
Escolha uma bancada ou mesa o mais lisa possível, e com arrestas bem definidas (quinas a 90°), não pode ser mesa com arrestas curvas, senão o vidro não "quebra" na hora do corte.
Não faça isso no seu quarto ou na cozinha, o vidro na hora do corte estilhaça pó e pequenos pedaços pra todo lugar e pode cair na cama ou nas panelas. Se for o caso, o quarto é melhor, cubra cobertores e lugares onde os caquinhos de vidro possam ficar presos, limpe bem depois e se certifique que nenhuma farpa de vidro ficou pra trás.
Coloque as luvas, óculos de proteção e mascara ou uma camisa pra te proteger a respiração contra o pó de vidro.
Limpe os vidros com bombril seco e pano seco até estarem totalmente translúcidos e as bordas limpas
Meça com exatidão o vidro, posicione a régua e dê o traço com o diamante, a linha tem que passar por toda a face de ponta a ponta, dê umas 4 riscadas na linha pra garantir.
Esses vídeos ilustram como se deve cortar:
http://www.fazfacil.com.br/vidro4.htm
É bom praticar um pouco antes de se arriscar em um vidro grande, pegue alguns caquinhos de tamanhos razoáveis e tente.
Riscar o vidro é muito simples, só que depois de riscado é preciso quebrar o vidro na risca. então veja os vídeos com atenção e siga essas dicas:
Posicione a parte que não será quebrada para dentro da mesa.
Alinhe a risca exatamente com a quina da mesa
Coloque uns livros para fazer peso em cima do vidro que está na mesa e dar maior firmeza
Não aperte demais o alicate, dá até pra quebrar na mão se achar melhor ( USE SEMPRE A LUVA NESSE PASSO )
Na hora da quebra voa muito caquinho de vidro e o vidro não quebra por inteiro, tem que ir tirando as partes dele aos pedaços, é só ter firmeza na mão que ele quebra certinho na risca sem ultrapassar a marcação, se for com delicadeza demais o vidro vai se partindo igual aquelas cenas de quando alguém está sobre um lago de gelo quebradiço e ultrapassa a risca com as trincas, ai já era..
O macete é puxar pra baixo como se fosse "debruçar" no pedaço a ser cortado.
Treine e vai ver que é bem fácil. Existem colas de contato para o vidro, mais o ideal nesse caso é o silicone antifungo um tubo de 50g. aqui foi: R$ 4,00. É bom lembrar também que vidro é uma merda de fazer furos em casa então escolha uma das laterais do terrário e quebre a ponta de um dos lados, abrindo assim um espaço para passar fios e mangueiras.
Na hora de colar não aperte demais um vidro contra o outro a camada de silicone tem que ficar visível uns 2 mm +/- para que a vedação seja eficiente procure a maior perfeição nesse passo pra evitar os vazamentos depois que são chatos de se consertar.
Então é isso a parte de montagem da estrutura é essa, agora vou falar sobre como montei os componentes do terrário ( que até agora é só um aquário )
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Bom os componentes básicos do poor´s man tem ai no fórum não vou entrar em muitos detalhes de funcionamento.
Escolhi a posição deitada do terrário e não em pé, porque devido a não ter um umidificador o sistema ficaria mais eficiente nessa posição.
No fundo, colei um grande pedaço de isopor, utilizando cola de isopor, e nas laterais coloquei um reforço de isopor de 8 cm, passei silicone nas frestas pra garantir a hipermeabiçlização. O isopor tem duas funções: A primeira é manter a temperatura da água e da argila, já que o vidro dissipa o calor muito rapidamente, e a segunda é evitar o barulho e possíveis rachaduras provenientes da vibração da argila causadas pelo borbulhador em contato direto com o vidro. O fio do aquecedor de aquário e a mangueira do borbulhador entram pela fresta deixada na lateral que é vedada por cola quente. Nessa vedação deixei um pequenino furo para troca gasosa devidamente protegido com acrilon.
Na tampa do terrario colei duas camadas de isopor com a largura de 4 cm, pela parte que corresponde ao teto do terrário,na medida exata da boca, fazendo um selo contra a perda indevida de umidade através do contato não-vedante vidro a vidro.
Ainda dentro do terrário colei utilizando super bonder um corredor de plástico para fazer uma prateleira que vai servir de segundo andar para bolos.
Nesse sistema a condensação da água no teto do terrario seria obvia e seria um problema, para sana-lo instalei um cooler de pc no teto e cortei sua lateral de maneira que o fluxo de ar formaria uma lamina de ar na tampa, por dentro do terrario, impedindo assim a formação de gotículas.
O terrário conta com um aquecedor de 30w ligado a um reostato, um borbulhador de aquário, um termômetro e 3 coolers, um para evitar a condensação e outros 2 para aumentar a eficiência de evaporação da argila, eles ficam diretamente ligados soprando a argila o tempo inteiro e servem para um sistema de resfriamento quando o aquecedor está desligado.
Depois vou postar os testes de eficiência.
Meu terrário tem a medida de:
30cm de largura, 30 cm de altura e 40 de comprimento, cabem ~ 10 bolos.
Gastei na confecção dele
6 vidros ---- R$ 0,00 reais, reciclei.
1 tubo de silicone ---- R$ 4,00
1 aquecedor de aquário e um termômetro ---- R$ 9,00
2 pacotes de argila expandida ---- R$ 3,00
3 fontes de computador para retirar sucata ---- R$ 1,50
1 folha de isopor ---- R$ 1,50
1 borbulhador --- Já possuía, o preço é só pra constar: R$12 reais
Total: R$ 18,00. Se já tivesse os componentes teria gastado só o silicone o isopor e as fontes, logo o total real da construção seria: R$ 7,00
O antigo terrário ruim, se transformou em uma ótima incubadora, a incubadora antiga se transformou em uma glove box . Tudo se reciclou sem nenhum gasto.
Infelizmente não tenho maquina digital, queria colocar umas fotos, mas acho que deu pra explicar como se faz né ? espero ter dado uma boa contribuição aqui para o forúm . qq duvida é só postar