Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrário no aquário

ygor

Cogumelo maduro
Membro Ativo
19/05/2015
77
44
34
Olá a todos, estou começando a cultivar agora, e quero montar meu terrario, porém estou com algumas dúvidas pois não vi nenhum terrário parecido com esse que estou prestes a montar no forum.

Este será o futuro terrário
IMG_20150707_124122617.jpg
Porém ele possui uma entrada na parte de trás, onde era acoplado o filtro do aquário
IMG_20150707_124144995.jpg
E não tem como fexa-la a não ser que eu cubra toda a parte superior do aquário com plástico filme, aqueles usado para enrolar em alimentos, maaas acho que não seria o ideal lacrar todo o aquário, queria saber se eu deixar ele do jeito que ta, com essa entrada de ar atrás, eu poderia tar correndo um risco muito grande com contaminantes? E claro, terei que abanar ele umas 2x por dia para ter uma troca gasosa mais eficaz já que não tem como furar o aquário para o co2 acumulado no fundo sair... Emfim... Oque acharam?
 
Idealmente você irá precisar pintar o aquário de preto, cobri-lo com contact, etc. Senão a luz entra por todos os lados, e os cogumelos crescerão desorientados aí dentro.

A entrada na parte de trás você pode simplesmente tapar com fita, não? Ou enrolar a tampa em filme plástico, como você sugere.

Não pode deixar esse buraco aberto, senão terá problemas com contaminantes e para manter a umidade dentro do aquário, além de insetos fora.

E terá que abrir para abanar mesmo. A menos que você mande fazer furos no aquário (você pode levar num vidraceiro, que ele corta). Mas nesse caso acho mais fácil (e provavelmente mais barato) comprar uma caixa plástica organizadora.
 
Maior preocupação nesse caso seria com a troca gasosa.
Abanar micro clima onde o acumulo de CO2 é tendência favorecerá contaminantes, flushs fracos e instáveis.
Eu usaria um compressor forte (3 trocas gasosas hr/ volume) e aproveitaria o buraco e pensaria em uma troca gasosa sem quedas consideraveis na U.R.
 
Idealmente você irá precisar pintar o aquário de preto, cobri-lo com contact, etc. Senão a luz entra por todos os lados, e os cogumelos crescerão desorientados aí dentro.

A entrada na parte de trás você pode simplesmente tapar com fita, não? Ou enrolar a tampa em filme plástico, como você sugere.

Não pode deixar esse buraco aberto, senão terá problemas com contaminantes e para manter a umidade dentro do aquário, além de insetos fora.

E terá que abrir para abanar mesmo. A menos que você mande fazer furos no aquário (você pode levar num vidraceiro, que ele corta). Mas nesse caso acho mais fácil (e provavelmente mais barato) comprar uma caixa plástica organizadora.
Então, a luz achi que não será problema pois existe uma lâmpada grande fluorescente na tampa
IMG_20150707_124222858.jpg
Segundo problema: aquele buraco, vedarei tudo com filme plástico mesmo, pois agr colocarem está bomba de aquário para oxigenar os cogu...
14362975338161942091415.jpg

Mas ainda terei o problema do co2 não é mesmo?

Maior preocupação nesse caso seria com a troca gasosa.
Abanar micro clima onde o acumulo de CO2 é tendência favorecerá contaminantes, flushs fracos e instáveis.
Eu usaria um compressor forte (3 trocas gasosas hr/ volume) e aproveitaria o buraco e pensaria em uma troca gasosa sem quedas consideraveis na U.R.
Você acha que com está bomba de aquário meus problemas com trocas gasosas melhorará??IMG_20150707_163235326.jpg
 
Última edição por um moderador:
Acho que fazendo buracos no aquário embaixo para a troca gasosa está bom, fazer cortes no aquário para um vidraceiro e por filtro de café para filtrar e deixar o ar livre de contaminantes enquanto faz troca gasosa,ou até mesmo botar uma bomba dentro e outra Fora,se não o negócio é abanar,mas faça em um cômodo esterilizado devidamente
 
Uma bomba dentro do aquário, para trazer o ar para fora,e uma para por o ar para dentro,iria levar o Co2 para fora aos poucos, mesmo levando o oxigênio junto,porém a que põe o ar para dentro levará O2 assim vai ser uma coisa equilibrada, talvez seja uma boa ideia
 
Uma bomba dentro do aquário, para trazer o ar para fora,e uma para por o ar para dentro,iria levar o Co2 para fora aos poucos, mesmo levando o oxigênio junto,porém a que põe o ar para dentro levará O2 assim vai ser uma coisa equilibrada, talvez seja uma boa ideia
Continuo não entendendo que bomba seria essa. Poderia nos mostrar?
 
Uma bomba dentro do aquário, para trazer o ar para fora,e uma para por o ar para dentro,iria levar o Co2 para fora aos poucos, mesmo levando o oxigênio junto,porém a que põe o ar para dentro levará O2 assim vai ser uma coisa equilibrada, talvez seja uma boa ideia

Basta uma das bombas. Ou a que tira ar do terrário ou a que coloca ar para dentro.

Não precisa complicar.

Relembrando as aulas de física do segundo grau, se você tirar ar do terrário, ou o mesmo colapsa ou vai entrar ar por qualquer pequena abertura que exista. E se você injetar ar no terrário ou o mesmo explode ou vai sair ar por qualquer pequena abertura que exista.
 
Back
Top