Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrário Monotube?

EsporoErrante

Primórdia
Cadastrado
27/10/2015
8
38
28
Olá pessoal desse lindo fórum!

Venho estudando os cogus há alguns anos e nesse momento estou com meus primeiros bolos sendo colonizados, o que já me leva a ficar um pouco ansioso com a montagem do terrário :D

Já estou com todos os materiais aqui, basta montar. Minha dúvida é a seguinte: Posso fazer um terrário clássico (Argila expandida + aquecedor de aquário) com um sistema de furos à lá Monotube? Vi que no Monotube são feitos furos embaixo e em cima, o que garante a troca de ar sem precisar ficar abanando ou colocar aquela bombinha.

Realmente tenho minhas dúvidas porque no Monotube vai o substrato direto, já da forma como estou pensando eu faria a camada de argila para manter a umidade, manteria o aquecedor de aquário dentro da PET e deixaria os furos para a troca de ar..

Então, melhor fazer furos no estilo monotube ou seguir no famoso shotgun fruiting chamber?
Se fizer o monotube, qual estilo de furos fica melhor? 4 embaixo nas laterais maiores e 2 em cima nas laterais maiores, ou, 1 grande furo de cada lado das laterais menores sendo 1 em cima e outro embaixo? (como exposto no lido modelo anexado abaixo)
 

Anexos

  • Sem título.png
    Sem título.png
    4.9 KB · Visualizações: 16
Então. Isso vai depender muito, pra ser sincero. Vc tem que imaginar a ventilação acontecendo dentro do terrário e isso, dntro do ambiente onde fica o terrário. Minha experiência c monotubes é q vc tem q maneirar nos furos, se vc tem um ventilador no quarto que fica ligado direto por exmplo.

Se vc tem um ventilador ligado direto, vai ter mta troca d ar no monotub se ele tiver muita ventilação cruzada (furos que ficam de frente um pro outro) e isso acaba secando mto os substratos, eu fiz isso e precisava borrifar muito pra compensar.

Então se vc n tem uma ventilação constante do ambiente, com correntes de ar notáveis, entao vc pode fazer uns 2 furos maiores ou 4 furos medios um de frente pro outro, o que cria uma ventilação cruzada. Se seu quarto tiver constante ventilação, ai eu recomendaria fazer 2 furos medios ou maiores (dependendo do tamanho do terrario) só que não colocando eles de frente um pro outro, pra quebrar correntes continuas de ar e preservar a umidadade.

Recomendo começar c 2 furos e ver como reage o substrato, se permanece umido, e se vc achar necessário, pode adicionar outros buracos dps. É mais facil abrir novos buracos do que fechar buracos ja feitos pra corrigir ventilação/umidade.
 
Back
Top