Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrário geladeira

Rickarddin

Hifa
Membro Ativo
06/02/2021
98
9
45
Salve, amigos.

Depois de muito pesquisar e estudar, resolvi montar um terrário com geladeira.

Peguei uma carcaça linda, sem motor e gás, com um reciclador do meu bairro.
Paguei 50 conto com o frete e ele trouxe com a carroça dele.
Lavei, limpei, preparei.
Colei um termômetro de led na parede interna.
Fiz dois furos na medida dos coolers de computador, usando a lixadeira de um amigo serralheiro (ele fez, na verdade)

Em cima, na lateral, com a grade, a ventoinha de exaustão (10 cm) Serve para eliminar o ar quente, que é mais leve e sobe. Também ajuda a regulagem de temperatura. O micropore é pra fechar quando desligo e não entrar ar de fora.

Em baixo, a de ventilação. No momento tá tampada pq tô usando o cooler dentro da geladeira. Não é uma ventoinha potente (8 cm), e pra usar, tem de ser de micropore fechado, o que proporciona menos ventilação ainda. Por isso coloquei na lâmina de água, pra tentar dar mais umidade (O GRANDE PROBLEMA).

Fiz um furo central pra passar os fios diversos, liguei tudo numa régua-tomada.
Como são coisas que usam pouca energia, como fontes de 12 V (ventoinhas), tá de buenas. A lâmpada é de 18W, e só na incubadora-freezer que tenho um aquecedor de 100W com termostato, preso dentro de uma pote de palmito, desses grandes, de vidro, pra garantir temperatura no ambiente.
Esse aquecedor passa o fio por dentro do freezer para a geladeira (o buraco já existia, de fábrica), e o termômetro sobe pelo mesmo espaço.

Coloquei uma lâmpada led fria (que esquenta 2 graus por hora, vai entender esses fabricantes)

Em suma, o controle de temperatura tá tranquilo. Quando tá alta, só abrir a porta por 15 segundos que tudo se resolve. E ainda ajuda na troca de ar.

A umidade é que tá me dando nó na cabeça.

A gaveta na parte de baixo, tá com 10 litros de água limpa e com cloro puro.
Já tentei usar um ebulidor, dá umidade, mas só depois de ferver, o que aquece demais.
Dá pra ver que tem uma bomba de aquário ali, não adianta em nada.
Comprei um umidificador, mas esses não são feitos pra ficar dentro de ambiente úmido, superaqueceu e derreteu o plugue do contato.
Coloquei o cooler na lâmina de água, não deu certo.
A umidade tá sempre em 55-60% e não sobe.
Mesmo borrifando, o ganho é de 5%.
Tô pensando em uma ventoinha maior para a lâmina de água (talvez uma de 20 cm)

Tô perdendo o sono pra garantir essa umidade.
Alguém tem alguma ideia interessante pra compartilhar?
Só falta esse "pequeno detalhe" pro projeto ficar bacana.

Foto 1 - Incubadora no freezer (ficam bolos colonizando, CLs e a.porta serve de porta trecos e materiais como luvas, fitas, seringas e agulhas)
Foto 2 - lateral em detalhes
Foto 3 - geladeira aberta (vista de frente)
Foto 4 - geladeira aberta (vista ampla)
Foto 5 - prateleiras e itens (gaveta com água, bomba d'água, lâmina d'água e cooler/ventoinha)
Foto 6 - detalhe termômetro led na parede interna
Foto 7 - Visão geral, com termo-higrômetro (geladeira) e termômetro (incubadora)
 

Anexos

  • IMG_20211119_001047652.jpg
    IMG_20211119_001047652.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 63
  • IMG_20211119_001251300.jpg
    IMG_20211119_001251300.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 63
  • IMG_20211119_001303179_HDR.jpg
    IMG_20211119_001303179_HDR.jpg
    667.8 KB · Visualizações: 56
  • IMG_20211119_001406209.jpg
    IMG_20211119_001406209.jpg
    725.9 KB · Visualizações: 55
  • IMG_20211119_001359939.jpg
    IMG_20211119_001359939.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 52
  • IMG_20211119_001338085.jpg
    IMG_20211119_001338085.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 50
  • IMG_20211119_013637454.jpg
    IMG_20211119_013637454.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 63
Utilizando ventoinha se torna obrigatório usar umidificador.
Só a água evaporar passivamente não dá conta do terrário, ainda mais do tamanho de uma geladeira.

Quanto menos você precisar ligar as ventoinhas, melhor.
O vento resseca demais o substrato, não consigo cultivar bolos no meu terrário, apenas bulk e de preferência com camada de casing.

Eu controlo a umidade do meu terrário com o higrômetro.
Ele liga quando a umidade baixa de 85 e liga a circulação de ar quando passa de 95.
Se a água condensar no higrômetro da curto circuito e ele desliga para não estragar, por isso 95.
Se chegar a 100% só funciona reiniciando manualmente.
IMG_20211202_195217.jpg
Foto de quando tava regulando o meu terrário.
Higrômetro embaixo e termostato em cima.
Tomadas inteligentes para ligar a luz em 12h e um geral, para poder desligar tudo por algum motivo.

No começo eu usei um exaustor de banheiro, que comprei só pra isso.
IMG_20211127_164106.jpg

Ele ligava enquanto o sensor indicava a umidade alta, mas o tempo de diminuir a umidade ele secava demais o substrato e prejudicava minha frutificação.

Claro... Ele era para tirar o ar de um banheiro de 7m2.
Dentro de um terrário pequeno era overkill.

Tinha comprado a Peltier para resfriar (que funciona... Baixa 2 graus só e gasta muita energia, então desisti de usar para resfriar e estou ligando ela no lugar do exaustor, que são 2 fans pequenos, todo o terrário está envolto em lá de vidro.
IMG_20211127_164620.jpg

Elas, junto com as abertura do terrário, que não é 100% vedado, são mais do que o suficiente para fazer a troca de ar.

Mesmo assim, eu utilizo shoebox para restringir o vento dentro do substrato e não secar.
Deixo com a tampa até os cogumelos precisarem de espaço para crescer
IMG_20211108_221155.jpg
IMG_20211204_133816.jpg

Mesmo assim ainda seca o substrato e preciso borrifar frequentemente.
Vou colocar perlom antes das ventoinhas.

Vou ser sincero, terrário complexo como o meu ou uma geladeira torna uma cultivo muito mais caro e um monotub unmodified produz muito mais por menos de 1/10 do custo que eu tive.
Só optei por isso por ter visita constantemente em casa e precisar ficar discreto.

O dial do terrário (regular até atingir a melhor eficiência) leva um bom tempo.

Sinceramente, eu não recomendaria a geladeira ou qualquer coisa parecida com Martha tek, apenas se for essencial como no meu caso.

Mas a única maneira mesmo de regular teu terrário é com umidificador e higrômetro (dos bons, que aguenta a umidade do cogumelo, o mais barato vai de uns 80 reais no Aliexpress, o meu paguei 160).

Essa água no gavetão de legumes vai criar contaminantes.
 
Última edição:
@Texugo , obrigado por responder

Então, meu problema está na falta de condensação da umidade gerada pelo umidificador. Eu deixo ele ligado por 6 horas, mas o higrômetro não mostra muita alteração na unidade.
Arrumei um exaustor, e fiz os dois processos na gaveta: coloquei a ventilação virada pra baixo, ventando direto na lâmina de água (tá com cloro puro, contamina mesmo assim?), não surtiu efeito. Mas a água evapora mais rápido.
Depois virei ao contrário, com o ventilador puxando o ar bem rente à lâmina, nada também.
Fiz esses processos tanto com a exaustão aberta quanto fechada.
Ainda assim, não tenho condensação de umidade interna.
Já estudei sobre ponto de orvalho, achei uma equação tipo regra de três, e não consegui acertar ainda.
A ventoinha de ventilação eu já abandonei.
 
Salve, amigos.

Depois de muito pesquisar e estudar, resolvi montar um terrário com geladeira.

Peguei uma carcaça linda, sem motor e gás, com um reciclador do meu bairro.
Paguei 50 conto com o frete e ele trouxe com a carroça dele.
Lavei, limpei, preparei.
Colei um termômetro de led na parede interna.
Fiz dois furos na medida dos coolers de computador, usando a lixadeira de um amigo serralheiro (ele fez, na verdade)

Em cima, na lateral, com a grade, a ventoinha de exaustão (10 cm) Serve para eliminar o ar quente, que é mais leve e sobe. Também ajuda a regulagem de temperatura. O micropore é pra fechar quando desligo e não entrar ar de fora.

Em baixo, a de ventilação. No momento tá tampada pq tô usando o cooler dentro da geladeira. Não é uma ventoinha potente (8 cm), e pra usar, tem de ser de micropore fechado, o que proporciona menos ventilação ainda. Por isso coloquei na lâmina de água, pra tentar dar mais umidade (O GRANDE PROBLEMA).

Fiz um furo central pra passar os fios diversos, liguei tudo numa régua-tomada.
Como são coisas que usam pouca energia, como fontes de 12 V (ventoinhas), tá de buenas. A lâmpada é de 18W, e só na incubadora-freezer que tenho um aquecedor de 100W com termostato, preso dentro de uma pote de palmito, desses grandes, de vidro, pra garantir temperatura no ambiente.
Esse aquecedor passa o fio por dentro do freezer para a geladeira (o buraco já existia, de fábrica), e o termômetro sobe pelo mesmo espaço.

Coloquei uma lâmpada led fria (que esquenta 2 graus por hora, vai entender esses fabricantes)

Em suma, o controle de temperatura tá tranquilo. Quando tá alta, só abrir a porta por 15 segundos que tudo se resolve. E ainda ajuda na troca de ar.

A umidade é que tá me dando nó na cabeça.

A gaveta na parte de baixo, tá com 10 litros de água limpa e com cloro puro.
Já tentei usar um ebulidor, dá umidade, mas só depois de ferver, o que aquece demais.
Dá pra ver que tem uma bomba de aquário ali, não adianta em nada.
Comprei um umidificador, mas esses não são feitos pra ficar dentro de ambiente úmido, superaqueceu e derreteu o plugue do contato.
Coloquei o cooler na lâmina de água, não deu certo.
A umidade tá sempre em 55-60% e não sobe.
Mesmo borrifando, o ganho é de 5%.
Tô pensando em uma ventoinha maior para a lâmina de água (talvez uma de 20 cm)

Tô perdendo o sono pra garantir essa umidade.
Alguém tem alguma ideia interessante pra compartilhar?
Só falta esse "pequeno detalhe" pro projeto ficar bacana.

Foto 1 - Incubadora no freezer (ficam bolos colonizando, CLs e a.porta serve de porta trecos e materiais como luvas, fitas, seringas e agulhas)
Foto 2 - lateral em detalhes
Foto 3 - geladeira aberta (vista de frente)
Foto 4 - geladeira aberta (vista ampla)
Foto 5 - prateleiras e itens (gaveta com água, bomba d'água, lâmina d'água e cooler/ventoinha)
Foto 6 - detalhe termômetro led na parede interna
Foto 7 - Visão geral, com termo-higrômetro (geladeira) e termômetro (incubadora)
Nossa que ideia mais genial a sua. Amei mesmo. Esse mundo me encanta cada dia mais. 😻 A criatividade não tem limites.
 
Back
Top