Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrário de um pai preocupado

PdoCog

Cogumelo maduro
Cadastrado
26/07/2010
43
41
35
Caros colegas da comunidade,

a 2 anos atrás decidi, quase que por inspiração divina, cultivar cogumelos. Li BASTANTE, tudo oq podia me interessar sobre o cultivo dessas pequenas maravilhas. Na época, eu era apenas um jovem imaturo e apressado, procurava uma aventura e pequei em vários procedimentos de cultivo. Resultado... contaminação mortal! perda completa de todos os 6 bolos produzidos.

Ano passado finalmente tive experiencias com a nossa conhecida psilocibina, comprei algumas caixas de Mexicans em alguns passeios pela Holanda quando tive a honra de representar meu país em um intercambio arranjado pela Universidade Federal em convênio com uma politécnica na Alemanha. Quando voltei do intercambio, não pude voltar as minhas idéias pois estava em final de curso, monografia para escrever, cadeiras para terminar, greve assombrando os corredores da faculdade, etc..

Mas hoje, decidi voltar aos meus estudos de micologia, e cultivar uma vez mais os preciosos cogumelos TKSSS!
Para isso decidi nunca mais ter pressa, e para começo de história comecei a montar meu terrário!

Até agora estou apenas juntando o material, com ajuda de vocês quem sabe podem me ajudar com a voz da experiencia em alguns pontos.

A minha ideia de terrário é de uma caixa organizadora de plástico, com ambiente asséptico, sem brita, sem argila, nem nada para evitar ao máximo contaminação. Humidificador ultrasônico para mater a humidade elevada e um sistema de insuflamento para manteer a pressão interna do terrário levemente elevada para impossibilitar a entrada de organismos estranhos.(por favor de corrijam se eu estiver fazendo algo errado)

Até agora, materiais utilizados:

1 caixa organizadora 54x40x18 (sim, também achei ela pequena, mas foi a mais hermética que encontrei)
1 cooler axial de 120x120mm
1 cap de tubulção de 100mm
1 redutor de 100mm/50mm
1 filtro HEPA de 50mm
1 humidificador ultrasonico portátil

o cap e a redução servem para poder ligar o filtro HEPA ao cooler e o terrário ser insuflado com ar 99% puro. E o humidificador ficará o tempo todo dentro do terrário, podendo ser feita a troca da água sem abrir o terrário.

Espero que gostem do meu projeto, e por favor, no que puderem ajudar eu aceito sugestões.
Fotos apenas quando eu arranjar uma camera ou concertar a minha, ou seja, em breve.

obs: meu carimbo está guardado a 2 anos em uma gaveta, acham necessária a troca por um novo?
 
obs: meu carimbo está guardado a 2 anos em uma gaveta, acham necessária a troca por um novo?


O projeto do terrário parece bom.

Quanto ao carimbo, tente com esse mesmo. Se falhar peça outro.
 
Eu vejo um projeto bem caro ai pelo que você descreveu. Mas... se está na mão, vá em frente.
Se o carimbo tem 2 anos, faça uma cultura líquida com ele.
 
Se o carimbo tem 2 anos, faça uma cultura líquida com ele.


Um carimbo deve dar e sobrar para, ao mesmo tempo, inocular alguns bolos e uma cultura líquida. Esporos dessa idade podem muito bem germinar direto no substrato se foram bem guardados.

Se os bolos derem certo você já adianta uma fase. Se não, tenta depois com a cultura líquida que está correndo paralela.

Se nem na cultura líquida eles germinarem é que provavelmente perderam a viabilidade.
 
uauhuahuahuhauhuahuahuahuah, vamos ver se aprendo a voar como vocês!!

na verdade eu me sinto mais como um medroso que decide comprar um carro com ABS e Airbags para nunca passar dos 60km/h. Mas é meu mal de ser perfeccionista... se eu posso fazer melhor, porque não? esta experiencia estar me sendo extremamente divertida e promissora, então vale a pena investir um pouco.

Agora as fotos:

0001.jpg 0002.jpg 0003.jpg 0004.jpg 0005.jpg 0006.jpg 0007.jpg 0008.jpg 0009.jpg

Como vocês podem ver, faltam alguns detalhes finais para montar tudo.
Eu ja podia ir aproveitando o tempo e inocular alguns bolos ou uma cultura liquida, mas o tempo está apertado, dá pra perceber pela demora das fotos....
Quando estiver tudo montado publico mais fotos.
Aceito recomendações, opiniões são sempre bem vindas!
 
Última edição por um moderador:
Ola PdoCog!

Só tenho uma observação após ver a imagem.
"caixa organizadora 54x40x18 (sim, também achei ela pequena, mas foi a mais hermética que encontrei)"
Seus cogumelos podem realmente ficar espremidos ai dentro, mas nada que impeça o projeto!

Não fique muito preocupado com tecnologia se preocupe mais com assepsia. :)

Sucesso no cultivo!

Abraço
 
Ola PdoCog!

Só tenho uma observação após ver a imagem.
"caixa organizadora 54x40x18 (sim, também achei ela pequena, mas foi a mais hermética que encontrei)"
Seus cogumelos podem realmente ficar espremidos ai dentro, mas nada que impeça o projeto!

Mas eles ficando espremidos, tem algum problema caso eles encostem na tampa? provavelmente vai haver condensação de humidade na tampa. O contato com esta condensação gera problemas?

Ola PdoCog!

Não fique muito preocupado com tecnologia se preocupe mais com assepsia. :)

Na minha tentativa passada, preparei 6 bolos, dos 6 apenas 5 colonizaram sem contaminar. Mas ao colocar nesta caixa organizadora com brita e água fervidas, após esperar que estivessem em temperatura ambiente, todos contaminaram. O meu método de renovação do ar era flexionar a tampa do terrário como uma massagem cardíaca. Eu imaginava que se abanasse com a tampa aberta seria pior. Eu não tenho experiencia, por isso culpo esse metodo de renovação do ar. Espero que o novo método eu obtenha 0% de contaminação!

Obrigado pela atenção!:)
 
Mas eles ficando espremidos, tem algum problema caso eles encostem na tampa? provavelmente vai haver condensação de humidade na tampa. O contato com esta condensação gera problemas?



Na minha tentativa passada, preparei 6 bolos, dos 6 apenas 5 colonizaram sem contaminar. Mas ao colocar nesta caixa organizadora com brita e água fervidas, após esperar que estivessem em temperatura ambiente, todos contaminaram. O meu método de renovação do ar era flexionar a tampa do terrário como uma massagem cardíaca. Eu imaginava que se abanasse com a tampa aberta seria pior. Eu não tenho experiencia, por isso culpo esse metodo de renovação do ar. Espero que o novo método eu obtenha 0% de contaminação!

Obrigado pela atenção!:)

Abrir a tampa do terrário e abanar 3x ao dia é "old school", funciona sim, pode contaminar? pode também. Assim como pode contaminar de várias outras maneiras, inclusive injetando ar, e com filtros e etc.

A caixa, como o @"Lupelius observou realmente é bem baixa, não é ideal para cultivos, mas dá pra se virar por enquanto com ela, o que vai acontecer é que os frutos vão bater na tampa, ficarão tortos, vão grudar um no outro, vai bagunçar um pouco.
 
A caixa, como o @"Lupelius observou realmente é bem baixa, não é ideal para cultivos, mas dá pra se virar por enquanto com ela, o que vai acontecer é que os frutos vão bater na tampa, ficarão tortos, vão grudar um no outro, vai bagunçar um pouco.

Valeu tupy! seguindo sua dica, para obter frutos lindões e grandes, comprei um caixa organizadora maior, uma de 61 litros.


Mas nem tudo são flores, estou com 2 problemas.
O primeiro é relacionado ao meu terrário, não consigo colar o exaustor na lateral da caixa organizadora. Tentei primeiramente com cola silicone, destas usadas para vedar aquários. Grudou perfeitamente no exaustor, mas não na caixa. Achei que o problema fosse ou o silicone ou as paredes da caixa que estavam perfeitamente lisas. Risquei a parede em volta do furo e tentei Araldite 90min, depois de 12h vi que colou muito fracamente, se forçar descola por completo. Cola de PVC coloquei só uma gota para teste e incrível como ela descolou antes de secar completamente! Iai pessoal, qual a melhor solução? Já tiveram problemas parecidos?

O segundo é relacionado à minha CL que preparei com esporos de TKSSS de um print de mais de 2 anos. Preparei como indica no ótimo tutorial encontrado na comunidade. 250ml de água mineral fervida com 2 colheres de chá de dextrose (não tenho balança, mas foi oq pude estipular através da foto...). Depois de 15min de panela de pressão inoculei com 2ml de uma seringa que preparei com cerca de 1/5 de carimbo e água destilada para injeção. Nas primeiras 24h foi promissora, apareceram pequenos corpos flutuantes parecidos com fios de tecido branco. Mas hoje estamos no 4º dia e não avançou... temperatura variando entre 26.7-27.4ºC. Será que este carimbo já era? :(

Valeu pela ajuda galera!
 
O segundo é relacionado à minha CL que preparei com esporos de TKSSS de um print de mais de 2 anos. Preparei como indica no ótimo tutorial encontrado na comunidade. 250ml de água mineral fervida com 2 colheres de chá de dextrose (não tenho balança, mas foi oq pude estipular através da foto...). Depois de 15min de panela de pressão inoculei com 2ml de uma seringa que preparei com cerca de 1/5 de carimbo e água destilada para injeção. Nas primeiras 24h foi promissora, apareceram pequenos corpos flutuantes parecidos com fios de tecido branco. Mas hoje estamos no 4º dia e não avançou... temperatura variando entre 26.7-27.4ºC. Será que este carimbo já era?

Os esporos foram inoculados em água fria, certo?
2ml de cultura dentro de um pote para CL é muita coisa.
Tem como colocar fotos?

O carimbo pelo que entendi se usou 1/5? então ainda tem esporos de sobra para tentar novamente uma nova empreitada ou diferentes.
 
A água estava em temperatura ambiente. Foram 2 ml porque os frascos de água destilada para injeção são de 10ml, usei apenas 2 ml e descartei o resto. Com isso fiz um seringa bem diluída.
Ainda tenho cerca de meio carimbo, mas depois da falta de sucesso desta CL estou mais disposto a pedir e esperar por outro da Profungos.
Enquanto não chega vou fazer outra CL, estou pensando em colocar mais dextrose, tô achando que 2 colheres de chá foram pouco. Provei da mistura antes de esterilizar e estava apenas muito levemente adocicada.
Se não der certo também... uma pena. Gostava bastante deste carimbo por ele ser bem grande. Imaginava colher aalguns gigantes:(

Obrigado pela ajuda tupy
 
A água estava em temperatura ambiente. Foram 2 ml porque os frascos de água destilada para injeção são de 10ml, usei apenas 2 ml e descartei o resto. Com isso fiz um seringa bem diluída.
Ainda tenho cerca de meio carimbo, mas depois da falta de sucesso desta CL estou mais disposto a pedir e esperar por outro da Profungos.
Enquanto não chega vou fazer outra CL, estou pensando em colocar mais dextrose, tô achando que 2 colheres de chá foram pouco. Provei da mistura antes de esterilizar e estava apenas muito levemente adocicada.
Se não der certo também... uma pena. Gostava bastante deste carimbo por ele ser bem grande. Imaginava colher aalguns gigantes:(

Obrigado pela ajuda tupy

Não, não use mais dextrose, já é mais do que o suficiente.
Observe bem todos os passos, faça com bastante atenção que vai dar certo.
Além das CLs, prepare umas seringas.
 
Meus caros colegas da comunidade,
é com felicidade e pesar que lhes apresento a primeira versão do meu terrário.
Felicidade pelo sentimento de trabalho bem feito, pesar pela minha CL não ter vingado, isso vai deixar o terrário vazio por um bom tempo.
Estimativa de preços:
-Caixa Organizadora de 61litros = 29,90
-Umidificador de Ar = 45,00
-Blower de 120mm 12v = 12,00
-Conexões e adaptadores de tubulação = 6,00
-Filtro HEPA = 14,00
-Termo-higrômetro = 12,00
Fotos do resultado final:
DSC06006.JPG DSC06007.JPG
Como podem ver ficou muito bom o resultado. Espaço interno para 3 casing de 1,5litros com sobra de espaço. Em uma das fotos a umidade condensou nos casings pois para teste deixei o umidificador ligado a noite toda.
O blower foi ligado em uma fonte regulável que tinha sobrando aqui em casa, mas alimentando com 6Volts já pude notar que já é mantida a sobrepressão que garante somente a saída do ar interno.
O Terrrário está pronto! falta só meus esporos acordarem...:sleep:

Seguem fotos da minha Cultura Líquida feita dia 24/09:
DSC06006.JPGDSC06007.JPG DSC06008.JPGDSC06011.JPG DSC06014.JPG
Líquido perfeitamente límpido sem sinais de contaminação
Na última foto mostro através da iluminação os fios que julgava eu serem de micélio que apareceram no 2º dia após a inoculação, mas não progrediram...
tup , obrigado pela ajuda, mas como você pode ver, minha CL não evoluiu, estou pensando em 3 opções:
1)Inocular mais esporos. Me parece ridículo, mas será que não existe a possibilidade de pegar algum esporo do carimbo ainda disposto?
2)Fazer uma nova CL. Quem sabe repetindo dou mais sorte na 2ª
3)Realizar um desenvolvimento em placa. Ainda não tenho embasamento sobre o assunto nem material, mas será que não seria a melhor forma de reavivar os rapazes?
DSC06016.JPGDSC06017.JPGDSC06018.JPG
de já agradeço a colaboração de todos!:)
 
Última edição:
Parece bem interessante essa engenharia que se montou no terrário, seria bom se encaixasse as fotos e fosse explicando como montou, é um belo terrário. Tire umas fotos dele em funcionamento, veja se está gerando umidade certinho.
As tuas CLs não dá pra ver, a foto é muito pequena.
Sobraram esporos no carimbo é isso? Dá pra fazer muita coisa com poucos esporos, várias seringas, CL´s, etc. etc.
Tá de parabéns.
 
Obrigado pela dica! O problema é que sou da época do Imageshack....

se precisar de umas dicas ou ajuda PM pra algum moderador, obrigado!
 
Back
Top