Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrário - Black Mesa

Trip_

Primórdia
Membro Ativo
12/07/2013
96
23
29
Salve, criei esse tópico p/ manter a organização, somente os gamers hardcore irão entender o nome desse terrário '-'
Pretendo fazer um esquema legal e que funcione sem dar dor de cabeça. Pretendo fazer o terrario completamente em USB
-----------------------------------------------------
Material:
Caixa Organizadora - 50LT
2 Mini Humidificadores USB
1 Cooler Grande entrada de ar
1 Cooler Pequeno saida de ar
1 Higrometro
1 Esquema de ligação com 10 portas USB
1 Jogo de luz de Led (parecido com aqueles de saída de emergência
Argila Expandida
------------------------------------------------------
Duvidas:
Deixo o cooler trabalhando o dia inteiro ou uso um timmer só p/ usa-lo em intervalos?
O que posso usar p/ filtrar o ar que entra e sai dos coolers?
Posso deixar os humidificadores trabalhando o dia inteiro ou faço o esquema do timmer?
Preciso fazer mais saidas de ar?
-----------------------------------------------------
Começando os trampos hoje | Obrigado <3
 
Por enquanto vai tudo bem, o micélio tá bonito, não notei azulamento por falta de umidade.
Por enquanto nada de primórdias no terrario. Mas no mini térrario de garrafa já da pra notar, nada de contaminação até agora.
Entrou agua dentro do meu higrometro e ele tá pifado, só serve p/ medir a temperatura. :/
2014-02-26-22-12-14-jpg.67602

2014-02-26-22-12-06-jpg.67601
 
Então @Trip_ , Eu sempre tive um pé atrás com o uso dos higromêtros dentro do terrário! Normalmente o que o pessoal compra é desse tipo ai, e para ele ler a umidade é preciso colocar dentro do terrário (pois o sensor de umidade e temperatura estão dentro dele). Particularmente eu não acho o ideal, pois toda a parte eletrônica dele esta em meio a um ar altamente saturado de Vapor de Água (por mais que ele diga que faz leitura até 100% de umidade relativa, acaba condensando água dentro dele e oxida a placa).
O ideal seria um higrômetro externo com um sensor para ser colocado dentro do terrário, ou para não ter problema com este tipo de higrômetro que você tem, um banho com verniz na placa seria a melhor solução (verniz utilizado em placas eletrônicas) ou colocar os sensores externamente (deixei uma foto em anexo do sensor de temperatura de forma externa, no seu caso teria que ser o branco. Também coloquei uma foto de um higrômetro destes aberto para você ver como é a placa). No terrário ele acaba sofrendo com a umidade, de forma relativamente similar ao que uma balança digital ou uma lâmpada UV sofre em um banheiro pequeno quando aquele vapor de água quente dissipa em todo o espaço.
No meu caso, eu consigo condensar na parede do terrário com o umidificador (precisei regular bem para não condensar na tampa e pingar nos cog)! Se tivesse com um higrômetro dentro estragaria ele rápido...Não achei que o seu fosse dar problema, bem chato isso.
e6b51b3d_62362_08apr2010_006.jpeg9c2b33cf_62362_08apr2010_012.jpeg
NAMASTE
 
Última edição:
@Angkor Wat , tenho um sensor aqui de um thermostato, será que daria certo essa gambiarra? colando com cola quente?
saca só:treta.jpg

Agora falando em gambiarra, tava com isso na cabeça, o que vocês acham deste esquema de humidificação? vi num forum gringo, ajudaria? seria melhor? Direcionava a mangueira proximo ao cooler p/ soprar por cima dos cogumelux...
esquema.jpg
 
@Angkor Wat , tenho um sensor aqui de um thermostato, será que daria certo essa gambiarra? colando com cola quente?
saca só:View attachment 67761

Agora falando em gambiarra, tava com isso na cabeça, o que vocês acham deste esquema de humidificação? vi num forum gringo, ajudaria? seria melhor? Direcionava a mangueira proximo ao cooler p/ soprar por cima dos cogumelux...
View attachment 67760
Olá @Trip_ O problema destes sensores NTC é na calibração. Como é uma placa pronta, sem ajustes, não tem como efetuar esta calibração. Você pode montar e testar com gelo e água em ebulição...o gelo vai ter que dar 0°C certinho, se der errado ferrou. Á água em ebulição tem que ver qual a altitude em que você esta, mas a grosso modo deve chegar em 97~100. O melhor é usar os sensores do equip. mesmo, soldando com um fio para alongar. Tenta lavar o teu higrômetro com álcool isopropílico (passa com um pincel na placa, sensor, etc e deixa secar), pode ter dado uma oxidada leve nas coisas, no contato do lcd com a placa e por ai vai.
Sisteminha bacana, usam muito aqui! Mas com o frasco e a pedra porosa diretamente dentro do terrário, só o compressor para fora. É oxigenação e umidade na certa! Se tiver muito problema com contaminação usa um filtro de seringa entre o compressor e a pedra porosa.
 
Boa tarde galera to meio confuso em relação a qual é o sensor de umidade bolinha preta ou placa branca ?
 

Anexos

  • IMG_20160124_124707965.jpg
    IMG_20160124_124707965.jpg
    94.1 KB · Visualizações: 20
Back
Top