Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrário aquecido

Ankardo

Cogumelo maduro
Membro Ativo
16/01/2017
534
47
32
Olá, moro no sul do Brasil e aqui o inverno as temperaturas ficam bem baixas e variam bastante.

Então estava estudando formas de aquecimento, já tentei utilizar o aquecedor de aquário o qual não consegui utilizar de forma satisfatória.

Vou utilizar esse post aqui como relato da fabricação desse terrário, assim que eu tiver o projeto idealizado irei postar aqui.

Já posso dar a ideia de pretendo usar um kit para chocadeira de ovos, pois praticamente tudo que o terrário precisa uma chocadeira dessa também.


Abraços.
 
Última edição:
Então, estou postando aqui o esquemático da parte elétrica e quanto que irá custar caso eu siga com a ideia de usar o que é utilizado em chocadeiras.

Esqueci de por na folha que vou comprar um kit com duas resistências, isoladores de porcelana e conector sindal por R$ 44,00.

A ideia do que está no esquemático seria troca de ar automatizada e controle de umidade e temperatura.

Talvez eu tenha que modificar algumas coisas pois estou muito próximo dos 500 reais já.

Estou aberto a sugestões de como fazer algo que tenha uma medição fiel de umidade e temperatura.

Comprei esse higrômetro pros meus primeiros cultivos que não servia de nada, podia estar no deserto que ele marcava 90%).
upload_2019-1-16_3-38-19.png

P.S.: A escolha desse termo-higrômetro se deu por os seguintes fatores:
upload_2019-1-16_3-38-52.png
  1. O controle PID de temperatura é realizado através de uma saída TRIAC, que garante maior precisão e variação máxima de 0,1°C.
  2. Possui temporizador parametrizável para a troca de ar.
  3. Possui medição de umidade que em certo valor liga a saída, desta forma posso ligar um umidificador quando a umidade ficar abaixo do que o necessário.
  4. Vem com uma sonda de medição própria com as seguintes dimensões 13.8x26,7X58,8mm (Retangular), L = 97.4, C= 23, Ø16 (Bastão) Comprimento padrão: 20 cm.
 

Anexos

  • Esquemático.jpeg
    Esquemático.jpeg
    175.7 KB · Visualizações: 10
  • upload_2019-1-16_3-38-10.png
    upload_2019-1-16_3-38-10.png
    19 KB · Visualizações: 10
A questão toda é se as resistências / aquecedor tem potência suficiente para manter seu terrário aquecido. Tanto para aquecedor de aquário, quanto o que quer que você ligue ao controlador de chocadeira.

Colocar o aquecedor dentro de uma garrafa, como a maioria faz, é um tanto ineficiente (principalmente devido a pouca água). Eu coloco o aquecedor de aquário direto na água do fundo do terrário, em meio à argila. A maior quantidade e superfície de água mantém a temperatura mais estável e homogênea. Também ajuda usar um terrário de isopor, que conserva melhor a temperatura (quente ou fria).

Essa mesma sonda também mede umidade? Higrômetros baratos não prestam para nada, e sondas realmente boas costumam ser caras.

Pelo menos se não der certo com os cogumelos, você já pode criar galinhas :D
 
A questão toda é se as resistências / aquecedor tem potência suficiente para manter seu terrário aquecido. Tanto para aquecedor de aquário, quanto o que quer que você ligue ao controlador de chocadeira.

Colocar o aquecedor dentro de uma garrafa, como a maioria faz, é um tanto ineficiente (principalmente devido a pouca água). Eu coloco o aquecedor de aquário direto na água do fundo do terrário, em meio à argila. A maior quantidade e superfície de água mantém a temperatura mais estável e homogênea. Também ajuda usar um terrário de isopor, que conserva melhor a temperatura (quente ou fria).

Essa mesma sonda também mede umidade? Higrômetros baratos não prestam para nada, e sondas realmente boas costumam ser caras.

Pelo menos se não der certo com os cogumelos, você já pode criar galinhas :D

Sim a sonda também mede a umidade, pois para chocar ovos tem que se manter uma umidade alta.

Quanto ao terrário estava pensando no isopor e por dentro colar um acrílico, para ser mais fácil de limpar e ter uma boa durabilidade.

Ou fazer o inverso e colar isopor numa caixa de plástico, mas daí não sei o que daria mais certo
 
A caixa de plástico tem garantia de estanqueidade, parece uma melhor idéia que colar acrílico por dentro de um isopor.
Se você colar isopor por fora de uma caixa também isola, e isopor é mais fácil de arranjar. Aí você encapa o isopor por fora com algum outro plástico, para proteger e dar acabamento.

Ou você põe a caixa de plástico dentro de uma caixa de isopor, caso tenha uma que caiba na outra.
 
Então, estou postando aqui o esquemático da parte elétrica e quanto que irá custar caso eu siga com a ideia de usar o que é utilizado em chocadeiras.

Esqueci de por na folha que vou comprar um kit com duas resistências, isoladores de porcelana e conector sindal por R$ 44,00.

A ideia do que está no esquemático seria troca de ar automatizada e controle de umidade e temperatura.

Talvez eu tenha que modificar algumas coisas pois estou muito próximo dos 500 reais já.

Estou aberto a sugestões de como fazer algo que tenha uma medição fiel de umidade e temperatura.

Comprei esse higrômetro pros meus primeiros cultivos que não servia de nada, podia estar no deserto que ele marcava 90%).
View attachment 104010

P.S.: A escolha desse termo-higrômetro se deu por os seguintes fatores:
View attachment 104011
  1. O controle PID de temperatura é realizado através de uma saída TRIAC, que garante maior precisão e variação máxima de 0,1°C.
  2. Possui temporizador parametrizável para a troca de ar.
  3. Possui medição de umidade que em certo valor liga a saída, desta forma posso ligar um umidificador quando a umidade ficar abaixo do que o necessário.
  4. Vem com uma sonda de medição própria com as seguintes dimensões 13.8x26,7X58,8mm (Retangular), L = 97.4, C= 23, Ø16 (Bastão) Comprimento padrão: 20 cm.

Como havia dito, que já estava próximo dos 500 reais e que iria fazer alterações.

Então... Comprei da china dois umidificadores rosquinha por 12 reais cada e uma resistência e um controlador de chocadeira por 98 reais.

Comprei também, mas no Brasil uma resistência de 130 W, uma ventoinha 120 x 120 x 38 mm 220v o conector sindal e os separadores de porcelana por 70 reais.

Agora estou vendo uma fonte de PC simples, encontrei aqui no Brasil uma por 50 reais, ainda não comprei pois posso conseguir uma com uma colega de trabalho e não sei que conectores tem na fonte de 50 reais. Edição: não vou precisar gastar com isso, minha colega me deu a fonte.

O medidor desse controlador é mais simples e sua saída é por relé e não TRIAC, pois fiquei pensando que talvez eu estivesse exagerando no controle.

Não sei se essa resistência pode ser submergida (nem sei se vou submergir) , mas é de níquel cromo que acredito que seja igual ou bem parecida com a de chuveiro elétrico.

Estava pensando em fazer algo parecido com essa chocadeira.

View: https://www.youtube.com/watch?v=7I1LdESEaow

@Salaam`aleik
Saberia me dizer o quanto esta estratégia de ter o cooler soprando o ar quente para baixo afeta a umidade? O vapor que os umidificadores geram pode entrar em contato com os bolos, cogumelos e etc? Onde que seria melhor o vapor de água ser jogado?

Pensei em um projeto para que o ar quente mantenha o terrário aquecido e não influa na umidade, segue o esboço, o umidificador poderia ficar externo levando em consideração que a água teria que ser verificada e enchida, o cooler de ventilação que retira o ar de dentro da caixa organizadora também poderia ser para fora da caixa de isopor:
upload_2019-2-25_15-32-20.png
 
Última edição:
Após um pouco mais de pesquisa, descobri que seria melhor eu aquecer o ambiente em que o terrário está, e não o terrário em si.

Também entrei em contato com uma técnica de casing que utiliza potes de plástico de 5,8 litros e com ela não vou precisar medir a umidade, a caixa de isopor que eu comprei cabem três dentro. (Esta técnica aqui, está em inglês , E esta também, um pouco mais elaborada mas também em inglês)

Fiquei surpreso como o isopor segura bem a temperatura, parametrizei o controlador para manter 25 graus Celsius, ele ligou a resistência até atingir os 25 e desligou, mas até a resistência esfriar dentro da caixa a temperatura chegou em uns 27 graus.

Seguem fotos do ensaio
1554579647349993401379716563146.jpg15545798784115581592922839194475.jpg15545804468405727787994341905130.jpg


Poderia ter gastado menos, ainda não sei oq vou fazer com aqueles umidificadores que comprei e um controlador de temperatura sem sonda de umidade também serviria.
 
Última edição:
Back
Top