Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Termostato seco ou aquecedor seco baixo custo!

  • Criador do tópico F.J.P.
  • Data de início
F

F.J.P.

Visitante
Olá membros do C.M.:)

-Estou realizando um teste e gostaria de compartilhar com todos:

Por que estou fazendo este teste?
- Por que estou quebrado R$ e a necessidade gera a ação
- Por que gosto de descobrir coisas novas...

Este teste é para solucionar um problema de aquecimento dentro do terrário com um custo relativamente baixo ou quase zero! (no caso de usar os materiais que estão abandonados por ai em alguma gaveta)

É o seguinte, um termostato custa aqui no PR uns 40,00 o mais barato e vai de 79,00 pra cima... então faz tempo que uso lâmpada para aquecer o terrário, sei que isso muitos desaprovam pois é um método paliativo, o bocal esquenta e emite o calor para todo o terrário.:idea::idea::idea::descalco:

- O teste necessita dos seguintes materiais:

- Uma lâmpada fluorescente de 9 ou 11wts (varia de acordo ao tamanho do terrário)
- Um pote de vidro 500 ou 750ml (depende do tamanho da lâmpada)
- Papel alumínio (quantia necessária...)

É só isso, claro que a instalação da lâmpada requer os fios de energia..

Coloquei a lâmpada dentro do pote e vedei com alumínio, o bocal vai aquecer o pote e será emitido o calor pelo terrário, esta temperatura irá estabilizar, então existem três variáveis:

1º Tamanha do terrário (ex. caixa de isopor 24 litros, 50 litros etc)
2º Lâmpada, com cada voltagem modifica-se a temperatura (isso já testei e confere)
3º Quantidade de casing ou bolos presentes no terrário.


Todas estas variáveis irão influenciar na estabilidade da temperatura, ou seja, chega um ponto em que ela estabiliza e trava em 24º, 26º ou até 30º por dias e dias seguidos....

Estou realizando o teste, ainda não comprovei esse método, mas assim que tiver dados mais concretos vou expor aqui com fotos e etc...

Vejo que nem para todos os casos isso iria funcionar, mas é uma outra maneira para quem não pode comprar termostato ou em sua cidade não o encontra para vender.

abraço!
 
valeu a dica @kinney ... caso meu experimento dê errado vou nesse ai. abraço!

teste em andamento:
- estou usando lâmpada de 15wts, a temperatura está subindo, o pote está bem aquecido...
 
Última edição por um moderador:
segue experimento:
- terrário IMG_1427.jpg

- incubadora IMG_1429.jpg IMG_1430.jpg

A temperatura está estabilizando em 23º no terrário, utilizando uma lâmpada de 15wts.

Na incubadora ainda não tenho confirmação, fiz o processo lá agora a pouco, vou esperar pelo menos 12 horas para conferir. Até agora cravado nos 25º...

Hoje tá frio aqui galera, :pefrio:amanheceu em 1º e está dentro de casa 12º Isso que fez sol o dia todo...
 
Última edição por um moderador:
seguindo...

- A temperatura na incubadora travou nos 28º IMG_1436.jpg
- A temperatura no terrário travou nos 27º IMG_1437.jpg

Até agora o teste está indicando que dá para utilizar este método, para aqueles que não tem termostato, comprou e queimou, quebrou, estragou etc e está sem mone, creio que paliativamente esta solução possa ajudar.

Mesmo assim, vou acompanhar por esses dias para ver se a temperatura estabiliza ou se vai aumentando cada vez mais, essa seria a diferença principal entre este método de aquecimento com o termostato, sendo que o termostato regula automaticamente a temperatura.:)
 
Até agora o teste está indicando que dá para utilizar este método, para aqueles que não tem termostato, comprou e queimou, quebrou, estragou etc e está sem mone, creio que paliativamente esta solução possa ajudar.
Cuidado para não estourar o pote de vidro.
F.J.P., tu deixou aberturas para que o calor gerado pela lâmpada, no interior do vidro, ainda que lentamente, se dissipe. evitando que o vidro ou a própria lâmpada estoure como alertou o kinne?!
Acho interessante levar isso em consideração.
No mais, parabéns pela inquietude!
Bacana esse seu ímpeto em buscar novos caminhos e novas soluções quando tudo parece estar estabelecido.
Torço pelo sucesso da inovação.
Os resultados iniciais, aparentemente, são promissores.
Um excelente e vantojo$o método de aquecimento de ambientes de cultivo pode estar surgindo!
Baita abraço, conterrâneo! :)
 
Última edição:
F.J.P., tu deixou aberturas para que o calor gerado pela lâmpada, no interior do vidro, ainda que lentamente, se dissipe. evitando que o vidro ou a própria lâmpada estoure como alertou o kinne?!
Acho interessante levar isso em consideração.
No mais, parabéns pela inquietude!
Bacana esse seu ímpeto em buscar novos caminhos e novas soluções quando tudo parece estar estabelecido.
Torço pelo sucesso da inovação.
Os resultados iniciais, aparentemente, são promissores.
Um excelente e vantojo$o método de aquecimento de ambientes de cultivo pode estar surgindo!
Baita abraço, conterrâneo! :)
já a mais de 24h e nada estourou... o calor esta se dissipando pelo aluminio... vamos ver oque vai dar..abraço!
e grato pela animação, precisamos disso :):cool:;)
 
A temperatura estabilizou nos 28 º tanto na estufa como na incubadora.

- caixa isopor 50 litros + lâmpada fluorecente 15wts = 28º :descalco:

- custos:
*Lâmpada 9,50
*Pote 1,50
TOTAL: 11,00

Aqui no Sul é frio :pefrio:... 0º de manhazinha, 3º agora...
O pessoal do norte tem que por garrafa de gelo no terrário?
 
Back
Top