Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Termostato aquece a água, mas não o terrário

PsycheFox

Esporo
Cadastrado
03/02/2021
7
3
22
Então pessoal, decidi começar a jornada de cultivo dos cogumelos, e já estou tendo alguns problemas ao testar em que condições meus cogus ficariam

Coloquei um termostato de 50W num terrário de 29L em 28°C dentro de uma garrafa de plástico (aquelas que parecem de vidro) de 1L. Vi que a temperatura do terrário praticamente não subiu (estava em 25,5°C) mas a água estava quente, então achei interessante trocar por uma garrafa pet de 500ml, colocar o termostato no máximo (34°C) pra ver se o calor se dissiparia mais, mas ocorreu o mesmo :(

Tentei aqui fazer com uma garrafa pet de 5L e coloquei dentro do terrário na temperatura máxima, a temperatura subiu mais ou menos um grau (estava em 26.5 agora tá 27.2 no máximo) só depois de algumas horas, e o termostato já desligou automaticamente várias vezes, então acho que vai ficar por essa temperatura mesmo, mas eu gostaria que fosse pra pelo menos 28°C.

Estranho que a água fica bem quente até, mas nada do terrário ficar no mínimo "morno", estou pensando em colocar ele imergido em água embaixo, mas tenho medo dele estourar por não estar no nível ideal, pq eu vou usar argila expandida (já tenho ela comprada). Eu ainda não fiz a seringa de esporo nem nada, só estou testando pra ver se os equipamentos que comprei funcionam antes de começar.

Alguém poderia me ajudar?:(
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2021-05-22 at 8.35.54 PM (1).jpeg
    WhatsApp Image 2021-05-22 at 8.35.54 PM (1).jpeg
    41.7 KB · Visualizações: 9
  • WhatsApp Image 2021-05-22 at 8.35.54 PM (2).jpeg
    WhatsApp Image 2021-05-22 at 8.35.54 PM (2).jpeg
    70 KB · Visualizações: 9
  • WhatsApp Image 2021-05-22 at 8.35.54 PM.jpeg
    WhatsApp Image 2021-05-22 at 8.35.54 PM.jpeg
    57.5 KB · Visualizações: 9
25 a 26 graus é uma faixa muita boa para o cultivo. Não é preciso aumentar a temperatura.

Mantenha simples, quando não for necessário mudar. Já tivemos vários casos de cultivos perdidos por sobreaquecimento.
 
Mas e para incubar? não é necessário pelo menos 28°C?

Não é preciso. Vai colonizar bem nessa faixa de 25-26 graus e até mesmo um pouco abaixo.
 
Olá @PsycheFox , tenta colocar em um recipiente menor com menos quantidade de água, aqui em casa comprei um aquecedor de 30w e ele não aguentava esquentar mais de 30 graus pra minha incubadora, então te recomendo diminuir a quantidade de água a ser esquentada
 
Olá @PsycheFox , tenta colocar em um recipiente menor com menos quantidade de água, aqui em casa comprei um aquecedor de 30w e ele não aguentava esquentar mais de 30 graus pra minha incubadora, então te recomendo diminuir a quantidade de água a ser esquentada

Quantos graus você queria chegar na incubadora? :chule:

Os aquecedores são pra aquários e, teoricamente, é calculado 1w por litro.

Claro que, quanto maior a temperatura, mais difícil manter, principalmente com a troca de calor não isolada.

Eu utilizo um de 25w pra aquecer 6 litros do meu terrário, aquece em questão de minutos. (25°C).

Inclusive, tenho 3 de 25w porque optei comprar com a menor potência disponível.

Agora, 30 na incubadora é muito alto.
25-28 é perfeito.
Lembrando que a atividade metabólica do.micelio gera calor dentro do copo.
E sempre é mais fácil aquecer do que esfriar.
 
Então @Texugo aqui na minha incubadora deve ter uns 40L é uma caixa de isopor grande e isolada por dentro com um papel prateado , tentei esquenta-la com uma garrafa de 2L e um aquecedor de 30W e ele só conseguia chegar aos 28°C e com muita dificuldade, então preferi diminuir a quantidade de água pra esquentar mais rápido, lembrando que tenho 2 termômetros químicos furando as paredes da incubadora pra mim acompanhar de fora a temperatura interna , e sempre quando bate aos 30 eu já desligo e deixo até chegar próximo aos 20 e depois ligo mais um pouco e tá me dando bons resultados
 
Olá @PsycheFox , tenta colocar em um recipiente menor com menos quantidade de água, aqui em casa comprei um aquecedor de 30w e ele não aguentava esquentar mais de 30 graus pra minha incubadora, então te recomendo diminuir a quantidade de água a ser esquentada
Cheguei a fazer isso colocando o termostato numa garrafa de 500ml e deu no mesmo, foi até mais fraco :(

Acho q vou comprar um mais potente, pois n consigo manter a temperatura do meu terrário estável
 
Back
Top