Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Termometro e Termostato

JohnDoe

Artífice esporulante
Contribuidor
05/03/2012
286
80
São Paulo
Pessoal,

Fui no petshop comprar termômetro e termostato, mas fiquei na dúvida...
Todos os que achei são de aquário, logo, para serem utilizados imersos na água.

Termometros deste tipo podem ser usados para medir a temperatura de uma incubadeira ou um terrário sem estar imerso em líquido?

Com relação ao termostato, como usá-lo? Posso simplesmente colar ele na parede da incubadeira e/ou do terrário sem estar imerso em líquido?

Valeu!
 
Termometros deste tipo podem ser usados para medir a temperatura de uma incubadeira ou um terrário sem estar imerso em líquido?
Depende. Os elétricos/digitais geralmente precisam ficar submersos. Os análogos, não.

Com relação ao termostato, como usá-lo? Posso simplesmente colar ele na parede da incubadeira e/ou do terrário sem estar imerso em líquido?
Não. Todo termostato para aquário deve ficar submerso.
 
Obrigado pela resposta Cosmik!

Quanto ao termômetro, então blz. É só comprar dois... rs um para o terrário e outro para a incubadora. Ele só precisa não ser digital... A título de referência, teria alguma(s) marca(s) já utilizadas que poder me informar o nome?

E, vamos supor que a minha incubadora (que é seca) esteja a 23 graus... Qual seria a forma de aquecer ela?
(Usando um termostato em um copo de água na incubadora perto dos potes?)
 
E, vamos supor que a minha incubadora (que é seca) esteja a 23 graus... Qual seria a forma de aquecer ela?
(Usando um termostato em um copo de água na incubadora perto dos potes?)

Isso, você pode usar um pote de água com um aquecedor de aquário na incubadora. Mas preste atenção na potência e no recipiente, pois o calor pode derreter ou o pote ou os seus cogumelos.

Mas isso produz um pouco de umidade, é melhor dar uma verificada nisso antes de tudo.
 
... A título de referência, teria alguma(s) marca(s) já utilizadas que poder me informar o nome?

Não sei lhe informar. Infelizmente não moro no Brasil.

Algum outro membro se habilita? :geek:
 
tanto o termometro quanto o termostato utilizo da marca para aquarios TETRA, existe a marca brasileira MASTER, mas ja queimei uns 3 deles.

Para aquecer sua incubadora um aquecedorzinho de 4 watts (aquecedor para peixe BETTA)dentro de uma pet 600ml de agua VEDADA ja faz a mao.
pode deixar ligado o tempo todo, sem termostato porque a maxima dele vem regulada para 32 graus em 2 litros de agua.

COloque o termometro dentro de um copo sem agua mesmo e fixe-o pelo lado de dentro do copo, isso ja da pra ter uma nocao OTIMA do que se passa dentro dos copos(que se nao estiverem a menos de 18 graus) que tambem geram um pouquinho de calor por eles proprios.

Eu certa vez quando ainda tinha cerebro fiz a conta certa dividindo a quantidade de watts pelos 600 ml da garrafa e calculando o quanto de calor em ele dissiparia num aquario fechado, hoje - nao tenho mais essa capacidade.
:

falei uns valores errado - ja corrigi
 
Pessoal, alguém de vcs já usou termostatos de aquário que vêm SEM aquecedor junto?
Meu pai tinha um sobrando que eu queria usar.

O aquecedor eu sei que tem de estar submerso, mas o termostato também precisa? Pela minha lógica se ele estiver mergulhado na água ele estará controlando a temperatura da água e não do ar e como quero controlar a temp do ar o deixaria fora... mas como a minha lógica nem sempre é a mesma do resto do mundo, prefiro perguntar aos universitários.

valeu!
abs

*nota de edição, adicionei fotos do termostato em questão.
 

Anexos

  • foto 1.JPG
    foto 1.JPG
    76.7 KB · Visualizações: 70
  • foto 2.JPG
    foto 2.JPG
    84.6 KB · Visualizações: 68
  • foto 3.JPG
    foto 3.JPG
    82.5 KB · Visualizações: 60
Última edição:
Aquecedor de aquário é feito para água, se ficar fora ele queima (esquenta demais e o vidro racha / estoura).

O seu termostato talvez não precise estar na água, mas como é feito para água, provavelmente não irá funcionar tão bem no ar. Eu diria que irá demorar para ligar/desligar o aquecedor, então a temperatura tenderá a ficar entre a ambiente, e bolos cozidos.

Você pode fazer um teste. Se não der certo com o ar, ainda pode usar um aquecedor na água e o termostato na mesma água, do outro lado do terrário, acho que fica perfeito.
 
Valeu @Salaam`aleik
Essa de colocar na mesma água em lados opostos pode ser uma boa mesmo... assim que terminar o cultivi atual vou testar e usar o termometro digital que eu tenho como referencia pra ver se coincide com a leitura do termostato.

assim que fizer o teste posto aqui o resultado.
 
Galera boa tarde eu vou começar um cultivo e gostaria de saber qual aquecedor e melhor para caixa organizadora de 56 l eu tô no sul do Brasil e aqui e muito frio minha casa tb e bem fria minha idéia é comprar um termostato e um higrômetro para controlar a temperatura e umidade do terrario
Paz e luz
 
Melhor usar uma caixa de isopor no lugar da de plástico, que conserva o calor melhor. Nesse caso um aquecedor com termostato de 60 W provavelmente basta.

Mas se não tiver jeito pega logo um termostato de 100 W (é comprido, então verifique se vai caber na caixa).
 
Back
Top