Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Termolina - Melhor COM ou SEM?

DutchQueen

Cogumelo maduro
Membro Ativo
06/07/2010
339
62
Saudações Súdit@s!

Estou no meio do meu primeiro cultivo, e na correria de prepação e montagem do meu terrário...
Comprei uma caixa de isopor de 50L...
Já li o site inteiro e tenho o projeto já pensado, contudo, minha maior dúvida é:
Impermeabilizar com Termolina ou não?
Os relatos que tem sobre a eficiência são bem antigos, e de repente, como tudo, algo possa ter mudado, ou sido aprendido nesse meio do caminho e queria que compartilhasse... :D
Li vários, entre ele o do Muilok que diz ter obtido sucesso com a mesma, já em contrapartida, tenho amigos que afirmam que ela amolece e a curto/médio prazo acaba com a caixa...
Conte aqui sua experiência com impermeabilizantes, termolina, e sua melhor escolha!

Aos plebeus, basta!
V.M. DQ.
 
isopor nao eh legal pra terrario viu, ele eh muito poroso, se nao me engano falei pra vossa magestiza que ideal seria caixa plastica para poder cortar e tal.
 
isopor nao eh legal pra terrario viu, ele eh muito poroso, se nao me engano falei pra vossa magestiza que ideal seria caixa plastica para poder cortar e tal.

Prezado Sir M.,

Quando Vossa Senhoria falou, eu já tinha comprado-a...
Como meu investimento à princípio é grande e todos falam não terem problemas com isopor, comprei junto com a incubadora...
Exatamente pela porosidade quero impermeabilizá-lo... Mesmo que futuramente eu troque meu terrário, terei de usar esse neste primeiro cultivo...
Cortar não é problema! Sou formada em artes pelo Convento das freiras mancas e cegas do Reino de Yereshveng! :D
Então como por enquanto é o que tem pra agora, alguma sugestão pra mim ou pra qualquer outro súdit@ que tenha optado pelo isopor? :confused:

Aos plebeus, basta!
V.M. DQ.
 
ja usei isopor, usa termolina leitosa pra impermeabilizar se nao no meio do teu cultivo vai ta vazando pra todos os lados. mas segue o conselho do morta e assim que puder troca para plastico.

paz
 
ja usei isopor, usa termolina leitosa pra impermeabilizar se nao no meio do teu cultivo vai ta vazando pra todos os lados. mas segue o conselho do morta e assim que puder troca para plastico.

paz

Prezado Súdito,

Estou com o seu modelo aberto e tenho estudado ele, e pretendo fazer um equivalente a ele. (https://teonanacatl.org/threads/meu-terrario.2191/)
Mas a termolina não zoa com o tempo? Vale a pena passá-la então?

No aguardo.
V.M. DQ.
 
Ninguém??? :eek:
 
Eu uso tanto isopor como caixa plástica e dependendo do tempo eu fico com 1 ou outro.

A caixa plástica não retem muito a temperatura interna, por isso eu revisti as minhas com papel pardo, papel paraná, papel pardo e plástico preto. Mantendo dentro de um quarto com ar condicionado ligado a temperatura se mantem na faixa boa. A condensação na tampa é muito elevada, necessita abrir pelo menos 1 vez por dia para secar todo líquido, senão goteja muito. Um sistema para circulação de água com bomba de áquário, pode selecionar temperatura na faixa de 30 à 15º C. Pode também montar um projeto mais tec com pastilha peltier. Caixas plásticas não são muito grandes, a maior é pequena para um terrário com 6 casings em quentinhas.

Os mesmos sistemas podem ser aplicados em caixa de isopor, também são maiores, condensação menor e mantem a temperatura interna com mais eficiencia, porém são mais suceptivel a agregar sujeira internamente o que pode gerar contaminação, além de possível vazamento, mas isso pode ser solucionado de cara, comprando uma de isopor mais denso, são mais caras.

Tudo é relativo, bom sob determinadas condições.
 
Pode utilizar também uma caixa plástica e colocá-la dentro de uma de isopôr. A desvantagem de usar uma dentro da outra é simplesmente econômica, pois poderia utilizar as duas separadas para seus cultivos.
Outra idéia é forrar a parte interna da caixa de isopôr com uma sacola grande, pode ser aquelas de lixo que são bem impermeáveis. Assim conseguirá conservar melhor a temperatura interna sem correr riscos de vazamentos e diminuirá as chances de contaminação e condensação nas paredes da caixa.
 
Usei silicone de aplicação e ficou bom. Essa termolina leitosa ai não sei não heim...
 
Prezado Súdito,

Estou com o seu modelo aberto e tenho estudado ele, e pretendo fazer um equivalente a ele. (https://teonanacatl.org/threads/meu-terrario.2191/)
Mas a termolina não zoa com o tempo? Vale a pena passá-la então?

No aguardo.
V.M. DQ.

Fala, do trono!

Então, esse terrário que tu ta vendo tá ok até hoje, nunca vazou depois de passar termolina. A grande vantagem do isopor é que é mais fácil de controlar a temperatura. Mas eu particularmente to pendendo para as caixas plasticas ultimamente. Para manter a temperatura eu forrei um armario com isopor e la dentro cabem umas 8 caixas grandes. Talvez valha a pena investir em algo assim no futuro :)
 
Back
Top