- 09/08/2024
- 11
- 2
Este tópico é para discussão geral do Diário "Terceira tentativa de bulk". Participe da discussão aqui.
Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
Agradeço demais a resposta, vou seguir seu conselho nos outros 3 copos.Seria errado sim (ao meu ver), a mancha amarelada ta bem grande já. Sempre que falamos sobre qualquer indicio de contaminação, seja por mancha ou cheiro, sempre acaba sendo melhor descartar, eu acho. Já vi algumas tentativas de cortar o pedaço do bolo quando uma mancha ta bem pequena, mas acho que não é recomendado também.
Sobre seus substratos, você está utilizando 4 coisas diferentes, acho que você poderia começar com as boas e velhas vermiculitas e fibras de coco, nunca deu erro aqui. As vezes que deu ruim era porque o spawn já estava contaminado. 50% de vermiculita e 50% de fibra de coco é o suficiente por aqui, algumas pessoas ainda recomendam colocar um pouco de gesso, tem vários tutoriais espalhados por ai, só você pesquisar "Substrate CVG coco coir"
Você não mencionou, mas acho bom perguntar. Você já teve problemas com side pins? Cogumelos nascendo na lateral? Ia falar pra você tentar utilizar um liner no seu monotub (basicamente um saco de lixo na base), isso evita side pins. Caso você não tenha esse problema, só ignora. Algumas pessoas relatam que se você apertar da maneira correta o substrato no monotub, esses pins não aparecem.
Cara no fim tudo indica que era o tal do "xixi" mesmo.. que loucura!Não sei dizer em relação ao xixi. Qual a proporção de substrato e Spawn vc tá usando? Acho que o recomendado é usar de 1:1 ou 1:2. Da certo com uma proporção maior? Sim, mas o risco também aumenta, e meio que não é necessário. 1:1 é o suficiente para se ter o que chamamos de "Full canoppy", aqueles monotubs bem preenchidos.
E sobre manter esse monotub, não recomendo, mas boa sorte. Lembra que as contaminações podem acabar "viajando" qnd vc abre ou até mesmo sem abrir, pois não são recipientes herméticos
Muito bomRespondendo a pergunta feita no diário.
Pela minha experiência no cultivo, olhando bem a foto com a mancha amarela, eu descartaria essa cor como sendo "xixi" do micélio. Pq além da cor, há uma textura de micélio muito aéreo, acredito que seja algum outro contaminante não tão agressivo a ponto de competir/impedir o crescimento dos cogumelos. Meu conselho é não tirar carimbo desses cogumelos e caso queria réplicar, faça a clonagem com tecido da parte interna do cogumelo, tomando os devidos cuidados para não ocorrer uma contaminação cruzada da amostra.
Edit:
Um exemplo de fungo/mofo que pode ter essa coloração é o Aspergillus fumigatus
Habitat/Ecologia
Este fungo é um saprófito mundial, isolado do solo, materiais vegetais em decomposição, composto, lascas de madeira, feno e colheitas e grãos armazenados {1089; 989; 1052}. Esta espécie cresce bem em temperaturas de até 45°C, ou até mais altas, e representa um dos microrganismos mais comuns presentes em turfa, composto e outros materiais orgânicos em decomposição em altas temperaturas
Noções básicas
A. fumigatus tem sido associado a todo e qualquer tipo de problema de saúde ligado a fungos ambientais: irritação e inflamação, alergia, asma, pneumonite, efeitos tóxicos, bem como uma ampla gama de infecções. Infecções foram relatadas afetando todos os locais anatômicos e tipos de tecido, exceto unhas. É o principal agente de aspergilose em pacientes com imunidade natural prejudicada. A exposição pode ser principalmente através do ar externo ou interno contaminado, material vegetal em decomposição, incluindo composto e águas residuais, grãos, plantações e madeira contaminados.
Requisitos de crescimento
A. fumigatus é um fungo termotolerante-termofílico, capaz de crescer entre 12 e 57 °C, (média 37 - 43 °C); crescimento máximo in vitro quando incubado a 37 °C, em pH 3-8. Seus requisitos mínimos de água disponível (Aw) estão entre 0,82-0,97 {989; 3729; 413}, tornando este fungo um colonizador secundário. A viabilidade é mantida em temperaturas de até 70 ° {812}, e este fungo pode sustentar temperaturas de pasteurização (63 °C) por cerca de 25 minutos {989}.
Crescimento em materiais de construção ou ambiente interno
A. fumigatus cresce facilmente em ambientes internos em materiais de construção úmidos (gesso cartonado, madeira, aglomerado, placas de teto, papelão e material isolante), geralmente produzindo um crescimento leve a médio, cinza a verde-acinzentado {595}. A. fumigatus também foi encontrado em isolamento de celulose aplicado por pulverização úmida (WSACI) {670}.
A. fumigatus geralmente cresce bem em substratos orgânicos internos, como poeira doméstica e outros materiais que contenham celulose, em umidificadores, sistemas de ar condicionado e dutos e filtros de ar, bem como em artigos domésticos feitos de linho, couro e papel {989; 413}.
View attachment 215737
LEMBRADO QUE NAO ESTOU AFIRMANDO QUE ESSE É O CONTAMINANTE DO CULTIVO, APENAS DEI UM EXEMPLO QUE PODE HAVER CONTAMINANTES DE DIFERENTES ASPECTOS E QUE É PRECISO DE CUIDADOS NA MANIPULAÇÃO DOS CULTIVOS SUSPEITOS
@PsychoAnarchist dei uma editada com informações extras...