Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tempo espaço e mocotó

mirador

Desligado
Cadastrado
31/01/2009
588
69
Alguém já teve a percepção de que a viagem de cogumelos vai além do HUMANO?

Humano hoje no sentido de um amontoado de conceitos, definições e ciências sobre a natureza da realidade. A realidade do cogumelo NÃO é a realidade do humano.

Sequer podemos ponderar sobre a realidade do cogumelo, podemos apenas ouvir quietinhos e tentar traduzir com o nosso organismo cósmico algumas linhas que escapam a experiência. Algumas centelhas que por acaso vieram pelo LADO DE FORA.

Não sei se alguém vai entender mas....É OBVIO DEMAIS.

Não existe realidade. Não existe VERBO humano, existe apenas o VERBO.
Não é humano. Não é do mundo. Não é você.

É o VERBO. Inefável é uma palavra inútil que nos ilude. Não se trata de inefabilidade, trata-se de outra Língua que simplesmente não HÁ MAS É.

Sei não...
 
Tempo epaço e mocotó

Alguém já teve a percepção de que a viagem de cogumelos vai além do HUMANO?

Humano hoje no sentido de um amontoado de conceitos, definições e ciências sobre a natureza da realidade. A realidade do cogumelo NÃO é a realidade do humano.

Sequer podemos ponderar sobre a realidade do cogumelo, podemos apenas ouvir quietinhos e tentar traduzir com o nosso organismo cósmico algumas linhas que escapam a experiência. Algumas centelhas que por acaso vieram pelo LADO DE FORA.

Não sei se alguém vai entender mas....É OBVIO DEMAIS.

Não existe realidade. Não existe VERBO humano, existe apenas o VERBO.
Não é humano. Não é do mundo. Não é você.

É o VERBO. Inefável é uma palavra inútil que nos ilude. Não se trata de inefabilidade, trata-se de outra Língua que simplesmente não HÁ MAS É.

Sei não...

Acabei de "ver" isso que vc falou mirador, mas só fui ler o post depois, o tempo é a ilusão, obrigado por ter participado junto mano, conexão:pos:
"É OBVIO DEMAIS" e fica chato conviver entre aqueles que 'não sabem', ser humano complica hein e nós somos eles tb:eek:

sei não
 
Tempo epaço e mocotó

Alguém já teve a percepção de que a viagem de cogumelos vai além do HUMANO?


Várias vezes.

Mas por outro lado pode ser um lado nosso que ainda não conhecemos.
 
Tempo epaço e mocotó

flap, não vejo outro jeito a não ser viver integralmente com essa visão, o que pode ser muito complicado e acabar te colocando num hospício ou monastério ou então ser um agente duplo mesmo - nunca completo de nenhum dos lados.

Não tem meio termo, o meio termo é esse embuste.


Mas por outro lado pode ser um lado nosso que ainda não conhecemos.

Concordo, se por 'lado' vc quer dizer uma dimensão psico-organico-cosmica.

Sinto medo disto as vezes, mas é um medo que revigora e impulsiona.

As triptaminas são mesmo estranhas no sentido mais belo da palavra. Obras primas da natureza.

Inclusive acho que deviámos revogar o uso da palavra 'estranho' para situações-objetos negativos. O estranhamento é belo e puro.
 
Tempo epaço e mocotó

flap, não vejo outro jeito a não ser viver integralmente com essa visão, o que pode ser muito complicado e acabar te colocando num hospício ou monastério ou então ser um agente duplo mesmo - nunca completo de nenhum dos lados.

Não tem meio termo, o meio termo é esse embuste.

poisé, agentes duplos ainda é melhor que hospício e essas coisas únicas dessa realidade.. a gente traz o que aprende, mas tem que manter em off
 
Tempo epaço e mocotó

poisé, agentes duplos ainda é melhor que hospício e essas coisas únicas dessa realidade.. a gente traz o que aprende, mas tem que manter em off

Aí está. Será que vale a pena todos os ossos do ofício para ficar em off?
Humano não é um ser social por enquanto? Não precisamos de outros para manifestar as criações das nossas divindades?

Não sei mas esse VERBO que parece estar fora-dentro, essa brecha da realidade que o cogumelo mostra (a voz) parece querer que sejamos indicutivelmente 'xamãs' de um coletivo. Veja historicamente o que fizeram aqueles que divinazaram com essa esfera. Eles curavam seus enfermos, abençoavam as colheitas, prediziam a escassez, contatavam os mortos, etc...

Será que psicodelizar para SI apenas não pode ser uma "trapaça" com a natureza? Esse acesso a eternidade e a mente-una não deveria ser dividido para manter algum tipo de equilíbrio das forças e das causalidades do caos?

Ultimamente penso que quem quer levar isto adiante deve encontrar um caminho para dividir essa força com a comunidade, sem sombra de dúvidas.

Pode ser arte, cura, filosofia, política. Mas tem que sair pra algum lugar. DEVE sair pra algum lugar.

Mas há sempre aquele perigo de ir parar na forca ou no sanatório.
Vale o risco?

Tu sabes.
 
Tempo epaço e mocotó

Caramba mirador.

Muito bom. Acho que depoismentos assim deveriam ser compilados para um futuro "manifesto da enteogenia", ou algo assim.:pos:

Por toda minha vida senti que o Universo, o mundo, EU mesmo me impulsionava nesse caminho, o caminho do xamã, do buscador. Só que agora não posso seguir esse caminho. Não posso? Deveria dizer "não quero". Agora não.

E então tento me equilibrar,
nessa corda suspensa.
Entre o "aqui" e o "lá".
 
Tempo epaço e mocotó

Será que psicodelizar para SI apenas não pode ser uma "trapaça" com a natureza? Esse acesso a eternidade e a mente-una não deveria ser dividido para manter algum tipo de equilíbrio das forças e das causalidades do caos?


Eu tenho dúvidas se isso é possível.

Acho que mesmo que você tome seus cogumelos na mais completa solidão, sem contar a ninguém, em um recanto isolado, mesmo assim mexer com essas forças modifica o todo.
 
Tempo epaço e mocotó

Que isso zigg, o que está escrito aí é só uma repetição do que todo mundo aqui sonhou e falou ontem. Saiu da NOSSA boca.
O manifesto está sendo feito diariamente em muitos lugares e por muitas pessoas. Logo sai.

Eu também me equilibrei nessa corda por muito tempo já, e só recentemente percebi que a altura é definitivamente perigosa para os meus ossos. Estou pensando em pular, será que esse guarda chuvas faz a vez de paraquedas? =)

Ainda bem que tem muita gente lá embaixo, acho que vai amortecer o impacto. =/

Pulemos antes do que aquela tempestade chegue.

Eu tenho dúvidas se isso é possível.

Acho que mesmo que você tome seus cogumelos na mais completa solidão, sem contar a ninguém, em um recanto isolado, mesmo assim mexer com essas forças modifica o todo.

Pode explicar como tal fenômeno poderia ocorrer? Falando-se de conciência mudada alterando indiretamente outras consciências talvez?
 
Tempo epaço e mocotó

Pode explicar como tal fenômeno poderia ocorrer? Falando-se de conciência mudada alterando indiretamente outras consciências talvez?


Não tem muita explicação, mas alguns versos podem dar uma idéia, ou não:


"Na busca do conhecimento, todos os dias algo é adquirido,
Na busca do Tao, todos os dias algo é deixado para trás.

E cada vez menos é feito
até se atingir a perfeita não-acção.
Quando nada é feito, nada fica por fazer.

Domina-se o mundo deixando as coisas seguirem o seu curso.
E não interferindo."

Ou:

"A coisa mais macia e flexível no universo
Consegue vencer a coisa mais dura.
E só o que não tem substância
pode entrar onde não há uma fenda por onde entrar.
É essa a vantagem da não-acção.

Mas poucos entendem o ensino sem palavras
E os benefícios da não-acção."

E:

"Aquele que age pode complicar a obtenção do que pretende.
Aquele que agarra as coisas, perde-as.
Quem é sábio não faz nada de errado porque não age.
Não se prende a nada e, por isso, nunca perde nada."

Ainda:

"Não farei nada e as pessoas transformar-se-ão por elas próprias;
Contentar-me-ei com ficar quieto e as pessoas ficarão honestas;
Sem me preocupar com isso, as pessoas enriquecerão;
E, sem que eu o deseje, terão uma vida boa,
Voltando à simplicidade primitiva."



Mas é só uma idéia.
 
Tempo epaço e mocotó

Muito interessante...

Mas para que esta não-ação faça alguma diferença no todo ela deveria ser “assimilada” no lugar da ação, não? Quero dizer, mesmo para alguém que tenha a experiência isoladamente como no seu exemplo e não compartilhe nada com ninguém, ela pode (e provavelmente vai) agir, mesmo que positivamente e apenas para sí mesma, perante a experiência.

Não compreendo profundamente o modelo taoísta, embora já tenha estudado e goste muito dele, mas acho que para se chegar a não-ação é necessário um treinamento intenso e até a assimilação de uma visão de mundo diferente do que a maioria de nós ocidentais temos.

Não deixa de ser um caminho.

Mantenho minha afirmação de que psicodelizar apenas para SÍ pode ser contraproducente com a natureza e com o indivíduo que se isola num pequeno retalho da malha da realidade. Incluo que isso se complica se o indivíduo não tiver qualquer tipo de “capilaridade espiritual” ou caminho.

Com “retalho” quero dizer que embora ele acesse o todo (já que o universo está dentro) quando não toma o conhecimento para o coletivo social de que faz parte, acaba com um retalho quenão faz parte do tecido da realidade (o real PODE acontecer se tiver observadores), e sim uma interpretação da sua própria maquinaria ilusório-ideológia.
Quando o conhecimento vai para o coletivo, aí sim retorna em forma de "verdade" e se torna real - Um quadro, uma cura, um poema.

Tudo teoria da minha cabeça, sequer foi praticada por mim. Até eu duvido da validade mas de qualquer forma compartilho. Vai que....
=)
 
Tempo epaço e mocotó

Eu acho que não há separação entre o mundo humano e o mundo do cogumelo por um motivo: sabe aquela atenção exagerada durante as experiências onde cada imagem captada pelos olhos se torna um universo? Uma pequena pedra vira um planeta, uma pequena poça um oceano.

Se o mundo do cogumelo estivesse fora, como explicar (na minha experiência pessoal) os mesmos momentos de imersão nas imagens SEM o uso de psicoativos? Seriam lembranças ou associações desconexas do cérebro ou seriam de fato capacidades HUMANAS em processo de despertar? Por enquanto fico com a versão do Ecuador de "ser um lado nosso que ainda não conhecemos" totalmente.

É encantadora a existência das substâncias, difícil imaginar a percepção de mundo sem elas. É sentar e aplaudir a natureza por oferecer esses portais. Eu não sei como vcs se sentem, mas não vejo minha vida fora desse tipo de conhecimento.

Se há algo para ser compartilhado desse conhecimento durante a vida de cada um, será. Mas cada vez me convenço que essas coisas quando chegam elas vêm de um dia para o outro e nem passam sequer pelo pensamento, vc não espera, vc não pensa, vc nem sabe que existe e puf! chegou.
 
Tempo epaço e mocotó

Eu acho que não há separação entre o mundo humano e o mundo do cogumelo por um motivo: sabe aquela atenção exagerada durante as experiências onde cada imagem captada pelos olhos se torna um universo? Uma pequena pedra vira um planeta, uma pequena poça um oceano.

Se o mundo do cogumelo estivesse fora, como explicar (na minha experiência pessoal) os mesmos momentos de imersão nas imagens SEM o uso de psicoativos? Seriam lembranças ou associações desconexas do cérebro ou seriam de fato capacidades HUMANAS em processo de despertar? Por enquanto fico com a versão do Ecuador de "ser um lado nosso que ainda não conhecemos" totalmente.

Ou como disse Blake:

Ver um mundo em um grão de areia
e um céu numa flor selvagem
é ter o infinito na palma da mão
e a eternidade em uma hora

Além do humano mas não extra-humano (o que eu acho impossível). Além de um organismo autoconsciente, com dualismos e preso a um sistema ‘ontológico’ (desculpem o palavrão mas não achei outra).

Quero dizer, acesso a um “campo eclético” do Ser, onde a sua raça, seu lugar no mundo, seus conceitos (palavras, ilusões) são dissolvidos num oceano de eternidade que não podemos conceitualizar com a linguagem mas apenas retirar “lições” encapsuladas dentro de nosso Ser, que podem ser traduzidas mas nunca TRANSCRITAS pelo ego. Ou seja, outra modalidade do real, não humana, não dualista. Algo que fica sem parâmetros de comparação. Alienígena? Porque não? Se não oferece referencial no mundo, cabe qualquer nome.

Não acho que seja um “lado”, mas uma dimensão que está dentro sim, concordo. (como definir fronteiras entre o que é e não é humano do alto de nossa própria humanidade?) Só não concordo que não conhecemos ou que temos de passar uma vida de privações para conhecer, sintonizar e acessar. Acho que de tão simples fica obstruído nos espaços entre a identidade e as ilusões da mente dualista.

Pode-se viver assim, o tempo todo - sem substância e sem alteração. Em algumas tribos ayahuasqueiras, está tão claro que existe um mundo espiritual que as pessoas não se interessam em tomar ayahuasca. Deixam os protocolos com os xamãs da tribo; Não faz sentido PROVAR o que já está alí o tempo todo, indubitavelmente.

Por isso minha insistência com a inteligência do coletivo para destravar essa porta aqui no estado laico. Por isso acho que os xamãs estavam certos e agindo naturalmente para a evolução humana.

É encantadora a existência das substâncias, difícil imaginar a percepção de mundo sem elas. É sentar e aplaudir a natureza por oferecer esses portais. Eu não sei como vcs se sentem, mas não vejo minha vida fora desse tipo de conhecimento.

Se há algo para ser compartilhado desse conhecimento durante a vida de cada um, será. Mas cada vez me convenço que essas coisas quando chegam elas vêm de um dia para o outro e nem passam sequer pelo pensamento, vc não espera, vc não pensa, vc nem sabe que existe e puf! chegou.
Amém! Amém! Amém!
Bonito seu jeito de pensar.
 
Por isso minha insistência com a inteligência do coletivo para destravar essa porta aqui no estado laico. Por isso acho que os xamãs estavam certos e agindo naturalmente para a evolução humana
os xamas sim, mas quem transformou isso em religiao MATOU o xamanismo.
 
Tempo epaço e mocotó

Será que psicodelizar para SI apenas não pode ser uma "trapaça" com a natureza? Esse acesso a eternidade e a mente-una não deveria ser dividido para manter algum tipo de equilíbrio das forças e das causalidades do caos?

Acho que trapacear é tentar interferir no caminho dos outros. Este acesso que tu menciona já é sim dividido entre os que assim desejam...

DEVE sair pra algum lugar.
E é por isso que invariavelmente SEMPRE sairá. O fato desse pensamento ter chegado na sua própria consciência já é uma prova disso...

Mas há sempre aquele perigo de ir parar na forca ou no sanatório.
Tem uns que tacam fogo, marginalizam e fazem várias coisas do gênero também...
 
Tempo epaço e mocotó

Acho que trapacear é tentar interferir no caminho dos outros. Este acesso que tu menciona já é sim dividido entre os que assim desejam...
Interferencia é jogar psilocibina nas caixas dagua das pessoas. Não é disso que eu falo e faço.
Os outros também são EU. Não me vejo mais como um corpo, eu SOU a humanidade. Quero que as máscaras caiam, que a doença passe. É meu corpo e eu tenho esse direito, se agir com amor e consciencia todos tem.

E é por isso que invariavelmente SEMPRE sairá. O fato desse pensamento ter chegado na sua própria consciência já é uma prova disso...
Não creio nisto. Sem vontade, ação e consciência NADA existe. Isto pra mim é uma mentira reconfortante. Chegpu ao meu pensamento porque eu QUIS assim.
Entretanto é muito bonito e eu REZO para que aconteça com as pessoas. Amém!

Tem uns que tacam fogo, marginalizam e fazem várias coisas do gênero também...
Num intindi. O que quis dizer com isso?

Cara, só estou seguindo meu coração.

Quem toma psicodélicos e não age conscientemente corre o risco de cair num círculo vicioso hedonista e ficar paralisado numa vida de hábitos. É uma ferramenta e não um fim. Com um martelo pode-se contruir uma casa ou matar um bebê.

Fé cega faca amolada!
 
Os outros também são EU. Não me vejo mais como um corpo, eu SOU a humanidade. Quero que as máscaras caiam, que a doença passe. É meu corpo e eu tenho esse direito, se agir com amor e consciencia todos tem.
Se é assim é bom lembrar que o oposto também é verdadeiro. Acreditar nisso significa que concentrando-se em si mesmo estará se concentrando no todo, e penso que nenhuma mudança no todo pode ser realizada senão através do próprio eu individual...

Não creio nisto. Sem vontade, ação e consciência NADA existe. Isto pra mim é uma mentira reconfortante. Chegpu ao meu pensamento porque eu QUIS assim. Entretanto é muito bonito e eu REZO para que aconteça com as pessoas. Amém!
Foi exatamente isso o que disse e acrescento novamente o parágrafo anterior para reafirmar. Houve a mudança porque TU quis, TU teve vontade e correu atrás da consciência.

Mesmo que tu não faça absolutamente nada planejado tendo em vista disseminar isto aos outros, nas mínimas coisas do teu cotidiano já estará disseminando. Seja numa frase, seja pela maior sensibilidade que se adquire, seja com um olhar, com o fruto do teu trabalho. Tu mesmo deu ótimos exemplos de como isso pode acontecer sem forçar nenhuma barra.

Num intindi. O que quis dizer com isso?

Cara, só estou seguindo meu coração.
É que quando tu falou em disseminar consciência com tanta paixão lembrei do tempo das cruzadas. Já quando falou em punições para quem tenta disseminar consciência me veio na mente a inquisição cristã... É bom ter cuidado com essas coisas...
 
Eu acredito que o lance de tomar no lugar mais recondito sem ninguem por perto, afeta o todo sim.

Como foi dito ai em cima, que não há separação, eu sou toda a humanidade, não foi isso?....se eu sou tudo estou interligado com tudo, se eu me altero, altero tudo ao meu redor.

O que eu percebo dessa conversa é que existe uma vontade de querer mudar as coisas, mas não é vc vestindo uma camiseta colorida e espalhando noticias psicodelicas que vamos conseguir isso, acho que ai está a não-ação, apenas vivendo a experiencia, já causamos uma mudança de frequencia na vibração do tudo, querendo ou não.

Estamos todos interligados por uma teia, alguns nós estão mais pertos outros mais longos mas todos juntos.

E sobre o lance do mundo do cogumelo, ou a linguagem do cogumelo, eu vejo como se fossemos um atomo e nossa conciencia está perto do nucleo ali presa pelo ego ou o que seja que nos faz viver nessa realidade, e quando utilizamos os sagrados, chegamos as linhas mais altas e mais distantes, as ultimas camadas dos eletrons, mas que não deixa de ser nós mesmos, só que em outra realidade.

Ou ao contrario!!!haha

grande abraço e obrigado a todos pelo assunto.
Victor
 
Naberus, acho que concordamos em tudo, só o lance da inquisição é que acho que foi meio descabido. A paixão pura sempre leva a inquisição, a não ser quando de mãos dadas com o amor. Minha opinião.

Opa, valeu mesmo o pessoal que está deixando as idéias aqui!

Vitor, não é bem vestir camiseta colorida (ativismo panfletário), o argumento se resume basicamente em tomar alguma medida ativa e consciente em relação aos insights psicodélicos para qualquer área da vida: Pode ser no trabalho, no relacionamento, na esfera social, etc. Mas passo a concordar com seus outros pontos de vista.

---------------

Pois bem, eu lí o tópico varias vezes hoje depois de ter tido uma experiência cogumélica avassaladora (pra não dizer que fui chicoteado até a minha pele romper ter tido meu ego estripado) e acho que mudei minha perspectiva.

Minha overdose me mostrou que voces estão certos na questão de deixar rolar, de maneira que "algo" vá se configurando dentro do viajante e na realidade que o cerca e TALVEZ um caminho justo se abra expontaneamente. 'Puf' como disse o NeuroFx. Só entendi isso depois de ter tomado esse "coro". =)

É muita pretensão tentar forçar qualquer coisa nesse sentido. Eu fantasiei quando afirmei que todos deveriam tentar intencionalizar. Mudo: Intencionaliza quem PODE!

Cavalgar o vendaval psicodélico exige muito mais do que boas intenções. Muito muito mesmo.

A progressão vem naturalmente e se transmuta em algo real se o buscador permitir. É como a semente que só brota se todas as condições ambientais permitirem. E brota até na calçada!

Que surra!
 
Quando vc intencionaliza a coletividade vc começa a mexer com o irreal pq vc começa a querer unir o seu próprio mundo com os mundos das outras pessoas e os cogumelos (e não somente eles) mostram que somos naturalmente solitários em realidade. Nossos mundos são psicológicos.

Mas quando conversamos sobre isso nós somente pensamos sobre isso, mas a diferença entre o pensar e o sentir é onde rola o mistério. Muito se fala de que o mundo é uma grande ilusão e às vezes passamos a vida inteira pensando sobre isso, só que concordar com toda essa estória não vale de nada se não sentirmos a ilusão e o consequente vazio das coisas, é como viajar pro momento antes do Nada que criou o Todo e permanecer lá.

Evolução espiritual, busca, senda, caminho... a tendência das pessoas é admitir que as coisas vêm numa progressão lenta e gradual, mas as mudanças vêm no estalar de dedos, numa viagem de cogumelos, na visualização de uma cena. Há muita perda de tempo nas linhas de livros, muito blá blá blá teórico sobre a explicação do universo, da criação e etc. Que tudo se queime, só basta o corpo e a natureza para se viver o real, nem mesmo o pensamento - a grande(?) qualidade humana - vale um centavo.

Não temos para onde correr quando o mundo desmorona. E nem para ninguém.
 
Back
Top