Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Temperatura - Isopor,Bolsa térmica ou nada?

Cavvera

Cogumelo maduro
Cadastrado
26/06/2007
32
69
Eai galera blza?
To planejando meu primeiro cultivo e to com uma duvida.
Aqui em Curitiba é muito frio essa época, de dia a média ta sendo 14 graus e de noite cai pra 4 ou 5 graus, e a previsão é esfriar mais.
Pretendo usar para aquecer o cultivo um termostato de aquário mergulhado numa garrafa com agua dentro da caixa. As minhas dúvidas são:

1) pretendo utilizar de terrário uma caixa de plastico de mais ou menos 45 x 30 x 25 cm, alguem tem idéia de quantos Watts o termostato precisaria ter para manter a temperatura? Eu vi um de 20W, será que aguenta?

2) seria recomendado revestir esta caixa de plastico com um isopor ou uma bolsa térmica para manter melhor a temperatura? Se sim, qual dos 2 seria melhor?

3) vi que é recomendado fazer furos no terrário para permitir a saída de CO2 que fica alojado no fundo, é realmente necessário esse procedimento? Vou fazer ventilação manual 2 a 3x por dia e se o terrário estiver revestido, os furos não terão função nenhuma.

Agradeço se puderem me dar uma ajuda.

1- sim
2- nao vejo necessidade, já que vai usar aquecedor.
3- ae DEPENDE, acho melho resperar as outras opinioes.

eai neuro, entao naquele video "mushroom growing", o cara faz furos na parte de baixo da caixa, um poco acima da perlita, e ele diz que serve para favorecer a saída de CO2, que (acho q por ser mais pesado) fica alojado no fundo do terrario. Sei la se eh besteira hehe , mas na hora q eu vi fez um certo sentido...

Por ser primeiro cultivo eu optaria por abanar o terrário a cada 8 horas p/ entrada de O² e retirada de CO².
Garanta alguns carimbos e ai você faz um terrário bem mais elaborado.
É uma dica, porém sua idéia é totalmente válida.
Abs
MadHater

eai neuro, entao naquele video "mushroom growing", o cara faz furos na parte de baixo da caixa, um poco acima da perlita, e ele diz que serve para favorecer a saída de CO2, que (acho q por ser mais pesado) fica alojado no fundo do terrario. Sei la se eh besteira hehe , mas na hora q eu vi fez um certo sentido...

Hum, não sabia disso. Se for mesmo é uma boa pra facilitar uma troca de ar mais qualitativa, mas mesmo assim a gente tem que lembrar que o objetivo não é eliminar o CO2 e sim diminui-lo.

Eai galera blza?
To planejando meu primeiro cultivo e to com uma duvida.
Aqui em Curitiba é muito frio essa época, de dia a média ta sendo 14 graus e de noite cai pra 4 ou 5 graus, e a previsão é esfriar mais.
Pretendo usar para aquecer o cultivo um termostato de aquário mergulhado numa garrafa com agua dentro da caixa. As minhas dúvidas são:

1) pretendo utilizar de terrário uma caixa de plastico de mais ou menos 45 x 30 x 25 cm, alguem tem idéia de quantos Watts o termostato precisaria ter para manter a temperatura? Eu vi um de 20W, será que aguenta?

2) seria recomendado revestir esta caixa de plastico com um isopor ou uma bolsa térmica para manter melhor a temperatura? Se sim, qual dos 2 seria melhor?

3) vi que é recomendado fazer furos no terrário para permitir a saída de CO2 que fica alojado no fundo, é realmente necessário esse procedimento? Vou fazer ventilação manual 2 a 3x por dia e se o terrário estiver revestido, os furos não terão função nenhuma.

Agradeço se puderem me dar uma ajuda.

Vamos lá meu amigo:

1) o aqueçedor 20W aguenta sim. Já que é dotado de um termostato, regule ele na temperatura desejada. Porém: se quiseres manter a temperatura para a incubação, ele deve ficar dentro de um PET, e manter a temperatura em 28, 29ºC, temperaturas ideais. Se o objetivo é o aquecimento do cultivo já no terrário (frutificação), o aqueçedor pode ficar submerso na solução que vai ao fundo do terrário, com perlita ou argila expandida. O aquecimento vai promover evaporação, fornecendo umidade à atmosfera interna ao terrário.

2)O revestimento com isopor ou material isolante térmico, vai auxiliar na perda térmica. Se a temperatura ambiente externa é muito baixa, uma menor perda de calor vai ocorrer no terrário, se utilizar isopor. O número de acionamentos do aqueçedor (liga/desl. automático) cai drasticamente, utilizando material térmico, economizando energia.
Porém, sem problemas em utilizar terrário de plástico, o aqueçedor vai garantir a temperatura desejada.

3) é interessante fazer os furos (e colocar filtros, lã acrílica no caso), bem como utilizar um oxigenador de aquário com mangueira e pedra porosa, que fica dentro da água no fundo do terrário. Isso vai promover troca de ar, e aumento da umidade. Sendo assim, a troca de ar fica efetiva, e não se faz necessário abrir o terrário e abanar possíveis contaminantes pra cima do seu cultivo. Mantendo o terrário fechado o máximo, o risco de surgir alguma contaminação presente no ar é quase zero.

sucesso, leia muito, e veja o que se encaixa melhor na sua situação.

paz e luz!

Back