Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tamanho dos cogumelos

ImunidadeDigita

Esporo
Cadastrado
04/09/2023
10
2
49
Saudações!
Espero que esteja tudo bem desse lado ai!

Estou no meu segundo cultivo de Cubensi Camboja, na tecnica PFTEK e estou muito feliz com os resultados e pelo aprendizado aqui nesse forum.

Tenho ficado curioso que tenho observado que em alguns bolos, nascem uns cogumelos bem maiores que os demais, isso aconteceu no primeiro aniversario como no segundo de bolos diferentes.

Cogumelos que chegam a 10g a 13g em natura e fresco, quanto que a grande maioria dos cogumelos que nascem estão em torno de 2g.

Teria alguma explicação para que isso aconteça? E alguma técnica para aumentar a chance de acontecer?

Obrigado pela atenção.
Paz e ótimo cultivo a todos!
ImuidadeDigital
 

Anexos

  • CubensiCamboja (1).jpeg
    CubensiCamboja (1).jpeg
    85.5 KB · Visualizações: 6
  • CubensiCamboja (2).jpeg
    CubensiCamboja (2).jpeg
    98.8 KB · Visualizações: 8
Solução
Um cultivo iniciado a partir de esporos contém uma grande diversidade de genéticas diferentes que vão competir e se desenvolver ao mesmo tempo, você consegue um cultivo mais padronizado fazendo um isolamento de alguma genética que seja do seu interesse através de técnicas de clonagem. Eu não sou a melhor pessoa pra orientar nesse caminho, mas aqui no fórum existe uma infinidade de materiais sobre o assunto.

A clonagem é o melhor caminho pra aumentar o rendimento e isolar características específicas.
Um cultivo iniciado a partir de esporos contém uma grande diversidade de genéticas diferentes que vão competir e se desenvolver ao mesmo tempo, você consegue um cultivo mais padronizado fazendo um isolamento de alguma genética que seja do seu interesse através de técnicas de clonagem. Eu não sou a melhor pessoa pra orientar nesse caminho, mas aqui no fórum existe uma infinidade de materiais sobre o assunto.

A clonagem é o melhor caminho pra aumentar o rendimento e isolar características específicas.
 
Solução
O volume do subtrato afeta o tamanho máximo possível, desde que a genética e as condições de temperatura e umidade permitam. PF Tek com seu volume baixo crescem cogumelos pequenos.
 
Back
Top