Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

tamanho da seringa e agulha

sonnekonig

Cogumelo maduro
Membro Ativo
06/07/2006
269
71
36
fala galera, um usuário do fórum que não sei se quer ser identificado me enviará 2 carimbos de esporos essa semana (1 PES e 1 THAI) e eu to com umas pequenas dúvidas de iniciante que não achei resposta aqui no CM.

Qual o tamanho da agulha e da seringa que eu devo usar? Ele me disse que cada carimbo daria para quatro seringas de 20ml, se eu usar seringas de 20ml, qual o tamanho que a agulha deverá ter? eu devo usar uma agulha para cada bolo né? e no caso de uma agulha de 20ml, que tamanho +- deve ser o pote/copo pra essa seringa?

a seringa de esporos deve ser injetada aonde exatamente? DENTRO do bolo né? só em um lugar ou em vários?

acho que é isso
desculpem-me se jah tinha a resposta em algum lugar, mas eu procurei e nao axei

até 4a feira vou correr atraz de comprar td o q precisa preu começar esse cultivo e espero que dê td certo, já vão mandando good vibes pra mim ai eim! ;)
hehe
obrigado
 
Bom , não vou afirmar que esses são os melhores parametros, mas são os que uso em meus cultivos. Uso seringas pequenas, no máximo de 10ml, costumo usar as de 3 e as de 5 também. A agulha não está ligada ao tamanho da seringa, e sim ao controle que você quer ter sobre o embulo da seringa. Quanto mais fina a seringa mais dificil será do liquido sair e consequentemente maior será o controle que você terá sobre o tanto a ser inoculado.

Uso agulhas BD 30x8 G 1 1/4.
 
Fala Sonnekonig

Acesse a secção Diário de cultivo.

Leia os diários, completos e incompletos, disponíveis.

Você terá um guia prático, com fotos, perguntas e respostas dos membros do CM.

No início pode parecer complicado, mas é mais fácil do que você imagina.

Tamanho da agulha, do bolo e outras dúvidas são secundárias diante da principal preocupação: assepsia, ampla, geral e irrestrita.

Leia tudo e faça seguindo uma receita, depois quando já tiver dominado uma tecnica, faça suas variações.

O sucesso, vem das tentativas.

Quem faz erra, quem erra corrige, quem corrige aprende.
 
kra... depoiz de ter esterelizado os bolos, faça a esterelização do local onde vc vai inocular....
depois disso... ponha uma luva se possível para evitar a contaminação...

quanto as seringas, eu utilizei a de 3ml, daí vc num precisa colocar muito em cada bolo... pois não é muito importante a quantidade, e sim o seu cuidado com a contaminação...

daí, logo após inocular... é só vc tampar e vedar os copos com os bolos novamente...

depoiz espere até o pote fikar colonizado por completo =)


se eu estiver errado em alguma coisa...
alguém mi corrija =)


abraço galera

good vibes ~~
 
hmmm
axo q agora entendi td
a seringa de 20ml q ele tinha me dito, no caso, é a quantidade de água q vai ter q ter pro ¼ de esporo do print q ele me mandou, mas pra inacular eu devo usar uma menor, é isso?
 
Vc que sabe qual quer usar. A diferença é que agulhas maiores costumam ser mais grossas - o que implica em um buraco maior de inoculação - que significa maior abertura para possíveis contaminantes no ar. Mas isso é um pouco de exagero.

A agulha pequena é boa por dois motivos:

1. o buraco é menor e qualquer acidente na manipulação vai rasgar pouco o papel alumínio, não comprometendo o processo.

2. pelo tamanho limitado dela, vc só vai conseguir passar um pouco além da camada de vermiculita e será "obrigado" a inocular o líquido esporulado na parte de cima do bolo, fazendo o líquido escorrer até o fundo, que é a forma mais eficaz de inoculação.
 
hmmmm
blz, vlw! :D
e desculpa a insistência... (¬¬) hehe... mas tem alguma diferença entre inocular o líquido encostado na "parede" do pote ou um pouco mais pro meio do bolo ou nem? se sim, qual é a forma mais indicada? é q eu pensava q era mais pro meio, aí vim num outro site q nem lembro qual é, uns desenhos explicativos, e (em ingles) tava explicando q deveria ser "de encontro" ao vidro, mas gostaria do ok de vocês, pra saber qual é exatamente o certo! :)
vlw
 
Geralmente quando começamos cultivar algo sempre estragamos devido a exageros, portanto sem exageros com substrato, esporos e acessórios. Sua maior preocupação tem de ser com a esterilização total do ambiente, conforme descrito em todas as teks. Quanto a inoculação, veja só, ela serve para levar os esporos de forma sadia para dentro do substrato. A maneira como ela é feita depende muito de você. Existe várias formas. Tanto inocular 4 equidistantes e um central quanto apenas um, outra maneira é em uma glovebox retirar a película protetora e inocular diretamente no local escolhido "a olho" dentro dos copos. Eu particularmente prefiro 4 equi. sem tremer encostado na parede do copo pois faz o liquido esporulado escorrer de forma retilinia no copo ajudando o desenvolvimento mais acelerado da colônia.
 
aqui ninguém enxe o saco cara... :D

agente apenas troca informações

pra sempre um ajudar o outro.
e sempre saber mais =)

se precisar...
eh explicado novamente =]

abraços


good vibes ~~

ao som de: Skazi - Boom Festival Set
 
Fala Sonnekonig

Existem várias maneiras de se fazer algo.

No início é bom seguir trilhas já percorridas, depois ciente, soltar o gênio.

As vezes, na descrição do diário, um passo é dado e não é detalhado.

Fizemos aquilo tantas vezes, que esquecemos de detalhar para quem fará pela 1ª vez.

Dai a importância das perguntas para esclarecer as dúvidas para quem está começando.
 
vlw por toda a ajuda que vocês têm me dado! e paciencia com a qual me explicam td! hehe
por isso que eu to detalhando ao máximo meu primeiro cultivo, pra daí poder montar um "manualzinho" mais detalhado, e com as dúvidas mais comuns a quem tá começando, pra ficar mais detalhado seguir, desde o início do processo (inclusive já o terrário, e td mais!)
sei que já tem muita coisa boa, mas se eu puder fazer algo que a pessoa tenha que ir o mínimo possível em uma FAQ ou abrir um topic pra tirar dúvida, seria mto bom! :p
 
Eu costumo usar seringa de 10ml (ou de 5ml) encontrada em farmácias, como o teu caso é fazer uma seringa com esporos, ela atende perfeitamente a sua necessidade.
Em relação a agulha, nessas 2 que eu citei, elas têem o mesmo diametro interno, mas não se preocupe, pois os esporos passam tranquilamente.

Agora se você for manusear culturas de micélio, como por exemplo água + Karo, aí recomendo procurar uma seringa e agúlha de uso veterinário (bovinos), que são mais grossas e cabem mais líquidos.

Abraço!
 
ah, já que "voltou" um pouco o assunto...
li em alguns lugares pra despejar a água nos esporos do potinho e colocar mais água na seringa... essa parte nao entendi!
alguém sabe me explicar pra que isso, quanto de água tem q por, etc?
 
Fala Sonnekonig

Eu uso seringas de 20 ml e agulhas grossas (veterinária).

Já me acostumei com esse padrão.

Por isso num post escrevi o procedimento de preparação da seringa assim:

Raspar parte do carimbo para um copinho esterelizado.

Colocar água destilada direto da embalagem no copinho com esporos.

Sugar e espirrar para homogenizar, e finalmente puxar o líquido para a seringa.

Completar o volume da seringa com mais água destilada se necessário.

Essa última recomendação se aplica porque eu uso seringas de 20 ml.

O copinho que eu uso tem o volume de 10 ml.

Dai completo o volume da seringa sugando mais 10 ml de água destilada.
 
ah, sim... mas isso é uma coisa que você gosta de fazer, se acostumou assim né? não é algo que tem que ser feito...
é só um procedimento que você aplica pra não deixar a seringa pela metade..

ou não?!?!

vlw. paz e luz
 
Back
Top