Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tópico para postagem de material sobre desinfetantes e higienização

Malahov

Cogumelo maduro
Membro Ativo
07/11/2013
1,278
43
Tese: Atividade antimicrobiana de desinfetantes comerciais para uso em odontologia

Resumo:
Este trabalho analisou a atividade antimicrobiana de onze desinfetantes disponíveis no mercado brasileiro (Ajax®, Kalipto®, Cif Gel®, Lysol®, Pinho Sol®, Clorox X-14®, Lysoform®, Pratice Gel Clorado®, Pinho Bril®, Brilhante Clorogel fresh® e Álcool 70%) para uso em superfície. Amostras de pedra granito, medindo 5 x 5 em, esterilizadas, foram imersas por 1 minuto em placas de Petri autoclavadas contendo 15 mL de suspensão bacteriana a 108 ufc/mL de Staphylococcus aureus, Streptococcus mitís, Streptococcus sanguís, Bacíllus subtílis, Candída albicans e esporo de Bacíllus subtílis. Na desinfecção por imersão, cada pedra foi transferida para uma placa de Petri autoclavada contendo 15 mL do desinfetante não diluído (grupo experimental) ou 15 mL de soro fisiológico estéril (grupo controle) permanecendo imersa no líquido por 0 (imediatamente retirada), 0.5, 1, 2 e 10 minutos. Na desinfecção por fricção, uma gaze estéril embebida em 1 mL de desinfetante não diluído (grupo experimental) ou 1 mL de soro fisiológico estéril (grupo controle) foi friccionada sobre a superfície da pedra exposta à suspensão bacteriana e foi aguardado O (imediatamente após a fricção) 0.5, 1, 2 e 10 minutos. Então, um "swab" estéril embebido em 0,1 mL de solução salina de cloreto de sódio a 0,9% foi friccionado na superfície exposta das pedras e, a seguir, inoculado em placa de Petri (9 em de diâmetro) autoclavada contendo ágar infuso cérebro e coração (BHA - Merck). As placas foram levadas para estufa de aerobiose (37°C) ou com pressão parcial de C02 a 10%, por 24 horas, e foram classificadas com base na estimativa do número de ufc. Todos os procedimentos foram feitos em duplicata. Também foi determinada a concentração inibitória e bactericida mínima para cada desinfetante. Os desinfetantes. Todos os desinfetantes foram considerados efetivos, sendo os desinfetantes à base de hípoclorito de sódio os mais efetivos. Para vários desinfetantes testados a desinfecção por imersão foi mais efetiva que por fricção. A eficácia foi dependente do tempo de contato com o desinfetante para alguns agentes e não mostrou relação direta com o preço.

CONCLUSÃO

Pelos resultados do presente trabalho, podemos concluir que:
a) Embora indicados como desinfetantes de superfície de nível baixo e médio, muitos daqueles estudados, quando utilizados puros, exibiram atividade bactericida, fungicida e também esporícída;
b) O álcool 70%, Cif Gel®, Kalipto® e Pinho Bril®, apresentaram propriedades antimícrobianas inferiores aos demais desinfetantes testados;
c) Todos os desinfetantes estudados foram considerados efetivos na redução do número de microrganismos, sendo que, para alguns deles, a eficácia foi dependente do tempo;
d) De uma maneira geral, a desinfecção por imersão foi mais efetiva que a desinfecção por fricção;
e) A eficácia dos desinfetantes não mostrou relação direta com o preço e tampouco com a CIM ou CBM.
f) Os desinfetantes com melhor relação custo-benefício para o cirurgião-dentista foram: Brilhante Clorogel Fresh®, Pratice Gel Clorado® e Clorox X-14®.

*Obs: na época do desenvolvimento deste trabalho a fórmula do Lysoform era outra, à base de formaldeído (formol) e agora o produto é a base de Cloreto de Benzalcônio (concentração de 0,45%). O que o resultado deste teste demonstra é que os melhores de sinfetantes são os a base de cloro.
 

Anexos

  • PachecoAlinedeBarrosNóbregaDias.PDF
    4.7 MB · Visualizações: 37
Última edição:
Manual de Biossegurança
Da seção sobre esterilizantes químicos de nível intermediário:

Hipoclorito de Sódio
Indicações:
Desinfecção de superfícies, moldes, roupas e água.
Vantagens:
• Rápida ação antimicrobiana
• Amplo espectro
• Econômico
• Efetivo em soluções diluídas

Desvantagens:
Esporicida, apenas em altas concentrações (5,25%)
• Não pode ser reutilizado
• Deve ser preparado diariamente
• Atividade diminuída pela presença de matéria orgânica. A perda de cloro devido à matéria orgânica pode ser significante, quando são empregadas mínimas quantidades de cloro. Maiores níveis de cloro, porém, tendem a produzir reserva de segurança para exercer a
ação bactericida desejada
• Odor desagradável persistente
• Irritante para a pele e olhos
• Corrói metais e estraga tecidos
• Ataca plásticos e borrachas

Cuidados com a solução:
A solução deve ser preparada diariamente
• Armazenagem em ambiente fresco, ao abrigo da luz, em embalagens escuras e bem vedada.

Álcool 70%
Indicações:
• Desinfecção de artigos e superfícies.
O álcool evapora rapidamente, assim sendo, os materiais devem ser friccionados na superfície, operação que deve ser repetida até completar o tempo de ação. Friccionar, deixar secar sozinho e repetir três vezes a aplicação, até completar o tempo de exposição de 10 minutos (MS/1994). Não é aconselhável imergir os materiais no álcool, devido à sua evaporação.

Vantagens:
• Rapidamente bactericida
• Tuberculocida e viruscida para vírus lipofílico
• Econômico
• Ligeiramente irritante

Desvantagens:
Não é esporicida
• Atividade diminuída em presença de biocarga
• Atividade diminuída quando em concentração inferior a 60%
• Ataca plásticos e borrachas
• Evapora rapidamente das superfícies
• É altamente inflamável
Obs.: É fundamental observar a concentração do álcool. A presença da água favorece a penetração do álcool nos microrganismos e contribui para sua menor evaporação.
 

Anexos

  • Manual de Biosegurança.PDF
    2.6 MB · Visualizações: 74
Última edição:
Pequeno texto sobre Desinfetantes de Antissépticos publicado na Revista Analytica em 2015. Colo aqui porque tem uma tabelinha interessante e de fácil consulta.

"Desinfetante é um agente químico utilizado em superfícies inanimadas, utensílios, equipamentos etc., com o objetivo de destruir formas vegetativas de bactérias e vírus, mas não necessariamente podem destruir esporos. Os agentes esporicidas e agentes antivirais são considerados uma classe especial de desinfetantes. De acordo com a Anvisa são formulações que têm na sua composição substâncias antimicrobianas e apresentam um efeito letal sobre as mesmas. [...] Agente sanitizante é um agente que promove a redução em superfícies inanimadas do número de todas as formas de vida microbiana, incluindo fungos, vírus e bactérias."
 

Anexos

  • 2016-07-06 10_21_27-.png
    2016-07-06 10_21_27-.png
    345 KB · Visualizações: 21
  • page0018.pdf
    94.7 KB · Visualizações: 4
o lysoform spray ninguém usa mais ?? quais seriam alternativas viáveis para esporicidas ?

Eu usaria se não fosse extremamente caro.

A qboa ou hipoclorito de sódio é um esporicida, mas não é necessário destruir os esporos para ter um local limpo para trabalhar, uma boa esfregada com água e sabão e uma esfregada com álcool 70 já deixa o local adequado.

O grande segredo é a esfregada, pois quando você esfrega, digamos um papel toalha embebido em álcool 70 em uma superfície, se o álcool não destruir o esporo pelo menos ele vai fazer ele se soltar da superfície e vai ficar no papel.

Uma alternativa barata para o Lysol seria dois borrifadores um cheio de vinagre de álcool e outro de água oxigenada 3%... Para usar simplesmente borrifa um, espera uns segundos pro esquema agir, joga o outro, espera mais uns segundos e depois passa um papel toalha embebido em álcool isopropílico.
 
Estou começando os testes com o ozonizador, simples, barato e totalmente seguro o uso do ozônio como esterilizador universal.
 
Back
Top