Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Substrato Seco?!

Acko

Cogumelo maduro
Cadastrado
05/05/2008
42
58
Os potes depois da inoculação foram direto pra minha "incubadora".
2 dias depois de inoculados reparei que o substrato estava totalmente SECO.
Abri os potes em um lugar esterelizado e borrifei agua mineral até que ficassem totalmente umidos novamente.

Será que tem algum problema?!

Abraços

Abri os potes em um lugar esterelizado e borrifei agua mineral até que ficassem totalmente umidos novamente.

Você deveria ter esperado mais tempo, Acko. Mesmo você achando que o meio está seco o micélio poderia crescer e não precisaria arriscar essa operação.

Se o lugar estava mesmo esterilizado não deve haver problemas. Mas as vezes em que eu li sobre a adição de mais água o cultivador optou por injetar água em vez de abrir o pote.

Será que tem algum problema?!

Abraços

o risco de haver contaminação agora eh altíssimo...
o micélio cresce mesmo com baixa humidade.... com 2 dias n eh o suficiente pra ele aparecer, geralmente leva de 3-7 dias...
Bom.. boa sorte msm asssim!

Será que fiz cagada?

O substrato estava TOTALMENTE SECO mesmo... super seco... :(

Agora fiquei apavorado... :(

Será que fiz cagada?

O substrato estava TOTALMENTE SECO mesmo... super seco... :(

Agora fiquei apavorado... :(

Se o ambiente onde você abriu o pote tinha algum contaminante provavelemente fez.

Mas não há outra alternativa a não ser esperar.

Mas mesmo totalmente seco ele iria se desenvolver?

O ideal é mais para seco do que para úmido.
Totalmente seco, é difícil se seguiu todos os passos de forma sistemática.
Como a inoculação foi feita por raspagem dos esporos sobre o substrato a abertura, se em local livre de contaminantes não preocupa. O que realmente pode dar errado é o excesso de água borrifada.

Abraço!
Paz e Luz!

Não sei se é bom ou ruim.
Mas hoje acordei. E nesses potes que eu coloquei agua... em um deles tinha uma pedrinha de vermiculita toda BRANCA... parecendo pelinhos bem finos...
é micelio?

Nw da pra tirar foto pq ele ta quase q na tampa por dentro... So da pra ver olhando...
é um pedaçinho de vermiculita PELUDO hahahahaha branquinho.. parece uma bolinha de pelo.

Back