Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Substrato pra comestíveis

khrin

Cogumelo maduro
Membro Ativo
26/04/2007
214
73
Vou adquirir substratos colonizados de Pleurotus sajor-caju e Pleurotus ostreatus.
Queria saber um substrato fácil e funcional para a continuação do cultivo.

Estou querendo tentar cultivo de Agaricus blazei, já vi cultivos de sucesso em outro fórum, porem não sei onde adquirir carimbo. Tem como eu obter micélio de cogumelo desidratado?
 
jornal velho + palha de grama somente.
estes dias um amigo do forum postou link para um blog cheio de informacoes sobre o assunto.
 
Eu li sobre a tinta de jornal conter chumbo, não seria muito arriscado?
 
Pergunte no blog do Fernando o que ele acha.
 
Tem como eu conseguir micélio a partir de cogumelos frescos de mercado? No momento o kit está caro pra mim 60+20 de frete, 80 reais o kit de Pleoutorus sajor-caju
 
Pelo que me lembro alguém já escreveu algo a respeito aqui no CM.

O problema é achar ...
 
Tem como eu conseguir micélio a partir de cogumelos frescos de mercado? No momento o kit está caro pra mim 60+20 de frete, 80 reais o kit de Pleoutorus sajor-caju

no blog do cara tem a tak da lista telefonica que usa os toquinhos dos cogus que voce ainda come.
 
no blog do cara tem a tak da lista telefonica que usa os toquinhos dos cogus que voce ainda come.
Se encontrar frescos você concegue sim!
 
Vou adquirir substratos colonizados de Pleurotus sajor-caju e Pleurotus ostreatus.
Queria saber um substrato fácil e funcional para a continuação do cultivo.

Estou querendo tentar cultivo de Agaricus blazei, já vi cultivos de sucesso em outro fórum, porem não sei onde adquirir carimbo. Tem como eu obter micélio de cogumelo desidratado?

Obter micélio vivo de um espécime desidratado, não me parece que vá dar bom resultado mas tenta clonar e depois conta como correu.
A melhor forma é clonares a partir de um espécime vivo; a clonagem parece-me um método bem melhor do que o do carimbo.

O género Pleurotus pode ser cultivado numa variedade quase infinda de substratos: palha(mais comum), cartão, borra de café, etc...

Quando falas nos subs que adquiriste referes-te a que tipo? Palha, serradura?
Podes colonizar borras de café+cartão molhado com palha/serradura colonizada, e.g.

Para mais info: http://thedarksideoftheshroom.blogspot.com/
 
Não adquiri, no memento estou com pouca grana.

Eu consigo clonar a partir de cogumelos frescos comprados no mercado, fazendo a técnica da lista telefonica ou com papelão?
 
Não adquiri, no memento estou com pouca grana.

Eu consigo clonar a partir de cogumelos frescos comprados no mercado, fazendo a técnica da lista telefonica ou com papelão?
voce entrou no blog postado no outro topico la?
vou responder
SIM VOCE CONSEGUE UTILIZAR COGUMELOS FRESCOS COMPRADOS NO MERCADO, FAZENDO A TECNICA DA LISTA TELEFONICA.
da uma pesquisada no blog cara que eh mega explicativo, aqui tem poucas pessoas que cultivam comestiveis.
 
voce entrou no blog postado no outro topico la?
vou responder
SIM VOCE CONSEGUE UTILIZAR COGUMELOS FRESCOS COMPRADOS NO MERCADO, FAZENDO A TECNICA DA LISTA TELEFONICA.
da uma pesquisada no blog cara que eh mega explicativo, aqui tem poucas pessoas que cultivam comestiveis.

Obrigado pela tua apreciação Mortandello.
De facto, como o Pleurotus é uma espécie extremamente agressiva, é fácil colonizar via papelão/papel.
Muito do spawn que multipliquei no ano passado, foi via papelão. As listas, como demoram mais tempo e contaminam mais facilmente, uso-as para inóculos exterirores (jardim)
Vê este vídeo, apesar de ele estar a trabalhar com L. nuda, o príncipio é o mesmo:
 
Ae fernando, traz pra ca umas materias bixo!
Gostei muito das tuas experiencias e to aprendendo um monte aqui.
Pretendo comecar uns cultivinhos de comestiveis desbaratonais pra familia nao ficar muito em cima.
dando cogumelos deliciosos pra eles eles nem vao notar os pequenos amarelinhos que so o papai come.
 
O que tenho feito está tudo no blog. Agora tenho estado parado mas vou começar a fazer uns testes para arrancar com uma unidade de produção.
Se precisares de ajuda com alguma dúvida, contacta.
 
Com, comprei shimeji branco, ja enrolei no papelão. Vamos ver.
 
a quem possa interessar, o nome do tópico é "1º cultivo cogumelo comestível" ou algo parecido.

O usuário que cultivou o sajor-caju pela primeira vez (documentado) aqui no Fórum é o TTSoares. Basta usar a procura.
 
Back
Top