Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Substrato a base de palha para cubensis e panaeulus cyanecis

Diário de cultivo problemático.
Raças
Panaeulus cyanecis e psilocybes cubensis
Inoculação
03/09/2022
Inoculação via
Cultura líquida
Assepsia (Inoculação)
Clove box
Terrário
Geladeira adaptada
Técnicas
Esterilização de substrato com panela de pressão, inoculação em clove box com culturas líquidas
Substratos
Palha de bananeira, farinha de arroz integral, esterco bovino e carbonato de cálcio
Salve galera, estou fazendo um teste aqui de um substrato barato e fácil de trabalhar que sirva tanto pra panaeulus quanto para os psylocibes e vou relatar aqui os resultados.

Nesse primeiro post não vou ter muitas imagens do passo a passo da preparação do substrato, pois não planejei fazer esse diário mas como já acompanho a comunidade daqui a um bom tempo e acho que é um experimento que pode vir a agregar algo, decidi abrir hoje esse diário mesmo já tendo feito as inoculações a 4 dias porém estou planejando fazer outra essa semana ainda e faço um segundo post mais rico em detalhes e imagens.

O substrato foi preparado usando palha de bananeira seca e triturada que eu mesmo colhi de umas que tem aqui por perto, escolhi as melhores palhas e que não estavam em contato com o chão e sim penduradas e secas tirei do talo e piquei grosseiramente com uma tesoura e fiz a trituração com um liquidificador até ficar numa boa granulação. IMG_20220907_021513_556.jpg
Fiz uma hidratação/tratamento prévio da palha antes de misturar o substrato, misturando 10 copos de 250ml de palha com 3 de água deixei descansar por uns minutos e coloquei em um pote e levei a panela de pressão por 10 min, depois de retirar e esfriar a palha misturei 2 copos de farinha de arroz integral, 3 copos de esterco e uma colhe de sopa de carbonato de cálcio a palha e segui adicionando mais água aos poucos até ter adicionado mais 3 copos de água e deixar naquele ponto onde apertando saí só algumas gotas é importante adicionar lentamente a água colocando de copo em copo, misturando e esperando absorver, pude notar que esse substrato tem uma ótima capacidade de absorção porém ela é lenta comparada ao PF Tek tradicional.

Separei o substrato em 13 potes de pp, sendo 10 de 400 ml, 2 de 1L e 1 de 500ml, inoculei 7 de panaeulus usando essa Cl de 4% dextrose

IMG_20220907_111925_499.jpg

E inoculei 6 psylocibes strain Camboja M2020e- usando essa CL:

IMG_20220907_111512_023.jpg

Após 4 dias apareceu sinal de micelio em todos os potes e o panaeulus estão assim:

IMG_20220907_160958_6.jpg

E os cubensis assim:

IMG_20220907_160658_888.jpg

Estão todos com o progresso bem semelhante e nem um sinal de contaminação até o momento então não tirei foto de todos.

A temperatura da incubação tá em torno de 27 a 30°c
Obrigado a todos que leram e em breve devo atualizar o diário, espero ter uma boa interação e troca de conhecimento aqui 😊
 
Back
Top