Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Em Andamento Strain Pedra da Lua, minha 1ª domesticação com sucesso

Strain Pedra da Lua, minha 1ª domesticação com sucesso
Diário de cultivo em andamento.
Que lindo mano, desejo muito sucesso à ti.
 
Trabalho incrível! Parabéns!!!
 
Fantástico trabalho de domesticação!
Justo da o nome de Pedra da Lua para a Strain...

Pelo formato e aparência... Parece alguma outra strain brasileira? Dos meus cultivos, noto que não são parecidos com F+, B+ e nem MDK. Alguma semelhança com Gandarela, que também foi uma Strain Selvagem Brasileira domesticada nos últimos anos...

Pretende mandar amostras de carimbos para outros cultivadores ou para banco de esporos para espalhar a strain?
 
Salve mano!
Pedra da lua kkkl pior que nem é culpa minha, é o nome do lugar mesmo. Eu sigo uma metodologia pra nomear:

Domesticação = nome do lugar de coleta; exemplo Pedra da Lua
Mutação = nome da strain original + nome da mutação; exemplo VaCO "verdadeiro Albino Colombian" nesse caso eu fiz uma brincadeira com a TAT

Isso pra preservar o local de origem e quem fez o primeiro trabalho (se estiver documentado)

Agora, qnd eu conseguir fazer algum cruzamento. Aí sim vou dar um nome qualquer.

Sobre o carimbo, estou esperando os outros cultivos dela sair, pq se vier alguma mutação replicavel; aí eu seguro os carimbos até terminar de estabilizar o novo fenótipo. Então solto tudo junto...

Mas vou te chamar lá na sessa de troca... Estava pensando na sua mensagem agora...
 
Sobre o carimbo, estou esperando os outros cultivos dela sair, pq se vier alguma mutação replicavel; aí eu seguro os carimbos até terminar de estabilizar o novo fenótipo. Então solto tudo junto...
Achei muito interessante esse trecho!
Há alguns anos, o @ExPoro me mandou um carimbo de MDK. Com a técnica PF-Cake, tive uma ótima colheita e desenvolvimento.

Na minha cabeça, qualquer carimbo que eu obtivesse desse cultivo geraria uma genética mais fácil de cultivar nas mesmas condições. Conforme replicasse as gerações com a mesma metodologia, acreditava que estaria criando uma linha mais apta a se desenvolver em minhas condições padrões de cultivo.

Fiz uma segunda geração... Os flushs foram menos robustos...
Na terceira geração, ficaram ainda menos robustos.

Após um ano, tentei criar uma quarta geração e não consegui nem fazer os bolos colonizarem! Isso foi em agosto/2023.. No final de 2023, tentei novamente e falhei. Isso me frustrou... Estou em uma última tentativa com esporos da segunda geração.

Não estou entendendo muito bem o que aconteceu... Não sei se matei os esporos, se não observei corretamente a hidratação e a temperatura de colonização (quando dá certo, nunca precisei realmente me preocupar com esses parâmetros...).

Só sei que aparentemente, a cada nova geração, ela parecia pior que a anterior.

O que você acha?

Como você qualifica um fenótipo que você criou e diz se está estabilizado ou não?

Como você faz para desenvolver uma geração melhor?



Mas vou te chamar lá na sessa de troca... Estava pensando na sua mensagem agora.
🙏 Valeu mesmo!



Paz a luz!
 
O que você acha?
Teoricamente, sempre que vc cultiva através do carimbo, vc está reiniciando do zero, se a genética estiver bem estável, a tendência é repetir o fenótipo, a questão do rendimento em si, dependo muito das condições de cultivo tbm. Pra aumentar chance do rendimento ser mais alto, a gente isola um indivíduo (micélio) e faz a inoculação com ele, pq assim não haverá disputa entre os diversos indivíduos que não se misturam, não havendo competição entre eles.

Eu já cultivei um carimbo sem isolamento, peguei ele aqui no fórum com @Maria Psilocybe , o mesmo tinha 4 anos de idade. Não fiz a seleção e mesmo assim foi um bom rendimento.

Hoje em dia eu uso carimbo sem seleção em 2 casos;
1⁰ qnd pego uma strain nova, assim busco nessa possível variação de fenótipos, um que me agrade. A strain Vaco eu consegui uma mutação albina no primeiro cultivo, usando esse esquema

2º qnd preciso confirmar o isolamento do fenótipo que estou trabalhando. Vou explicar a segui

Como você qualifica um fenótipo que você criou e diz se está estabilizado ou não?
Eu clono e tiro carimbo, exemplo:
Strain X saiu uma mutação ou fiz um cruzamento.

Pego o cogumelo que tem as características que eu busco, clono e tiro carimbo ou swab (caso não deposite esporos)

Esse cogumelo é a geração 0
O clone geração 0
O esporo geração 1

Se nas placa do clone tiver mais de um divisão de micelios, eu replicou cada divisão e cultivos elas, sendo ainda geração 0 e anoto o número da transferência.

A placa que faço com o carimbo ou swab eu cultivo sem selecionar. A não ser que tenha alguma parte que se destaque, essa placa e a transferência são anotadas como geração 1 e o número da transferência se tiver.

Faço o cultivo de todas as placas que fiz no passo anterior.
O cultivo do clone aumenta a chance de reproduzir o fenótipo desejado;
o de esporos vai me dizer qual o nível de isolamento da cultura. Exemplo, no clone saiu 100% do fenótipo e no carimbo saiu 10% do fenótipo e 90% fora do fenótipo, isso significa que ainda está longe da estabilidade.

Vou repetindo o processo, pego o melhor fruto de um dos cultivos ou um de cada.
Caso eu pegue um cogumelo do cultivo de clone, esse eu vou nomear como geração 0 e o swab que eu tirar dele será ainda geração 1
Se o cogumelo mais bonito for tirado do cultivo de esporos, então sera o clone geração 1 Carimbo geração 2.

vou repetindo tudo novamente

Supomos que na 3 geração de esporos veio 100% do fenótipo que eu busco, eu faço a clonagem para garantir que esse resultado e então eu repito o cultivo por esporos mais algumas vezes; se continuar repetindo o fenótipo por pelo 3x é sinal que está estável, nesse ponto eu tenho mais segurança de compartilhar o trabalho sem perder a genética.


Como você faz para desenvolver uma geração melhor?
É quase a mesma coisa da anterior, mas aí eu pulo a parte do cultivo de esporos e foco só na clonagem e seleção do micélio na placa. Qnd chego num resultado bacana eu preservo o micelio na técnica de tubo de ágar inclinado (ágar slant) ou no método castelani.

Mas pra isso tudo ter um sucesso maior, é fundamental padronizar o método de cultivo e os parâmetros ambientais. Pelo menos a umidade e o co², pq a temperatura é a mais difícil e cara para controlar, pra aquecer até que é mais suave o foda mesmo é para resfriar....
Aqui eu cultivo com a umidade na média de 95% durante todo o tempo; e qnd início a troca gasosa (aniversário) eu deixo entre 1200 a 1750 ppm de co² na estufa, nunca acima de 2000 e nunca abaixo de 1000...
 
Última edição:
O meu sonho é domesticar uma cepa selvagem. Aqui no sudeste tem feito calor de matar, e chuvas são basicamente temporais isolados. Não tenho experiência nenhuma em caça de cogus, mas depois dos meus cultivos indoor eu me sinto capacitado para identificar um cubensis no pasto. Sepa além da clonagem talvez de para conseguir germinar alguns esporos coletados por swab no pasto. bom não sei como vou fazer isso e nem quando, mas parabéns ai pelo sucesso dessa domesticação companheiro
 
O meu sonho é domesticar uma cepa selvagem. Aqui no sudeste tem feito calor de matar, e chuvas são basicamente temporais isolados. Não tenho experiência nenhuma em caça de cogus, mas depois dos meus cultivos indoor eu me sinto capacitado para identificar um cubensis no pasto. Sepa além da clonagem talvez de para conseguir germinar alguns esporos coletados por swab no pasto. bom não sei como vou fazer isso e nem quando, mas parabéns ai pelo sucesso dessa domesticação companheiro
Acho que comi bola e não vi sua mensagem antes 😬😬😬

Te falar que minhas caçadas de cubensis nunca foram bem sucedidas, tem uma tentativa com um cogumelo bem atropelado que postei aqui;
Já a ideia de coletar swabs ou carimbos de cogumelos selvagem eu diria que vai ser uma baita loteria; aqui tem uma outra postagem que fiz de uma tentativa de domesticação através de um carimbo enviado a mim por um amigo, infelizmente tbm não deu certo.
Recentemente ganhei 2 placas recém inoculadas de amostras selvagens, uma de cubensis e outra de pans, de uma pessoa super conceituada dentro do universo acadêmico, ambas placas foram feitas com carimbos de selvagens coletados natureza e os carimbos retirados e inoculado dentro do laboratório de uma universidade, ou seja, foram tomados todos os cuidados possíveis... Infelizmente com o crescimento foi possível observar uma contaminação, tentei limpar no antibiótico mas tbm não foi possível por ser um outro fungos.
Não que a domésticação via esporos seja impossível, até pq aqui no fórum temos demostrações práticas que são viáveis. Mas mantenha a expectativa baixa.
Agora, pegar um cogumelo inteiro, abrir e clonar, as chances aumentam muito muito mesmo.
De qualquer forma, incentivo que tente fazer com aquilo que está em seu alcance, se der certo é mais uma cepa pra fortalecer nosso poll genético e se não der, com certeza trara ensinamentos.
 
Cê tá maluco... cultivo e discussão de altíssimos níveis! Caraca. Eu nunca me canso de ver o trampo do @SpiritualMind. Que impecável! Será que logo logo veremos mais uma strain se popularizando por aí? Chegou a usar os frutos dessas colheitas mano? O que achou deles? Visualmente achei lindos esses meninos.

Muito sucesso pra você cara! Voa!
 
Back
Top