Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Start First Golden Teacher Groow

Diário de cultivo completo.
Primeiramente saudações aos colegas do CM.

Estou organizando meu cultivo da seguinte maneira:

14/05/08- Recebi esporos ( enviei correspondecia 30/04)
15/05 - Fiz um lote teste de 6 frascos de garrafa de agua mineral cortados com farrinha de arroz moído mais vermiculita ( com propósito de teste com contaminações, pois fui precario em relação a inoculação), usei uma seringa somente colocando 15 mL de inoculo ( percebi problemas na raspagem do print- não havia me aprofundado em quantidades exatas de raspagem). Fiz placa de agar sabouroud para controle de contaminação.
20/05- Resolvi começar o segundo lote do cultivo, agora com frascos de pepino largos e abusei de cuidados. Coloquei filme pvc proximo a tampa após retirar da auto-clave ( ver foto) para evitar contaminações por ácaros. Preparei 7 seringas individuais de 1 mL para cada frasco. Fiz controle em agar sabouroud com 0,25 mL de uma seringa.
25/05- Estou monitorando temperaturas do segundo lote e percebo os primeiros sinais de crescimento. Nas placas de controle houve crescimento em ambas. Não coloquei o primeiro e o segundo lotes com medo de estragar ambos, por isso isolei individualmente ambos. Escrevo mais assim que obter mais dados. Abraço

aimg229.imageshack.us_img229_4748_97158357vs7.jpgaimg104.imageshack.us_img104_9823_10463565xx0.jpgaimg104.imageshack.us_img104_139_84107181th8.jpg

Coloque as fotos dentro do layout do forum, senão fica difícil ler o texto e ver as fotos, ok

tem uma camada com o papel aluminio lacrado?? com fita isolante, barbante, durex ou uq qr q seja???

abraçoss e bom cultivo

somente filme pvc ( aqueles de embalar sandwiches) proximo a tampa. O papel aluminio esta solto mas bem fixado nos vidros

Boas novas C.M!
Se passaram 2 semanas jah
Como era esperado o primeiro lote não deu sinal de vida , mas também não contaminou. As garrafas de agua mineral parecem eficientes, e acho que não havia colocado esporos suficientes ( tinha raspado 1/4 do print).
No segundo lote todos frascos estão com desenvolvimento, porem está diminuindo o ritmo do crescimento, pois aqui no sul faz muito frio e não pude coloca-los na b.o.d. Ainda nas placas com agár para o controle sucesso total.
Estão entre 20 e 21 graus. Sei que preciso esquenta-los de alguma forma mas aceito sugestões.Provavelmente daqui umas 2 semanas estaram colonizados suficiente para colocar no terrário, mas meu medo é retira-los antes...
Abraço

Que aconteceu? Fiquei curioso :p: Qual a receita do meio de ágar? Comprada pronta ou vc fez? Obrigado, até :pos:!

Bem galera continuando depois de 2 meses quase de testes continuos...

observei:

Como fiz 2 lotes de Golden Teatcher (GT): no primeiro ( com poucos cuidados de higiene) somente um bolo cresceu nas garrafas de agua ( utilizei 6 garrafa pet de agua mineral de 500 mL para substituir o vidro); no segundo lote com todos vidro bem esterelizados e jogando somente os esporos da seringa ,tampando os furos das tampas logo após a inoculação demorou quase 3 semanas para crescer, mas chegou a certo ponto que ficou parado e pensei em abortar esta segunda tentativa. Continuei cuidando do bolo do primeiro lote colocando no terrário após colonização.

Com esse pequeno impecilho na velocidade da colonização tomei a descisão de iniciar o cultivo de Oak Ridge. Entretando coloquei os esporos da seringa para crescer em agar sabouraud (comprado)propício para fungos. Após crescimento na placa de petri, retirei pequenos discos e inoculei em 6 frascos. Agora nesse momento esta no final da segunda semana após inoculação destes.

Problemas e curiosidades destes 2 meses de estudos:

- O oxigênio é crucial para a colonização do bolo,portanto não arrisquei em deixar aberto os furos após estar colonizado a parte superior do bolo. Precisa de muuuito O2.

- A quantidade de biomassa que é colocada pela técnica pf-tek é muito pequena pelo meu ponto de vista. Penso agora sempre em colocar os esporos da seringa crescer em ágar e após isso inocular os frascos com os discos.

- Adicionei micronutrientes como falei em otro tópico por ai, o crescimento melhorou muito.

- No bolo sobrevivente do primeiro experimento (GT) começou a criar Pscilocibina na superficie entretanto o mesmo contaminou com penicilum (bolor verde) então retirei-o do terrário.

Agora é só cuidar dos bolos do Oak ridge no terrario e sair pro abraço.
Quanto a receitas de ágar não é dificil colocar 2 colheres de sopa de Cremogena ou amido de milho em um recipiente com gelatina sem corante. Sei que existem outras tecnicas de pegar batatas,cozinhar e colocar o ágar apos. O meu ágar é de lab. então ficou mais facil. Abraço

Olá karka20. Queria conseiderar algumas coisas:
- Paul Stamets prova que o desenvolvimento vegetativo não precisa de troca gasosa nenhuma. Um dedo de o2 entre o substrato e a tampa do copo já é suficiente. Pode ser que o o2 ajude na colonização mas ele não é necessário...
- Com uma seringa dá pra fazer umas 100 placas de ágar, aposto que é melhor mesmo...a colonização é mais rápida e ainda temos a vantagem de selecionar os setores mais rizomórficos :pos:
- A receita de cremoágar é maravilhosa você tem razão :pos:
- "- No bolo sobrevivente do primeiro experimento (GT) começou a criar Pscilocibina na superficie " como assim? Dá pra saber quando é só psilocibina? pode explicar melhor?
Valeu cara até logo!

boas considerações beat...
ainda não li muito sobre Stamets agora valeu pela dica. Uma coisa é certa. Conclui que é pouca biomassa partindo do esporo e é verdade que depois de crescer no agar aparecem muitos setores rizomorficos ajundando posteriormente no "pin" ou corpo de frutificação. Agora fiquei bolado com o O2 ! Pra ectomicorrizicos é um fator limitante de crescimento. Mas no nosso caso vale dar mais uma investigada ( vou fazer claro).
Quanto a psilocibina ou também a psilocina, observei no video Mushroom-Growing-Made_Easy que esta disponivel no forum. Areas azuladas em cima do bolo indicam a psilocibina como os caras descrevem.
vale conferir
(...)Quanto a psilocina é encontrada a nivel de traços. Pra vc ter uma idéia uma dose de cerca de 10 a 12 mg de psilocibina, ou cerca de 5 g de cogumelos secos, ou 50 g de cogumelos frescos é o suficiente para manifestar o espectro total de efeitos alucinoginos em um adulto de 75 kg. Retirado da Bibliografia de: Omar Geraldo Lopes Diniz. Usos, Bioquimica e atividades biologica do Psilocybe spp. Rio de Janeiro 15 de junho de 1999. IBEHE

Hm tem razão o mícélio já apresenta a psilocibina quimicamente... e já vi alguma coisa sobre chá de micélio...mas sei la talvez eu prefira os cogumelos mesmo;
E este livro, será que tem na internet, versão e-book? parece interessante:pos:

(...)Quanto a psilocina é encontrada a nivel de traços. Pra vc ter uma idéia uma dose de cerca de 10 a 12 mg de psilocibina, ou cerca de 5 g de cogumelos secos, ou 50 g de cogumelos frescos é o suficiente para manifestar o espectro total de efeitos alucinoginos em um adulto de 75 kg. Retirado da Bibliografia de: Omar Geraldo Lopes Diniz. Usos, Bioquimica e atividades biologica do Psilocybe spp. Rio de Janeiro 15 de junho de 1999. IBEHE

Cinco gramas secas de cubensis cultivados são o suficiente para enviar um adulto de 75kg, conforme a sensibilidade do indivíduo, para o espaço exterior.

Especialmente se mergulhar nessa dose logo na primeira vez.

Cinco gramas secas de cubensis cultivados são o suficiente para enviar um adulto de 75kg, conforme a sensibilidade do indivíduo, para o espaço exterior.

Especialmente se mergulhar nessa dose logo na primeira vez.

Crianças, não tentem isto em casa. Em hipótese alguma. :eek:

E este livro, será que tem na internet, versão e-book? parece interessante:)
Tem sim. ( caso algum ADM ou MOD seja contra upar links poderia tirar daqui por favor, não quero confusão) disponibilizei no: http://www.4shared.com/file/58897402/bf66d323/psilocmn.html

Acho que não tem problema em colocar links seguros aqui. Claro que aqueles de growshops etc devem ser reportados pro fórum ficar limpo, mas conhecimento tá aí pra gente compartilhar mesmo. AGRADEÇO e desejo boa sorte ; )

Resultados:

hoje dia 03/09/08 retirei as fotos de meu terrario.
como estou na funçao de viajar a outra cidade nao sei ao certo quando ele pinou, todavia acho que foi na semana anterior apos eu ter olhado e feito a manutençao na caixa semanal. abaixo estão algumas fotos.
Consideraçoes importantes:

Observei que a tecnica de dunk feita em um um dos bolos menores ajudou consideravelmente o crescimento de biomassa.

A caixa estava tampada lateralmente em todos os lados com saco plastico preto.

Retirei o bolo do vidro com os pins jah aparecendo na parede (ver foto)

Ainda acredito muito em oxigenaçao! Apesar dos comentarios acima dos posts anteriores e de eu reler alguns artigos, aposto veemente na quantidade de O2.

abraço CM e vamo pro segundo lote!

aimg131.imageshack.us_img131_1936_dscn4619fj7.jpgaimg148.imageshack.us_img148_571_dscn4623wd3.jpgaimg233.imageshack.us_img233_3470_dscn4624gl5.jpgaimg57.imageshack.us_img57_9971_dscn4627di1.jpg

aaa que belo cultivo!

voce foi bem precavido,esta mto belo...

boa sorte :D

Pow...
Lindo memo o cultivo brother.
Ta de parabens...
Primeira pessoa q eu vejo botar os bolos dentro dos copos mesmo no terrario.
Num tem problema n mano?
tipo...
eles tentarem cresce p/ os lados n consseguirem , apodreçerem e contaminarem o bolo n? :confused:
Q brotem mtos e belos chapeludos pra vc.
Abração aê mano
E tow por aki de olho...
;]
GooD VibeS

No meu caso não ocorreu nenhum problema. Unico que estou vendo é um cogu gigantesco que esta indo muito rente a tampa pelo tamanho( Oak ridge da susto!!! hehehehe). As contaminaçoes não aparecem quando se tem alta quantidade de biomassa no bolo. Os pins que são abortos não apodrecem facilmente, ficando como reserva de energia para os demais.

No meu caso não ocorreu nenhum problema. Unico que estou vendo é um cogu gigantesco que esta indo muito rente a tampa pelo tamanho( Oak ridge da susto!!! hehehehe). As contaminaçoes não aparecem quando se tem alta quantidade de biomassa no bolo. Os pins que são abortos não apodrecem facilmente, ficando como reserva de energia para os demais.

heheheheheh
Irado Man!
Eu sempre me perguntava pq a galera nao deixava o bolo dentro do proprio pote...
Acheva q n deixavam porque contaminava...
HAhahahhahahaha

Bacana mesmo seu cultivo man
Ta de parabens mesmo...
Boas Trips p/ vc Mano!
Paz e Luz ;)

Back