Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Spawn de milho

GlubGlub

Esporo
Cadastrado
08/03/2024
48
3
23
Pessoal, alguem sabe me dizer se é micelio que esta crescendo aqui no spawn? Parece que cresce em volta de cada grão, mas eles não se "juntam" como um micelio de fato. Os pontos pretos são café, o que errei muito a proporção. Acabei colocando demais, isso pode ter afetado o desenvolvimento?
 

Anexos

  • 20240504_152037.jpg
    20240504_152037.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 6
  • 20240504_152026.jpg
    20240504_152026.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 6
Parece contaminação por bactéria. Um dos principais indicativos é grãos incompletamente colonizados, ou áreas não colonizadas. O micélio não parece organizado e forte... parece haver bastante água dentro dos seus potes, tem muita condensação e isso favorece bactéria.

Por quanto tempo você esterilizou eles na pressão? Acontece isso muito quando a esterilização é incompleta, endoesporos de bactérias são muito resistentes ao calor. O recomendado para grãos em potes desse tamanho são 60 minutos em 15PSI de pressão. No BR a maioria das panelas de pressão atinge só 11 PSI. Eu costumo esterilizar grão por 2 horas e meia por esse motivo.
 
Upvote 1
No momento estou sem panela de pressão. Estava utilizando aquele metodo que tem no youtube de esterilizar na panela normal, Boi Tek alguma coisa o nome do método. Ficou 1h30. Enfim, de fato parecia que tinha bastante agua nos potes quando eu fui inocular. Qual o motivo de acumular agua dentro do pote? Preciso esperar o grão secar mais?
 
Upvote 0
No momento estou sem panela de pressão. Estava utilizando aquele metodo que tem no youtube de esterilizar na panela normal, Boi Tek alguma coisa o nome do método. Ficou 1h30. Enfim, de fato parecia que tinha bastante agua nos potes quando eu fui inocular. Qual o motivo de acumular agua dentro do pote? Preciso esperar o grão secar mais?
O grão tem que estar seco por fora antes de ir para os potes.

Broken Boy TEK é geralmente feita com arroz integral. Milho tem os grãos muito grandes e uma carga de endoesporos muito alta.
Se você não tem panela de pressão, acho que o melhor seria fazer bolos PFTEK e esterilizar no vapor por várias horas.
1 hora e meia é muito pouco.

Acho que café só tem o potencial de atrapalhar também. O grão é nutritivo mas tem uma "casca" que protege o material mais nutritivo, café é só uma "farinha" nutritiva disponível fácil para qualquer contaminante no seu pote.
 
Upvote 0
Entendi. Muito obrigado, vou procurar uma panela de pressão ou utilizar arroz integral nesse método. Obrigado pelos esclarecimentos
 
Upvote 0
Back
Top