Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Sou iniciante e estou com muitas dúvidas no meu primeiro cultivo. Utilizei milho de pipoca.

Bruxocogus

Esporo
Cadastrado
12/04/2020
6
2
23
Olá pessoal, gostaria que vocês tirassem algumas dúvidas minhas:
IMG_20200513_185105.jpg
Fiz o substrato de milho de pipoca com pó de fibra de coco.
Cozinhei o milho por 1 hora. Até ficar no ponto de estar macio por fora e um pouco duro por dentro.
Esperei esfriar e adicionei o pó de coco e água mineral.

Esterelizei por 10 minutos e deixei esfriar na panela de pressão por mais 10 minutos de dois em dois potes. Ao todo fiz 5 potes pequenos de plástico pp5 e 1 pote de vidro.

Coloquei metade do carimbo na água mineral que eu fervi e lógico deixei a água esfriar totalmente antes de colocar os esporos.
IMG_20200513_182616.jpg
Inoculei os potes colocando 1 ml em cada furo.
IMG_20200513_182631.jpg
IMG_20200513_182543.jpg
Incubei os potes em uma caixa de papelão.

Optei por economizar cada centavo, pois não quero gastar muito e depois nem dar certo.

Passaram cinco dias e não vi nenhum sinal de micélio. Será que fiz algo de errado?

Não há nenhuma contaminação.

Estou com medo de gastar todo o carimbo e depois não nascer nada.

Acho que vou fazer com arroz integral, pois acho que é mais fácil de colonizar.

Me ajudem por favor. Desde já agradeço.
 
Esterelizei por 10 minutos e deixei esfriar na panela de pressão por mais 10 minutos de dois em dois potes. Ao todo fiz 5 potes pequenos de plástico pp5 e 1 pote de vidro.
Porque você deixou 10 minutos? É muito pouco! O mínimo é 1 hora.

Pela minha leitura o milho de pipoca é um dos substratos mais complicados de esterilizar. Grãos no geral são difíceis, mas milho de pipoca, especialmente. Precisa passar por uma esterilização que dura alguns dias. Você deu uma olhada em como preparar? (Aconselha-se todo iniciante a começar com a PFTEK pois não demanda tanta atenção na esterilização). Dá uma olhada nesse artigo e vê como tem um monte de etapas pra esterilizar o milho: Milho de Pipoca. (Esse tutorial tá completão e cheio de ingredientes difíceis, tem outros mais fáceis, mas via de regra é assim que faz)

Siga as regras de esterilização se quiser tentar o milho novamente.

Acho provável que não vai dar certo, mas deixa rolar pra ver se aparece micélio ou contaminação.

Você poderia ter feito um substrato de Farinha de Arroz Integral com Fibra de Coco, substituindo a vermiculita caso não tenha. A chance de sucesso seria maior.
 
Porque você deixou 10 minutos? É muito pouco! O mínimo é 1 hora.

Pela minha leitura o milho de pipoca é um dos substratos mais complicados de esterilizar. Grãos no geral são difíceis, mas milho de pipoca, especialmente. Precisa passar por uma esterilização que dura alguns dias. Você deu uma olhada em como preparar? (Aconselha-se todo iniciante a começar com a PFTEK pois não demanda tanta atenção na esterilização). Dá uma olhada nesse artigo e vê como tem um monte de etapas pra esterilizar o milho: Milho de Pipoca. (Esse tutorial tá completão e cheio de ingredientes difíceis, tem outros mais fáceis, mas via de regra é assim que faz)

Siga as regras de esterilização se quiser tentar o milho novamente.

Acho provável que não vai dar certo, mas deixa rolar pra ver se aparece micélio ou contaminação.

Você poderia ter feito um substrato de Farinha de Arroz Integral com Fibra de Coco, substituindo a vermiculita caso não tenha. A chance de sucesso seria maior.
Muito obrigado por responder. Vou tentar fazer com arroz integral mesmo. Mas vou deixar pra ver oque vai dar.
 
Porque você deixou 10 minutos? É muito pouco! O mínimo é 1 hora.

Pela minha leitura o milho de pipoca é um dos substratos mais complicados de esterilizar. Grãos no geral são difíceis, mas milho de pipoca, especialmente. Precisa passar por uma esterilização que dura alguns dias. Você deu uma olhada em como preparar? (Aconselha-se todo iniciante a começar com a PFTEK pois não demanda tanta atenção na esterilização). Dá uma olhada nesse artigo e vê como tem um monte de etapas pra esterilizar o milho: Milho de Pipoca. (Esse tutorial tá completão e cheio de ingredientes difíceis, tem outros mais fáceis, mas via de regra é assim que faz)

Siga as regras de esterilização se quiser tentar o milho novamente.

Acho provável que não vai dar certo, mas deixa rolar pra ver se aparece micélio ou contaminação.

Você poderia ter feito um substrato de Farinha de Arroz Integral com Fibra de Coco, substituindo a vermiculita caso não tenha. A chance de sucesso seria maior.
IMG_20200525_092129.jpgIMG_20200525_092117.jpgIMG_20200525_091947.jpg
Bom dia. Poderia me dizer se isso é micélio?
 
Back
Top