Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Sonhar a Vida, Viver o Sonho...

Galera, entendo que queiram expor suas opiniões. Mas acredito que aqui não seja o melhor post, o criador do post já se sentiu desmerecido pelos comentários de outros, podem discordar do morpheu, do ecuador, de mim, de quem quiser, mas vamos respeitar o espaço que o @Abzû tinha feito para um tema totalmente diferente.
Criem um tópico no conversa livre, até eu gostaria de entrar na conversa ou mesmo utilizem o chat já que vocês já tem acesso também.
Se não, vai acontecer de excluir aqui ou desmembrar por estar fora do assunto.
Acho que devemos conversar nossas adversidade de uma vez e não ficar estendendo para outros tópicos.

---

Não tem que se desculpar pelo próprio post, você não é responsável por outros.
 
Se possível, peço a exclusão do tópico em respeito ao rapaz.
Acredito que a enteogenia não seja muito compatível com esta forma que se desencadeou tal debate.


Se for o caso excluímos o tópico, dessa vez, enquanto ainda está no começo.

Entretanto há algumas considerações. Não creio que haja um consenso sobre como deve ser a enteogenia e os debates sobre a mesma. Como em vários outros assuntos, cada um tem a sua opinião. E ouvir opiniões discordantes faz parte. Se você inicia um tópico esperando ler somente certo tipo de respostas tende a ser contraproducente.

Já temos no fórum regras sobre linguagem chula, agressões etc., que eu acho que são suficientes.


Voltando para o assunto em si, sonhos são reais? Talvez tão reais como a vida que consideramos "real", no sentido que tanto a vida real como os sonhos são criações da nossa mente. Como pessoas comuns que somos não conseguimos separar as nossas projeções, conceitos e preconceitos do que que está acontecendo. Criamos nosso mundo com a mente. E quando sonhamos criamos mundos com os sonhos. Que nos parecem, naquele momento, tão reais quanto a vida nos parece quando acordados. Será que acordaremos do que chamamos realidade, assim como acordamos do sonho? E aí, o que perceberíamos então?
 
Se for o caso excluímos o tópico, dessa vez, enquanto ainda está no começo.

Entretanto há algumas considerações. Não creio que haja um consenso sobre como deve ser a enteogenia e os debates sobre a mesma. Como em vários outros assuntos, cada um tem a sua opinião. E ouvir opiniões discordantes faz parte. Se você inicia um tópico esperando ler somente certo tipo de respostas tende a ser contraproducente.

Já temos no fórum regras sobre linguagem chula, agressões etc., que eu acho que são suficientes.


Voltando para o assunto em si, sonhos são reais? Talvez tão reais como a vida que consideramos "real", no sentido que tanto a vida real como os sonhos são criações da nossa mente. Como pessoas comuns que somos não conseguimos separar as nossas projeções, conceitos e preconceitos do que que está acontecendo. Criamos nosso mundo com a mente. E quando sonhamos criamos mundos com os sonhos. Que nos parecem, naquele momento, tão reais quanto a vida nos parece quando acordados. Será que acordaremos do que chamamos realidade, assim como acordamos do sonho? E aí, o que perceberíamos então?

Pelo que entendi o tópico era um diário dos sonhos do amigo, e não uma discussão teórica. O cara já se sentiu ofendido, tu além de não responder e fazer pouco do que eu falo contigo ainda está continuando a discussão que desagradou o criador do tópico. Ave Maria....

Edit: fica só reagindo com risada. Tu e o outro que responde por você. Belo casal.
 
Última edição:
E se você não é uma pessoa fútil, superficial, vazia e medíocre, por que se doeu tanto pelo que eu falei?
Entretanto há algumas considerações. Não creio que haja um consenso sobre como deve ser a enteogenia e os debates sobre a mesma. Como em vários outros assuntos, cada um tem a sua opinião. E ouvir opiniões discordantes faz parte. Se você inicia um tópico esperando ler somente certo tipo de respostas tende a ser contraproducente.

Amigos, e quando eu digo amigos, são todos, absolutamente todos, inclusive você @morpheu
Coloquei suas frases acima (@morpheu e @Ecuador ) com o objetivo de externar a reflexão que vocês todos me proporcionaram. Fui escutar um pouco de John Lennon, quando me veio um proverbio antigo. Cuja mensagem se encontra no livro de provérbios cap.9

Onde mais ou menos, a mensagem é a seguinte:
"Corrija um sábio e o fará mais sábio. Corrija um tolo e o fará teu inimigo..."

Com tudo que se foi dito até agora, coloquei cada um de vocês na minha frente, ponderei com carinho, e voltei aqui para agradecer. Pois em um pseudo processo de catarse, conclui que de fato preciso ampliar minha capacidade de receber a negativa. É mais ou menos como o morpheu comentou, a gente geralmente só quer escutar aquilo que queremos.

É preciso que eu aprenda a frear o impulso em rebater, para poder dar tempo para a reflexão mais profunda. Obrigado por serem instrumentos para essa visão!

Este tópico começou com algo diferente. E através desta estrada que estamos trilhando com as palavras, foi possível compreender que é necessário respeitar a todos. Pois nunca se sabe o que está passando com os amigos do outro lado.

Obrigado do fundo do coração por cada post de cada um. Todos, absolutamente todos são muito importantes!
 

E se fossemos um casal? teria algum problema? isso n é ofensivo, se vc quis ofender alguém. apenas digo isso e n me pronuncio mais sobre vc. BJS e paz! ...irmão

Voltando para o assunto em si, sonhos são reais? Talvez tão reais como a vida que consideramos "real", no sentido que tanto a vida real como os sonhos são criações da nossa mente. Como pessoas comuns que somos não conseguimos separar as nossas projeções, conceitos e preconceitos do que que está acontecendo. Criamos nosso mundo com a mente. E quando sonhamos criamos mundos com os sonhos. Que nos parecem, naquele momento, tão reais quanto a vida nos parece quando acordados. Será que acordaremos do que chamamos realidade, assim como acordamos do sonho? E aí, o que perceberíamos então?

Eu concordo e de fato, se você parar pra pensar, coisas ilusórias afetam nossa vida diretamente, de maneira efetiva e real. Personagens fictícios de romances ou novelas ou quadrinhos ou histórias nos afetam diretamente, podem nos ensinar coisas, passar uma mensagem ou qualquer outra coisa do tipo. A própria palavra ilusão não precisa ter um significado pejorativo como o morpheu quis usar. Algo que é ilusório (no sentido de n ser real) é tão real quanto um tapa. A hierarquização do mundo espiritual (que é uma ilusão, como um sonho, o q n a desqualifica como realidade) sobre o mundo real apenas causa danos e nos afasta da carne. O mundo espiritual n deve estar acima do nosso corpo, pois n é superior. O espirito e o corpo estão juntos, assim como a mente e o sonho. O sonho é uma realidade da mente. As vezes eu sonho com coisas que pensei ou fiz durante o dia, e eu vi uma palestra em que o cara descreve que durante o sono nosso cérebro faz a transferência da memória a curto prazo pra memória a longo prazo e que o sono está, assim como os sonhos, diretamente ligado à memória. Quem dorme pouco tem mais dificuldade em aprender e manter memórias do que quem dorme as 8 horas minimas por noite. Dizer q o sonho é mera ilusão é como dizer que a memória é mera ilusão.
E a memória pode até ser "falha", mas a nossa memória nos constitui como indivíduos e como sociedade, afinal a história é memória. O sonho nos liga a esse lago de memórias que temos, está intimamente ligado ao que nos constitui como indivíduos e por isso pode ser uma ferramenta importante para o auto-conhecimento.
Isso do ponto de vista mais teórico e científico.
DO ponto de vista espiritual, pra quem acredita o sonho pode nos alertar de coisas ou indicar coisas, nos trazer mensagens das divindades ou de parentes que já se foram, e isso é, pra quem acredita, tão real quanto levar um tapa na cara, pois atinge diretamente a pessoa e isso entra na vida dela e na sua psique, assim como um tapa na cara. Sonhar é uma experiência, portanto, é real. Você pode até orientar sua mente pra ignorar essas coisas, pois são mundanas e ilusórias, mas isso não desqualifica sua realidade. É justamente no que é mundano e efêmero é que podemos encontrar o auto-conhecimento e a felicidade (na minha opinião). Pra que esse vicio naquilo que está longe, na verdade suprema, no extra-ordinário? isso q é ilusório no mal sentido, nos impede de pegar aquilo que nos acontece a cada segundo e ponderar sua importância e cuidar de seu aprimoramento, como os sonhos. O extra-ordinário não deve se tornar algo mundano e diário, deve ter seu lugar reservado nas experiências divinas e não deve ser nossa realidade, mas deve ser uma introdução do divino na nossa realidade. Achar que tudo é ilusório e q o extra-ordinário é mais importante é desqualificar o extra do ordinário. Você precisa do ordinário pra ter o extra. No que diz respeito à verdade universal, Platão não seria ignorante de dizer que tudo é ilusão e que a opinião é ruim, ela é tão importante quanto à própria verdade, pois sem a opinião como você poderia achar a verdade? a opinião é o primeiro estágio para o conhecimento no método platônico, a partir da opinião você ascende e você NUNCA alcança a verdade, pois pode apenas contemplá-la. Enfim.
 
Última edição:
Amigos, e quando eu digo amigos, são todos, absolutamente todos, inclusive você @morpheu
Coloquei suas frases acima (@morpheu e @Ecuador ) com o objetivo de externar a reflexão que vocês todos me proporcionaram. Fui escutar um pouco de John Lennon, quando me veio um proverbio antigo. Cuja mensagem se encontra no livro de provérbios cap.9

Onde mais ou menos, a mensagem é a seguinte:
"Corrija um sábio e o fará mais sábio. Corrija um tolo e o fará teu inimigo..."

Com tudo que se foi dito até agora, coloquei cada um de vocês na minha frente, ponderei com carinho, e voltei aqui para agradecer. Pois em um pseudo processo de catarse, conclui que de fato preciso ampliar minha capacidade de receber a negativa. É mais ou menos como o morpheu comentou, a gente geralmente só quer escutar aquilo que queremos.

É preciso que eu aprenda a frear o impulso em rebater, para poder dar tempo para a reflexão mais profunda. Obrigado por serem instrumentos para essa visão!

Este tópico começou com algo diferente. E através desta estrada que estamos trilhando com as palavras, foi possível compreender que é necessário respeitar a todos. Pois nunca se sabe o que está passando com os amigos do outro lado.

Obrigado do fundo do coração por cada post de cada um. Todos, absolutamente todos são muito importantes!

Ótima reflexão e postura. Acho que este é o caminho mesmo, pra lidar com as pessoas aqui dentro do fórum e fora também.

Conflitos e divergências são inevitáveis, cabe à nós aprendermos a lidar com elas de maneira não-violenta, o que é um baita desafio, já que vivemos permeados por uma cultura extremamente violenta em todos os aspectos. E já deu né... precisamos mesmo construir maneiras mais saudáveis de vivermos em sociedade, com as diferenças, sofrimentos e limites de cada um de nós.

Errar faz parte, e o melhor que temos a fazer é justamente aprender com o erro e irmos nos lapidando.

No mais, paz, amor, e vibrações cogumelisticas à todos.

Obs.: De uns tempos pra cá, sempre que eu fico irritada ou fula com qlq coisa ou alguém, eu respiro e me pergunto: o que eu faria se tivesse comido cogu? Esse exercício tem feito muito bem pra mim...
Eu sou sempre muito mais razoável, amorosa e compassiva sob efeito da psilocibina. Levando pra vida as lições desse funguito professor ;)
 
Os símbolos estão por toda parte. Cabe a nós treinar o olhar.

Para todos aqui do fórum.



Ps. @Priscillocibina e @Texugo abraço fraterno.
 
Back
Top