Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Sonhar a Vida, Viver o Sonho...

Abzû

Aprendiz Psiconauta
Contribuidor
04/04/2016
560
47
Bom, tudo começou quando eu era criança...
Na verdade isso iria demorar demais pra iniciar este post.


Eu só estou procurando um espacinho aqui no fórum pra poder digitar os sonhos, eu entrei na busca dos sonhos lúcidos, e na verdade ainda não cheguei lá, mas os sonhos estão cada vez mais da hora. Eu estava escrevendo em um caderno até umas semanas atrás, mas ai acabaram achando o caderno aqui em casa, e foi complicado, porque eu estava escrevendo tudo lá. E percebi que eu não poderia continuar daquele jeito, porque acabaria me comprometendo.

Então eu resolvi criar um diário no meu drive na nuvem, e estava dando certo, todos os dias tenho aberto uma nova folha, digito a sequencia que consigo lembrar com os detalhes e isso tem ajudado ao longo dos dias para resgatar as sensações de cada experiência. A verdade é que eu nunca sei o que vai rolar, são sonhos, até então vivi por décadas sendo passageiro desta atividade do cérebro. Mas após os cogumelos, e todos os mergulhos que têm me oferecido mais e mais condições de me conhecer. Acabei sendo fisgado pela ideia de curtir mais os sonhos, já que todos os dias eu durmo, e eventualmente acabo sonhando, notei que realmente é um campo a ser explorado. Onde tudo é livre, amplo e misturado. É difícil usar as teclas agora pra tentar explicar com palavras, mas é como se o set & setting usado para o preparo das trips também pudesse ser aplicado em tudo, é meio óbvio isso eu sei, mas na prática do dia a dia muita coisa magnífica e simples é soterrada na mente.

Enfim, não quero me alongar muito nessa introdução, mas eu só queria passar a digitar aqui, não será todos os dias, fiquem tranquilos, nem nada comprometedor (pois tem cada sonho né hahaha) só quando o sonho beira uma trip. Eu estava escrevendo pra mim mesmo no meu drive virtual, e notei que sequer eu lia depois, as páginas estavam se acumulando e meio que sem sentido, pois eu só escrevia pra fazer um relatório diário.

Obrigado aos administradores se isso for possível, já deixo aqui marcado @Ecuador e @gldtn para avaliarem se isso é viável ou não. Eu só quero um local onde eu possa escrever sem a sensação de estar escrevendo pra ninguém, e achei que aqui possa ser um bom local, pois estou sem a máscara do nome que me deram, nem nada que identifique o corpo que estou vivendo. O objetivo não é que alguém explique o sonho, pois já percebi que cabe a mim dar o significado dos símbolos. Se eventualmente alguém ler, melhor ainda, mas se não, estará tudo bem da mesma forma. Não será uma coisa diária, apenas quando forem muito intensos e sem exposição pessoal, apenas o caráter abstrato com alguns detalhes que geralmente deixam a coisa muito da hora.

Caso seja de boas fazer isso, ficarei feliz em iniciar.
 
Última edição:
Eu também tinha muito interesse nesses sonhos e lembro de ter lido, faz um bom tempo, sobre essa técnica de escrever o que lembrava, mas nunca coloquei em pratica com esse medo de alguém encontrar.
Há vários relatos do cogumelo e outros enteogenos (não pertinentes aqui no fórum) que provocam essa consciência aumentada durante o sono.
Espero que seja possível, pois seria um relato de "trip", mas sobre os efeitos secundários levados para o cotidiano.
Gostaria de poder acompanhar
 
13.06.2019

Balão mágico da mulher ruiva do passarinho no ninho da pele da cobra



Pois aí vamos nós, apertem os cintos, porque a viagem vai começar. Nosso destino é logo ali, passando a pinguela do rio das águas mágicas, e já estaremos nos campos onde tudo é possível.


Como de costume, mantive o exercício do copo com água, bebi metade, deixando a outra metade para quando acordar. O bom de usar um copo grande é que ele gera o efeito de acordar no meio da noite para ir ao banheiro, li que isso também é bom, acordar no meio da noite para ter que ir ao banheiro tem ajudado a lembrar mais dos sonhos.


Os sonhos que vou contar ocorreram na segunda parte, após levantar, perto das 3 na manhã.


A primeira imagem que tenho é de estar em uma casa muito bonita, com velhos amigos das antigas. Estávamos em uma sala, muitos estavam conversando e se divertindo. Eu lembro de estar trocando ideia com um velho amigo, que não vejo a mais de 20 anos. E foi quando falei pra ele, cara olha ali no teto da sala, que parada loca! Ta passando um filme ali no teto. Eu lembro que ele olhou e então voltei a olhar pro teto também, quando vi que estava passando umas imagens de pessoas num parque muito bonito, com balões de gás hélio, e fiquei admirado de como eram bonitos os balões. E nisso, os balões se soltaram da mão da pessoa, mas era como se existisse uma câmera seguindo os balões em pleno voo. Foi quando senti ser sugado para aquilo que acontecia no teto.


Após isso, a seguinte lembrança é de estar em algum local daquele parque, onde avistei duas mulheres muito bonitas, mas reparei que a ruiva estava um pouco triste ou querendo sair dali. Cheguei perto delas, e lembro claramente que neste ponto, mesmo sem perceber que estava sonhando, falei que eu queria ficar perto dela. Não sei por que, mas essa parte de ter falado, parece muito real. Não sei o que aconteceu, mas sei que ela escutou. E isto tendo ocorrido, como que do nada, já estava em outro local ou outro sonho, não sei se era o mesmo.


Mas era agora na rua, era uma rua com casas simples e bem cuidadas, com muitos gramados, e vi que haviam muitas pessoas na frente de uma casa, olhando para o pátio desta casa. E fui ver o que era. Não sei o que eles estavam olhando, mas eu vi que na ponta do telhado, havia um passarinho em seu ninho, ele estava carregando em seu bico um filhote. Parecia que queria sair dali. E vi que o passarinho reparou que eu estava lhe observando. E nisso ele voou até o outro lado da rua, onde existia um campo que dava acesso para uma floresta.


Fui atrás dele, e chegando perto, vi que o passarinho estava tentando levar seu filhote para o tronco de uma árvore. E enquanto o filhote caminhava, crescia magicamente, eu vi ele no bico de sua mãe, não devia ter mais que uns 4 cm, mas enquanto seguia ela, ficou quase adulto. Não sei se ele chegou a seguir ela até na parte alta da árvore, porque voltei a prestar atenção nela. E foi muito legal isso, porque quando ela estava uns 2 metros do chão, se transformou em uma mulher. Toda verde, inclusive haviam folhas de samambaia em volta dela, era uma camuflagem incrivelmente adaptada para aquela árvore. Ela me olhou como quem dizia para continuar seguindo.


E assim fomos, não sei até onde, mas daquela cena da árvore, o sonho pulou para um local ainda mais pra dentro da floresta. Já estávamos no chão. Ela muito próxima de mim, mas eu não via meu corpo nunca, eu sei que estava lá, mas meu corpo não era a mesma coisa. Aconteceu algum tipo de conexão, algo meio que espiralado, nem vou escrever pra não mentir, pois é apenas sensação.


Mas não acabou ainda, pois mais um truque precisava ser mostrado, eu estava com a visão de quem está sentado no chão, quando ela se aproximou de mim. Seu rosto bem na minha frente, e só naquele momento eu pude realmente ter uma lembrança de seu rosto. Era diferente, o formato do crânio não era muito normal, e havia alguma coisa branca perto da testa, eu precisaria desenhar pra alguém entender, mas ao mesmo tempo era muito bonito.


E ela parecia que queria que eu visse aquilo que ela faria. Ela removeu uma parte da pele do seu rosto. Era como se fosse uma parte removível da pele. Duas linhas que desciam da parte de baixo dos olhos e seguiam pelo formato do rosto até perto do queixo. Ela foi removendo vagarosamente as duas ao mesmo tempo.


E ao tirar esses dois filetes de pele, com um aspecto branco e com escamas, vi ela se transformar mais uma vez, aos poucos o corpo de mulher ganhou muito comprimento, até virar uma bela serpente verde. Foi subindo pela árvore e sumiu.

Após isso, despertei.

Edit 14.06.2019
Aquele momento, um dia depois, quando tu vai na internet procurar imagens que tentem lembrar aquilo que rolou no sonho, e percebe que não está sozinho.
Gaia
Gaia_2.jpg
Só posso dizer, que no momento, acredito que sonhei com ela, não totalmente certo, nem mesmo se sonhei ou fui levado. Então ai vou eu aprender um pouco sobre sua história. Seja lá o que me levou a ter essa vontade, obrigado.
 
Última edição:
Muito interessante seu sonho!
Adoro ouvir/ler sonhos de outras pessoas, conversar, pensar sobre eles e buscar interpretações... Não quero impor nenhuma interpretação, nem esgotar suas possibilidades, mas apenas levantar algumas reflexões caso vc se interesse ou ache que faça sentido. Gosto muito do Jung, e um dos princípios da interpretação de sonhos segundo ele, é que todos os aspectos, personagens e sensações são símbolos da sua própria psiqué (como é provavel que vc ja saiba).
Como você mesmo disse, apenas você pode saber o significado dos símbolos que aparecem, no entanto existem elementos arquetipicos, como a própria Gaia, que não é apenas a Deusa "externa" da terra, mas uma parte da sua própria psiqué, sua ânima, seu aspecto feminino.
A princípio você se aproximou de duas mulheres e uma estava triste... como seu lado feminino tem sido expresso/tratado? Quanta consciência tem de seu feminino?Você disse que queria ficar perto dela, e parece ter sido uma parte bastante enfática do sonho, por vc ter dito que era "muito real". Um desejo de se aproximar dessa face da sua psiqué. De alguma maneira ela atendeu seu pedido, e em seguida teve a cena de observar um passarinho filhote crescendo no bico da mãe, se desenvolvendo enquanto é carregado por uma mãe, uma parte mais instintiva talvez... o filhote também é algo "parido", produzido pela criatividade e nutrição do feminino. Talvez o desenvolvimento e amadurecimento do seu próprio feminino. E você viu o desenvolvimento do filhote, até uma mulher madura, verde, com a exuberância de uma deusa, sua deusa interna.
Ela se mostrou também em seu aspecto serpente, e ai teria que ver o que esse símbolo diz a você. Mais uma vez uma forma animal-feminina, antes uma ave, agora um animal terrestre, rastejante... em muitas culturas representa o submundo, o inconsciente, em outras é símbolo de cura, sabedoria, poder. Existem paralelos com a kundalini... enfim, não saberia chutar o que faz mais sentido pra você, mas é um símbolo poderoso.

Não sei se algo disso faz sentido pra você.

De qlq maneira, é um sonho muito bonito, muito rico, e cheeeio de símbolos interessantes.
Uma coisa muito bacana de anotar os sonhos e lê-los em sequência, é que conseguimos notar um encadeamento, sonhos que se completam, símbolos que se repetem, ou mesmo uma lógica que se repete com símbolos diferentes. Ajudam muito a tomarmos consciência dos nossos processos internos. Adoro, rsrs.

Não que eu vá dar pitacos em todos, mas vou gostar bastante de ler os sonhos que vc postar.

Abraço!
 
Sonhos podem ser experiências legais e interessantes, mas, no fim das contas, são apenas ilusões, sejam eles lúcidos ou não.

Adoro ouvir/ler sonhos de outras pessoas, conversar, pensar sobre eles e buscar interpretações... Não quero impor nenhuma interpretação, nem esgotar suas possibilidades, mas apenas levantar algumas reflexões caso vc se interesse ou ache que faça sentido. Gosto muito do Jung, e um dos princípios da interpretação de sonhos segundo ele, é que todos os aspectos, personagens e sensações são símbolos da sua própria psiqué (como é provavel que vc ja saiba).
Como você mesmo disse, apenas você pode saber o significado dos símbolos que aparecem, no entanto existem elementos arquetipicos, como a própria Gaia, que não é apenas a Deusa "externa" da terra, mas uma parte da sua própria psiqué, sua ânima, seu aspecto feminino.
A princípio você se aproximou de duas mulheres e uma estava triste... como seu lado feminino tem sido expresso/tratado? Quanta consciência tem de seu feminino?Você disse que queria ficar perto dela, e parece ter sido uma parte bastante enfática do sonho, por vc ter dito que era "muito real". Um desejo de se aproximar dessa face da sua psiqué. De alguma maneira ela atendeu seu pedido, e em seguida teve a cena de observar um passarinho filhote crescendo no bico da mãe, se desenvolvendo enquanto é carregado por uma mãe, uma parte mais instintiva talvez... o filhote também é algo "parido", produzido pela criatividade e nutrição do feminino. Talvez o desenvolvimento e amadurecimento do seu próprio feminino. E você viu o desenvolvimento do filhote, até uma mulher madura, verde, com a exuberância de uma deusa, sua deusa interna.
Ela se mostrou também em seu aspecto serpente, e ai teria que ver o que esse símbolo diz a você. Mais uma vez uma forma animal-feminina, antes uma ave, agora um animal terrestre, rastejante... em muitas culturas representa o submundo, o inconsciente, em outras é símbolo de cura, sabedoria, poder. Existem paralelos com a kundalini... enfim, não saberia chutar o que faz mais sentido pra você, mas é um símbolo poderoso.

Interpretações são fugas de fatos. As coisas simplesmente são o que são. Por que nós temos que achar que tudo tem um significado oculto? Se eu sonhei com uma cobra, isso significa simplesmente que eu sonhei com uma cobra. Mas como nós temos essa mania de complicar o que é simples e de ver coisa onde não existe, e como não nos contentamos com o simples fato de sonhar com uma cobra, nós começamos a querer interpretar as coisas e a achar que a cobra do sonho na verdade significa o inconsciente ou a kundalini ou sei lá mais o quê. E fazemos isso não apenas com os sonhos, mas com tudo na vida. Por exemplo, tem gente que olha as horas e vê que são 11:11 ou 22:22 e conclui: “isso é uma sincronicidade, o Universo está conspirando a meu favor, estou no caminho certo”; ou então a pessoa vê alguma luz estranha no céu e conclui: “os alienígenas estão querendo me abduzir e se comunicar comigo, devo ser muito importante para eles”; ou então a pessoa está andando no meio do mato e encontra uma cobra e conclui: “no Oriente a cobra está relacionada com a kundalini, minha kundalini deve estar despertando”... Por trás dessa nossa mania de interpretar as coisas está sempre o desejo de fazer com que a nossa vida pareça ser algo que ela não é. Como nós somos pessoas extremamente fúteis, superficiais, vazias (no mau sentido da palavra) e medíocres, nós começamos a dar um significado místico e espiritual para os nossos sonhos e para os acontecimentos da nossa vida porque assim nossa vida parece fazer algum sentido e começamos a nos sentir pessoas profundas, complexas, importantes e especiais.
 
Sonhos podem ser experiências legais e interessantes, mas, no fim das contas, são apenas ilusões, sejam eles lúcidos ou não.



Interpretações são fugas de fatos. As coisas simplesmente são o que são. Por que nós temos que achar que tudo tem um significado oculto? Se eu sonhei com uma cobra, isso significa simplesmente que eu sonhei com uma cobra. Mas como nós temos essa mania de complicar o que é simples e de ver coisa onde não existe, e como não nos contentamos com o simples fato de sonhar com uma cobra, nós começamos a querer interpretar as coisas e a achar que a cobra do sonho na verdade significa o inconsciente ou a kundalini ou sei lá mais o quê. E fazemos isso não apenas com os sonhos, mas com tudo na vida. Por exemplo, tem gente que olha as horas e vê que são 11:11 ou 22:22 e conclui: “isso é uma sincronicidade, o Universo está conspirando a meu favor, estou no caminho certo”; ou então a pessoa vê alguma luz estranha no céu e conclui: “os alienígenas estão querendo me abduzir e se comunicar comigo, devo ser muito importante para eles”; ou então a pessoa está andando no meio do mato e encontra uma cobra e conclui: “no Oriente a cobra está relacionada com a kundalini, minha kundalini deve estar despertando”... Por trás dessa nossa mania de interpretar as coisas está sempre o desejo de fazer com que a nossa vida pareça ser algo que ela não é. Como nós somos pessoas extremamente fúteis, superficiais, vazias (no mau sentido da palavra) e medíocres, nós começamos a dar um significado místico e espiritual para os nossos sonhos e para os acontecimentos da nossa vida porque assim nossa vida parece fazer algum sentido e começamos a nos sentir pessoas profundas, complexas, importantes e especiais.

Filmes e series também são ficção e isso não impede a apreciação e um pouco de ilusão.

As coisas tem o valor que nós damos para elas. Um objeto que traz recordações do meu pai não tem valor para outras pessoas.

Eu concordo com você, me considero cético, mas nem por isso imponho meu modo de pensar e limito as pessoas de acreditarem no que quiserem.

Uma situação hipotética: Você vai em uma exposição de arte e vê uma obra qualquer, surgem duas opções: A) Olhar e fim - B) Olhar e interpretar do seu modo, com o seu modo de pensar, que pode ser uma interpretação comum provocada pela obra ou uma exclusiva sua, que você criou totalmente diferente do intuito do artista.

Você sabe que é um modo de pensar seu, que pode não estar correto, mas isso não te impede de explorar seu próprio pensamento, de se desligar da realidade por alguns minutos. Afinal, a existência não vem com um manual.

Você acabou de descrever uma doença psiquiátrica (Delírio de Referência), mas isso não significa que pessoas que acreditam em significados ocultos ou até em horóscopos (que não tenho nenhuma propensão a apoiar) sejam doentes.

Para algumas pessoas não tem problema viver apenas com a certeza e com a ciência, mas para outras não haveria motivação ou mesmo alegria de não ter um pouco de abstração.

Parafraseando a famosa frase do filme "A sociedade dos poetas mortos" - Medicina, lei, negócios e engenharia são ocupações nobres para manter a vida. Mas poesia, beleza, romance e amor são razões para ficar vivo.

Eu iria além, a ideia de pessoas rasas ou complexas é dependente da cultura em que está inserida, é impossível categorizar pessoas sem colocar o seu pensamento como fonte de comparação. Cada pessoa se sente completa de forma diferente. E o sentido para a vida seria um debate muito extenso e sem conclusão.
------

Ao autor do tópico, estou gostando de acompanhar seus relatos e também da maneira em como escreve, gostaria de continuar lendo.
E @Priscillocibina, também achei interessante sua visão, como falei antes - sou uma pessoa cética, mas a sua descrição do sonho também foi interessante, é legal poder ter ideias diferentes e mergulhar um pouco na perspectiva de pessoas diferentes.
 
Última edição por um moderador:
Quando estamos em vigília, acordados, exercemos predominantemente as funções da consciência (pensamento, planejamento, atenção, etc), e enquanto dormimos, é o inconsciente que se manifesta.

Há um consenso na psicologia de que os sonhos são a manifestação de conteúdos inconscientes, e que possuem uma certa autonomia, pois não os controlamos. Portanto, nada, nenhum detalhe de nossos sonhos são atoa, mas um retrato simbólico de algo que ocorre na nossa psiqué. Ao mergulharmos no significado dos nossos sonhos, temos a oportunidade de tomar consciência de muito do que se passa no reino do inconsciente.

A partir de muitos anos de observações clínicas, Freud percebeu que muitos dos nossos sonhos podem ser "realizações de desejos reprimidos", como quando alguém que está em um relacionamento monogâmico sonha que está pegando/beijando/transando com outra pessoa. Ela jamais faria aquilo na realidade, mas o desejo está la, e encontra vazão no sonho. Freud tb percebeu que muitos dos elementos que aparecem em sonhos são elementos residuais do que a pessoa viu ou sentiu durante o dia, embora não sejam a tônica do sonho.

Jung foi além e percebeu que também é muito comum manifestações arquetipicas em sonhos, como a anima e animus. Esse conceito de arquétipo é muito interessante, e ele o elaborou a partir de observações clinicas (inicialmente de pacientes esquizofrenicos, que tem uma "porta aberta" para o inconsciente coletivo; e também em pacientes neuróticos) e a partir do estudo bastante aprofundado de mitologia comparada, quando se debruçou no estudo dos símbolos.

A psicologia é uma ciência interessantissima, que pela natureza do seu objeto de estudo (a psiqué) tem que recorrer a métodos mais qualitativos e de observação dos fenômenos, ja que os quantitativos tem um alcance limitado (podemos ate medir em laboratório ou através de testes, funções como memória, atenção, etc, mas não dá pra medir subjetividade).

Enfim, essa ladainha toda é só pra dizer q definitivamente tudo o que sonhamos são paisagens do nosso interior, não são atoa, e podem ser um instrumento valiosissimo de auto-conhecimento, assim como os psicodélicos (que também nos permite navegar pelas águas do inconsciente); e tb pq eu adoro esse tema, e não resisto em conversar sobre ele, rsrs.
 
Poxa vida, sem palavras, obrigado pelo feedback @Texugo e @Priscillocibina.
Vocês fizeram a diferença. Obrigado de coração. Não conheço vocês, mas já admiro o coração que vocês carregam. Parafraseando uma menina que foi muito especial na minha vida, que nem sei mais por onde anda, mas que espero que esteja ainda brilhante, mando para vocês o mesmo que ela um dia me escreveu:

Continue assim, não permita que a vida retire isto de você.
 
Filmes e series também são ficção e isso não impede a apreciação e um pouco de ilusão.

Sim, eu não falei que há algum problema em sonhar. Eu só chamei a atenção para o fato de que os sonhos são apenas ilusões e, portanto, eles não têm importância e não devem ser levados a sério. Ter sonhos vívidos ou lúcidos não vai fazer diferença nenhuma na nossa vida, não vai nos tornar felizes e sábios; eles são no máximo um entretenimento, um divertimento, uma recreação.

Cada pessoa se sente completa de forma diferente.

Na verdade nenhuma pessoa se sente completa, pois cada pessoa vê a si mesma como um minúsculo fragmento em meio a infinitos outros fragmentos, e um fragmento não pode jamais se sentir completo. Apenas a totalidade pode se sentir completa, porque só a totalidade de fato é completa (no entanto, a totalidade não é o conjunto de todos os fragmentos, a totalidade é nada).

Há um consenso na psicologia de que os sonhos são a manifestação de conteúdos inconscientes, e que possuem uma certa autonomia, pois não os controlamos. Portanto, nada, nenhum detalhe de nossos sonhos são atoa, mas um retrato simbólico de algo que ocorre na nossa psiqué. Ao mergulharmos no significado dos nossos sonhos, temos a oportunidade de tomar consciência de muito do que se passa no reino do inconsciente.

A partir de muitos anos de observações clínicas, Freud percebeu que muitos dos nossos sonhos podem ser "realizações de desejos reprimidos", como quando alguém que está em um relacionamento monogâmico sonha que está pegando/beijando/transando com outra pessoa. Ela jamais faria aquilo na realidade, mas o desejo está la, e encontra vazão no sonho.

Tá, suponhamos que eu esteja num relacionamento monogâmico e sonhe que estou ficando com outra pessoa, e a partir disso eu concluo que tenho o desejo de ficar com uma pessoa diferente daquela com quem eu me relaciono. Que diferença essa descoberta fará na minha vida? Eu poderia reprimir esse desejo ou realizá-lo ficando com outra pessoa, mas, quer eu faça uma coisa ou outra, eu vou continuar infeliz do mesmo jeito. Então por que dar tanta importância a isso?

E o que vai me garantir que a interpretação que eu faço de um sonho está correta? Se eu sonhei com uma cobra, o fato é que eu sonhei com uma cobra; qualquer interpretação que eu faça a respeito disso será meramente um achismo meu que não terá como ser comprovado. Muito provavelmente eu vou interpretar o sonho da maneira que mais me agrada, que mais me convém, e de acordo com o que os outros dizem (muito provavelmente eu vou pesquisar na internet ou em outro lugar o que significa sonhar com determinada coisa e vou tomar a informação que eu encontrar como uma verdade).

A psicologia é uma ciência interessantissima, que pela natureza do seu objeto de estudo (a psiqué) tem que recorrer a métodos mais qualitativos e de observação dos fenômenos, ja que os quantitativos tem um alcance limitado (podemos ate medir em laboratório ou através de testes, funções como memória, atenção, etc, mas não dá pra medir subjetividade).

Não existe subjetividade, e os psicólogos são completamente incapazes de perceber isso. Eles ainda estão na ilusão de acreditar que existe um sujeito, um indivíduo, uma mente. Por isso não dá para levar a sério o que a psicologia diz.

Enfim, essa ladainha toda é só pra dizer q definitivamente tudo o que sonhamos são paisagens do nosso interior, não são atoa, e podem ser um instrumento valiosissimo de auto-conhecimento

Autoconhecimento significa conhecer a si mesmo. E por acaso ficar interpretando os sonhos é conhecer a si mesmo?

Conhecer a si mesmo significa saber quem realmente se é. E por acaso um sonho é capaz de dizer quem você realmente é? No máximo um sonho pode revelar algum desejo reprimido e inconsciente, mas descobrir um desejo reprimido e inconsciente não é conhecer a si mesmo. Por acaso você é um desejo reprimido?

Por acaso você acha que autoconhecimento é ficar analisando a pessoa que se acredita ser? Pois analisar a pessoa que você acredita ser é apenas tentar conhecer aquilo que você não é, pois você não é uma pessoa. Não existem pessoas. E nem mesmo conhecer a pessoa que você acredita ser você está conhecendo quando fica analisando-a e interpretando seus sonhos, você só se engana achando que está conhecendo.
 
Acredito que você esteja muito limitado a sua própria grandiosidade, percebo que não adiantará expor argumentos ou qualquer coisa, uma vez que despreza anos de trabalho e pesquisa de pessoas que dedicaram a vida a psicologia.

Apenas não estenda aos outros tua própria opinião, muitas pessoas se sentem completas ao terem filhos ou algo que tanto almejaram, não assuma entender a mente de todos humanos existentes ou que você diria: não existentes.

Pois sua verdade não passa de mero achismo ou opinião nilista para os outros.
 
Última edição por um moderador:
Como nós somos pessoas extremamente fúteis, superficiais, vazias (no mau sentido da palavra) e medíocres, nós começamos a dar um significado místico e espiritual para os nossos sonhos e para os acontecimentos da nossa vida porque assim nossa vida parece fazer algum sentido e começamos a nos sentir pessoas profundas, complexas, importantes e especiais.

Estimados @gldtn e @Ecuador

Oi. Gostaria de apenas formalizar a insatisfação a respeito do final do primeiro comentário deste membro. Acredito que o tópico também está migrando para o fracasso, assim como em outros tópicos onde o mesmo se pronunciou. A proposta era de divulgar sonhos que estão vindo recheados de conteúdo. Mas acabei notando que a opressão sempre acha um jeito de ser manifestada. Ao ver as expressões: pessoa fútil, vazia, superficial e medíocre resolvi que não devo mais continuar com essa tentativa neste canal, pois mesmo que tal membro fosse removido do tópico, o ato já foi executado. E como a flecha que não retorna ao arco após ser lançada, assim é a palavra, que muitas vezes fere por ser ainda mais afiada.

Vou optar pelo exílio, retornando ao hábito de anotar apenas em meu diário pessoal, os benefícios também já foram colhidos, através das boas mensagens vindas de @Texugo e @priscilocibina. Mas assim como na bela parábola, precisamos saber separar o joio do trigo nas colheitas.
 
Última edição por um moderador:
Não se deixe abalar por essas pessoas que tem uma ideologia mortificante. Elas seguem alguma ideologia até o fim e não se dão conta que estrangulam a própria vida. AO estrangularem a vida ideologicamente se estrangulam também, e ao se estrangularem ainda tentam estrangular os outros. É muito triste ver pessoas com ideologia tentando pregar uma ideologia verdadeira, acusando os outros de má fé, e não reconhecendo que a vida é muito mais diversa e que não da pra pegar o mundo e colocar numa caixa ideológica artificial. Quando nós falamos estamos expressando quem somos, estamos expressando o que nos constitui. A fala do @morpheu nada mais é do que ele mostrando quem ele é e não quem os outros são. Se ele nos acha todos tão fúteis e fúteis é pq ele mesmo se acha melhor o que o torna só mais um fútil medíocre. A ideologia mortificante dele que mata a diversidade e a atitude dele que não abre espaço para o pensamento alheio é algo digno de pena, mas se foi isso q ele conquistou, parabéns pra ele, que mate sozinho a diversidade em si e q tenha um pensamento liso como uma tábua branca. Apenas sugiro que ignorem e não respondam mais, pois é como falar com uma parede cega. Uma vez que não há abertura para conversa apenas ignore, finge q n existe, e estará morto assim como a própria ideologia dele. Não deixe de se expressar pq os outros não são felizes ou pq não suportam ver os outros vivendo e sendo diferentes.
 
percebo que não adiantará expor argumentos ou qualquer coisa, uma vez que despreza anos de trabalho e pesquisa de pessoas que dedicaram a vida a psicologia.

Nisso você está certo. Eu de fato desprezo a psicologia. E de uma coisa eu não tenho a menor dúvida: se a profissão de psicólogo fosse proibida e extinta no planeta todo, isso não ia fazer diferença nenhuma no mundo.

muitas pessoas se sentem completas ao terem filhos ou algo que tanto almejaram

Pois eu nunca conheci uma única pessoa que se sentisse completa por ter tido filhos ou por ter conseguido o que tanto almejava. Ter filhos ou conseguir aquilo que se quer não vai fazer com que uma pessoa deixe de ver a si mesma como um minúsculo fragmento e, portanto, ela continuará se sentindo incompleta. Eu já conheci inúmeras pessoas que tiveram filhos e conseguiram o que tanto queriam, e posso lhe garantir que essas pessoas não eram nem um pouco felizes; elas podem até dizer que se sentem completas, mas quando fazem isso elas estão mentindo para si mesmas e para os outros, pois suas próprias ações as desmentem.

Além do mais, tudo aquilo que foi conseguido será perdido. Se você depende de algo para se sentir “completo” (o que significa que você usa esse algo para encobrir seu sofrimento), você vive sempre preocupado com medo de perder esse algo, e uma hora ou outra você de fato vai perdê-lo, o que fará com que todo o sofrimento que estava sendo encoberto venha à tona com força total. Se você depende de um filho para se sentir “completo”, lembre-se que um dia você e seu filho terão que se separar, pois tanto você como ele vão morrer, e como você fará para se sentir “completo” quando já não tiver mais seu filho? (É claro que, como muitos não suportam encarar esse fato, passam a acreditar que vão reencontrar o filho no Céu, ou na Terra na próxima encarnação, ou vão encontrar a alma dele em outro plano da existência; mas todas essas crenças são apenas fruto do medo da impermanência.)

E quando uma pessoa tem um filho para se sentir “completa”, ela está usando ele como um meio para a sua satisfação pessoal. E ter aquilo que se quer no máximo gera uma alegria extremamente superficial e efêmera.

Mas acabei notando que a opressão sempre acha um jeito de ser manifestada.

Onde você está vendo opressão? Em momento algum eu tentei proibi-lo de fazer o que quer que fosse, eu apenas disse um fato óbvio. Só porque eu não falei o que você queria ouvir você acha que eu o estou oprimindo?

Ao ver as expressões: pessoa fútil, vazia, superficial e medíocre resolvi que não devo mais continuar com essa tentativa neste canal, pois mesmo que tal membro fosse removido do tópico, o ato já foi executado. E como a flecha que não retorna ao arco após ser lançada, assim é a palavra, que muitas vezes fere por ser ainda mais afiada.

Quando eu usei essas expressões eu não estava me referindo a você nem a ninguém em particular, eu estava falando de todos nós no geral.

E mesmo que eu estivesse me referindo a você, isso só seria uma ofensa na medida em que você permite se sentir ofendido. Você poderia muito bem ignorar o que eu disse. É preciso deixar de vitimismo.

E se você não é uma pessoa fútil, superficial, vazia e medíocre, por que se doeu tanto pelo que eu falei?

Se ele nos acha todos tão fúteis e fúteis é pq ele mesmo se acha melhor o que o torna só mais um fútil medíocre.

Não sou nem me acho melhor do que ninguém.

A ideologia mortificante dele que mata a diversidade e a atitude dele que não abre espaço para o pensamento alheio é algo digno de pena

Não possuo nenhuma ideologia. E por que acha que eu estou tentando matar a diversidade? Por acaso você também não está tentando matar a diversidade quando dirige essas críticas a mim? Você não está tentando mostrar que eu estou errado? Se você tem tanto respeito pela diversidade, por que está tão incomodado com o que eu estou dizendo? Só porque o que eu digo é diferente do que você pensa? Pois então você também está querendo matar a diversidade.
 
Enfim, nem to falando com vc. em respeito ao post do @Abzû sobre os sonhos, tbm n vou iniciar uma discussão aqui. Apenas digo que é no minimo falta de educação, se n falta de caráter, além de muita falta de respeito pela opinião alheia, chegar num post sobre sonhos e interpretação de sonhos e dizer q é tudo mera ilusão e q n deve sr levado a sério. Isso é mortificante e contra a diversidade. Você pode ter a opinião que quiser, mas encher o post dos outros c sua ideologia coxa é sacanagem.
 
Quando eu usei essas expressões eu não estava me referindo a você nem a ninguém em particular, eu estava falando de todos nós no geral.

E mesmo que eu estivesse me referindo a você, isso só seria uma ofensa na medida em que você permite se sentir ofendido. Você poderia muito bem ignorar o que eu disse. É preciso deixar de vitimismo.

E se você não é uma pessoa fútil, superficial, vazia e medíocre, por que se doeu tanto pelo que eu falei?

Não vou entrar neste jogo de palavras, afinal este parece ser seu esporte favorito. A insatisfação que sinto pelo que você escreveu foi o seu constante intento em retrucar com a discordância do que se foi dito por outra pessoa. Sinto que isso tenha ocorrido aqui, pois novamente você é o vetor que desvirtua mais um tópico.

E esta prática de utilizar "nós" ao mal falar de algumas características do ser humano já não engana muita gente. Não quero entrar no seu modo de operar com as conversas, pois é como jogar álcool em fogo, ou melhor, é perder tempo, mas sinto que ao ver seu modo de criticar os outros, é possível ter uma noção com quem eu falo.
 
Senhores, eu concordo que temos um problema aqui, mas o problema é de quem?

Só vai virar um problema de mais de uma pessoa se vocês assim o permitirem.

O rapaz está sofrendo.
 
Senhores, eu concordo que temos um problema aqui, mas o problema é de quem?

Só vai virar um problema de mais de uma pessoa se vocês assim o permitirem.

O rapaz está sofrendo.

O cara tá é destruindo o fórum, tópico atrás de tópico. Aí um offtopic sobre cannabis tu desmembra quando passa vergonha, mas essa loucura tu fala que tem que aguentar por que o cara tá sofrendo . Realmente tua moderação está sofrível
 
O cara nem ta mais no tópico, vai desmembrar o q? compara um discussão de 5 msgs c uma de 15 ou mais. As pessoas levam tudo pro lado pessoal.
 
Senhores, eu concordo que temos um problema aqui, mas o problema é de quem?

Só vai virar um problema de mais de uma pessoa se vocês assim o permitirem.

O rapaz está sofrendo.

Estimado @Ecuador
Se possível, peço a exclusão do tópico em respeito ao rapaz.
Acredito que a enteogenia não seja muito compatível com esta forma que se desencadeou tal debate.

Pensando agora, talvez o assunto também não seja compatível, já que cada um normalmente está em uma frequência diferente dos demais. Peço desculpas pela criação do tópico. Pois acabei dando a oportunidade para se criar uma confusão.

Diante do modo que a coisa está, deixo o assunto como resolvido. Vou trabalhar mais com imagens quando interagir com o fórum. Acho que esse assunto dos sonhos necessita um pouco mais de privacidade.

Da minha parte, torço por todos.
 
O cara nem ta mais no tópico, vai desmembrar o q? compara um discussão de 5 msgs c uma de 15 ou mais. As pessoas levam tudo pro lado pessoal.

Querido tu é o que o do cara ? Porque toda vez que eu falo com o cara tu responde ?! Da um tempo meu querido. Com licença.

Edit: ai reage com risadinha aos meus posts . Toma jeito rapaz
 
Última edição:
Back
Top