Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Sociedade Psicodélica - Terence McKenna

Bom, vamos por partes;
Somos rodiados por eestimulos perceptivos que afetam todos os centro de equilibrio da maquina humana, centros: intelectual, instintivo, fisico, emocional, e principalmente o sexual.
Alguma pessoas chamam todos esses estímulos de "realidade" ou de "universo".

Como a percepção humana vai sendo moldada por parametros socias esses centros trabalham em desequilibrio, por exemplo o emocional trabalha com a energi do intelectual, e vice-versa.
É, mas você também tem que se lembrar que fomos nós quem construimos os parâmetros sociais e a cultura que molda os seres humanos. O que construimos serve para nos construir. Apesar de algums preferirem se construir sozinhos, para terem mais liberdade.

Uma árvore é um estimulo, o produto final perceptivo é a arvore, mas se nossa percepção iguala a velocidade do movimento perceptivo comum o "mundo para" nos mostrando a energia que chamamos de arvore fluindo de algum lugar do cosmos, como liquido.
Você fantasia demais e ainda rebaixa a realidade a um simples "fluido".

Os feiticeiros afirmam, e estão certos: "O mundo é como uma cebola, cada camada uma "realidade" diferente"
A camada que nossa percepção cápta percebemos essa energia como uma arvore, mas e nas outras o que é essa energia? : algo insondável e misterioso.
Por isso eu disse que você é supersticiosa.

Sim, há divergência pois tudo isso que vc disse é racionalizar a pedra, essa racionalização vem sendo fixada a milenios.
Ainda não entendi essa sua repulssividade em racionalizar a pedra, você não poderia estar aqui conversando comigo se alguém, em algum momento, não tivesse racionalizando o mundo para construir toda essa tecnologia.

Eu me refiro a energia que flui, que aprendemos a chamar de pedra, em outras camadas da cebola uma pedra não é uma pedra, como um martelo não é um martelo e uma mesa não é uma mesa. Alguns feiticeiros afirmam que existem 347 posiçoes perceptivas dentro dos limites humanos.
Mais fantasias, mais supersticões.

Iracionalismo não, silencio interior sim. Auxencia total da tagarelice interior, essa é a chave mestra que abre as portas da percepção.
A razão só é util pra vida em sociedade, um feiticeiro que navega pela eternidade e pelos mistérios da consciência não tem razão, mas se precisar viver em sociedade possui uma técnica chamada loucura-controlada que nada maos é do que o controle da loucura que chamamos razão.
O vidente sabe que vai ficar louco qdo abandonar sua razão, e espera pacientemente por isso, se for preciso conviver com outros homens ele usa a loucura - controlada, como estou usando a inha com vc agora.
Exato, sentimentos potencializam a razão, e a razão faz gerar sentimentos, e para nossa linhagem isso é pura perca de preciosa energia, qualquer emoção, genuina ou não, nos rouba energia, por esse motivos adquirimos uma frieza e sobriedade sem limites, somos apenas testemunhas imparciais, pois ser um "carpinteiro do universo" como dizia Raul é pura ilusão da mente racional.
Chega um ponto do caminho onde "recapitulando" percebemos que não possuimos mais traços humanos pois não temos pensamentos pra fixar a percepção, nem emoções pra nos roubar energia, é ai que a percepção fica livre pra captar a verdade: a energia caótica fluindo.
Por que você se importa tanto em silenciar sua mente? Quer viver como um monstro selvagem? Eu não entendo por que se importanem conversar e discutir sobre isso se prefere a vida em silêncio. Conversar alimenta a mente racional.

Elogios ou ofensas pra mim estão no mesmo patamar perceptivo: algo racional sem a menros importância.
Mas você se importa em manter o status de "aquela que está acima de conceitos racionais".

Não sou supersticiosa pois sou sóbria, não tenho nome, não tenho filosofia, não tenho familia nem nacionalidade,não tenho religião, apenas estou de rápida passagem neste mundo, todo isso que descrevi acima são coisas que grudam em nós na nossa passagem pelo mundo e chamamos a isso de personalidade, personalidade a qual molda nossas atitudes (ego), e isso parei de nutrir, agora somente alimento com silencio interno o que realmente me importa: minha essência como navegante da eternidade.
Uso vou usar uma parte do que você fala lá em baixo como argumento contra o que foi dito anteriormente. Quando eu avisar, você volta aqui e compara o que foi dito.

A consciência enrriquecida pela experiência de vida é o que o predador da vida orgânica quer, percebendo isso esses feiticeiros desenvolveram a técnica de "recapitular" que consiste em elaborar um detalhado inventário de nossa passagem pelo mundo pra deixarmos para o predador, e ele o aceita no lugar de nossa consciência verdadeira, é assim que muitos feiticeiros perpetuam suas consciências.

Agora percebo de onde vc tira argumentos para nossa conversa.
Filosofias não me dizem nada, pelo contrário, são coisas a serem abandonadas.
Eu iniciei com a filosofia e terminei aprendendo sozinho dentro da minha caverna interior, ixi, virei Zarathustra agora, haha.

Não tenho a menor pena ou simpatia pelo sofrimento da humanidade, muitas vezes o mendigo tem mais possibilidades de evolução perceptiva do que o playboyzinho que toma cogumelos todo dia.
Foi isso que eu chamei de simpatia, aprender que o sofrimento, a fome e o desespero de um sem teto faz com que ele possa viver uma vida muito intensamente e ter uma evolucão, tanto irracional quanto racional ou evolutiva. Isso sim é ter simparia pelo sofrimento da humanidade, é ver que as pedras no caminho possam ser novos caminhos.

Tudo que vc aprendeu na vida foi treinar seu intelécto e razão pra eles permanecerem no comando de sua máquina humana.
Ou você não leu ou não entendeu o que eu disse.

Nossa linhagem de feiticeiros desenvolveu técnicas bizarras pra tirarmos esse intelécto alienígena do controle, técnicas que visam nutrir o total silêncio interno, o "não-fazer" do falar interior: o silêncio, a percepção sem moldes pre-estabelecidos pela razão.
Não faz sentido em falar sobre tirar o intelecto alienígena do controle, pois é seu intelecto que está conversando agora, é ele quem nomeia as coisas, é ele quem simplifica e racionaliza tudo, se você acabar com seu intelecto, seu corpo será levado apenas por instintos. Vai ser quase um autômato que segue as regrinhas básicas da natureza. Vai ser um corpo sem liberdade alguma.

E silêncio interior é coisa de budista e budistas são decadentes.


Não podemos lutar contra essa força que nos mantem no sono, percebendo isso feiticeiros criaram o caminho do guerreiro, um guerreiro não luta contra essas forças, ele é um homem de fé que desenvolveu um nervo chamado "vontade", é aí que ele faz a energia impessoal que atravessa tudo trabalhar a seu favor.
Reflita: "um guerreiro é o lutador que não luta, intenta. Do olho do furacão ele encontra a paz e de lá ele molda tudo a seu favor usando sua Fé, sua Intenção silenciosa"
Homens de fé, homens de razão, são todos homens decadentes, três vivas aos homens da contradicão.

Claro que pretendo perpetuar minha consciência, vivo cada dia nutrindo isso (claro que é muito improvável que eu consiga)
Conheci um feiticeiro no México, Maestro Tacho, que é dos tempos dos Toltecas pré-colombianos.
Ele mudou a configuração energética do seu corpo luminoso, tapando o que chamamos de "moça no casulo luminoso", isso é tipo um buraco onde uma energia conhecida por nós como "força rolante" vai nos martelando desde nosso nascimento, uma hora ela quebra o casulo e o indivíduo morre.
Maestro Tacho mudou sua configuração, copiando o modelo energético de seres inorganicos que tbm abitam nosso planeta, esses seres não são imortais, mas vivem centenas de anos mais que os homens. Copiando esse modelo ele até hoje desafia sua morte, esses homens nos são conhecidos como: desafiantes da morte.
Claro que isso não é perpetuar a consciência, pois ele ainda esta nesse mundo, porêm em uma realidade não-comum para nós.
Perpetuar a consciência é atravessar uma passagem guardada pelo ultimo consumidor da vida organica, predador que os videntes chamaram de Águia.
Se o guerreiro tiver exito a águia lhe da seu ultimo presente: a liberdade total.
Isso! Vá lá em cima e leia onde eu avisei :)

Para isso foram desenvolvidas tácnicas como o "não fazer", espreita, recapitulação e ensonho.
Se quiser saber mais a respeito podemos continuar por mp.
Não, obrigado, sei quando já tirei tudo o que tinha que tirar de uma conversa.


Obrigado pela atencão, mas acho que nossa conversa deva acabar por aqui.
 
Acredito que o foco da conversa era o artigo- Sociedade Psicodelica de terence Mckenna - justamente o CONTRARIO do que vocês estão discutindo.
seria mais util continuarem a conversa por MP ou abrirem um novo topico.:neg:
sinto pena. como existem os cristão CHATOS - testemunhas de jeová - que ficam se PUNINDO pelo simples fato de VIVER, ,exitem os doidos CHATOS, que PENSAM seremsuperiores a tudo e todos, porém sao pessoas amargas e infelizes.
Vivam ae essa "doutrina" de sofrimento que eu vou continuar sonhando com minha sociedade psicodelica.
graças a deus os esporos estão nas MINHAS maos.. nao nas maos erradas.
 
Esse boca é uma piada, deveria ir contar suas estórias na Luciana Gimenes.

E o foco da conversa tem tudo a ver com o texto postado por Waver, se vc não percebe isso é pq vc é mais adormecido do que eu pensava.
Pq vc rotula as pessoas baseando-se nas percepções que vc tem do mundo? Vc não tem nem um mínimo vislumbre do que é a felicidade que cultivo nos meus empreendimentos, felicidade a qual se transforma em ira e depois em remorso em vc qdo sua avó russa vai contra coisas que vc quer fazer ou fez.

....humanos presunçosos, pensam demais.


Infected;
Não agradeça, não faço isso por vc! Embora esse é o tributo que preciso pagar ao espirito do homem, conhecido por nós como "molde humano", mas claro, pra vc isso são apenas superstições.
É mais que óbivio que preciso usar meu intelécto pra me comunicar com vc, mas diferentemente de vc não esse intelécto não é movido por coisas do dia a dia comum e rotineiro, mas vc não percebe isso, esta ocupado demais tentando fazer ciência.

Eu sou capaz de me comunicar com vc usando a linguegem silênciosa, mas vc entenderia? Claro que não, isso é apenas budismo decadente pra vc, até o Boca captou o "fio da meada" e vc que é o espertão continua boiando na sua caverna interior (fala de caverna interior e ainda critica os gregos, não entendo esse genios)

Seu negócio é pensar e pensar e ir em reves, mas qdo confrontado se tranca em labirintos intelectuais e esperneia como um bebe chorão, sua mãe que o diga!
Sinto o cheiro de sua fraqueza daqui!

Eu eu que devo agradecer, fazia tempo que não dava tantas gargalhadas com a presunção humana.

Com ATENÇÃO e RESPEITO vos saúdo.


ps: Waver, o show foi para vc. Agora percebe as implicações que ideais como esse acarretariam?
 
Esse boca é uma piada, deveria ir contar suas estórias na Luciana Gimenes.

E o foco da conversa tem tudo a ver com o texto postado por Waver, se vc não percebe isso é pq vc é mais adormecido do que eu pensava.
Pq vc rotula as pessoas baseando-se nas percepções que vc tem do mundo? Vc não tem nem um mínimo vislumbre do que é a felicidade que cultivo nos meus empreendimentos, felicidade a qual se transforma em ira e depois em remorso em vc qdo sua avó russa vai contra coisas que vc quer fazer ou fez.

....humanos presunçosos, pensam demais.


Infected;
Não agradeça, não faço isso por vc! Embora esse é o tributo que preciso pagar ao espirito do homem, conhecido por nós como "molde humano", mas claro, pra vc isso são apenas superstições.
É mais que óbivio que preciso usar meu intelécto pra me comunicar com vc, mas diferentemente de vc não esse intelécto não é movido por coisas do dia a dia comum e rotineiro, mas vc não percebe isso, esta ocupado demais tentando fazer ciência.

Eu sou capaz de me comunicar com vc usando a linguegem silênciosa, mas vc entenderia? Claro que não, isso é apenas budismo decadente pra vc, até o Boca captou o "fio da meada" e vc que é o espertão continua boiando na sua caverna interior (fala de caverna interior e ainda critica os gregos, não entendo esse genios)

Seu negócio é pensar e pensar e ir em reves, mas qdo confrontado se tranca em labirintos intelectuais e esperneia como um bebe chorão, sua mãe que o diga!
Sinto o cheiro de sua fraqueza daqui!

Eu eu que devo agradecer, fazia tempo que não dava tantas gargalhadas com a presunção humana.

Com ATENÇÃO e RESPEITO vos saúdo.


ps: Waver, o show foi para vc. Agora percebe as inplicações que ieais como esse acarretariam?
como eu aprendi lá fora - eu amo você.
só pra desencargo de consciencia a avó russa é a avó do Mortandelo.
minha avó era uma gata ... e eu era muito carinhoso com ela carol!
dava banho nela quando era preciso, caçava ratinhos e levava pra ela. poxa nunca fui mal educado com ela nao!
outra coisa carol, sei que vc nao liga pra isso mas acabou de me PROVAR que você está certa.
o correto mesmo é seguir o que você sente por si só.
ver o mundo como um grande palco onde agora no momento estam se exibindo milhares de ATORES.
a sua concepçao nao é diferente da minha.
Só levo a vida de um jeito " mais gostoso" eu sou o NEGRO - GATO.
curto meu som do roberto carlos no ultimo a 80 km/h nas estradas de santos no meu fusca 69 verde-oliva.
Pra conseguir mais felicidade e "loucura" que isso só se eu pintasse ele de rosa.
ah é bem diferente tentar mudar o mundo a partir da ignorancia- como cegos do tipo de hittler e stalin fizeram, e tentar mudar o mundo com uma FLOR com,o eu faço.
A flor vai vencer as garras de aço e metal que prendem o homem e entao carol se quiser uma bela noite de comemoraçao estaremos aé.
Com espaço pros CHATOS também.Pois eles também irão se divertir... afinal a flor vai vencer no fim.
 
Saudo-te Boca, o home gato!

"A flor vai vencer as garras de aço e metal que prendem o homem e entao carol se quiser uma bela noite de comemoraçao estaremos aé."


Tbm estamos ae!!!!!!!
Vamos comemorar e "trincar a cabeça" de tanta chapação (ps: não uso alcool) no universo paralelo que vai ter na bahia agora em janeiro, pega seu fuscão verde-loviva e vai pra lá. Estarei lá com umas amigas na nossa combi psicodélica movida a cogumelos e alguns sintéticos.
Vamos ficar doidões, rir de tudo e de todos e nadar peladas no mar pra horrorizar a velhinha que foi pegar um sol com a familia no domingo.

Gostei de sua atitude de coragem, desprendimento e falta de auto-importância, mesmo eu te dando uma "zuada" vc continua se manifestando. Poucas pessoas são assim, a maioria qdo percebe que esta sendo encurralada nos próprios labirintos que constroem dão desculpas e se trancafiam em suas cavernas pacatas, rotineiras e sussegadas, só dão continuidade a empreendimentos que lhes agrada, não tem energia nem disciplina pra lidarem com algo que lhes desagrade de algum modo.

Atitude louvavél óh homem-gato! Saúdo-te com atenção e respeito...
 
MÊ-aw.
eu sou o negro-gato.
bem quem sabe nao levo uns paneoulus aE você dispensa (ou não!) eXTas coisAs Sintéticas e aproveita mais a psYlocibina pura....
MÊ -AW (todas garotas nao resistem a um gatinho fofo nao tem jeito...):pos::pos::pos:
 
ps: Waver, o show foi para vc. Agora percebe as implicações que ideais como esse acarretariam?

Lisbon Revisited (1923)

(Álvaro de Campos - heterônimo de Fernando Pessoa)


NÃO: Não quero nada.
Já disse que não quero nada.

Não me venham com conclusões!
A única conclusão é morrer.

Não me tragam estéticas!
Não me falem em moral!

Tirem-me daqui a metafísica!
Não me apregoem sistemas completos, não me enfileirem conquistas
Das ciências (das ciências, Deus meu, das ciências!) —
Das ciências, das artes, da civilização moderna!

Que mal fiz eu aos deuses todos?

Se têm a verdade, guardem-na!

Sou um técnico, mas tenho técnica só dentro da técnica.
Fora disso sou doido, com todo o direito a sê-lo.
Com todo o direito a sê-lo, ouviram?

Não me macem, por amor de Deus!

Queriam-me casado, fútil, quotidiano e tributável?
Queriam-me o contrário disto, o contrário de qualquer coisa?
Se eu fosse outra pessoa, fazia-lhes, a todos, a vontade.
Assim, como sou, tenham paciência!
Vão para o diabo sem mim,
Ou deixem-me ir sozinho para o diabo!
Para que havemos de ir juntos?

Não me peguem no braço!
Não gosto que me peguem no braço. Quero ser sozinho.
Já disse que sou sozinho!
Ah, que maçada quererem que eu seja da companhia!

Ó céu azul — o mesmo da minha infância —
Eterna verdade vazia e perfeita!
Ó macio Tejo ancestral e mudo,
Pequena verdade onde o céu se reflete!
Ó mágoa revisitada, Lisboa de outrora de hoje!
Nada me dais, nada me tirais, nada sois que eu me sinta.

Deixem-me em paz! Não tardo, que eu nunca tardo...
E enquanto tarda o Abismo e o Silêncio quero estar sozinho!

 
Que mal fiz eu aos deuses todos?

Se têm a verdade, guardem-na!

Sou um técnico, mas tenho técnica só dentro da técnica.
Fora disso sou doido, com todo o direito a sê-lo.
Com todo o direito a sê-lo, ouviram?

Não me macem, por amor de Deus!

essa parte me fez derrubar uma lagrima.
nao conhecia o texto.
um texto de muita sabedoria e emoçao, parabens waFFLe só bola pra dentro amigo!:pos:
 
Não agradeça, não faço isso por vc! Embora esse é o tributo que preciso pagar ao espirito do homem, conhecido por nós como "molde humano", mas claro, pra vc isso são apenas superstições.
É mais que óbivio que preciso usar meu intelécto pra me comunicar com vc, mas diferentemente de vc não esse intelécto não é movido por coisas do dia a dia comum e rotineiro, mas vc não percebe isso, esta ocupado demais tentando fazer ciência.

Eu sou capaz de me comunicar com vc usando a linguegem silênciosa, mas vc entenderia? Claro que não, isso é apenas budismo decadente pra vc, até o Boca captou o "fio da meada" e vc que é o espertão continua boiando na sua caverna interior (fala de caverna interior e ainda critica os gregos, não entendo esse genios)
Os gregos ansiavam por sair da caverna e encontrar a luz, basta ler platão e você terá uma síntese do pensamento grego.

Seu negócio é pensar e pensar e ir em reves, mas qdo confrontado se tranca em labirintos intelectuais e esperneia como um bebe chorão, sua mãe que o diga!
Sinto o cheiro de sua fraqueza daqui!

Eu eu que devo agradecer, fazia tempo que não dava tantas gargalhadas com a presunção humana.
De que seria um homem que não faz rir? Principalmente quando riem de si mesmos :)

Se você me vê como um homem de ciência é por que não foi capaz de entender muita das coisas que eu disse anteriormente, leia com a mente mais aberta e prestando mais atencão nos detalhes e você verá que não sou. Algo perto do que eu sou seria um homem de várias personalidades, as mais evidentes seriam um cientísta, um bárbaro viking, um xamã e um heremita na caverna. O que você "lê" é o resultado do conflito dessas personalidades.

Seja como for, é quase impossível nos comunicarmos em relacão a determinados assuntos, pois encaramos o mundo de uma forma muito divergente. Só concordamos numa coisa e foi a frase que fez com que eu quisesse conversar um pouco com você.



Deixem-me em paz! Não tardo, que eu nunca tardo...
E enquanto tarda o Abismo e o Silêncio quero estar sozinho!


Um dos poemas do Pessoa que eu mais gosto.

Esse sim foi o post mais relacionado com o texto apresentado. Está completamente de acordo com a discussão. Parabéns Waver.
 
Última edição por um moderador:
Obrigado Waver pelo texto maravilhoso, eu te garanto que lí até o fim.
O que concordo ou discordo fica comigo!
Aguardo outras traduções de experiências do McKenna.

Abraços
 
Excelente o texto, excelente a tradução ...

Mas isso aqui robou a cena:

Ó céu azul — o mesmo da minha infância —
Eterna verdade vazia e perfeita!
Ó macio Tejo ancestral e mudo,
Pequena verdade onde o céu se reflete!

Memórias e a realidade que criamos ... ?

Maravilhoso.
 
Powwwwwwww, palavras de uma "inteligência do bem". Na podre sociedade que governa o rebanho, se as crenças realmente forem vistas e entendidas como auto-limitantes, essa sociedade se quebraria como um vaso que cai no chão. Porque plantas são proibidas de uma hora pra outra sem nenhum estudo? Justamente por isso, elas colocam em xeque as construções medrosas do sistema que se sustenta por inúmeras crenças obsoletas.

Quando um sistema proibe o acesso ao êxtase que os psicodélicos induzem, o que vemos é a doença se alastrando, e se quisermos vislumbrar uma forma de vida menos doente, talvez como o próprio Mckenna já disse, seja preciso direcionar os nossos olhos para a bosta da vaca.
 
Back
Top