Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Sociedade Psicodélica - Terence McKenna

Waver

Cogumelo maduro
Membro Ativo
20/05/2005
71
71
Sociedade Psicodélica

Terence McKenna

Baseado em uma fala dada em um encontro da ARUPA
no Instituto Esalen em junho de 1984.

Eu quero falar esta noite a respeito da noção de uma sociedade psicodélica. Quando eu falei em Santa Bárbara em uma conferência sobre psicodélicos em maio de 1983 minhas lentes de contato falharam em um ponto crítico na minha leitura e eu simplesmente tive que improvisar. Mais tarde quando eu ouvi a fita da gravação eu ouvi a frase “sociedade psicodélica.” Eu nunca usei este termo conscientemente em uma conversa. Mas porque eu havia dito, e porque havia acontecido uma ressonância através das pessoas que estavam lá, eu comecei a pensar sobre isso e esta noite irei especular sobre o que isto pode significar para nós.

Quando eu penso em sociedade psicodélica, esta noção implica em criar uma sociedade que vive à luz do Mistério da Existência. Em outras palavras, problemas e soluções deveríam ser retiradas de seu papel central nas organizações sociais, e Mistérios – Mistérios irredutíveis – deveriam estar em seu lugar. Nos anos 20 o entomologista britânico J.B.S. Haldane disse em um ensaio, “O universo pode não ser apenas mais estranho como supomos; ele pode ser mais estranho do que nós podemos supor.”

Eu sugiro que assim como nós olhamos para trás em cada ápice da civilização na história humana - seja ela Maia, ou Greco-Romana, ou a Dinastia Sung – temos acreditado que isso aconteceu graças à posse de uma descrição apurada do cosmos e da relação do homem com ele. Isto parece ir junto com o completo florescimento de uma civilização. Mas, a partir deste ponto de vista da nossa presente civilização, nós consideramos todas estas concepções como se fossem piores, de segunda mão. Nós nos orgulhamos que nossa civilização tem a última e real descrição sobre o que está acontecendo.

Eu considero isto um erro, e que atualmente nos cega, ou torna nosso progresso histórico muito difícil, é nossa falta de atenção que nossas crenças se tornaram obsoletas e deveríam ser colocadas de lado. Uma sociedade psicodélica abandonaria os sistemas de crenças pela experiência direta. É o que eu penso a respeito a do problema do dilema moderno: a experiência direta foi descontada, e no seu lugar todos os tipos de sistemas de crença foram criados.

Eu preferiria um tipo de anarquia intelectual onde não importa o quê fosse pragmaticamente aplicável e fosse trazido de qualquer situação; onde crença fosse entendida como uma função auto-limitante. Porque, veja, se você acredita em alguma coisa você é automaticamente impedido a acreditar em seu oposto; que significa que um grau da liberdade humana foi coisificada no ato de se submeter à esta crença.

Eu insisto que é supérfluo ter crenças, porque o universo é realmente mais estranho do que nós supomos, precisamos retornar para o que no século XVI era chamado de método Baconiano; que não significa a elaboração fantástica de construções de pensamentos que explicam a natureza, mas somente uma catalogação dos fenômenos que nós experimentamos. Redes de computadores e drogas psicodélicas e a crescente disponibilidade de informação no mundo têm tornado possível a evolução de novos estados de informação que nunca existiram anteriormente. Estamos processando estas novas oportunidades em uma razão muito devagar porque estamos sendo impedidos pela ideologia.

Os modelos Freudianos e Junguianos enxergam a experiência psicodélica como um desmantelamento da resistência em revelar emoções, motivos e sistemas de crenças escondidas e complexas. Esta noção, há cinco ou dez anos, foi substituída pelo modelo de experiência alucinógena xamânica. Este modelo sustenta que pessoas arcaicas têm delegado membros especiais de uma sociedade para provar informações de domínio secreto usando drogas psicodélicas. A informação extraída destes domínios são então usadas para guiar e direcionar a sociedade.

Eu estou interessado neste segundo modelo. Tenho gastado algum tempo na Amazônia e estou familiarizado com os mecanismos operacionais do xamanismo e personalidades xamânicas. Acredito que a experiência psicodélica vai além da instituição do xamanismo. Estamos diante de uma oportunidade única de arremessar de lado a crise da cultura mundial.

Nossa habilidade de destruir a nós mesmos é a imagem espelhada da capacidade de nos salvarmos. O que está faltando é uma visão clara do quê deveria ser feito. O que deveria ser feito certamente não é a acumulação cada vez maior de arsenal termonuclear ou a promoção de todo o tipo espetáculos de primatas – que Tim Leary tem muito bem denunciado. O que precisa ser feito é que nossas concepções ontológicas fundamentais de realidade precisam ser refeitas. Precisamos de uma nova linguagem, de modo que para ter uma nova linguagem precisamos de uma nova realidade. É um tipo de equação urobórica, ou uma situação de desvencilhamento. Uma nova realidade gerará uma nova linguagem. Uma nova linguagem fará uma nova realidade se legitimar e ser uma parte desta realidade.

As substâncias psicodélicas podem ser imaginadas como pontos de uma grade de informações. Elas provêm novas perspectivas na realidade, e quando você reconecta todos os pontos de vista que você coletou considerando realidade, então um modelo aplicável de realidade e que faça sentido começa a surgir.

Eu penso que esta realidade aplicável e que faça sentido – o que Wittgenstein nomeou algo como “suficientemente verdadeiro” - é o que estamos procurando. O “suficientemente verdadeiro” mapeando por cima da teoria é o que estanos procurando, mas a experiência deve ser feita primeiro. A linguagem do Eu deve ser feita primeiro.

O que eu estou defendendo é que cada um de nós tome responsabilidade pela transformação cultural, que não é algo que seria disseminado de cima para baixo. É algo que cada um de nós podemos contribuir nos esforçando a viver tão para dentro do futuro quanto possível. Devemos nos livrar das concepções de anos 40, 50, 60, 70, 80, 90. Devemos transcender o momento histórico e tornarmos exemplares de humanidade no Fim do Tempo.

Alguns de vocês que acompanham minha leitura esta tarde se preocupam em saber que eu acredito que liberação – ou vamos dizer “decência” - como uma qualidade humana e antecipação deste estado perfeito da humanidade futura. Podemos ter vontade de aperfeiçoar o futuro nos tornando um microcosmo do futuro perfeito, não mais distribuir culpa para instituições ou hierarquias de responsabilidade ou controle, mas dar-nos conta que a oportunidade está aqui, a responsabilidade está aqui, e os dois nunca se tornem congruentes denovo. A salvação para o nosso espírito imortal depende do quê você faz com as oportunidades que a vida lhe dá.

Então, o que faremos com a oportunidade? O quê significa dizer, em termos operacionais, “Viva tão longe ao futuro quanto puder?” Significa tomar uma posição vís à vis da emergente realidade hiper-dimensional. Isto não significa necessariamente tornar-se um usuário de drogas psicodélicas; mas significa admitir esta possibilidade. Se você sente um potencial heróico dentro de você para ser um dos experimentadores – um dos pioneiros – então você sabe o que fazer. Se por outro lado você se sente perdido no abismo – se você se sente como William Blake chamou de “caindo para a eterna morte,” caindo do espiral da existência que conecta uma encarnação à outra – então oriente-se para a experiência psicodélica como uma fonte de informação.

Uma imagem espelhada da experiência psicodélica emergiu com o hardware e software integrados às redes de computadores. A internet e a www são, paradoxalmente suficientes, uma profunda influência feminilizante na sociedade. Isto está no desenvolvimento de hardware/software que inconscientemente está se tornando consciente. Esse é um pensamento que tomamos do bon mot platônico - “Se Deus não existisse, o homem deveria inventá-lo” - e disse, “se a inconsciência não existe, a humanidade a inventará na forma de vastas redes que serão capazes de transferir e transformar informação.”

Isto é, de fato, onde estamos presos: a transformação de informação. Nós não mudamos fisicamente nos últimos quarenta mil anos. O tipo humano está bem estabilizado antes do fim da última glaciação. Mudanças que foram feitas antigamente no âmbito biológico está acontecendo agora no âmbito cultural. Estamos abrigando presunções culturais e nos preocupando com nossa visão do mistério unitário em uma razão cada vez mais rápida, enquanto tentamos nos acomodar ao desdobrameno daquele mistério que se deita diante de nós no tempo. Este é o processo que está fundindo a vasta sombra de destruição por cima de toda a experiência da história humana.

Anterior à nossa própria era, a única palavra que poderia ser aplicada para esta força que faz as pessoas se unirem, causando nascimento e morte, levantando e derrubando civilizações, era Deus; e isso era imaginado como uma forna auto-consciente que estava aprendendo a respeito do mundo como um gato aprende a respeito do aquário e fazendo as coisas acontecerem. Agora temos uma noção diferente – a noção de um sistema vetor que força uma grande área que está sendo empurrada para um espaço muito pequeno, e este pequeno micro-setor de tempo/espaço é a história. É um ímpeto que os budistas chamam de “o reino densamente empacotado,” um reino onde os opostos estão unificados.

A história é este reino onde o corpo é finalmente interiorizado e a mente exteriorizada. Penso a mente como um órgão da quarta dimensão no nosso corpo. Você não pode vê-lo porque ele está na quarta dimensão, mas você experimenta uma baixa dimensão seccionando-a no fenômeno da consciência. Mas isto é somente uma secção parcial. assim como uma elipse é um desenho parcial de um cone.

O crescimento dos sistemas de informação é somente um reflexo do hardware masculino do que já existe na natureza como um fato. Agora nos resta afiar nossas intuições e nos tornarmos atentos a este sistema preexistente e ligá-lo para que possamos estar um passo a frente dos dualismos que nos separam dos outros e do mundo. Precisamos nos dar conta que há um enxame de genes – e não um grupo de espécies – no planeta; que metade do tempo você está pensando no que está escutando; que idéias são criaturas notavelmente escorregadias que são difíceis de traçar sua origem; e que estamos realmente no mano-a-mano e todos juntos em uma dimensão que não é tão acessível e sólida como você desejaria que fosse (como Joyce comenta em Finnegan's Wake).

Os psicodélicos são o red-hot, a edição social/ética porque eles são agente descondicionadores. Eles levantarão dúvidas se você é um rabino ortodoxo, um antropólogo marxista, ou um homem de altar porque o seu negócio é dissolver sistemas de crenças. Eles fazem isso muito bem, e depois eles deixam você com uma ferida na experiência, o que William James chamou – tomando uma experiência infantil – “uma confusão florida, barulhenta.”

Fora isso você reconstrói o mundo e precisa entender que esta reconstrução é um diálogo onde suas decisões – a projeção de sua gramática no espaço intelectual em sua frente – irá formar um gel sobre o ser. Nós todos criamos nosso próprio universo porque estamos todos operando com a nossa própria linguagem privada que são somente traduzíveis através da linguagem de outra pessoa. Há ainda um análogo físico a isto que irá promover um reforço desta noção de separação e nossa singularidade.

A imagem do mundo que se forma em seus olhos é feita de fótons. Fótons são minúsculos pacotes de luz tão próximas que podem ser pensadas como partículas. Isto significa que cada fóton que toca o fundo dos seus olhos é diferente dos fótons que tocam o fundo dos olhos de qualquer outra pessoa. Isto significa que eu me baseio em uma seção do mundo 100% diferente da imagem que qualquer um de vocês estão se baseando. E ainda estamos sentados aqui com uma suposição ingênua de que nossas imagens do mundo diferem somente pela nossa perspectiva dentro do espaço desta sala.

Temos inúmeras suposições ingênuas como esta construção do nosso pensamento. Nosso mecanismo explanatório mais venerado – tal como “ciência” - surge também como nosso mecanismo explanatório mais velho. Portanto, eles têm se construídos como a mais ingênua e não-examinada suposição. “Ciência”, por exemplo, podemos demolir em trinta segundos. A “ciência” diz a você um grupo de condições que criará um efeito dado, e a cada momento que o grupo de condições estiver em seu lugar o efeito será obtido. O único lugar que isto acontece é dentro de um laboratório. Nossa experiência não é assim. O contato com uma pessoa é sempre diferente. A experiência de fazer sexo, comer uma refeição, tomar um ônibus – isto penetra no ser – e torna suportável de todo jeito. A “ciência” ainda deseja dizer a você que somente o valor das coisas descritas em um fenômeno podem ser disparadamente repeditas. Isto se dá porque estes são somente os fenômenos que a ciência pode descrever, e é o nome do jogo com o qual ela se preocupa.

Mas nós temos que reivindicar nossa liberdade – tomar vantagem do abismo minúsculo entre o imenso abismo do desconhecimento; seja talvez a morte, ou reencarnação, ou transições para outras formas de vida. Estas coisas nós não sabemos ou entendemos, mas no momento que somos humanos temos a rara oportunidade de descobri-las. E eu tenho fé de que isto é possível – em algum lugar ou em algum momento. Talvez nenhum progresso seria feito até a nona hora em que a realidade pudesse ser literalmente fragmentada em pedaços, para além do ponto de reconstrução.

Existe, definitivamente, uma tendência anti humanista em todos os sistemas, Ludwig von Bertalanfe, que foi o inventor da teoria dos sistemas gerais, disse, “pessoas não são máquinas, mas em toda situação que elas tiverem a oportunidade, elas irão agir como uma.” Estamos todos caindo em padrões. Nós seguramos estes padrôes cada vez mais forte. Eles não podem ser violados; e isto acontece no nível das idéias.

Estamos agora no crista da onda da história, em tipo de aperto que nos devolve ao passado. Espero que tenhamos chegado ao fim desta fase. Queira você comprar minha visão apocaliptica transformadora envolvendo 2012, ou queira você dizer que somente por olhar ao seu redor você tem certeza que, logo, logo, a merda vai ser atirada ao ventilador, eu acho que nós concordamos que estamos diante de um impasse. O que está para acontecer será ou um grande deslocamento da biosfera, causando uma invalidação da inteligência como uma adptação biológica e nossa extinção; ou iremos nos tornar – como James Joyce sonhou - “o homem auto governável;” em outras palavras, a exteriorização do espírito e a interiorização do corpo.

Neste processo, tudo terá de ser desafiado. Toda a noção de humanidade será desafiada. Estamos à beira da manipulação do DNA, ou de tomar controle da forma humana, de sermos capazes de extender a noção de arte para dentro do corpo humano. Somos clássicos? Deveríamos ser Adonis e Perséfone? Ou o que somos nós? Somos surrealistas? Deveria eu ser uma batata ou uma girafa em chamas? Estas são questões que terão de ser enfrentadas. Eu sorrio enquanto falo isto, mas estas questões são importantes.

E a noção de ganho vertical que vemos nas metáforas feitas em relação à experiência psicodélica: expansão da consciência, ficar chapado (getting high - a tradução seria “elevar-se”), viagem psicodélica, vôo xamânico. É como se os alucinógenos fossem o feminino, o software, o formador, o cabo condutor do que está ocorrendo. Seguindo por trás vem o hardware, a mentalidade construtora masculina.

Isto irá continuar até que o cabo condutor das longas distâncias da engenharia contrutora se rompa. Esta é a crença xamânica: que nós podemos encontrar uma maneira de usar químicos em nossos corpos, usar nossas vozes, nossos pensamentos e nossas mãos por sobre nós e sobre os outros; para tranformar nós mesmos sem nenhuma tecnologia; para nos movermos no reino da imaginação com uma tecnologia psicofarmacológica interiorizada que nos liberte dentro da nossa imaginação.

Ao mesmo tempo isto está acontecendo com a mentalidade construtora masculina, que irá colocar sociedades humanas na órbita da terra/lua e em planetas próximos. Mas há um porém para a mentalidade construtora, que é um vácuo que envolve os planetas e exemplifica este abismo e o elemento feminino. É o mistério da Mama matrix de Finnegan's Wake. A misteriosa Mama matrix é o universo, e não há como escapar deste fato. Mas eu penso que a mentalidade construtora, que irá tentar transformar o homem em suas máquinas será desestabilizado pelos psicodélicos, pelo pensamento voltado ao planeta, pelo lado voltado à imaginação de nossa consciência, que irá criar as bases para o casamento espiritual que será a incubação química de um novo formato da humanidade; e isto não está longe.

Não pode estar longe. Esta é uma responsabilidade inerente a todos nós que nos faz criá-la. Há uma obrigação definida para examinar as possibilidades de ação, e para pensar claramente sobre si e sobre o outro, sobre a linguagem e o mundo, sobre o passado e o presente. Por muito tempo nós vivemos em um mundo definido pela geografia. Se você nasceu na Índia, você achará que o cosmos é de uma maneira. Se você nasceu no Brooklyn, você achará de outra. Precisamos transcender estas grades do destino biológico, que nos torna aquilo que nós não queremos ser. Nós podemos clamar por este nível mais alto de liberdade através do simples ato de prestar atenção à existência.

Precisamos começar a exprimir nossas visões ideológicas antes que sejamos consumidores das próprias. Precisamos desligar a nossa TV interna que nos puxa para as suposições culturais ditadas pelo Pentágono, Madison Avenue, e pelo estado corporativo. Precisamos, ao invés disso, ligar nossos modems e começar a interagir como pessoas dotadas de mentalidade pelo mundo afora e estabelecer esta nova ordem intelectual que será a salvação da biosfera, eu acredito firmemente nisto. A internet finalmente concretiza nossa coletividade permitindo que pessoas sintam a interrelação de seus destinos; sentem a interrelação como uma coisa que transcende divisões nacionais, divisões ideológicas. A net permite que cada um de nós recupere a experiência de ser parte de uma família humana.

Nenhuma reconstrução de sociedade pode ser feita sem psicodélicos porquê nós perambulamos durante muito tempo sem eles. Certamente somos produtos de uma sociedade que foi longe demais sem psicodélicos como nenhuma outra cultura no mundo. Isto foi há dois mil anos desde que o Mistério foi real em Eleusis e nestes dois mil anos perambulamos longe na disfunção e na confusão. Mas nós somos filhos pródigos. Podemos reparar a idéia de xamanismo a partir do estase social pré-tecnológico e projetá-lo, aperfeiçoá-lo e viajar com ela para além das estrelas.

E se não fizermos, tudo estará perdido. Há somente riscos e comprometimentos nestas aspirações milenares e nestas metas culturais, metas que têm o potencial de restaurar o significado e a direção para nossa civilização. Se isto não for feito iremos fragmentar nossa oportunidade e deixar o horror e a destruição do típico cenário futuro.

_________________________________________________​

Anarquicamente copiado de:
FORTE, Robert. Entheogens And The Future Of Religion. San Francisco, CSP, 1997.

Humildemente traduzido por:
Waver

https://teonanacatl.org
https://plantasenteogenas.org
Versão copyleft – idéias não têm dono. Espalhe a palavra.

Olá, comunidade.

Bom, comprei o livro que está citado na fonte e achei este texto do Terence McKenna muito interessante. Procurei por ele pela internet mas, pelo que eu pude ver, ele não existia. Pois bem, resolvi traduzi-lo e posso dizer com toda a certeza que agora ele existe, mas só em português. :D

Também criei um PDF no caso de alguém gostar e quiser salvá-lo na coleção de e-books.

De antemão peço desculpas se tiver algum trecho meio sem sentido, mas o texto está satisfatório.

Ah, apesar do texto não existir, há o vídeo de sua apresentação em algum lugar, mas estava com preguiça de baixá-lo porque já tinha o texto. Se alguém encontrar poderia colocar o link dele aqui pro pessoal.

Tomar alucinógenos para ajudar a reconstruir de forma saudável a sociedade? Isso sim é utopia.

"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar" Eduardo Galeano.

Pode-se chamar o Terence McKenna de um louco utópico mesmo, mas a sua teoria torna-se possível porque, como está no texto, não depende de governo e nem de instituições e também não é para o futuro. Depende de cada um e a qualquer momento.

Um dos motivos que me fez postar o texto é que ele em 1984 conseguiu prever do que era possível a internet: ligar pessoas e servir de contra-informação, coisa que este fórum faz muito bem. Se você ver, um das coisas que mais foram influentes na internet desde que ela surgiu, foi a criação desta sociedade psicodélica. Pessoas interessadas neste tipo de assunto reuniram-se muito tempo antes de surgirem outros grupos ou outros assuntos. Acho que isto não é por acaso.

Tem algumas coisas que eu discordo no texto, mas muita coisa faz sentido.

Na citação do Eduardo Galeano, é impossível não se sentir incomodado com uma busca que nunca termina, acho que a grande maioria das pessoas sentem isso, por esse motivo é que as utopias são cada vez mais associadas a adjetivos ruins "ah! isso é utópico".
Eu também acho que quanto mais nos preocupamos com a sociedade e com o desenvolvimento social, mais perdemos nossa liberdade, nos tornamos engrenagens de uma máquina política, isso e nada mais. Na minha opinião, se alguma busca precisa ser feita, essa busca é a do auto-aperfeiçoamento, pois sempre há algo acançável, sempre temos recompensas, não é nada utópico, sem contar que simplesmente não existem argumentos contra quem busca se elevar, a não ser que você carregue preconceitos daqueles que não sabem voar.
É claro que apenas o fato de se aperfeiçoar você faz um bem danado à sociedade e à cultura e certamente a longo prazo isso poderia criar uma sociedade mais elevada também, mas é importante não confundir as coisas assim, viver em função de si pode, a longo prazo, fazer um bem a sociedade, mas viver em função da sociedade não faz bem nenhum.

Eu fiquei meio confuso em relação as seguintes afirmações

"Se você ver, um das coisas que mais foram influentes na internet desde que ela surgiu, foi a criação desta sociedade psicodélica. Pessoas interessadas neste tipo de assunto reuniram-se muito tempo antes de surgirem outros grupos ou outros assuntos. Acho que isto não é por acaso."

A sociedade "psicodélica" foi influente de que forma?
Como você pode afirmar que pessoas interessadas nesse assunto se reuniram antes de outros grupos ou outros assuntos?
Temos os hackers, os nerds, os programadores, o pessoal militar, os grupos de estudo nas universidades (eles devem ter começado os grupos sobre drogas, haha), etc. Mas, apesar de todos esses estarem intimamente ligados, acho que para fazer tal afirmação seria necessário você apresentar umas fontes confiáveis.

E o texto ainda tem muitos pontos interessantes que eu acho que vale a pena discutir, um dos fatores que mais me interesso é como os psicodélicos podem agir no sistema nervoso, principalmente sobre o quão sobrecarregado ele é durantes tais efeitos.
Eu queria comprar os efeitosdos alucinógenos com o de ouvir música, assistir filmes, fazer sexo, etc.
Minha principal curiosidade é em relação a longevidade e a capacidade de umas freiras que estudavam muito e escutavam muita música, uns estudos realizados conseguiram descobrir que a mente delas era tão lúcida por causa da constante sobrecarga do sistema nervoso, ou seja, provaram que estudar e escutar música ajudava a manter a juventude mental. Queria encontrar um estudo semelhante, mas relacionado com alucinógenos.

Bem falei demais :D

Infected disse:
A sociedade "psicodélica" foi influente de que forma?
Como você pode afirmar que pessoas interessadas nesse assunto se reuniram antes de outros grupos ou outros assuntos?
Temos os hackers, os nerds, os programadores, o pessoal militar, os grupos de estudo nas universidades (eles devem ter começado os grupos sobre drogas, haha), etc. Mas, apesar de todos esses estarem intimamente ligados, acho que para fazer tal afirmação seria necessário você apresentar umas fontes confiáveis.

Quando disse influentes, foi a respeito de fazer surgir na internet uma nova cultura, um proposta de juntar pessoas para se discutir um novo paradigma e contestar limites impostos, divulgando informações que a ideologia atual jamais permitiria se não houvesse esse modo de disseminar conhecimento.

Este texto aqui diz melhor o que quero dizer. Quanto aos estudos que você disse, creio que já sabemos porquê isto não existe, né? Mas isto é trabalho para "os pioneiros".

Pelo visto o pessoal não curtiu o texto, ou está com preguiça de ler ou não está lá muito interessado em teoria psicodélica... :D
Tenho aqui também uma entrevista muito boa do Robert Forte com o Gordon Wasson, mas não adianta nada eu digitar se ninguém for ler.

Lindo texto waver, como sempre dando as MELHORES contribuiçoes possiveis a causa.

Imagine uma divisao, como no livro admiravel mundo novo de "castas", classes superiores de seres humanos que levam a vida experienciando o estado psicodelico e tirando "informaçoes-fragmentos" desse estado?

O que pra alguns (a grande maioria) pode soar como no minimo ridiculo, pode guardar grandes "segredos" nao do mundo fisico como alguns buscam, nao do mundo espiritual, mas sim das proprias capacidades do nosso "ser" pensante e vivo, espairaçoes sobre existencia, um novo iluminismo nas artes e na nossa concepção geral de interaçao com o mundo.

Utópico?

definindo a causa:

Precisamos começar a exprimir nossas visões ideológicas antes que sejamos consumidores das próprias. Precisamos desligar a nossa TV interna que nos puxa para as suposições culturais ditadas pelo Pentágono, Madison Avenue, e pelo estado corporativo. Precisamos, ao invés disso, ligar nossos modems e começar a interagir como pessoas dotadas de mentalidade pelo mundo afora e estabelecer esta nova ordem intelectual que será a salvação da biosfera, eu acredito firmemente nisto. A internet finalmente concretiza nossa coletividade permitindo que pessoas sintam a interrelação de seus destinos; sentem a interrelação como uma coisa que transcende divisões nacionais, divisões ideológicas. A net permite que cada um de nós recupere a experiência de ser parte de uma família humana.
isso DEU certo :) senao não estariamos aqui agora discutindo o assunto.
uma meta Utopica?
1 milhao de cultivadores/experienciadores até o ano de 2012.
estamos quase no final dessa corrida, e posso lhe GARANTIR que conseguiremos.

Otimo texto waver, foi um dos primeiros que eu li por volta de 89 - 90, e por incrivel que pareça é um dos poucos textos que me influenciaram a pensar diferente.

Alguns poucos EGO-istas continuam fechados a essse tipo de visão e sofrem por loucos como você e eu realmente conseguirem serem felizes nesta MERDA de mundo Ipocrita(com i mesmo, afinal o que sao palavras).

loucura sim, idiotice ou burrice nao.

IGnorancia-EGO-ismo-ego-centrismo - é o que domina e impera nos ultimos 2 mil anos.

Um egipcio ao ver um " world trade center" riria MESMO que diante de toda nossa "tecnologia".
Sabe o comentario de um egipcio ao ver o world trade center??
=
Isso nao dura nem 5 decadas, nao é digno de comoçao, por favor me deixefumar minha lotus sossegado, Há adorei a ideia de GELAR a cerveja, nunca havia pensado nisso.
:):pos:

O texto é muito bom waver! Um pouco comprido, mas informação nunca é demais!

Não podemos concordar com tudo, porque cada é cada um, vai ser dificil vc concrdar plenamente com alguém; se concordar com tudo não será vc, pois cada ser tem sua visão e isso nos torna diferente usn dos outros.

Não sei se pode levar muito a sério essa parada de utopia. A cada dia o homem evolui mais e as coisas estão tornando-se cada vez mais palpaveis.
ACredito que nós não temos limites, podemos chegar mais longe do que pensamos. Então não devvemos nos limitar a essa palavra "utopia".

Posta o outra texto lá, eu leio! E vou ler esse novamente, para ter melhor absorção das informações.

Valeu cara muito bom!

Paz e luz!!:)

pode apostar cara, estamos lendo sim. Apenas alguns de nós nao fazemos comentários. No meu caso por pura desinformação de outras fontes. Por exemplo ainda nao li nenhum livro do huxley ou do mckenna. mas estou começando, estou aprendendo com vcs a importancia disso.

É isso aí, pessoal. Uma das especulações, até citada pelo Boca, já se concretizou. Muito mais está por vir com certeza.

Quanto ao negócio de ninguém ler, eu retiro o que eu disse. Se pelo menos uma pessoa ler pra mim já tá bom demais, coisa que eu tenho certeza que não vai acontecer. Vou logo cuidar do outro texto e tentar postar o quanto antes.

Valeu pela força!

Imagine uma divisao, como no livro admiravel mundo novo de "castas", classes superiores de seres humanos que levam a vida experienciando o estado psicodelico e tirando "informaçoes-fragmentos" desse estado?

Isso me incomodou muito, mas simplesmente não sei me expressar a respeito...

O que pra alguns (a grande maioria) pode soar como no minimo ridiculo, pode guardar grandes "segredos" nao do mundo fisico como alguns buscam, nao do mundo espiritual, mas sim das proprias capacidades do nosso "ser" pensante e vivo, espairaçoes sobre existencia, um novo iluminismo nas artes e na nossa concepção geral de interaçao com o mundo.
Se tais grandes segredos não estão no mundo físico nem no mundo espiritual, onde ele está? E por que você acha que um simples fungo pode te mostrar tais segredos? E ainda mais, por que acha que não podemos conhecer os segredos da capacidade do nosso ser pensante e vivo sem a ajuda de psicodélicos?

O que, alcançar um novo ilumunismo usando fungos? Isso é no mínimo engraçado :)

definindo a causa:

isso DEU certo :) senao não estariamos aqui agora discutindo o assunto.
uma meta Utopica?
1 milhao de cultivadores/experienciadores até o ano de 2012.
estamos quase no final dessa corrida, e posso lhe GARANTIR que conseguiremos.
Primeiro você define a coisa, depois a chama de "isso", ou fica confuso demais para ler, e qual a vantagem de chegarmos a 10^6 cultivadores? Isso certamente não irá salvar o mundo...

Alguns poucos EGO-istas continuam fechados a essse tipo de visão e sofrem por loucos como você e eu realmente conseguirem serem felizes nesta MERDA de mundo Ipocrita(com i mesmo, afinal o que sao palavras).
Os egoístas só tentam cuidar do que há de melhor para eles, já que existiu tanta gente tratando esse mundo mal, chamando ele de merda e sendo um merda, tudo por coisas do além, nada alcansável, fizeram tanto contra o mundo que ele realmente está ficando uma merda.

loucura sim, idiotice ou burrice nao.

IGnorancia-EGO-ismo-ego-centrismo - é o que domina e impera nos ultimos 2 mil anos.
A loucura, ignorante e burra que impera nos últimos 2 mil anos é aquela que dita que todos devem viver o além "pois estamos apenas de passagem nesse mundo de sofrimento e apenas no paraíso conheceremos a verdadeira felicidade". Assim, todos deixaram de querer crescer e fazer esse mundo prosperar, assim a civilização começou a decair.

Um egipcio ao ver um " world trade center" riria MESMO que diante de toda nossa "tecnologia".
Sabe o comentario de um egipcio ao ver o world trade center??
O que que isso tem a ver?! :eek:

É isso aí, pessoal. Uma das especulações, até citada pelo Boca, já se concretizou. Muito mais está por vir com certeza.

Quanto ao negócio de ninguém ler, eu retiro o que eu disse. Se pelo menos uma pessoa ler pra mim já tá bom demais, coisa que eu tenho certeza que não vai acontecer. Vou logo cuidar do outro texto e tentar postar o quanto antes.

Valeu pela força!

O boca e eu lemos, oras...

Das coisas que o Boca citou, qual se concretizou?

Última edição por um moderador:

Valeu pela força!

Estaremos ae sempre que os amigos precisarem!
estou no aguardo.

Bom dia forum.

Texto muito bom, chega a ser anáquico.

Continuo com a opnião que McKenna se preocupa demais com erros ou acertos. Assim lhe fica oculto o principal: erros ou acertos só importam a mente racional que foi condicionada a tagarelice interio e mirabolismos intelectuais pelas descrições do mundo que foram nos passando desde nosso nascimento.
Assim lhe escapa o que é importante: a consciência enrriquecida pelo foco da atenção moldada pela experiência de vida do indivíduo.

Homens que descobriram essa lei da verdadeira evolução da consciência voltaram a ser o que são por direito: seres selvagens e indomáveis totalmente sincronizados com a Mãe Terra com total noção de sua morte pois não se sentem mais importantes que um pé de alface, assim eles constroem um "duplo energético", "duplo" que lhes permite continuarem sua jornada pelos misterios da consciência navegando pela eternidade. O "duplo" que é o inventário da consciência enrriquecida fica com o predador da vida orgânica e assim ele nos permite atravessar a passagem pra perpetuação da consciência depois da morte do corpo físico.

O que quero dizer com isso é: cogumelos nada mais são do que um estado perceptivo não-comum, porêm mais amplo e que se usado com foco, disciplina e a metodologia correta pode nos ensinar o caminho pra romper as barreiras da percepção nos jogando em contato direto com a verdade unica e imutavel: a energia caótica que flui como liquido de algum lugar do cosmos.

Muitos falam sobre o ego mas não fazem nem ideia do que é o ego, pois racionalizam o silêncio assim se perdem em labirintos.
Cansei de ver cultivadores de cogumelos cultuarem seus fungos, mas qdo vão almoçar ou jantar não percebem que o cove-flor ou o filé de peixe tbm são seres vivos que precisaram ser sacrificados pra o ser onde o mundo gira em torno do umbigo se alimentar.
A formiga que o indivíduo adormecido esmaga pra arrumar o local onde o cultivo vai ficar tbm é um ser vivo, tão importante quanto o cogumelo, o leão, o homem ou o pé de alface. Essa hipocresia chega a ser sarcastica.

Com Atenção e Respeito vos saúdo.

Utilizar energia eletrica também seria " imoral" ou hipocrita cierto carol?
Quantos km nao foram inundados para que você pudesse conectar a este site?

Ou Pior, quantas formigas nao morreram pra que o poste levasse a fiaçao do telefone até a sua casa?

Ou PIOR quantos bilhoes de bacterias nao morreram quando dessinfetaram a barriga da sua mae com Iodo pra você nascer.

Por isso que eu Respeito os ENSINAMENTOS DE OUTROS, porém sigo a MINHA cabeça.

Nao dá pra ser um DEUS na terra. ninguem NUNCA conseguiu, nem jesus, nem buda nem dalai.

Cada um deve viver como bem entende, mas precisa VIVER.
nao adianta se enganar com esse papo de VIVER PARA MORRER, ou VIVER PRA SABER MORRER, ou ACEITAR a morte.

VIvam, cada segundo como se fosse o ultimo, aproveitem nao há CEIFADOR, nao há PECADO, NAO EXISTE DOUTRINA.
parem de se enganar pelo amor de sua propria existencia.
pode ser que quando passar essa " fase" nagual da sua vida, vocês tenham deixado de aproveitar TANTA COISA que vao se arrependerem pro resto da vida.

Já percebi que TODOS os que se julgam "deuses" gostam de se julgarem "superiores", NECESSARIOS ou pior - SOLITARIOS GUERREIROS... nao tem nada disso gente... todos somos iguais.

Precisamos uns dos outros.

Você super senhor deus de seu universo e eu , um doidao CHAPADO que provavelmente vai acabar virando mendigo em algum ponto da vida, somos iguais, eu e o padre que se engana a vida todda acreditando em um deus IMPOSSIVEL, somos iguais, NAO VAI FAZER DIFERENÇA alguma no final.
nao se iludam.

obs fiz o maximo para nao ser mais Hipocrita ainda. e nao ser mal educado.
:eek:

Mortandelo;
Vc se perde em interpretações racionas.

Não to nem ai pras bacterias que morreram pra mim poder nascer, como tbm não estou nem ai pra minha mãe, nem pras bactérias, nem pros cogumelos sagrados, nem pra seres que estão pra ser extintos do planeta, simplermente não me importo, venci estados emocionais subjetivos. Pois perante a morte sou igual a vc ou a uma bactéria.
Por outro lado assumo total responsabilidade por meus atos, e não me importo de ser usada por meus semelhantes, como diz o velho ditado: se estamos na chuva é pra nos molhar.

Ja fui hipócrita, mas soube olhar pra dentro de mim e perceber os motivos que me guiavam.
Ja fui como vc, sentia necessidade de ser admirada e amada, e essa necessidade nota-se facilmente nas coisas escritas por vc nesse forum. Olhe pra dentro de vc e me diga, estou enganada?

Ou vc não leu o que escrevi anteriormente ou vc interpreta as coisas de uma maneira só sua.
Disse que não me importo com erros ou acertos (por sinal pra minha mente racional eu erro muito), mas cultivo a atenção na vida do dia a dia, nutrindo a consciência com experiência de vida e a noção de morte eminente, assim vivo cada dia com o unico sentimento que me é util: a felicidade.

Vi vc falando sobre o nagual. Vc sabe realmente o que é isso?
O nagual é o lider de um grupo de guerreiros que buscam a passagem para a perpetuação da consciência, o grupo do nagual é composto por sonhadoras, espreitadoras e os mensageiros, estes vão aos limites da segunda atenção e voltam pra comunicar ao nagual o que contemplaram. SE vc e a maioria esmagadora dos homens não vivem o dia a dia se preparando para a morte, qdo ela o tocar vc vera que é tarde demais, que tudo foi como um sonho bizarro que se acabou.

Sem disciplina, e uma meta inflexivel nada podemos atingir.
Não se preocupe em ser educado, pelo menos comigo, não me importo pois não são mais importante que uma cenoura.

Se vc se julga um doidão chapado é pq vc não me conhece, nossa diferença é que eu aprendi a controlar minha loucura e perdi minha auto-reflexão e auto-piedade.
VC ainda é uma pessoa de razão, eu sou uma pessoa de FÉ.

Um abraço e boa sorte na sua jornada pelas portas da percepção.

Saluditos paco.

Assim lhe escapa o que é importante: a consciência enrriquecida pelo foco da atenção moldada pela experiência de vida do indivíduo.
Interessante notar que umas pessoas estão perto da grande verdade da vida, do universo e tudo o mais, parabéns :)

O "duplo" que é o inventário da consciência enrriquecida fica com o predador da vida orgânica e assim ele nos permite atravessar a passagem pra perpetuação da consciência depois da morte do corpo físico.
Querer perpeturar a consciência após a morte do corpo físico é o maior equícovo de toda a humanidade, só acreditando no fim da consciência é que podemos viver em toda a totalidade.

verdade unica e imutavel: a energia caótica que flui como liquido de algum
lugar do cosmos.
Nada como místicos que seguem ensinamento de gregos estúpidos, no início fiquei impressionado, mas agora.. sinceramente.

Verdade única e imutável é uma outra ilusão.

Muitos falam sobre o ego mas não fazem nem ideia do que é o ego, pois
racionalizam o silêncio assim se perdem em labirintos.
Você realmente sabe? É um conceito grego muito comum, todo mundo sabe o que é...

Foi interessante encontrar uma pessoa com algumas opiniões semelhantes.

Boca;
Me desculpe mas não entendo o que vc fala.

Infected;
Ao dizer verdade imutavel me refiro a estimulos que fluem de algum ponto que são captados por nossos dados sensoriais moldados por descrições do mundo; transformamos isso em percepção.
Uma pedra só é uma pedra pq a mente racional conhece todos os fazeres pra trasnforma-la em uma pedra, a mente racional saindo do controle a pedra se transforma no que realmente é: algo misterioso e insondável.
Percebendo-se isso foram criadas técnicas como o não-fazer, que consiste em agir de modo inusitado e sem sentido; como num sonho.

Não entendi o que vc quis dizer: Nada como místicos que seguem ensinamento de gregos estúpidos, no início fiquei impressionado, mas agora.. sinceramente.

Temos pontos em comum pq nossas posições do ponto de encaixe ja aglutinaram os mesmos pontos perceptivos dentro das capacidades humanas: Cogumelos qdo usados com a meta de se atingir o silencio interior nos levam a igualar a velocidade do "primeiro anel de percepção" nos jogando em contato cam algo novo, a segunda atenção.

Vôs saúdo com atenção e respeito.

Boca;
Me desculpe mas não entendo o que vc fala.
Não tente entender, divirta-se :D

Infected;
Ao dizer verdade imutavel me refiro a estimulos que fluem de algum ponto que são captados por nossos dados sensoriais moldados por descrições do mundo; transformamos isso em percepção.
Bem, acho que você acabou usando a palavra errada :D
E é muito estranho chamar tais "estímulos" de verdades, até mesmo por que tais "estímulos" nem podem ser chamados de "estímulos". Bem, talvez eu nem entenda exatamente o que você chama de estímulos...

Uma pedra só é uma pedra pq a mente racional conhece todos os fazeres pra trasnforma-la em uma pedra, a mente racional saindo do controle a pedra se transforma no que realmente é: algo misterioso e insondável.
Bem, aqui há uma divergência, eu ainda acho que uma pedra é muito mais que uma pedra, é muito mais que isso, mas foi, e é, muito importante ter uma mente racional capaz de lapidar todas essas informacões extras que estão na pedra e transformala em algo simples e útil, como num martelo, numa mesa.
Essa visão racionalista e reducionísta é importante para que sejamos capazes de construir o mundo.

Percebendo-se isso foram criadas técnicas como o não-fazer, que consiste em agir de modo inusitado e sem sentido; como num sonho.
Irracionalismo? Alguns tentaram fazer isso, mas não podemos nos livrar de nossa consciência, apesar de ela ser muito recente na raca humana, a linguagem e a cultura faz com que ela seja muito forte.
É inegável que a linguágem constroi nossa mente de uma forma quadrada e racionalista, aprendemos a transformar a pedra em uma simples pedra, pois a pedra passa a ser uma coisa tão simples que pode ser representada por apenas cinco letras.
Foi refletindo sobre isso que eu vi que eu devia aprender a usar minha intuicão, acreditar em meus insights e viver mais meus sentimentos, mas isso não significa que temos que abandonar nossa razão, eu diria que os sentimentos servem para potencializar a razão, e a razão também pode ser usada para potencializar a emocão.
Ninguém pode viver plenamente tentando oprimir uma de suas qualidades, todas elas devem ser louvadas e desenvolvidas e se isso for contraditório, então viva a contradicão!

Não entendi o que vc quis dizer: Nada como místicos que seguem ensinamento de gregos estúpidos, no início fiquei impressionado, mas agora.. sinceramente.
Eu disse muitas coisas, alí tem muitas referências obscuras, uns elogios e uma grande ofensa, vou resumir, você me pareceu supersticiosa, isso eu não gosto, acreditar na verdade absoluta e imutável é uma heranca de Tales, chamá-lo de grego estúpido foi uma maneira de mostrar que não gosto dessa corrente filosófica, mas acho que Tales nem nasceu numa região grega... haha! Eu disse que me impressionei em relacão a frase "a consciência enrriquecida pelo foco da atenção moldada pela experiência de vida do indivíduo" que é quase a síntese da minha filosofia de vida, e, sinceramente, fiquei desapotado com você parecer querer a imortalidade de sua consciência.

Temos pontos em comum pq nossas posições do ponto de encaixe ja aglutinaram os mesmos pontos perceptivos dentro das capacidades humanas: Cogumelos qdo usados com a meta de se atingir o silencio interior nos levam a igualar a velocidade do "primeiro anel de percepção" nos jogando em contato cam algo novo, a segunda atenção.
Só tive, até agora, uma única experiência, super fraca, pouco mais que um cogumelo médio seco. O que eu aprendi e desenvolvi de minha personalidade e consciência foi lendo filosofia, literatura (recomendo muito "Demian", de Herman Hesse) e vivendo, principalmente vivendo, tento aprender com cada felicidade, infelicidade ou situacoes do cotidiano.
Uma coisa árdua de aprender é que o caminho do sofrimento é um dos que mais elevam a consciência e a sabedoria, um filósofo certamente deve aprender a ter uma serta simpatia pelo sofrimento da humanidade.
Resumindo, meu aprendizado com cogumelos foi quase nulo, se comparado com o que aprendi na minha vida, na filosofia e na literatura.

Vôs saúdo com atenção e respeito.
Por que essa saída tão singular?

Saúdo.
Bem, acho que você acabou usando a palavra errada :D
E é muito estranho chamar tais "estímulos" de verdades, até mesmo por que tais "estímulos" nem podem ser chamados de "estímulos". Bem, talvez eu nem entenda exatamente o que você chama de estímulos...

Bom, vamos por partes;
Somos rodiados por eestimulos perceptivos que afetam todos os centro de equilibrio da maquina humana, centros: intelectual, instintivo, fisico, emocional, e principalmente o sexual.
Como a percepção humana vai sendo moldada por parametros socias esses centros trabalham em desequilibrio, por exemplo o emocional trabalha com a energi do intelectual, e vice-versa.
Uma árvore é um estimulo, o produto final perceptivo é a arvore, mas se nossa percepção iguala a velocidade do movimento perceptivo comum o "mundo para" nos mostrando a energia que chamamos de arvore fluindo de algum lugar do cosmos, como liquido.
Os feiticeiros afirmam, e estão certos: "O mundo é como uma cebola, cada camada uma "realidade" diferente"
A camada que nossa percepção cápta percebemos essa energia como uma arvore, mas e nas outras o que é essa energia? : algo insondável e misterioso.

Bem, aqui há uma divergência, eu ainda acho que uma pedra é muito mais que uma pedra, é muito mais que isso, mas foi, e é, muito importante ter uma mente racional capaz de lapidar todas essas informacões extras que estão na pedra e transformala em algo simples e útil, como num martelo, numa mesa.
Essa visão racionalista e reducionísta é importante para que sejamos capazes de construir o mundo.
Sim, há divergência pois tudo isso que vc disse é racionalizar a pedra, essa racionalização vem sendo fixada a milenios.
Eu me refiro a energia que flui, que aprendemos a chamar de pedra, em outras camadas da cebola uma pedra não é uma pedra, como um martelo não é um martelo e uma mesa não é uma mesa. Alguns feiticeiros afirmam que existem 347 posiçoes perceptivas dentro dos limites humanos.

Irracionalismo? Alguns tentaram fazer isso, mas não podemos nos livrar de nossa consciência, apesar de ela ser muito recente na raca humana, a linguagem e a cultura faz com que ela seja muito forte.
É inegável que a linguágem constroi nossa mente de uma forma quadrada e racionalista, aprendemos a transformar a pedra em uma simples pedra, pois a pedra passa a ser uma coisa tão simples que pode ser representada por apenas cinco letras.
Foi refletindo sobre isso que eu vi que eu devia aprender a usar minha intuicão, acreditar em meus insights e viver mais meus sentimentos, mas isso não significa que temos que abandonar nossa razão, eu diria que os sentimentos servem para potencializar a razão, e a razão também pode ser usada para potencializar a emocão.
Ninguém pode viver plenamente tentando oprimir uma de suas qualidades, todas elas devem ser louvadas e desenvolvidas e se isso for contraditório, então viva a contradicão!
Iracionalismo não, silencio interior sim. Auxencia total da tagarelice interior, essa é a chave mestra que abre as portas da percepção.
A razão só é util pra vida em sociedade, um feiticeiro que navega pela eternidade e pelos mistérios da consciência não tem razão, mas se precisar viver em sociedade possui uma técnica chamada loucura-controlada que nada maos é do que o controle da loucura que chamamos razão.
O vidente sabe que vai ficar louco qdo abandonar sua razão, e espera pacientemente por isso, se for preciso conviver com outros homens ele usa a loucura - controlada, como estou usando a inha com vc agora.
Exato, sentimentos potencializam a razão, e a razão faz gerar sentimentos, e para nossa linhagem isso é pura perca de preciosa energia, qualquer emoção, genuina ou não, nos rouba energia, por esse motivos adquirimos uma frieza e sobriedade sem limites, somos apenas testemunhas imparciais, pois ser um "carpinteiro do universo" como dizia Raul é pura ilusão da mente racional.
Chega um ponto do caminho onde "recapitulando" percebemos que não possuimos mais traços humanos pois não temos pensamentos pra fixar a percepção, nem emoções pra nos roubar energia, é ai que a percepção fica livre pra captar a verdade: a energia caótica fluindo.

Eu disse muitas coisas, alí tem muitas referências obscuras, uns elogios e uma grande ofensa, vou resumir, você me pareceu supersticiosa, isso eu não gosto, acreditar na verdade absoluta e imutável é uma heranca de Tales, chamá-lo de grego estúpido foi uma maneira de mostrar que não gosto dessa corrente filosófica, mas acho que Tales nem nasceu numa região grega... haha! Eu disse que me impressionei em relacão a frase "a consciência enrriquecida pelo foco da atenção moldada pela experiência de vida do indivíduo" que é quase a síntese da minha filosofia de vida, e, sinceramente, fiquei desapotado com você parecer querer a imortalidade de sua consciência.
Elogios ou ofensas pra mim estão no mesmo patamar perceptivo: algo racional sem a menros importância.
Não sou supersticiosa pois sou sóbria, não tenho nome, não tenho filosofia, não tenho familia nem nacionalidade,não tenho religião, apenas estou de rápida passagem neste mundo, todo isso que descrevi acima são coisas que grudam em nós na nossa passagem pelo mundo e chamamos a isso de personalidade, personalidade a qual molda nossas atitudes (ego), e isso parei de nutrir, agora somente alimento com silencio interno o que realmente me importa: minha essência como navegante da eternidade.
A consciência enrriquecida pela experiência de vida é o que o predador da vida orgânica quer, percebendo isso esses feiticeiros desenvolveram a técnica de "recapitular" que consiste em elaborar um detalhado inventário de nossa passagem pelo mundo pra deixarmos para o predador, e ele o aceita no lugar de nossa consciência verdadeira, é assim que muitos feiticeiros perpetuam suas consciências.

Só tive, até agora, uma única experiência, super fraca, pouco mais que um cogumelo médio seco. O que eu aprendi e desenvolvi de minha personalidade e consciência foi lendo filosofia, literatura (recomendo muito "Demian", de Herman Hesse) e vivendo, principalmente vivendo, tento aprender com cada felicidade, infelicidade ou situacoes do cotidiano.
Uma coisa árdua de aprender é que o caminho do sofrimento é um dos que mais elevam a consciência e a sabedoria, um filósofo certamente deve aprender a ter uma serta simpatia pelo sofrimento da humanidade.
Resumindo, meu aprendizado com cogumelos foi quase nulo, se comparado com o que aprendi na minha vida, na filosofia e na literatura.
Agora percebo de onde vc tira argumentos para nossa conversa.
Filosofias não me dizem nada, pelo contrário, são coisas a serem abandonadas.
Não tenho a menor pena ou simpatia pelo sofrimento da humanidade, muitas vezes o mendigo tem mais possibilidades de evolução perceptiva do que o playboyzinho que toma cogumelos todo dia.
Tudo que vc aprendeu na vida foi treinar seu intelécto e razão pra eles permanecerem no comando de sua máquina humana.
Nossa linhagem de feiticeiros desenvolveu técnicas bizarras pra tirarmos esse intelécto alienígena do controle, técnicas que visam nutrir o total silêncio interno, o "não-fazer" do falar interior: o silêncio, a percepção sem moldes pre-estabelecidos pela razão.

Não podemos lutar contra essa força que nos mantem no sono, percebendo isso feiticeiros criaram o caminho do guerreiro, um guerreiro não luta contra essas forças, ele é um homem de fé que desenvolveu um nervo chamado "vontade", é aí que ele faz a energia impessoal que atravessa tudo trabalhar a seu favor.
Reflita: "um guerreiro é o lutador que não luta, intenta. Do olho do furacão ele encontra a paz e de lá ele molda tudo a seu favor usando sua Fé, sua Intenção silenciosa"

Claro que pretendo perpetuar minha consciência, vivo cada dia nutrindo isso (claro que é muito improvável que eu consiga)
Conheci um feiticeiro no México, Maestro Tacho, que é dos tempos dos Toltecas pré-colombianos.
Ele mudou a configuração energética do seu corpo luminoso, tapando o que chamamos de "moça no casulo luminoso", isso é tipo um buraco onde uma energia conhecida por nós como "força rolante" vai nos martelando desde nosso nascimento, uma hora ela quebra o casulo e o indivíduo morre.
Maestro Tacho mudou sua configuração, copiando o modelo energético de seres inorganicos que tbm abitam nosso planeta, esses seres não são imortais, mas vivem centenas de anos mais que os homens. Copiando esse modelo ele até hoje desafia sua morte, esses homens nos são conhecidos como: desafiantes da morte.
Claro que isso não é perpetuar a consciência, pois ele ainda esta nesse mundo, porêm em uma realidade não-comum para nós.
Perpetuar a consciência é atravessar uma passagem guardada pelo ultimo consumidor da vida organica, predador que os videntes chamaram de Águia.
Se o guerreiro tiver exito a águia lhe da seu ultimo presente: a liberdade total.

Para isso foram desenvolvidas tácnicas como o "não fazer", espreita, recapitulação e ensonho.
Se quiser saber mais a respeito podemos continuar por mp.

Fico por aqui, te saúdo com atenção, foco e respeito.

Back