Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Sobre Overdose

vinicensi

Hifa
Cadastrado
19/10/2020
20
5
28
Boas, amigos. Espero que estejam bem.

Estava assistindo um vídeo do Richard Rasmussen e em um determinado ponto o assunto me despertou atenção: sobre a possibilidade de ter uma overdose de cogumelos com 5 cogumelos.

Resumindo para quem não for assistir, ele conta a história de um povo que comia os cogumelos e depois guardava o xixi para beber, pois até 65% da psilocibina poderia ser recuperada dessa forma. Ele alega que pessoas morrem por overdose desde estes tempos. E que 5, 6 cogumelos podem ser suficientes para levar uma pessoa a morte.

Eu, como um bom curioso fui atrás pesquisar para tentar chegar em alguma conclusão. Comecei pelo próprio fórum e de cara o Ecuador já me entregou o ouro. Agora são dados científicos e não um trecho do youtube.

Captura de Tela 2023-04-12 às 01.39.24.png

Apenas percebi que adicionaram mais uma informação neste parágrafo do link wikipedia:

"Os dados são escassos, mas na década anterior a 2020, foi registrado um número crescente de overdoses de cogumelos com psilocibina. Uma análise de cogumelos usados por pessoas hospitalizadas por envenenamento por psilocibina encontrou altas concentrações de fenetilamina (PEA), que também foi detectada na urina de pessoas que usaram cogumelos com psilocibina. Supõe-se que a PEA pode intensificar o efeito do envenenamento por psilocibina."

Bom, eu continuei pesquisando e encontrei a Super Abril com o destaque para os dizeres "a droga mais segura do mundo", fazendo referência à segurança do uso da substância.

Também perguntei pro amigo ChatGPT, que não me pareceu objetivo:

Captura de Tela 2023-04-12 às 01.32.04.png

Por fim, pelo que concluí, os estudos já realizados comprovam a baixa letalidade, mas não descartam, certo? Ainda há pouca informação específica sobre o assunto, perdoem-me se estiver errado.

Ideias, apenas.
 
Fala @vinicensi, blz?

Essa é uma dúvida muito válida e foi legal você ter botado os resultados das suas buscas, ajudarão bastante os próximos que chegarem até aqui.

Sobre o vídeo do Richard, ainda que gere um pouco de vergonha alheia em alguns momentos kkkk, a discussão remete ao que penso ser a raiz dessa confusão sobre a letalidade: existem muitos cogumelos na natureza, com todo tipo de composição. Pra quem apanha no mato espécies como os panaeolus, por exemplo, correm o risco de encontrar primos não alucinógenos assim como outros tantos que são tóxicos. Daí não é todo mundo que sabe diferenciar, tal como é dito no vídeo o azulamento da haste não serve como indício de segurança.

Quanto ao papo dos 5 cogumelos penso que estejam se referindo ao Amanita Muscaria, amplamente usado em rituais da antiguidade mas que contém um coquetel de substâncias indesejadas que podem ser letais. A amanitina é um deles e a depender da dose pode afetar o fígado e rins eventualmente levando a morte, em especial daqueles que já carregam algum problema ainda sem diagnóstico.

A indicação da quantidade letal da psilocibina isolada varia na literatura, mas algumas fontes como a citada aqui reforça o post que você indicou, sendo necessárias 6 gramas pra alcançar esse efeito. Essa quantia corresponde a aproximadamente meio quilo de psilocybe cubensis desidratado ou 5kg fresco, ou seja, é bem improvável pra não dizer inviável que alguém consiga alcançar tal feito kkkk
 
Última edição:
Back
Top