Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Sistemas de mini-minhoculturas para reciclagem do seu lixo

bufoalvarius

Cogumelo maduro
Membro Ativo
20/11/2006
123
73
47
Acredito que todos aqui conhecem os danos ambientais que o lixo, que nós produzimos, promove. Portanto nao vou ficar gastando o tempo com teoria, mas sim com a prática. :)
Vou mostrar uma das formas que todos nós podemos fazer (em nossas casas e aparts.) para diminuir com a produção do resíduo orgânico e, consequentemente, o chorume ácido (principal responsável pela poluição lençois freáticos), tendo como produto final húmus de minhoca de primeira qualidade.;)
O sisteme é bastante utilizado nos EUA e Australia, conhecido em ingles como: "worn bin" ou caixa de minhocas ou mesmo "wormcompost" = composto de minhoca. Aqui no Brasil ainda é pouco utilizado e é conhecido por: Minhocasa. :cool:
Basta-se por uma pequena minhocultura feita por três caixas de plastico, do tipo frigorífico, que tem o tamanho igual de um lixo convencional (figura 1) com os fundos furados com auxilio de furadeira. Na ordem, a caixa mais abaixo retem a umidade do sistema e colhe o que chamamos de xixi de minhoca ou chorume (essa caixa nao terá os fundos furados). Entretanto, ao inves de chorume acido, esse chorume é um excelente fertilizante organico para todos os tipos de plantas, principalmente orquideas.
A caixa do meio é onde o processo se iniciará, portanto é o lugar onde vc irá despejar o material organico produzido na sua casa, como os restos de vegetais, frutas, pao, casca de ovos e etc (figura 2). Só nao pode restos de comidas cozidas, com tempero e gorduras. E o melhor! o meio precisa ser balanceado com papeis (pode ser pó de madeiras, folhas secas trituras entre outros compostos contendo celulose) como guardanapos, jornais e papelão (minhocas adoram papelao), numa proporção de 2:1 (figura 3). Dessa forma o minhocario nao terá cheiro desagradevel.
Quando a segunda caixa nao couber mais residuo organico, comece a encher a terceira (figura4). Nesse momento as minhocas irão migrar de caixas, utilizando os furos no fundo, indo para o terceiro compartimento, deixando ovos que irao eclodir e novas minhocas terminarão o processo.
Esse sistema é fácil de fazer, ambientalmente correto, politicamente correto e economicamente vantajoso!
No final voce terá poluido menos o planeta, gastado menos sacos para seu lixo, irá produzir resíduos sólidos limpos e pré-triado (ou selecionado), ajundando o trabalho de outros , e por fim, o melhor, HUMUS (figura 5 e 6)e churume de primeira qualidade para seu jardim e, tbm, cogumelos :):)
:pos:

Veja tbm: youtube = worm bins
comp7.JPGcomp2.JPGcomp3.JPGcomp1.JPG
 
Exelente! Pra quem tem um jardinzinho no quintal então.
 
Back
Top