Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Sistema de climatização autônomo Climauto.

HugoLima

Hifa
Cadastrado
08/03/2014
14
17
36
Boa noite.
Meu nome é Hugo Marcelo e sou estudante de engenharia da computação e eletrônica.
Estou desenvolvendo um sistema de climatização para criação de fungos, cogumelos e plantas.
É um sistema onde você escolhe a temperatura, umidade e teor de luz dentro de um ambiente fechado, qualquer ambiente pequeno ou grande, e o sistema mantém automaticamente os parâmetros escolhidos.
Estou numa pesquisa de mercado para tentar moldar o projeto melhor aos consumidores finais.
O projeto esta em fase de desenvolvimento. Até fim da semana que vem estarei postando vídeos dos testes.
Gostaria de saber se o projeto é interessante para a comunidade ?

Obrigado.
Att.: Hugo Lima.

Olá @HugoLima ! Você montou em qual plataforma o projeto? Todo mundo aqui busca sistemas de baixo custo, baixa manutenção, mas sempre priorizando as condições ideais para o cultivo. Se o seu for um sistema de plataforma aberta, é interessante sim. Mas se for plataforma fechada fica mais complicado, pois dai só comprando o equipamento de uma marca X...que acaba sendo mais caro que o equipamento que usam aqui...e tira grande parte da magia e ensinamento que é o cultivo dos mágicos (dai acabaria sendo interessante a nível de curiosidade mesmo, para alguém daqui reformular na ideia da proposta básica dos cultivadores).

NAMASTE

Boa tarde.
O sistema ainda esta em fase de desenvolvimento. Mas seria um projeto comercial e fechado. Pretendo comercializar bem barato. Seria como um assessório para ajudar no cultivo.

Boa tarde.
O sistema ainda esta em fase de desenvolvimento. Mas seria um projeto comercial e fechado. Pretendo comercializar bem barato. Seria como um assessório para ajudar no cultivo.

@HugoLima,

Se o projeto avançar, chegar na fase comercial e você quiser anunciar aqui no CM teremos de conversar, pois as propagandas e links para sites de comércio devem ser aprovadas pela moderação.

Bacana sua ideia! tomara que de certo! Provavelmente brote algo similar aqui com arduíno, para ser aberto a todos. Com placa de peltier, relés, fonte 12V, bomba de aquário e sensor de temp da para montar um sistema externo de troca de calor...acoplando ao terrário com mangueiras...se quiser distribuir melhor pode passar a circulação pela base do terrário (tem projetos similares com quem liga com aquários e terrérios de répteis). A umidade também pode ser controlada por arduíno via sensor...talvez um dth para controlar umidade e temperatura. Se acoplar as leituras a mais um relé e um nebulizador externo, também terá este controle ( se quiser aprimorar mais pode usar um sensor para gases e fazer a medição de CO2, mas não é muito preciso, pelo menos os que tem para arduíno, pois não tem seletividade específica) e a luminosidade, só uma saída direta para relé, já fecha 12h/12h que é o praticado aqui.

Boa sorte ai!

Oi, boa tarde.
Eu não uso arduino.
Usar rele para esse tipo de controle diminui muito a precisão do sistema, eu uso PID pra essas coisas.
O dth também não é um bom sensor, ele tem um delay de 2 segundos pra aquisição dos dados. Isso também diminuiu muito a precisão.

Criar fungos não é uma operação de missão crítica, logo acho que buscar um monitoramento em tempo real só irá encarecer o seu projeto.

O atraso na resposta não vai ser o extremo para um projeto destes pois não temos uma exatidão nos valores de temperatura e umidade. Os fatores que todos buscam constante melhora é na não contaminação do substrato, melhora de uma strain e fornecer uma carga de nutrientes boa para o micélio. Se você garimpar a fundo (e como o próprio @mantonelli disse) vai ver que aqui todo mundo quer evitar custos elevados em um projeto com mush. E não só aqui, em outros fóruns cultivadores amadores, e em pequena escala, também evitam gastos.
Este fórum aqui é um banco de informações enorme! Dando uma garimpada você consegue achar todos os parâmetros que o pessoal usa, e as técnicas...com isto pode projetar seu sistema.

Boa sorte ai!

Boa noite a todos.
Agradeço a todos pelas repostas.
A informação mais importante que vim buscar, era se seria útil algum projeto dessa natureza para a comunidade com um preço de no máximo R$ 150,00.
Não sendo, só tenho a agradecer a todos pela paciência e informações. Obrigado!!:)

Oi @HugoLima, tudo bom?

O valor máximo do projeto seria de R$ 150,00?
Vou colocar os gastos do meu terrário só como comparação com o seu projeto.

Caixa organizadora de 60lts: R$ 70
Perlita expandida (2kg + frete): R$ 41,20
Compressor de ar Boyu + mangueira+ pedra porosa + frete: R $57,17.
Total: R$ 168,37

Claro que, quem usa caixa de isopor vai gastar bem menos que com uma Caixa organizadora. Por outro lado, tem quem use um exaustor para a troca ar (eu não comprei). Eu também acabei gastando uns R$ 30 ou R$ 35 só de fretes.

Outro ponto é que o meu terrário não tem esquema de aquecimento, então no inverno não sei se será necessário fazer alguma outra adaptação, caso a temperatura baixe. No verão também há o risco de ficar quente demais.

Considerando os gastos que eu tive depois de ter que ir atrás de um monte de coisa, acho que o seu projeto é viável sim. Talvez, inicialmente, o valor acabe assustando a pessoa, mas se for alguém que bota tudo na ponta do lápis desde o começo (que não foi o meu caso) pode dar certo sim.

Espero ter ajudado.
Abraço!

Oi, boa noite.
Sim, R$ 150,00.
Os preços variam de acordo com o fornecedor. Comprando em quantidades pequenas realmente você nao consegue um bom preço.
O aquecimento pode ser feito com a propria pastilha de peltier.
Abraços.

Não precisa ter uma precisão de segundos... Desde que mantenha na média por digamos, cada 15 minutos... e não permita variações extremas, não vai ser 1 grau a mais ou a menos por alguns minutos que vai atrapalhar o cultivo.

@Champis, manter o terrário aquecido é fácil, um termostato de aquário faz isso... O problema realmente é manter o terrário "frio", como é o meu caso, pois onde moro passa dos 30 graus à noite.

Manter a umidade alta também tem mil maneiras, mas baixar a temperatura, principalmente durante o tempo em que se está fora de casa, é um desafio. Nesse caso acho que a eletrônica pode ajudar bastante.

@Champis, manter o terrário aquecido é fácil, um termostato de aquário faz isso... O problema realmente é manter o terrário "frio", como é o meu caso, pois onde moro passa dos 30 graus à noite.

Exato.
Esse controle de temperatura é bem mais importante.

Já pensei em utilizar a própria pastilha peltier e uma ponte H, mas ainda não tive tempo para dar andamento nesse projeto.

@HugoLima, nós temos aqui no fórum cultivadores de cogumelos comestíveis com intenções de serem produtores comerciais. Com certeza o seu projeto vai ser muito interessante para eles.

Acho que um controle de temperatura muito preciso é desnecessário. Assim como o de umidade. Isso eu digo em um cultivo caseiro de fungos.

Falando em escala comercial creio que seria mais viável, principalmente para os comestíveis, que são mais exigentes nesses quesitos.

@RainSpirit Boa tarde.
Obrigado pela dica.
Fiquei sabendo que no forum existem criadores desse tipo. Mas ainda nao consegui entrar em contato com nenhum.
Você conhece algum dentro do forum?
Obrigado.
At.: Hugo Lima.

Posso Deletar esse tópico e criar outro lá?

Hugo, a seção de terrários é aqui.

Tente escrever para os cultivadores que postaram no sub-forum de medicinais e comestíveis, mas posso te dizer de antemão que não temos muitos, e boa parte pode estar inativa. Clicando no nick do cultivador você consegue ver quando foi o último acesso.

Back