Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Silicone para selar pontos de inoculação

ae polvo
Arrumei um silicone desses em uma casa de material de construção. RTV significa que o silicone fica duro em temperatura ambiente (room temperature vulcanization)! Então muitos devem ser RTV no Brasil, mas nem colocam na embalagem. Na minha opinião, é uma ótima pedida pra LC e pra inoculação normal também. Vi um tutorial que o cara faz os furos para inoculação e faz um furo maior para GE. No maior, ele silicona um pedaço de tyvek para habilitar troca gasosa. Enfim, eu estou lendo um bocado para iniciar as práticas e decidi investir nisso, comprei um avental de tyvek tipo barbeiro na net por 22 reais com frete incluso, vou recortá-lo e comprei um silicone vermelho brascoved alta temperatura de 6 reais na loja da esquina. Vou testar um pote BRF/verm. hoje pra ver se peguei bem a parte de esterilização, deixo o pote sem nada pra ver se cresce algum bixo estranho (neura de iniciante). Quando chegar a correspondência de manaus eu esterilizo de novo.

Já testei numa garrafa de água mineral pra ver se ele mantem a pressão depois de perfurado com agulha. Fiz um furo na tampa e selei com silicone, o resultado foi legal. Tanto apertando a garrafa fechada pra aumentar a pressão interna, e fechando ela enquanto aperto para diminuir a pressao interna, segurou a pressão! Vou deixar uns dias pra ver se com o tempo não entra ar. Abraços e boa sorte pra nosotros
 
Enfim, eu estou lendo um bocado para iniciar as práticas e decidi investir nisso, comprei um avental de tyvek tipo barbeiro na net por 22 reais com frete incluso,


Temos poucos ou nenhum relato de uso de tyvek no fórum.

Boa sorte e relate os resultados.
 
tks, vou reportar, mas li mais um pouco hoje e a principio vou utilizar pra cultura liquida, sem o tyvek.
se não encontrar potes de boca larga fica dificil fazer o bolo usando esse tek do silicone + tyvek.
 
Fiz mais uns potes hoje e tirei umas fotos do processo.

1- Fazer dois furos na tampa, cuidado o anel de vedação do lado de dentro da tampa

IMG_20140920_173154.jpg

2 - Fazer um anel de silicone ao redor do furo que vai colocar o tyvek

IMG_20140920_173339.jpg

3- Cortar um quadrado de tyvek e colocar em cima do anel de silicone, eu pressiono o meio primeiro para nao ficar silicone visivel por fora

IMG_20140920_173625.jpg
4- Reforço o silicone em volta do tyvek para ficar bem fixado e coloco uma bolota no outro furo para a porta de injeção auto selável
IMG_20140920_173916.jpg

Se você quiser ganhar tempo, dá pra preparar o pote e ir direto pra panela de pressão. O calor irá curar o silicone e pronto! Toma cuidado pra nao grudar o substrato no silicone. É isso ou esperar 24h pro silicone curar!
Resultado final por fora

IMG_20140920_173923.jpg

Fiz um pote de CL com dextrose e água e não inoculei nada (to sem esporos ainda), está desde domingo (6 dias) sem sinal de contaminação nenhuma. Mesma coisa com um pote de centeio (desde sexta, 8 dias), só paraceu secar um pouco o substrato. Quando esterelizei parecia estar mais molhado.
Apesar de não precisar do tyvek na CL, eu fiz pq ele equaliza a pressão quando você for sugar com a seringa. Obs. dá pra esterilzar na PP com o pote completamente vedado já, a diferença de pressão passará pelo tyvek. Consegui tyvek na net por 22 reais (frete incluso) numa loja de equipamentos de proteçao individual, um avental estilo barbeiro de tyvek.
Pelo menos já validei o uso do tyvek e o método de esterilização dos grãos =)

Abraço
 
Back
Top