Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Setup do meu terrário

sonnekonig

Cogumelo maduro
Membro Ativo
06/07/2006
269
71
36
fala galera, td certo? :)
ontem eu e o bikemx começamos EFETIVAMENTE a nos preparar para nosso primeiro cultivo, e vou fazer aqui então tipo um diário da criação do nosso terrário! :]
a minha câmera digital tá sem pilha, com o lcd quebrado e perdida por algum canto da casa, então, se eu postar foto, vai ser da webcam msm! hehe... por enquanto vou fazer só um esquema (em desenho, feito no fireworks) dele mesmo...

(25/07) materiais usados ontem:
- caixa de isopor... cerca de 70x45cm acho que é uns 50 e poucos litros.
- pedaços pequenos de isopor
- bomba d'água de aquário
- mangueira pvc cristal
- estilete, alicate, chave de fenda, pinça grande de comp. eletrônicos, cola de isopor e fogo.

a intenção, é fazer um aquário que borbulhe água por todo o terrário, então eu fiz com mangueira fazendo como que um U em baixo da caixa de isopor, cheia de furos

1) cortar um pedaço debaixo da caixa de isopor para colocar a mangueira (não é totalmente necessário, mas é melhor para fixá-la) conforme está o desenho da mangueira no esquema anexado. tivemos sorte da caixa que pegamos aqui no trabalho, já estar cortada, exatamente do jeito que nós queríamos;
2) com a chave de fenda, faça um buraco pequeno na lateral da caixa, este buraco servirá para deixar o caninho que pega o ar de fora da caixa para fazer as bolhas na água;
3) esquente a ponta do alicate, e pressionando a ponta contra o isopor forme um encaixe para a bomba, não muito fundo, pra não ter problema de tampar a entrada de água dela;
4) se for preciso, pegue pedaços pequenos de isopor e cole com cola de isopor entre a lateral da bomba e a lateral da caixa, se preferir também pode usar uma cinta plástica para fixar melhor, eu acho que nosso caso não será necessário;
5) corte a mangueira pvc cristal, encaixe-a na saida da bomba, e no "compartimento" feito para ela. se desejar, tampe a ponta da mangueira, nós tampamos com silicone frio, mas depois vimos que não seria necessário (mais pra frente explico o motivo);
6) faça pequenos furos ao longo da mangueira, testamos primeiro com agulha quente, vimos que não era suficiente para fazer bolhas, então usamos a pinça de componentes eletrônicos, ela tem cerca de 13cm de comp. e cabo emborrachado laranja, depois eu posso postar uma foto caso não saibam como é... os furos feitos com ela ficaram bons, testamos na pia da cozinha com o ralo fechado, e percebemos uma coisa... faz mais bolhas no começo e no meio, quase não chegando no fim (por isso disse que não era necessário tampar a tampa da mangueira). chegamos à conclusão que quanto mais longe da bomba, maior deve ser o furo, logo, quanto mais perto menor, pra assim distribuir melhor as bolhas que vão sair.

termina aqui o que fizemos ontem! hehe...
paramos por ai, pois vimos que o ar da entrada de ar da bomba não era suficiente para toda a mangueira, hoje vamos comprar mais uma bomba, essa de ar, não de água, e fazê-la bombear o ar para a entrada de ar da bomba d'água, assim tendo bolha em todo o terrário, de forma mais distribuida possível.
espero que não tenha problema fazer MUITA bolha, se tiver, por favor me avisem! huhu

abraços
paz e luz :luz:
terrario1.jpg
 
Quanto a luz você pode cobrir e descobrir com um tecido.

Use um ângulo para a água escoar com facilidade.

Primeiro formam gotas pequenas, dependendo da inclinação elas começam a escorrer e juntar-se.

Então uma gota maior escorre até a barreira de fita, impedida de proseguir, escorre acompanhando a fita e cai no canto da caixa.

Deve ser testado, pois nunca usei esse procedimento.
 
pensei em fazer um lado cerca de 10cm mais baixo que o outro... é o suficiente, né? ou periga de as gotas cairem enquanto estão descendo para a parte mais baixa? vou fazer no próprio isopor, não usar a espuma conforme você falou... acho que fica mais caprichado, e mais seguro e firme o vidro! :D
lateral.jpg
 
Seu projeto está legal.

Vai funcionar.

A inclinação, você pode testar antes de definir os 10 cm na caixa.
 
é que aí eu teria que saber ao certo pra saber que tamanho de vidro comprar e tal, mas pela dúvida eu vou ver um tamanho bom... até 15cm, não mais que isso acho que tá ótimo! quanto à espessura do vidro, vou ver uma boa que tenha na vidraçaria! :]
tomara que dê certo.
o outro vidro já comprado provável que eu aproveite na glovebox! :)
 
bom dia! :)
ontem fui ver lá o tamanho da tampa, e vi que teria que fazer um apoio de espuma mesmo, pra não ficar muito baixo um dos lados do terrário
aproveitei e já fiz o teste final do "umidificador" e tirei umas fotos! :) desculpem a má qualidade, mas minha cam quebrou o lcd e estou sem pilha, então usei a webcam mesmo!

1) bomba d'água vista de dentro do terrário (ela fica submersa na água, embaixo da argila expandida)
2) bolhas vistas de cima
3) vista de cima do terrário (aquela coisa preta no meio é só um peso, pois ainda não tinhamos visto exatamente o tamanho da mangueira e fixado ela)
4) olha que lindas as bolhas! :D
5) já com a argila expandida, não dá pra ver as bolhas, mas eu vou colocar um videozinho de uns 5 segundos só pra vocês terem uma idéia de como ficou

aí, upado o video! :)

bomba.jpgbolhas1.jpgbolhas2.jpgbolhas3.jpgbolhas_argila.jpg
 
Mauricio, você sitou ESPUMA SINTÉTICA pra eu poder fazer a inclinação necessária do vidro... sabe me dizer onde comprar esse tipo de espuma? idéia de preços, etc...

vlw! :)
 
Back
Top