Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Setup do meu terrário

sonnekonig

Cogumelo maduro
Membro Ativo
06/07/2006
269
71
36
fala galera, td certo? :)
ontem eu e o bikemx começamos EFETIVAMENTE a nos preparar para nosso primeiro cultivo, e vou fazer aqui então tipo um diário da criação do nosso terrário! :]
a minha câmera digital tá sem pilha, com o lcd quebrado e perdida por algum canto da casa, então, se eu postar foto, vai ser da webcam msm! hehe... por enquanto vou fazer só um esquema (em desenho, feito no fireworks) dele mesmo...

(25/07) materiais usados ontem:
- caixa de isopor... cerca de 70x45cm acho que é uns 50 e poucos litros.
- pedaços pequenos de isopor
- bomba d'água de aquário
- mangueira pvc cristal
- estilete, alicate, chave de fenda, pinça grande de comp. eletrônicos, cola de isopor e fogo.

a intenção, é fazer um aquário que borbulhe água por todo o terrário, então eu fiz com mangueira fazendo como que um U em baixo da caixa de isopor, cheia de furos

1) cortar um pedaço debaixo da caixa de isopor para colocar a mangueira (não é totalmente necessário, mas é melhor para fixá-la) conforme está o desenho da mangueira no esquema anexado. tivemos sorte da caixa que pegamos aqui no trabalho, já estar cortada, exatamente do jeito que nós queríamos;
2) com a chave de fenda, faça um buraco pequeno na lateral da caixa, este buraco servirá para deixar o caninho que pega o ar de fora da caixa para fazer as bolhas na água;
3) esquente a ponta do alicate, e pressionando a ponta contra o isopor forme um encaixe para a bomba, não muito fundo, pra não ter problema de tampar a entrada de água dela;
4) se for preciso, pegue pedaços pequenos de isopor e cole com cola de isopor entre a lateral da bomba e a lateral da caixa, se preferir também pode usar uma cinta plástica para fixar melhor, eu acho que nosso caso não será necessário;
5) corte a mangueira pvc cristal, encaixe-a na saida da bomba, e no "compartimento" feito para ela. se desejar, tampe a ponta da mangueira, nós tampamos com silicone frio, mas depois vimos que não seria necessário (mais pra frente explico o motivo);
6) faça pequenos furos ao longo da mangueira, testamos primeiro com agulha quente, vimos que não era suficiente para fazer bolhas, então usamos a pinça de componentes eletrônicos, ela tem cerca de 13cm de comp. e cabo emborrachado laranja, depois eu posso postar uma foto caso não saibam como é... os furos feitos com ela ficaram bons, testamos na pia da cozinha com o ralo fechado, e percebemos uma coisa... faz mais bolhas no começo e no meio, quase não chegando no fim (por isso disse que não era necessário tampar a tampa da mangueira). chegamos à conclusão que quanto mais longe da bomba, maior deve ser o furo, logo, quanto mais perto menor, pra assim distribuir melhor as bolhas que vão sair.

termina aqui o que fizemos ontem! hehe...
paramos por ai, pois vimos que o ar da entrada de ar da bomba não era suficiente para toda a mangueira, hoje vamos comprar mais uma bomba, essa de ar, não de água, e fazê-la bombear o ar para a entrada de ar da bomba d'água, assim tendo bolha em todo o terrário, de forma mais distribuida possível.
espero que não tenha problema fazer MUITA bolha, se tiver, por favor me avisem! huhu

abraços
paz e luz :luz:
terrario1.jpg
 
Legal, se for usar a bomba de ar não vão nem precisar usar de água, dependedo da potência dela. A mangueira com furo pode ser uma alternativa à pedra porosa e ainda distribui melhor pelo terrário. Boa sacada essa dos furos maiores e menores.

Quando puder posta uma foto aí pra gente ver.

Boa sorte!
 
Fala Sonnekonig

Bem interessante seu terrário.

Acho certo preparar o terrário antes de tudo.
Uma colonização rápida não vai pegar você desprevinido.

Tome cuidado para a injeção de ar não levantar muitas bolhas.
O risco de respingar nos bolos deve ser evitado.
 
é, hj o bikemx foi em uns laboratórios clientes nossos, e acho que já volta com a maioria das outras coisas q nós vamos precisar pra começar de uma vez... também já vai passar e comprar os potes, a bomba de ar e os cereais e outras coisas pra preparar o bolo! :)
o problema é que nós mudamos esses dias prum ap novo, e o antigo era mobiliado, então estamos sem fogão e essas coisas básicas de uma casa! fushfiudsaui... axo q ainda essa semana vamos comprar um fogão, e ai tem q arrumar panela de pressão tb!
espero que dê certo!
Mauricio, acho que a bomba de ar tem regulagem, aí deixaremos fraca! :p
NeuroFX, como assim substituir as pedras porosas? dessa forma não precisa de muita argila expandida?

obrigado por tudo, hoje fazemos mais coisas e amanhã já posto! :D
paz e luz :luz:
 
Fala Sonnekonig

O NeuroFX quis dizer que a mangueira com furos substitui a pedra porosa, geralmente utilizada.

A mangueira e a pedra têm a mesma função (injetar ar).
 
sonnekonig disse:
nem sabia q além da argila expandida se usava uma pedra porosa! fuidhsuahfuds
mas então que bom que ela substitui! ^^

hehehehe cara, pedra porosa é a argila expandida
ela ajuda a evaporar mais rapido a água, tornando o ambiente mais úmido, seria exagero encher de argila expandida e mais um borbulhador de ar
 
ahhhhhh entendi!
fuidshiufhdsiuafdsa
mas era o que eu tinha perguntado pro NeuroFX antes! :) c com isso então eu nao precisaria de argila expandida! :]
de qualquer forma eu vou colocar pelo menos um pouco! :D pelo menos uns 3 cm, umas 2 camadas, a primeira com água e a 2a sem... pra fikar melhor pros bolos ficarem lá! hehe
vlw!
paz e luz :luz:
 
ah sim, mas a argila não deixa de ser uma pedra e porosa

esse outro tipo de pedra porosa eu desconheço por isso me confundi, foi mal:(
 
hehe...
sobre essas pedras eu já tinha lido! :) mas acabei confundindo tb.
mas enfim, já que a mangueira desse jeito substitui a pedra, não vamos nos preocupar com isto, certo? talvez seja interessante editar lá em cima, explicando isto também! :D

paz e luz :luz:
 
(26/07)
ontem não fizemos muita coisa, mas já compramos tudo o que precisaremos, menos os "ingredientes" do substrato e os potes que compramos acho que não aguentarão a alta temperatura...
foi bom pra testarmos a nova bomba de ar, ficou muito bom!

1) acoplamos a bomba de ar à entrada de ar de bomba d'água, no teste que fizemos na pia, ficou muito bom... as bolhas tão lindas de se ver! hehe. lembrando de um item muito importante... os furos quanto mais perto da bomba devem ser menores.
2) colocamos a argila expandida pra esterilizar.... umas 3 trocas de água, e depois água com hipoclorito (deixei de molho na água ontem anoite, hj de manhã joguei um pouco de hipoclorito lá e dei uma mexida, e anoite quando chegar em casa eu tiro td)
3) compramos vidro de .3mm de 40x65cm (saiu R$11 se não me engano) e abrimos um "espacinho" nas laterais da caixa para encaixá-lo melhor...
em anexo tá o desenho pra vocês entenderem melhor! ;)

paz e luz :luz:
o charlie bikemx teve que viajar ontem anoite e só volta 2a feira, então esses dias vai ficar td parado, pq vamos fazer todos os passos juntos! (ui, q meigo... isso ficou até meio gay! ¬¬ EU SOU HETEROSSEXUAL, OK?!?! se alguém ficou em dúvida! udsahihdiusa)
terrario.jpg
 
Fala Sonnekonig

3) compramos vidro de .3mm de 40x65cm (saiu R$11 se não me engano) e abrimos um "espacinho" nas laterais da caixa para encaixá-lo melhor...

Entendi que o vidro é a tampa da caixa.

Se assim for :

1 - Vai ficar pesado. Se você, por necessidade, tiver que transportar.

2 - Um acidente com o vidro (quebra), o terrário estará violado, sem proteção nenhuma.

3 - A exposição a luz é, demasiadamente, grande.

4 - Haverá muita condensação no vidro, muita água caindo sobre os bolos.

Basta uma janela 20 X 30 na tampa.

Encaixando bem o vidro, sem folgas.

Já quebrei 2 vezes a janela de vidro do meu terrário (virei a tampa e caiu).

Cobri o buraco na tampa, rapidamente, enquanto fui cortar outro vidro.

Agora passei fita gomada para segurar a janela a tampa da caixa de isopor.
 
Eu concordo com o Maurício, a visibilidade com uma tampa feita de vidro no terrário é quase nula por causa da condensação emitida pelo próprio terrário.

Solução: Coloque a tampa de vidro na diagonal para dentro da caixa do terrário. Assim qualquer acúmulo de água que houver vai escorrer pra dentro da caixa novamente formando assim um microsistema de auto-alimentação, por parte da água é claro!
Não sei se dara certo mas, é uma solução neh! :D

Eu posso usar a pedra porosa como?? Ela substitui a argila expandida perfeitamente?
Vlw aew
 
Soninh0 disse:
Eu posso usar a pedra porosa como?? Ela substitui a argila expandida perfeitamente?
Vlw aew

Não, a pedra tem que ser usada sob a argila expandida. A função da pedra é fazer com que as gotículas de água geradas pelas bolhas circulem pelo terrário auxiliando na umidificação.
 
viridis disse:
Mauricio, essa fita gomada é a famosa Silver Tape?

Testei diferentes tipos e marcas de fita gomada.

As mais caras e marca famosa (3M, etc.) não serviram

A fita colava no vidro, mas não colava no isopor.

Por fim achei uma que deu certo (adelbras é a marca).
 
Mauricio disse:
Fala Sonnekonig

3) compramos vidro de .3mm de 40x65cm (saiu R$11 se não me engano) e abrimos um "espacinho" nas laterais da caixa para encaixá-lo melhor...

Entendi que o vidro é a tampa da caixa.

Se assim for :

1 - Vai ficar pesado. Se você, por necessidade, tiver que transportar.

2 - Um acidente com o vidro (quebra), o terrário estará violado, sem proteção nenhuma.

3 - A exposição a luz é, demasiadamente, grande.

4 - Haverá muita condensação no vidro, muita água caindo sobre os bolos.

Basta uma janela 20 X 30 na tampa.

Encaixando bem o vidro, sem folgas.

Já quebrei 2 vezes a janela de vidro do meu terrário (virei a tampa e caiu).

Cobri o buraco na tampa, rapidamente, enquanto fui cortar outro vidro.

Agora passei fita gomada para segurar a janela a tampa da caixa de isopor.
hmmmmmmmm
q pena! :/
então pensei em comprar uma tampa normal de aquário, daqueles pequenos... e abrir um buraco na tampa da caixa... nesse caso, como seria a condensação? e não teria problema da água cair nos bolos também?
e se eu fizer como o Soninh0 falou? colocar a tampa na diagonal (keria evitar isso, pq vai dar bastante trabalho! hehe... mas se for a melhor opção, farei com gosto.
acho que daí eu poderia usar fitas para tampar partes do vidro, deixando só uma janelinha no meio...

qual é na opnião de vocês a melhor opção?
vlw!
 
Fala Sonnekonig

Para aproveitar o que você tem, corte tiras de espuma sintética

da lagura da boca da caixa.

Cole na boca da caixa, onde o vidro vai ficar apoiado

Faça um lado mais alto que o outro.

Colocando mais espuma de um lado

Quando colocar o vidro sobre a boca da caixa ele ficará enclinado

Promovendo o escoamento, da água condensada, para o lado mais baixo.

Cole fita durex no lado mais baixo do vidro,(do lado de dentro) para a água não atingir a espuma.

A fita seria uma canaleta dirigindo a água para um canto onde pode cair.

Você terá uma boa vedação também.
 
hmmmmm
vou ver o que é melhor pro meu caso, quando chegar em casa
mas e sobre a quantidade de luz? seria interessante eu tampar com alguma fita partes do vidro ou nem precisa??
tem alguma angulação mínima recomendada pra deixar o vidro?
 
Back
Top