Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Seringas podem ser reutilizadas?

gnomo_azul

Esporo
Cadastrado
08/02/2024
10
2
23
Campina Grande
Salve cogumelos.

Usamos muitas seringas no processo. Depois de gastar algumas, me veio a dúvida, há algum método seguro para estereliza-las e poder reutiliza-las, colocando agulhas novas? Pensei em fazer a esterilização na pp por autoclave, mas tenho duvida se o plástico que sao feitas essas seringas aguentam calor.
 
Salve @gnomo_azul, cara dá sim, mas...
a esterilização na pp por autoclave,
Você quis dizer esterilização na pp por vapor, autoclave é uma pp maior, industrial.

há algum método seguro para estereliza-las e poder reutiliza-las,
Você pode sim, não é recomendável pelo fato de ser barato para repô-las

Você pode puxar água limpa pra dentro das ampolas, enrolar cada uma em papel alumínio e colocar na pp, em um suporte para não encostar no fundo, caso encoste terá alta temperatura e pode derreter, pode usar as mesmas agulhas, vão esterilizar junto, deixa lá por uns 30, 40m que ta tudo certo...

Mas será que esse gás não é mais caro que comprar uma ampola com agulhas novas? já que esse conjunto é em torno de 3R$, e já vem estéril?
Não sei, só você que pode responder essa pergunta.

Boa sorte!
 
Salve @gnomo_azul, cara dá sim, mas...

Você quis dizer esterilização na pp por vapor, autoclave é uma pp maior, industrial.


Você pode sim, não é recomendável pelo fato de ser barato para repô-las

Você pode puxar água limpa pra dentro das ampolas, enrolar cada uma em papel alumínio e colocar na pp, em um suporte para não encostar no fundo, caso encoste terá alta temperatura e pode derreter, pode usar as mesmas agulhas, vão esterilizar junto, deixa lá por uns 30, 40m que ta tudo certo...

Mas será que esse gás não é mais caro que comprar uma ampola com agulhas novas? já que esse conjunto é em torno de 3R$, e já vem estéril?
Não sei, só você que pode responder essa pergunta.

Boa sorte!
Salve!! O que você falou faz todo sentido. Vou fazer um teste e esterelizar seringas junto com outros copos, e aproveitar pra não gastar 2x energia (uso pp elétrica) - achava que ela fazia autoclave, aprendi agora que é esterilização por vapor. O negócio com as seringas é porque evito ao máximo retornar plástico pra natureza. Se desse certo estereliza-las, bem, seria menos plástico indo para o lixo!! Mas realmente, a praticidade de só comprar uma seringa nova e usar é muito tentadora e.e
Quando testar, retorno com atualização.

Gratidão!
Aho
 
Não tenho embasamento algum, mas penso na porosidade do plástico, considerando que o plástico dela seja autoclavável (pp5) como fica a porosidade da seringa ? não ficaria mais propenso à contaminações ? e com o passar do tempo ? O povo antigo tinha seringa de vidro, mas será que vale a pena ?

Sobre o plastico na natureza, está na hora da gente começar a cultivar os cogus que decompõe plástico! kkkk
Alguem tem essa cultura ? kkkk

abs!
 
@gnomo_azul cara, nós como pessoas comuns nunca vamos conseguir ajudar o meio ambiente economizando uma seringa, enquanto empresas jogam toneladas e toneladas na natureza, infelizmente... mas achei bem pertinente a sua preocupação.

Em relação a aproveitar a ida das outras coisas, é isso ai, faz dessa forma, dessa forma você irá economizar mesmo!
Não tenho embasamento algum, mas penso na porosidade do plástico, considerando que o plástico dela seja autoclavável (pp5) como fica a porosidade da seringa ? não ficaria mais propenso à contaminações ? e com o passar do tempo ? O povo antigo tinha seringa de vidro, mas será que vale a pena ?
Cara, acho que não fica poroso, mas com certeza com o passar do tempo vai estragando...

Em relação a seringa de vidro ainda encontra? nunca vi, vi um negocio que é profissa justamente para CL, eu vi no grupo do whats mas não achei mais aqui :triste:
 
@Ecuador uma pequena pesquisa já teria visto, falha minha... Eu fui na ideia de " não vejo ninguém usando, será que ainda tem ?" mas realmente era só ter dado uma googlada.
 
Back
Top