Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Seria possível identificar??

hammett

Cogumelo maduro
Cadastrado
11/01/2009
1
56
Seguinte, eu fui na casa de uma tia minha e lá encontrei alguns cogumelos.
Como eu sou novato nisso, queria que alguém identificasse (se fosse possível, já que as fotos não são detalhadas) de que espécie são.

mushroomshere.jpg
Esses dessa foto, eu encontrei perto de uma árvore, só encontrei esses com essas características aí (o chapéu dourado). A parte de baixo era branca, o talo era também.

mushroomshere1.jpg
Esses outros, eu encontrei na própria árvore, e encontrei outros menores nascendo também. A parte de baixo era branca e o talo estava sujo, mas parecia ser branco também.
Não pude averiguar e pegar mais detalhes. Tinha parentes junto e podia pintar desconfiança. :(


Enfim, era isso. Apesar de serem aparentemente diferentes, estavam praticamente no mesmo local e ambos tinham talo e parte debaixo do chapéu brancos. É possível que seja a mesma espécie??
Se quiser (e puder) me ajudar....
Grato
 
Amigo, da proxíma vez tenta tirar fotos de melhores angulos.. Exemplo: por baixo dos cogus, dos lados, por cima e por ultimo do lugar em que foi encontrado. Sendo assim, as qualidades em que suas fotos se encontram não dá pra identificar nada! Valeu.. Quem sabe da proxíma vez..
 
Olá hammett,


É virtualmente impossível e perigoso responder a uma identificação baseada em fotos, portanto peço-te que tentes responder a este modelo:

localização geográfica!
-HABITAT (árvores envolventes; substrato onde crescem etc)
-CHAPÉU (dimensões; forma; cores e texturas das diferentes partes; descolorações ao toque etc)
-PÉ (dimensões; cor; descolorações ao toque; forma; consistência; presença e forma de anel etc)
-HIMENÓFORO (parte inferior do chapéu; lâminas, tubos ou agulhas; cor; inserção no pé; descolorações ao toque; consistência etc)
-ESPORADA (cor da deposição em massa dos esporos sobre uma folha de papel branco ou outros)
-CHEIRO E SABOR(a prova deve ser feita apenas retirando uma infíma parte do fungo, tipo uma unha roída)


Um abraço,
Nuno ;)
 
-CHEIRO E SABOR(a prova deve ser feita apenas retirando uma infíma parte do fungo, tipo uma unha roída)

Eu não provo se não tiver o mínimo de
noção do que é, acho arriscado... :eek:
 
Eu não provo se não tiver o mínimo de
noção do que é, acho arriscado... :eek:

Estima-se que são necessários cerca de 25.50 gramas de Amanita phalloides para matar um adulto (lembro que esta espécie é das mais fatais (conhecidas)). É óbvio que não aconselho andar a provar cogumelos desconhecidos, mas uma pequena parte como descrevo não tem implicaçôes no organismo, aliás, por vezes só a prova do sabor ajuda eventualmente a descobrir de que cogumelo se trata.

Claro que não se deve fazer este procedimento em exemplares já bastante degradados ou consumidos por larvas. ;)

Mas fica ao critério de cada um...

Abraço,
Nuno
 
Back
Top