Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

sera que os cogus gostam de morrer?

wiseman

Cogumelo maduro
Cadastrado
06/03/2009
26
56
as vezes me passa pela cabeça, e se quando vou catar e fazer o chá to fazendo o mesmo ato que as pessoas fazer com as lagostas vivas,
por elas em agua ferverndo
talvez seja uma dor para o cogumelo

não to brincando... acho serio esse assunto! :pos:

o que voces acham?

Sente isso quando bebe água?

não sinto, mas na água é outro reino o reino mineral ( tem outros reinos dentro dela ), a vida que ali tem é diferente... ja no vegetal,fungi, animal principalmente eu sinto...
acho que seja mais normal para o cogu ser comido... mas fervido eu me ponho no lugar dele. talvez seja bobagem minha, não sei.
sente a linha de pensamento, teu fisico é achado e fervido vivo, nao sei como é a "visao de vida" de um fungo mas acho que todos seres vivos devem sentir dor com o calor.

que nada cara é igualzinho

você pensa nisso em cada folha que come etc?

Pois é Wiseman, o fungo mesmo é o micélio. O cogumelo é só o corpo de frutificação do fungo. Comparativamente é como se fosse só a flor da planta.

Tem gente que pensa no cogumelo como algo conciente. Como um ser, não necessariamente ligado ao micélio. Quando se pensa assim, conclui-se que, apesar de ser conciente, sua conciência se manifesta em outras dimensões, e não nessa.

Mas mesmo que considerássemos o cogumelo em sí um ser vivo, porque um ser que não possui a capacidade de correr e se defender teria algum tipo de sistema nervoso que o fizesse sentir dor? Meio inútil né. Acho que não.

wesi, certa altura da vida, estudei a estrutura celular dos fungos, o entrelaçar das hifas e percebi uma certa similaridade com os tecidos nervosos, naquela época eu ficava pensando se o fungo, espalhado por todo o seu substrato, pelo solo, etc. aquele "corpo" todo dele não era "sensível" e se o corpo de frutificação não seria tipo um "cérebro". Depois esqueci disso pq lembrei que a gente tem mania de viajar e "criar". Um experimento útil seria queimar o micélio de um lado e fazer exames microscópicos e bioquímicos do outro para ver se ele estará respondendo de alguma forma a este evento e mesmo assim, chegarmos a concluir que isto seja dor, sei lá, acho que não.

Beleza
Ps. Minha avó, quando prepara os chás dela, ela só faz por decocção e não por infusão, pq ela diz que a planta não gosta de ser fervida e que de remédio vira veneno. Eu respeito minha avó... Mas faço infusão ou decocção a depender do tipo de planta/princípio ativo (plantas com óleos essenciais, melhor decocção - com alcaloides, melhor infusão). Cogus, melhor consumir "in nutura" se forem cultivados em casa.

po uma vez vi um livro que descrevia uma par de experiência com plantas, é interessante talvez não muito fundamentado desse jeito que estamos acostumados, mas é uma ótima leitura: 'a vida secreta das plantas'

deve ter até ebook vo procura

sei que a vida esta em cada esporo, depois no micelio, e depois na frutificação... associo os esporos como (espermatozoides ou sementes) o micelio como expançao colonial (tipo a alemanha na segunda guerra) e a frutificaçao como uma flor, ou como uma mulher que esta parindo ou ate mesmo o "nirvana" samadhi do cogumelo
frescura?
talvez... mas queria saber as opnioes de vocês sobre isso,
esses dias parei para pensar, nas lagostas, dai liguei aos chás
na verdade essa foi a forma que o homem criou de utilizalos, quem sabe essa utilizaçao futuramente seja menos "danosa" para um dos lados,

muito boas respostas acima, mesmo que seja uma "frescura minha" ja deu para conhecer coisas novas, como foi a historia da vó do cacto

as vezes me pergunto, como sera que um cogumelo "de bosta mesmo" e um cogumelo "cultivado" veem o mundo, acho que tem muitas diferenças de vivencia.

muito boas respostas acima, mesmo que seja uma "frescura minha" ja deu para conhecer coisas novas, como foi a historia da vó do cara
hehehehee

e é pra isso mesmo que serve um fórum de discussoes :pos:
eu falei frescura bem pra tirar uma lasca mesmo ehehhe
o micelio vive em nós.
eu nao gosto de ferver cogumelos, mas nao gosto de comer nada direto da merda.
nem cozinhar merda na minha panela de feijao (desculpae viniciusc e a turma do cocô cozido:p:)

wise, é massa mesmo esta tua preocupação, demonstra o quanto você é interessado na vida.

Tem umas viagens que faço logo após caçar os cogus, daí fica bem na memória o local que os colhi, fica a imagem dos vales dos campos onde ele nasceu, o sol se pondo, tudo ali em minha mente. Daí já aconteceu comigo de eu, durante a trip, virar o próprio cogu, lá no lugar de onde o tirei, vê o que ele estava vendo e sentindo como ele. Coisas maravilhosas mesmo, o vale igualzinho, tudo certinho, só que com aquela visão e sentimento.

Mas, um à parte, você gosta mesmo de lagostas, hein??? rsrsrsrsrs

fejão da minha panela tem mais ferro :D

atentando para o fato que apreciar a vida não é necessariamente um 'cuidado' desta natureza...

wise, é massa mesmo esta tua preocupação, demonstra o quanto você é interessado na vida.

Tem umas viagens que faço logo após caçar os cogus, daí fica bem na memória o local que os colhi, fica a imagem dos vales dos campos onde ele nasceu, o sol se pondo, tudo ali em minha mente. Daí já aconteceu comigo de eu, durante a trip, virar o próprio cogu, lá no lugar de onde o tirei, vê o que ele estava vendo e sentindo como ele. Coisas maravilhosas mesmo, o vale igualzinho, tudo certinho, só que com aquela visão e sentimento.

Mas, um à parte, você gosta mesmo de lagostas, hein??? rsrsrsrsrs

SIIIIIIIIIM tu entendeu! eu acho que a vida do cogu influencia diretamente na trip, o que ele viu coisas assim...

sobre as lagostas, elas sao postas ainda vivas na agua fervendo... é triste
por isso citei as lagostas

sobre esse livro ai
vou baixar e da uma lida
parece ser muito bom
obrigado

A Vida Secreta das Plantas

Documentario da BBC "The Private Life of Plants" - 1995.

Diferente da idéia do livro, ele não nos traz as pesquisas científicas que ratificam a consciência das plantas, mas nos maravilha com imagens fantásticas do crescimento acelerado, de como elas enfrentam as maiores adversidades e dos incríveis mecanismos desenvolvidos para possibilitar a sobrevivência.

1º CD: A caminhada, o desenvolvimento, a floração.
2º CD: A luta social, o convívio, a sobrevivência.

Ripado de VHS....
Qualidade do vídeo: 8
Qualidade do áudio: 8
Dublado.

Download via Torrent http://thepiratebay.org/torrent/4672013

Esse livro é interessantíssimo.

Wiseman, a relação de respeito com o micélio é algo sensato. Procuro associar a experiência com os cogumelos como uma simbiose entre seres. Parte do ser funghi interage com parte do ser humano e isso leva as duas matérias a níveis de consciência ou vivência divina.

Nesse livro sobre as plantas lembro de um trecho que relata um experimento que demonstrava que quando a intenção do ser humano sobre uma determinada planta era a de utilizá-la como alimento, a mesma não reagia, ou tinha um comportamento que era interpretado como positivo, como se a planta concordasse em servir de alimento. As reações das plantas eram medidas por sensores conectados às folhas e à um gráfico parecido com um encefalograma.

É bom o livro sim :pos:
Link dele completo:
http://www.4shared.com/advertise/dmx/728x90.jsp
Tem quase 80mb

o VÍDEO não conhecia, vou conferir, :pos:

Sempre tive esses pensamentos wiseman, ainda tenho.
Por isso, antes sempre de comer um cogumelo, um chá, uma planta, etc.
Peço permissão/licença.
Acho de grande importância, é um ser vivo e tem poder, e te entrega poder.

cogumelos sentindo dor
que coisa loca
eles nao possuem sistema nervoso
e sobre eles gosterem de morrer
eu acho que els gostar nao gostam
mas eles devem compreender que
como todo ser vivente um dia ele tera que morrer
e se ele morrer para evoluir a ideia de alguem
para ele deve tipo objetivo comprido
e alem do mais o cogu nao morre
ele vive em seu corpo e consiencia

Back