Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Será Overlay?

Alemchaparro

Primórdia
Cadastrado
17/10/2012
19
23
Boa tarde amigos, precisava da vossa opinião, estou um pouco confuso de momento.
Não sou muito experiente na materia =) mas tenho-me safado bastante bem na produção dos nossos amigos Cubensis =)
É a primeira vez que estou a fazer PES A e estou a achar um pouco estranho ainda não ter nenhum cogumelo a crescer uma vez que estão à 6 dias em frutificação, tanto a temp. como a humidade têm estado dentro dos valores correctos (Temp. 25ºC - Hum. 75%-85%) e tenho o cuidado de arejar 1 a 2 vezes por dia.
Na vossa opinião o que acham que devo fazer?

Muito obrigado a todos
Good vibes to all!

1.jpg 2.jpg 3.jpg 4.jpg
 
Verifique (com uma luva!!!) se a superfice do casing está muito dura. Aquele ultimo casing está muito colonizado!
Uma bomba de aquario no terrário aumentaria a oxigenacao, evitaria cobweb, auxiliaria na formacao de basiodiomas antes do micélio tomar conta da superfice.

Qual a luz que está sendo usada no terrário? Pouca luz nao ajuda a formar pins e deixa os cogus retorcidos, porque nao sabem pra onde crescer..
Manda uma foto do teu terrário pra gente que ajuda bastante. Leia a secao de overla na biblioteca porque talvez voce precisara fazer um "deep-scratching" :)
https://teonanacatl.org/threads/dicas-e-questões.52/
 
Upvote 0
obrigado Amaral assim o farei =) darei noticias se resultou
Verifique (com uma luva!!!) se a superfice do casing está muito dura. Aquele ultimo casing está muito colonizado!
Uma bomba de aquario no terrário aumentaria a oxigenacao, evitaria cobweb, auxiliaria na formacao de basiodiomas antes do micélio tomar conta da superfice.

Qual a luz que está sendo usada no terrário? Pouca luz nao ajuda a formar pins e deixa os cogus retorcidos, porque nao sabem pra onde crescer..
Manda uma foto do teu terrário pra gente que ajuda bastante. Leia a secao de overla na biblioteca porque talvez voce precisara fazer um "deep-scratching" :)
https://teonanacatl.org/threads/dicas-e-questões.52/

Boas Leocbarret, estive a verificar a superficie de todos eles e nenhum se encontra rijo pelo contário, em relação à oxigenação até agora não tenho tido problema algum, já tive um numero vasto de colheitas com estas condições e até à data esta foi a primeira que parece ter estagnado =/ Tenho sempre o cuidado de não fechar por completo a "estufa" até mesmo por causa da humidade e a tampa da BOX que eu fiz tambem nunca está fechada na totalidade e todos os dias abro 2 vezes de forma a circular o ar.
As condições actuais que tenho são as seguintes:
- Temp da àgua - 25ºC (Constante)
- Temp. do ar - 23ºC a 25ºC
- Humidade Relativa do ar - 75% a 90%
- Horas de luz - 12h / 12h
Estive a ler a secção que recomendas-te =) muito bom, já sei como fazer no futuro =) em vez de realizar o processo todo novamente =)
De momento estou a fazer a dica que o Amaral me disse, um dunk de 12h posteriormente vou aguardar mais uns dias e voltarei a dizer alguma coisa =)

Obrigadão por tudo se tiveres mais alguma dica eu sou todo ouvidos =) =)
1.jpg 2.jpg 3.jpg 4.jpg
 
Upvote 0
Boas,

Obrigado Amaral o dunk parece ter surtido efeitos =) já tenho alguns cogumelos a nascer =)
Logo que tenha a 1ª primeira colheita vou seguir a tua dica Leocbarret =) vou fazer o meu primeiro deep-scratching, seguindo todos os cuidados com a Esterelização claro =)
Mesmo assim acham que seria uma boa opção retirar os "bolos" do case?
Um grande obrigado a todos pelo vosso apoio e ajuda

1.jpg 2.jpg 3.jpg
 
Upvote 0
pode ser overlay sim, no hemisferio northe eh bem comum. tire-os dos potes e diminua um pouco a aeracao. evite tomar outras medidas nos proximos 5 dias.
 
Upvote 0
Obrigado pela dica Mortandelo =)
De momento está tudo a correr bem =) os "Meninos Sagrados" estão a caminho e com excelente aspecto (Fotos) =)
Estive à procura de algo que se adapta-se à minha Box, mas não encontrei, então decedi eu mesmo fazer um terrário com as medidadas certas (Fotos) agora é deixar secar o material pelo menos 3 dias, esterelizar, colocar a perlite no fundo e retira-los dos cases.

1.JPG 2.JPG 1 - 18-11-2013.JPG 2 - 18-11-2013.JPG 3 - 18-11-2013.JPG

Logo que tenha o primeiro flush posto aqui as fotos =) e depois de fazer o "deep-scratching" tambem direi qualquer coisa
Obrigado a todos
 
Upvote 0
Boa noite pessoal,
Após o aparecimento da formação dos primeiros cogumelos, não pararam de aparecer, mas devido a tudo o que se passou não me admirou a forma como se desenvolveram, ainda assim consegui umas simpáticas 160g (fotos), no primeiro olhar não se parecem nada com os PES Amazonian, mas alguns de facto mostram caracteristicas no chapéu.
Fiz o deep-scratching e depois o dunk (fostos) que desta vez será de 24h, uma vez que estão muito secos.
O meu novo terrário ainda não secou na totalidade, tenho que esperar pelo menos mais um dia, mesmo que não esteja pronto na altura ficam no case, terei tempo até o novo aparecimento dos cogumelos.
Darei noticias sobre o resultado da "operação", aproveito mais uma vez para agradecer ao pessoal =) se tiverem alguma dica fico muito grato, o segredo está na partilha.
Love and good vibes for all!!
1ª Colheita.JPG deep-scratching.JPG dunk.JPG
 
Upvote 0
Boa noite pessoal,
Já coloquei o meu novo terrário em acção ;) não coloquei perlite porque que os bolos já têm na base e ao estarem em contacto com a outra poderia não ser boa ideia, por outro lado, tenho a agua por baixo para manter a humidade, agora é esperar que comecem a nascer os primeiros cogumelos :) acredito que todas as "operações" valeram a pena, pelo menos assim o espero :) :)
Iniciei o primeiro processo de secagem dos que sobraram :) agora vou provar os PES Amazonian pela primeira vez, são dos pouco que ainda não tive qualquer experiência :) seja qual for o resultado darei noticias para terminar o post :)
Love and good vibes for all!!
Novo Sistema 1.JPG Novo Sistema.JPG Secagem 0.JPG Secagem 1.JPG Secagem 2.JPG
 
Última edição:
Upvote 0
Boa noite pessoal,

Começo por falar da minha experiência, passados 30m de ter ingerido mais de 50G dos "meninos sagrados", pensei por momentos que devido ao facto de todo o processo se ter complicado e pelo seu desenvolvimento ser muito dificiente não iria ter qualquer efeito :( (como já me aconteceu com os Mazapatec, mas noutras condições) passados mais 15m e sem estar à espera, tive uma subida em flecha, deixando-me os seguintes 20m a "nadar de costas" o_O:ROFLMAO::fumar::grealien::oque::deolho::pirata::morto::drepessivo::geek::rollees::eek: LOL foram 4h muito intensas :) bastante divertidas e enriquecedoras, mas estava à espera de serem mais visuais, mas no fim adorei ;):)

Relativamente ao resultado das "operações" não surtiram o efeito que tinha desejado. como podem ver pelo crescimento nas fotos em anexo tiradas de dia para dia, mas contudo foi uma grande lição e, como tudo nesta vida estamos sempre a aprender, futuramente caso me volte a acontecer não irei realizar todo este processo novamente, irei sim desistir dos "bolos" após a primeira colheita, uma vez que a produção cai para 50% ou menos, mesmo assim ainda consegui umas simpáticas 198.8G:fumar: Voltei a fazer um dunk de 24h (pela ultima vez) e vou aguardar e ver no que dá, aproveitei também para fazer uns prints pode ser que no futuro tenha vontade de repetir a experiência com eles, agora já estou pensando nos proxímos, tenho saudades dos THAI KOH SAMUI, é isso mesmo!:)

Queira agradecer a todos os que me ajudaram e espero de certa forma ter contribuido com algo através do meu post e a todos os que estão a passar pelo mesmo problema, não desistam ;):)

Um abraço a todos
Love and good vibes for all!!
A.JPG AA.JPG AAA.JPG AAAA.JPG B.JPG BB.JPG BBB.JPG BBBB.JPG C.JPG CC.JPG CCC.JPG CCCC.JPG
 
Upvote 0
Back
Top